Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Como calcular a média aritmética, ponderada e harmônica em Python - Escreva um programa Python que receba as 3 notas - Lista de Exercícios Resolvidos de PythonQuantidade de visualizações: 368 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que receba as 3 notas de um aluno e uma letra. Se a letra for "S" o algoritmo calcula a média aritmética das notas do aluno. Se for "P", a sua média ponderada (pesos: 5, 3 e 2). Se for "H", o programa deverá calcular sua média harmônica. No final mostre a média calculada. Sua saída deverá ser parecida com: Primeira nota: 6.7 Segunda nota: 5.4 Terceira nota: 9.5 Informe uma letra [S, P, H]: P A média do aluno é: 6.87 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar as notas n1 = float(input("Primeira nota: ")) n2 = float(input("Segunda nota: ")) n3 = float(input("Terceira nota: ")) # agora vamos pedir uma letra letra = input("Informe uma letra [S, P, H]: ")[0] # é media aritmética? if (letra == 'S') or (letra == 's'): soma = n1 + n2 + n3 media = soma / 3.0 # mostra a média print("A média do aluno é: {0}".format(media)) # é media ponderada? elif (letra == 'P') or (letra == 'p'): media = (n1 * (50.0 / 100.0)) + (n2 * (30.0 / 100.0)) + \ (n3 * (20.0 / 100.0)) # mostra a média print("A média do aluno é: {0}".format(media)) # é media harmônica? elif (letra == 'H') or (letra == 'h'): soma = (1.0 / n1) + (1.0 / n2) + (1.0 / n3) media = 3 / soma # mostra a média print("A média do aluno é: {0}".format(media)) else: print("Letra inválida.") if __name__== "__main__": main() |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é par ou ímpar em C#Quantidade de visualizações: 2227 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em C# usando-se o operador de módulo %, que retorna o resto de uma divisão entre números inteiros. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ Console.Write("Informe um valor inteiro: "); int num = int.Parse(Console.ReadLine()); if(num % 2 == 0){ Console.WriteLine("Você informou um numero par"); } else{ Console.WriteLine("Você informou um numero impar"); } Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Ao executar este programa C# nós teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 8 Você informou um numero par |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 368 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ch: caractere codigo: inteiro inicio // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação escreva("Informe um caractere: ") leia(ch) // agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo <- Asc(ch) // e mostramos o resultado escreval("Você informou o caractere: ", ch) escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo) fimalgoritmo O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como adicionar itens em uma ListBox do Delphi usando a função Add()Quantidade de visualizações: 13763 vezes |
Itens em uma TListBox podem ser adicionados usando-se o método Add() da propriedade Items, um objeto da classe TString. Este método aceita uma string representando o novo ítem e retorna um inteiro cujo valor é o índice do novo ítem. Veja o seguinte trecho de código:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item: String; begin // vamos adicionar um item vindo de uma variável item := 'Sou o primeiro item'; ListBox1.Items.Add(item); // vamos adicionar outro item...desta vez um literal ListBox1.Items.Add('Sou o segundo item'); end; Note que neste exemplo não fizemos uso do valor inteiro retornado pelo método Add(). Caso isso seja necessário, podemos usar código parecido com: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item: String; indice: Integer; begin // vamos adicionar um item vindo de uma variável // e obter o seu índice item := 'Sou o primeiro item'; indice := ListBox1.Items.Add(item); ShowMessage('O novo ítem foi inserido no índice: ' + IntToStr(indice)); end; É importante notar que, em uma TListBox não ordenada, ou seja, o valor de sua propriedade Sorted é false, o método Add() sempre adicionará o novo item no final da lista. Em uma lista ordenada, o item é inserido em uma posição determinada pela ordenação alfabética dos demais itens. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComponent |
Java Avançado - Como verificar se uma classe herda de JComponentQuantidade de visualizações: 8415 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito dos métodos getClass(), getSuperclass() e getName() da classe Class para verificarmos se uma determinada classe herda da classe JComponent. Embora este exemplo busque relacionar controles do Java Swing, a técnica usada pode ser aplicada em qualquer classe da linguagem Java. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // verifica se JLabel herda de JComponent JLabel label = new JLabel("Teste"); if(herdaJComponent(label)){ System.out.println("JLabel herda de JComponent"); } else{ System.out.println( "JLabel não herda de JComponent"); } // verifica se Timer herda de JComponent java.util.Timer timer = new java.util.Timer(); if(herdaJComponent(timer)){ System.out.println( "java.util.Timer herda de JComponent"); } else{ System.out.println( "java.util.Timer não herda de JComponent"); } System.exit(0); } static boolean herdaJComponent(Object obj){ Class cls = obj.getClass(); Class superclass = cls.getSuperclass(); while(superclass != null){ String className = superclass.getName(); if(className.equals("javax.swing.JComponent")){ return true; } cls = superclass; superclass = cls.getSuperclass(); } return false; } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: JLabel herda de JComponent java.util.Timer não herda de JComponent |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar um subdiretório em C# usando a função CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo - Curso de C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 8639 vezes |
Em várias situações nós precisamos criar subdiretórios usando C#. Para isso nós podemos usar o método CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo. Veja como isso pode ser feito no trecho de código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.IO; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_c#"); DirectoryInfo sub = dir.CreateSubdirectory("testes"); if (sub.Exists) { Console.WriteLine("Subdiretório criado com sucesso"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Subdiretório criado com sucesso |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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