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Como criar um Cadastro de Usuários em PHP e MySQL - Cadastrar, Listar, Editar, Exluir e Pesquisar - Código fonte completo

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Sobre este projeto PHP e MySQL

Quando se está dando os primeiros passos em PHP e banco de dados, principalmente no MySQL, é sempre uma boa idéia desenvolver aplicações do mundo real para ver como as coisas realmente funcionam. É muito difícil aprender uma linguagem de programação ou um banco de dados sem visualizar situações nas quais esse conhecimento pode ser aplicado.

Veja na figura abaixo o projeto que desenvolvemos para você nesta dica:



O que vou aprender neste código fonte?

Escrevemos uma aplicação PHP e MySQL bem simples, sem muita formatação e sem firulas de programador exibido, apenas com o propósito de ensiná-lo(a) como gravar, listar, editar, excluir e pesquisar dados em uma tabela MySQL a partir de uma aplicação PHP.

Como você pode ver na imagem acima, o cadastro é muito simples: nome, e-mail, idade e sexo. Porém, não se deixe levar pela simplicidade, pois este é o conhecimento básico para se desenvolver programas PHP e MySQL mais avançados. Isso quer dizer que, uma vez dominado as técnicas ensinadas aqui, você será capaz de criar sistemas para folha de pagamento em PHP, gestão financeira, contas a pagar e a receber, gestão de documentos em PHP, muita coisa mesmo.

Por meio de um código simples e bem documentado, você verá como disparar os comandos SQL INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT a partir de seus códigos PHP. Mostramos também como escrever uma função tratar_entrada() para que os dados vindos de formulários POST ou GET sejam devidamente tratados antes de entrar na sua aplicação. Isso garante maior segurança e também evita que usuários mal intencionados fiquem tentando injetar código nas suas aplicações usando SQL Injection.

Por fim, você também aprenderá como escrever páginas PHP separadas para representar o topo da aplicação, o menu do lado e o rodapé, de forma que você não precise atualizar todas estas partes sempre que decidir mudar a cor ou o layout da aplicação.

Como posso obter este código fonte?

Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicando na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet

Java HashSet - Como usar o método add() para adicionar novos elementos a um HashSet da linguagem Java

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Novos elementos podem ser adicionados a um HashSet por meio do método add(), definido originalmente na interface Collection<E> e sobrescrevendo a versão herdada de AbstractCollection<E>. Este método possui a seguinte assinatura:

public boolean add(E e)
Veja que este método recebe o elemento a ser adicionado e retorna true se o elemento foi inserido com sucesso e false em caso contrário. Note que o elemento será inserido somente se este ainda não estiver contido no conjunto. Veja o seguinte trecho de código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.HashSet;
import java.util.Iterator;
import java.util.Set;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma instância da classe HashSet
    Set<Integer> conjunto = new HashSet<>();
    
    // vamos tentar inserir três inteiros neste conjunto
    if(conjunto.add(5)){
      System.out.println("Elemento inserido com sucesso.");  
    }
    else{
      System.out.println("O elemento não foi inserido.");
    }
    
    if(conjunto.add(7)){
      System.out.println("Elemento inserido com sucesso.");  
    }
    else{
      System.out.println("O elemento não foi inserido.");
    }
    
    if(conjunto.add(5)){
      System.out.println("Elemento inserido com sucesso.");  
    }
    else{
      System.out.println("O elemento não foi inserido.");
    }
    
    // vamos exibir os elementos inseridos com sucesso
    Iterator iterator = conjunto.iterator();
    while(iterator.hasNext()){
      System.out.println(iterator.next());
    }
  }
}

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Elemento inserido com sucesso.
Elemento inserido com sucesso.
O elemento não foi inserido.
5
7
Veja que o segundo valor 5 não foi inserido, uma vez que o mesmo já estava na coleção. Lembre-se de que objetos da classe HashSet aceitam o elemento null.


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como retornar a versão do Ruby instalada na sua máquina usando ruby -v ou a constante RUBY_DESCRIPTION

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Se você quiser saber a versão do Ruby instalada em seu computador, ou a versão do interpretador sendo usado no momento, basta abrir uma janela de comando e disparar o comando:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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ruby -v

Você terá um resultado parecido com o seguinte:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]

Se você estiver na tela do Interactive Ruby, você pode simplesmente digitar RUBY_DESCRIPTION e pressionar Enter. O resultado será o mesmo exibido em uma janela de comando usando ruby -v.

Podemos também usar a constante RUBY_DESCRIPTION dentro de um script Ruby. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# Este exemplo mostra como obter a versão do Ruby
# usando a constante RUBY_DESCRIPTION
 
# guarda a versão em uma variável
versao = RUBY_DESCRIPTION

# mostra na tela
puts "A versão do Ruby é: #{versao}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A versão do Ruby é: ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Como usar o modificador synchronized da linguagem Java

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O modificador synchronized tem seu uso e importância destacados quando várias threads (fluxos de execução) estão sendo executadas em um programa. Tais threads podem tentar acessar métodos de uma ou mais classes ao mesmo tempo. No entanto, pode ser necessário planejarmos o sistema de forma que determinados métodos possam ser acessados por somente uma thread de cada vez, talvez para garantir a integridade de valores das diversas variáveis envolvidas no processo. É aqui que o modificador synchronized é usado.

Ao marcarmos um método como synchronized, o sistema de execução Java garantirá que apenas uma thread de cada vez acesse tal método. Se outras threads tentarem fazer o mesmo, elas serão colocadas em espera até que a thread atual finalize seu trabalho e libere o método.

Um exemplo de aplicação do modificador synchronized pode ser visto em uma classe Pilha. Como sabemos, esta estrutura de dados possui métodos para inserir um novo item no topo da pilha e para removê-lo do topo (lembra? LIFO: Last In First Out). Ora, para evitar que uma thread remova o elemento do topo ao mesmo tempo em que outra está tentando inserir, tais métodos devem ser marcados como synchronized. Isso evitará que os dados sejam corrompidos.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma substring está contida no final de uma string usando a função AnsiEndsStr() do Delphi

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Em algumas situações precisamos verificar se uma substring está contida no final de uma string, ou seja, se a string termina com um determinado sufixo. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiEndsStr(). Esta função requer a substring a ser pesquisada e a string alvo da pesquisa. O retorno será true se a substring estiver contida no final da string. Do contrário o retorno será false. Veja o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'Gosto muito de Delphi e Java';

  // vamos verificar se a string termina com "Java"
  if AnsiEndsStr('Java', frase) then
    ShowMessage('A frase termina com a substring indicada')
  else
    ShowMessage('A frase NÃO termina com a substring indicada')
end;

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C

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Energia Cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento e é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Sendo uma grandeza física escalar, a energia cinética possui como unidade de medida, de acordo com as unidades do SI (Sistema Internacional de Medidas), o joule.

A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento.

A fórmula para obtenção da Energia Cinética de um corpo, quando temos a sua massa e a sua velocidade é:

\[ E_c = \frac{\text{m} \cdot v^2}{\text{2}} \]

Onde:

Ec ? energia cinética (em joule, J).

m ? massa do corpo (em kg).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

É comum, também, encontrarmos essa fórmula escrita da seguinte forma:

\[ E_c = \frac{1}{2} \text{m} \cdot v^2 \]

É importante observarmos que, caso um corpo se encontre em repouso, a energia cinética a ele associada é nula, ou seja, zero. Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado. Sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes e, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior.

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Um ciclista e sua bicicleta possuem uma massa total de 100kg, e uma velocidade de 54km/h. Calcule sua energia cinética.

O exercício já nos dá a massa total em kg, mas precisamos converter km/h em m/s antes de realizar o cálculo da energia cinética. Fique atento(a). Veja o código C completo que efetua este cálculo e exibe a energia cinética resultante:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // a massa total
  float massa = 100; // em kg
  // velocidade (em m/s)
  float velocidade = 54 / 3.6; // converti de km/h para m/s
  
  // agora calculamos a energia cinética
  float energia_cinetica = (massa * pow(velocidade, 2)) / 2;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A energia cinética é: %fJ",
    energia_cinetica);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A energia cinética é: 11250.000000J


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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