Você está aqui: Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TBitmap (A classe TBitmap) |
Como carregar uma imagem JPEG no TBitmap do Delphi e em seguida desenhá-lo no formulárioQuantidade de visualizações: 2239 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método Assign() da classe TBitmap para carregar uma imagem JPG ou JPEG, convertê-la para um Bitmap e depois desenhar o resultado em um formulário. Veja o código completo para o exemplo: // não se esqueça de adicionar 'JPEG' no uses procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var jpg: TJpegImage; bmp: TBitmap; begin // vamos criar um novo objeto TJpegImage jpg := TJpegImage.Create; // agora vamos carregar a imagem JPG desejada jpg.LoadFromFile('C:\estudos_java\lago.jpg'); // agora criamos o bitmap bmp := TBitmap.Create; // e atribuimos o JPG ao Bitmap bmp.Assign(jpg); // finalmente desenhamos o bitmap no form Form1.Canvas.Draw(0, 0, bmp); // e limpamos o JPG e o Bitmap bmp.free; jpg.free; end; Note que usamos o método Draw() do objeto Canvas do formulário para desenhar o bitmap. |
![]() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como retornar apenas os três primeiros elementos de um array em JavaScript usando a função slice() do objeto Array Java - Como testar o conteúdo no final de uma string usando Java - O método endsWith() da classe String |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |