Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TBitmap (A classe TBitmap)

Como carregar uma imagem JPEG no TBitmap do Delphi e em seguida desenhá-lo no formulário

Quantidade de visualizações: 2239 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método Assign() da classe TBitmap para carregar uma imagem JPG ou JPEG, convertê-la para um Bitmap e depois desenhar o resultado em um formulário.

Veja o código completo para o exemplo:

// não se esqueça de adicionar 'JPEG' no uses
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  jpg: TJpegImage;
  bmp: TBitmap;
begin
  // vamos criar um novo objeto TJpegImage
  jpg := TJpegImage.Create;

  // agora vamos carregar a imagem JPG desejada
  jpg.LoadFromFile('C:\estudos_java\lago.jpg');

  // agora criamos o bitmap
  bmp := TBitmap.Create;
  // e atribuimos o JPG ao Bitmap
  bmp.Assign(jpg);

  // finalmente desenhamos o bitmap no form
  Form1.Canvas.Draw(0, 0, bmp);

  // e limpamos o JPG e o Bitmap
  bmp.free;
  jpg.free;
end;

Note que usamos o método Draw() do objeto Canvas do formulário para desenhar o bitmap.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

Veja mais Dicas e truques de Delphi

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.