Você está aqui: Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: Gráficos Bitmap, QPainter e relacionados

Como desenhar um ponto na janela principal de uma aplicação PyQt usando a função drawPoint() da classe QPainter

Quantidade de visualizações: 104 vezes
Nesta dica mostrarei um código básico para quem deseja desenhar pontos em uma aplicação PyQt. Para isso usaremos a função drawPoint() da classe QPainter. Note como criei um objeto QPoint com as coordenadas desejadas e a o forneci para a função drawPoint().

Este código demonstra também como acessar a caneta de desenho QPen, com a cor que queremos, e alterar a sua espessura usando a função setWidth().

Veja o código PyQt completo para o exemplo:

from PyQt6.QtCore import QPoint
from PyQt6.QtGui import QPainter, QPen, QColor
from PyQt6.QtWidgets import QWidget, QApplication
import sys

# janela principal da aplicação
class JanelaPrincipal(QWidget):
  # método construtor
  def __init__(self):
    super().__init__()
    self.inicializarGUI()

  # método usado para inicializar a GUI
  def inicializarGUI(self):
    # definimos a posição e tamanho da janela
    self.setGeometry(100, 100, 600, 450)
    # definimos o título da janela
    self.setWindowTitle('Como desenhar ponto no PyQt')
    # mostramos a janela na tela
    self.show()

  # método usado para interceptar o evento de pintura da janela
  def paintEvent(self, event):
    # obtemos o contexto de desenho QPainter
    qp = QPainter(self)
    # e chamamos a função que desenha um ponto na tela
    self.desenharPonto(qp)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 32 usuários muito felizes estudando em nosso site.