Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
Você está aqui: Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: Gráficos Bitmap, QPainter e relacionados

Código completo para um visualizador de fotos e imagens em PyQt - Carregar imagens com botões de próxima imagem e imagem anterior

Quantidade de visualizações: 20 vezes
Nesta dica trago o código fonte completo para um visualizador de imagens escrito em PyQt, usando um objeto QLabel para a exibição da imagem. Este código é muito útil para o desenvolvimento de aplicações de fotos e imagens mais elaborados, tais como slide shows e redimensionamento ou rotação de imagens.

Um dos pontos mais importantes é o uso de botões QPushButton para rotacionar entre as imagens fornecidas. Uma boa idéia é implementar o código que lê todas as imagens e fotos de um diretório e as exibe usando um timer ou permite ao usuário navegar entre elas usando o mouse ou teclado.

Veja o código PyQt completo para a aplicação de visualização de fotos e imagens:

# vamos fazer os imports necessários
from PyQt6.QtWidgets import QApplication, QMainWindow, QWidget
from PyQt6.QtWidgets import QVBoxLayout, QLabel, QPushButton
from PyQt6.QtGui import QPixmap
from PyQt6.QtCore import Qt
import sys

# vamos criar a classe principal da aplicação PyQt
class JanelaPrincipal(QMainWindow):
  # construtor da classe
  def __init__(self):
    super().__init__()

    # vamos definir o título da janela
    self.setWindowTitle("Visualizador de Imagens PyQt")
    # definimos a coordenada inicial e o tamanho da janela
    self.setGeometry(150, 50, 600, 450)

    # vamos criar o QWidget central para a janela principal
    widget_central = QWidget()
    # o definimos como widget central
    self.setCentralWidget(widget_central)

    # agora criamos um label para exibir as imagens
    self.label_imagem = QLabel()
    # vamos alinhar a label ao centro
    self.label_imagem.setAlignment(Qt.AlignmentFlag.AlignCenter)

    # vamos criar os botões Anterior e Próxima
    btn_anterior = QPushButton("Anterior")
    btn_proxima = QPushButton("Próxima")

    # vamos carregar as imagens e já exibir a primeira
    self.imagens = ["imagens/foto1.jpg", "imagens/foto2.jpg", 
      "imagens/foto3.jpg", "imagens/foto4.jpg"]
    self.indice_imagem = 0
    # chama a função que carrega a imagem
    self.carregar_imagem()

    # vamos conectar os botões às funções de navegação
    btn_anterior.clicked.connect(self.imagem_anterior)
    btn_proxima.clicked.connect(self.proxima_imagem)

    # vamos criar o layout para o widget central
    layout = QVBoxLayout()
    layout.addWidget(self.label_imagem)
    layout.addWidget(btn_anterior)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 23 usuários muito felizes estudando em nosso site.