Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Como calcular a média aritmética, ponderada e harmônica em Python - Escreva um programa Python que receba as 3 notas - Lista de Exercícios Resolvidos de Python

Quantidade de visualizações: 368 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que receba as 3 notas de um aluno e uma letra. Se a letra for "S" o algoritmo calcula a média aritmética das notas do aluno. Se for "P", a sua média ponderada (pesos: 5, 3 e 2). Se for "H", o programa deverá calcular sua média harmônica. No final mostre a média calculada.

Sua saída deverá ser parecida com:

Primeira nota: 6.7
Segunda nota: 5.4
Terceira nota: 9.5
Informe uma letra [S, P, H]: P
A média do aluno é: 6.87
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar as notas
  n1 = float(input("Primeira nota: "))
  n2 = float(input("Segunda nota: "))
  n3 = float(input("Terceira nota: "))
    
  # agora vamos pedir uma letra
  letra = input("Informe uma letra [S, P, H]: ")[0]
    
  # é media aritmética?
  if (letra == 'S') or (letra == 's'):
    soma = n1 + n2 + n3
    media = soma / 3.0
    # mostra a média
    print("A média do aluno é: {0}".format(media))
  # é media ponderada?
  elif (letra == 'P') or (letra == 'p'):
    media = (n1 * (50.0 / 100.0)) + (n2 * (30.0 / 100.0)) + \
      (n3 * (20.0 / 100.0))
    # mostra a média
    print("A média do aluno é: {0}".format(media))
  # é media harmônica?
  elif (letra == 'H') or (letra == 'h'):
    soma = (1.0 / n1) + (1.0 / n2) + (1.0 / n3)
    media = 3 / soma
    # mostra a média
    print("A média do aluno é: {0}".format(media))
  else:
    print("Letra inválida.")
  
if __name__== "__main__":
  main()


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é par ou ímpar em C#

Quantidade de visualizações: 2227 vezes
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em C# usando-se o operador de módulo %, que retorna o resto de uma divisão entre números inteiros. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Informe um valor inteiro: ");
  int num = int.Parse(Console.ReadLine());

  if(num % 2 == 0){
    Console.WriteLine("Você informou um numero par");
  }
  else{
    Console.WriteLine("Você informou um numero impar");
  } 

  Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...");
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Ao executar este programa C# nós teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 8
Você informou um numero par


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 368 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como adicionar itens em uma ListBox do Delphi usando a função Add()

Quantidade de visualizações: 13763 vezes
Itens em uma TListBox podem ser adicionados usando-se o método Add() da propriedade Items, um objeto da classe TString. Este método aceita uma string representando o novo ítem e retorna um inteiro cujo valor é o índice do novo ítem. Veja o seguinte trecho de código:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item: String;
begin
  // vamos adicionar um item vindo de uma variável
  item := 'Sou o primeiro item';
  ListBox1.Items.Add(item);

  // vamos adicionar outro item...desta vez um literal
  ListBox1.Items.Add('Sou o segundo item');
end;

Note que neste exemplo não fizemos uso do valor inteiro retornado pelo método Add(). Caso isso seja necessário, podemos usar código parecido com:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item: String;
  indice: Integer;
begin
  // vamos adicionar um item vindo de uma variável
  // e obter o seu índice
  item := 'Sou o primeiro item';
  indice := ListBox1.Items.Add(item);

  ShowMessage('O novo ítem foi inserido no índice: ' +
    IntToStr(indice));
end;

É importante notar que, em uma TListBox não ordenada, ou seja, o valor de sua propriedade Sorted é false, o método Add() sempre adicionará o novo item no final da lista. Em uma lista ordenada, o item é inserido em uma posição determinada pela ordenação alfabética dos demais itens.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Classes e Componentes ::: JComponent

Java Avançado - Como verificar se uma classe herda de JComponent

Quantidade de visualizações: 8415 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito dos métodos getClass(), getSuperclass() e getName() da classe Class para verificarmos se uma determinada classe herda da classe JComponent.

Embora este exemplo busque relacionar controles do Java Swing, a técnica usada pode ser aplicada em qualquer classe da linguagem Java.

Veja o código completo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // verifica se JLabel herda de JComponent
    JLabel label = new JLabel("Teste");
    if(herdaJComponent(label)){
      System.out.println("JLabel herda de JComponent");
    }
    else{
      System.out.println(
        "JLabel não herda de JComponent");
    }
 
    // verifica se Timer herda de JComponent
    java.util.Timer timer = new java.util.Timer();
    if(herdaJComponent(timer)){
      System.out.println(
        "java.util.Timer herda de JComponent");
    }
    else{
      System.out.println(
        "java.util.Timer não herda de JComponent");
    }
 
    System.exit(0);
  }
 
  static boolean herdaJComponent(Object obj){
    Class cls = obj.getClass();
    Class superclass = cls.getSuperclass();
    while(superclass != null){
      String className = superclass.getName();
       
      if(className.equals("javax.swing.JComponent")){
        return true;
      }
 
      cls = superclass;
      superclass = cls.getSuperclass();
    }
 
    return false;
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

JLabel herda de JComponent
java.util.Timer não herda de JComponent


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um subdiretório em C# usando a função CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo - Curso de C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 8639 vezes
Em várias situações nós precisamos criar subdiretórios usando C#. Para isso nós podemos usar o método CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo. Veja como isso pode ser feito no trecho de código a seguir:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;
using System.IO;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_c#");
      DirectoryInfo sub = dir.CreateSubdirectory("testes");

      if (sub.Exists) {
        Console.WriteLine("Subdiretório criado com sucesso");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Subdiretório criado com sucesso


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 67 usuários muito felizes estudando em nosso site.