Você está aqui: JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formulários |
Como enviar um formulário via código - Enviar um formulário usando JavaScript - Como disparar o método submit() do form a partir de um link - RevisadoQuantidade de visualizações: 19367 vezes |
Na maioria das páginas web, o formulário é enviado quando clicamos em um botão (o botão Enviar, por exemplo). Nesta dica mostrarei como é possível enviar um formulário clicando em um link, ou seja, disparando o método submit() do formulário HTML via programação mesmo. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <form name="cadastro" action="http://www.google.com" method="get"> <input type="text" name="nome"> </form> <a href="javascript:{document.cadastro.submit();}">Enviar o Formulário</a> </body> </html> Abra esta página no seu servidor web, clique no link e veja o resultado. |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em PHP dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 991 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem PHP que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // x e y do primeiro ponto $x1 = 3; $y1 = 6; // x e y do segundo ponto $x2 = 9; $y2 = 10; $m = ($y2 - $y1) / ($x2 - $x1); // mostramos o resultado echo "O coeficiente angular é: " . $m; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0.66666666666667 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <?php // x e y do primeiro ponto $x1 = 3; $y1 = 6; // x e y do segundo ponto $x2 = 9; $y2 = 10; // vamos obter o comprimento do cateto oposto $cateto_oposto = $y2 - $y1; // e agora o cateto adjascente $cateto_adjascente = $x2 - $x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) $tetha = atan2($cateto_oposto, $cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular $tangente = tan($tetha); // mostramos o resultado echo "O coeficiente angular é: " . $tangente; ?> Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercício Resolvido de C - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em CQuantidade de visualizações: 1025 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int numero, sucessor, antecessor; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // vamos calcular o sucessor do número informado sucessor = numero + 1; // vamos calcular o antecessor do número informado antecessor = numero - 1; // e agora mostramos os resultados printf("O número informado foi: %d\n", numero); printf("O antecessor é %d\n", antecessor); printf("O sucessor é: %d", sucessor); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Como testar se um número é potência de dois usando CQuantidade de visualizações: 437 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 8 O valor 8 é potência de dois Informe um valor inteiro: 34 O valor 34 não é potência de dois Informe um valor inteiro: 64 O valor 64 é potência de dois Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função que recebe um número inteiro e informe se ele é // potência de dois int is_potencia_dois(int n){ // usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1 // é igual a 0 return (n > 0) && (n & (n - 1)) == 0; } int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas para int valor; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro printf("Informe um valor inteiro: "); scanf("%d", &valor); // vamos testar se o número informado é potência de dois if(is_potencia_dois(valor)){ printf("O valor %d é potência de dois", valor); } else{ printf("O valor %d não é potência de dois", valor); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulárioQuantidade de visualizações: 5636 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // um método que recebe um objeto da classe Graphics private void desenhar(ref Graphics g){ // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose(). Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual Graphics graphics = this.CreateGraphics(); // vamos passar o objeto Graphics para o método desenhar desenhar(ref graphics); } |
Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet |
Como obter o número do registro atual em um TClientDataSet do Delphi usando a propriedade RecNoQuantidade de visualizações: 12631 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de obter o número do registro atual enquanto navegamos pelos registros de um TClientDataSet. Isso pode ser feito por meio da propriedade RecNo (implementada na classe TDataSet e reimplementada na classe TClientDataSet). O retorno da propriedade é sempre um valor inteiro representando o registro atual. Na implementação da classe TClientDataSet, esta propriedade retorna o valor -1 se o componente estiver no estado (State) dsInsert (um novo registro estiver sendo inserido). Veja um trecho de código no qual usamos o evento OnClick de um botão para exibir o número do registro atual em um TClientDataSet: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var nRegistro: Integer; begin // obtém o número do registro atual no TClientDataSet nRegistro := ClientDataSet1.RecNo; // mostra o resultado ShowMessage('O número do registro atual é: ' + IntToStr(nRegistro)); end; Ao executar o código e clicar no botão você verá uma mensagem parecida com: "O número do registro atual é: 5". Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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