E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
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LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar uma condição em Lisp usando a macro if

Quantidade de visualizações: 1226 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a macro if da linguagem Common Lisp para testar uma condição. Por se tratar de um exemplo básico, não mostrarei um caminho alternativo, ou seja, a mensagem será exibido somente se a condição for satisfeita. Em outras dicas eu complemento com o desvio opcional.

Veja um exemplo no qual solicitamos um número ao usuário e informamos se o valor lido é maior que 10:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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; Vamos definir as variáveis que vamos
; usar no programa
(defvar numero)

; Este é o programa principal
(defun Estudos()
  ; Vamos ler o número
  (princ "Informe um número: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável numero
  (setq numero (read))
  
  ; vamos testar se este número é maior que 10
  (if (> numero 10)
    (format t "~D é maior que 10~%" numero))
  
  ; E mostramos o número informado
  (format t "O número informado foi: ~D" numero)
)

; Auto-executa a função Estudos()
(Estudos)

Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número: 12
12 é maior que 10
O número informado foi: 12


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como criar uma classe Java e usar new para criar novas instâncias da mesma

Quantidade de visualizações: 21720 vezes
Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe Java e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.java):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Pessoa{ 
  public String nome;
  public int idade;
}

Salve o código como Pessoa.java e compile-o. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
    p.nome = "Osmar J. Silva";
    System.out.println(p.nome);
  } 
}

Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Pessoa p = new Pessoa();

Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em Java.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercícios Resolvidos de Java - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

Quantidade de visualizações: 8371 vezes
Exercício Resolvido de Java - POO - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Java chamada Temperatura que converterá graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa. Esta classe não possuirá nenhuma variável, nem de instância nem de classe, somente dois métodos, que deverão ter as seguintes assinaturas:

double celsiusParaFahrenheit(double)
double fahrenheitParaCelsius(double)
Note que os dois métodos recebem um argumento do tipo double e retorna um valor double.

Para facilitar a resolução, seguem abaixo as regras de conversão:

Celsius para Fahrenheit: F = (1,8 x C) + 32
Fahrenheit para Celsius: C = (F - 32) / 1,8

Depois de escrever a classe Temperatura, use o método main() da classe principal da aplicação Java para testar suas funcionalides.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Código para a classe Temperatura.java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Temperatura {
  // converte de Celsius para Fahrenheit
  public double celsiusParaFahrenheit(double c){
    double f = (1.8 * c) + 32;
    return f;  
  }
  
  // converte de Fahrenheit para Celsius
  public double fahrenheitParaCelsius(double f){
    double c = (f - 32) / 1.8;  
    return c;  
  }    
}

Código para a classe Principal.java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Principal{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // vamos criar um objeto da classe Temperatura
    Temperatura t = new Temperatura();
    
    // vamos fazer a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // primeiro de Celsius para Fahrenheit
    System.out.print("Informe o grau em Celsius: ");
    double celsius = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.println(celsius + " graus Celsius equivale a " +
      t.celsiusParaFahrenheit(celsius) + " graus Fahrenheit.");
    
    // agora de Fahrenheit para Celsius
    System.out.print("Informe o grau em Fahrenheit: ");
    double fahrenheit = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.println(celsius + " graus Fahrenheit equivale a " +
      t.fahrenheitParaCelsius(fahrenheit) + " graus Celsius.");
  } 
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 7933 vezes
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância.

Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Definição da classe Cliente
class Cliente
  # construtor da classe
  def initialize(nome, idade)
    @nome = nome
    @idade = idade
  end
    
  # método que permite retornar o nome do cliente
  def obter_nome
    @nome
  end
  
  # método que permite retornar a idade do cliente  
  def obter_idade
    @idade
  end
end

# Cria duas instâncias da classe Cliente
cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35)
cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28)

# Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade
# dos dois objetos
puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}"
puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Osmar - 35
Salvador - 28

Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade.


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