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LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como testar uma condição em Lisp usando a macro ifQuantidade de visualizações: 1226 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a macro if da linguagem Common Lisp para testar uma condição. Por se tratar de um exemplo básico, não mostrarei um caminho alternativo, ou seja, a mensagem será exibido somente se a condição for satisfeita. Em outras dicas eu complemento com o desvio opcional. Veja um exemplo no qual solicitamos um número ao usuário e informamos se o valor lido é maior que 10: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar numero) ; Este é o programa principal (defun Estudos() ; Vamos ler o número (princ "Informe um número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável numero (setq numero (read)) ; vamos testar se este número é maior que 10 (if (> numero 10) (format t "~D é maior que 10~%" numero)) ; E mostramos o número informado (format t "O número informado foi: ~D" numero) ) ; Auto-executa a função Estudos() (Estudos) Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe um número: 12 12 é maior que 10 O número informado foi: 12 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar uma classe Java e usar new para criar novas instâncias da mesmaQuantidade de visualizações: 21720 vezes |
Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe Java e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.java):---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Pessoa{ public String nome; public int idade; } Salve o código como Pessoa.java e compile-o. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Pessoa Pessoa p = new Pessoa(); p.nome = "Osmar J. Silva"; System.out.println(p.nome); } } Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Pessoa p = new Pessoa(); Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em Java. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercícios Resolvidos de Java - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versaQuantidade de visualizações: 8371 vezes |
Exercício Resolvido de Java - POO - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Java chamada Temperatura que converterá graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa. Esta classe não possuirá nenhuma variável, nem de instância nem de classe, somente dois métodos, que deverão ter as seguintes assinaturas: double celsiusParaFahrenheit(double) double fahrenheitParaCelsius(double) Para facilitar a resolução, seguem abaixo as regras de conversão: Celsius para Fahrenheit: F = (1,8 x C) + 32 Fahrenheit para Celsius: C = (F - 32) / 1,8 Depois de escrever a classe Temperatura, use o método main() da classe principal da aplicação Java para testar suas funcionalides. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Código para a classe Temperatura.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Temperatura { // converte de Celsius para Fahrenheit public double celsiusParaFahrenheit(double c){ double f = (1.8 * c) + 32; return f; } // converte de Fahrenheit para Celsius public double fahrenheitParaCelsius(double f){ double c = (f - 32) / 1.8; return c; } } Código para a classe Principal.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Principal{ public static void main(String args[]){ // vamos criar um objeto da classe Temperatura Temperatura t = new Temperatura(); // vamos fazer a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // primeiro de Celsius para Fahrenheit System.out.print("Informe o grau em Celsius: "); double celsius = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.println(celsius + " graus Celsius equivale a " + t.celsiusParaFahrenheit(celsius) + " graus Fahrenheit."); // agora de Fahrenheit para Celsius System.out.print("Informe o grau em Fahrenheit: "); double fahrenheit = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.println(celsius + " graus Fahrenheit equivale a " + t.fahrenheitParaCelsius(fahrenheit) + " graus Celsius."); } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 7933 vezes |
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância. Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria duas instâncias da classe Cliente cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35) cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28) # Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade # dos dois objetos puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}" puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Osmar - 35 Salvador - 28 Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade. |
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