Você está aqui: JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formulários

Como enviar um formulário via código - Enviar um formulário usando JavaScript - Como disparar o método submit() do form a partir de um link - Revisado

Quantidade de visualizações: 19367 vezes
Na maioria das páginas web, o formulário é enviado quando clicamos em um botão (o botão Enviar, por exemplo). Nesta dica mostrarei como é possível enviar um formulário clicando em um link, ou seja, disparando o método submit() do formulário HTML via programação mesmo.

Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<form name="cadastro" action="http://www.google.com" method="get">
  <input type="text" name="nome">
</form>
 
<a href="javascript:{document.cadastro.submit();}">Enviar o Formulário</a>
 
</body>
</html>

Abra esta página no seu servidor web, clique no link e veja o resultado.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em PHP dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 991 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem PHP que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?php
  // x e y do primeiro ponto
  $x1 = 3;
  $y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  $x2 = 9;
  $y2 = 10;   
     
  $m = ($y2 - $y1) / ($x2 - $x1);
     
  // mostramos o resultado
  echo "O coeficiente angular é: " . $m;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0.66666666666667

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<?php
  // x e y do primeiro ponto
  $x1 = 3;
  $y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  $x2 = 9;
  $y2 = 10;   
     
  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  $cateto_oposto = $y2 - $y1;
  // e agora o cateto adjascente
  $cateto_adjascente = $x2 - $x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  $tetha = atan2($cateto_oposto, $cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  $tangente = tan($tetha);
     
  // mostramos o resultado
  echo "O coeficiente angular é: " . $tangente;
?>

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C

Quantidade de visualizações: 1025 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int numero, sucessor, antecessor;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
    
  // vamos calcular o sucessor do número informado
  sucessor = numero + 1;
    
  // vamos calcular o antecessor do número informado
  antecessor = numero - 1;
    
  // e agora mostramos os resultados
  printf("O número informado foi: %d\n", numero);
  printf("O antecessor é %d\n", antecessor);
  printf("O sucessor é: %d", sucessor);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Como testar se um número é potência de dois usando C

Quantidade de visualizações: 437 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 8
O valor 8 é potência de dois
Informe um valor inteiro: 34
O valor 34 não é potência de dois
Informe um valor inteiro: 64
O valor 64 é potência de dois
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função que recebe um número inteiro e informe se ele é
// potência de dois
int is_potencia_dois(int n){
  // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1
  // é igual a 0
  return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas para 
  int valor;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro
  printf("Informe um valor inteiro: ");
  scanf("%d", &valor);
    
  // vamos testar se o número informado é potência de dois
  if(is_potencia_dois(valor)){
    printf("O valor %d é potência de dois", valor);
  }
  else{
    printf("O valor %d não é potência de dois", valor);
  }
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulário

Quantidade de visualizações: 5636 vezes
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

// um método que recebe um objeto da classe Graphics
private void desenhar(ref Graphics g){
  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80),
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose().

Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar():

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual
  Graphics graphics = this.CreateGraphics();

  // vamos passar o objeto Graphics para o método desenhar
  desenhar(ref graphics);
}



Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet

Como obter o número do registro atual em um TClientDataSet do Delphi usando a propriedade RecNo

Quantidade de visualizações: 12631 vezes
Em algumas situações gostaríamos de obter o número do registro atual enquanto navegamos pelos registros de um TClientDataSet. Isso pode ser feito por meio da propriedade RecNo (implementada na classe TDataSet e reimplementada na classe TClientDataSet). O retorno da propriedade é sempre um valor inteiro representando o registro atual. Na implementação da classe TClientDataSet, esta propriedade retorna o valor -1 se o componente estiver no estado (State) dsInsert (um novo registro estiver sendo inserido).

Veja um trecho de código no qual usamos o evento OnClick de um botão para exibir o número do registro atual em um TClientDataSet:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  nRegistro: Integer;
begin
  // obtém o número do registro atual no TClientDataSet
  nRegistro := ClientDataSet1.RecNo;

  // mostra o resultado
  ShowMessage('O número do registro atual é: ' + IntToStr(nRegistro));
end;

Ao executar o código e clicar no botão você verá uma mensagem parecida com:

"O número do registro atual é: 5".

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

Veja mais Dicas e truques de Delphi

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 64 usuários muito felizes estudando em nosso site.