Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular as reações de apoio, momento de flexão máxima e forças cortantes em uma viga bi-apoiada com carga distribuída retangular usando PythonQuantidade de visualizações: 1782 vezes |
Pergunta/Tarefa: Veja a seguinte figura: ![]() Nesta imagem temos uma viga bi apoiada com uma carga q distribuída de forma retangular a uma distância l. Para fins didáticos, vamos considerar que a carga q será em kN/m e a distância l será em metros. O apoio A é de segundo gênero e o apoio B é de primeiro gênero. Escreva um programa Python que solicita ao usuário que informe o valor da carga q e a distância l entre os apoios A e B. Em seguida mostre os valores das reações nos apoios A e B, o momento de flexão máxima da viga e o momento de flexão para uma determinada distância (que o usuário informará) a partir do apoio A. Mostre também as forças cortantes nos apoios A e B. Lembre-se de que, para uma carga distribuída de forma retangular, o diagrama de momento fletor é uma parábola, enquanto o diagrama de cortante é uma reta (com o valor zero para a força cortante no meio da viga). Sua saída deve ser parecida com: Valor da carga em kN/m: 10 Distância em metros: 13 A reação no apoio A é: 65.000000 kN A reação no apoio B é: 65.000000 kN O momento fletor máximo é: 211.250000 kN.m Informe uma distância a partir do apoio A: 4 O momento fletor na distância informada é: 180.000000 kN.m A força cortante no apoio A é: 65.000000 kN A força cortante no apoio B é: -65.000000 kN Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Algoritmo que calcula reação de apoio, momento fletor # e força cortante em uma viga bi-apoiada em Python # vamos importar o módulo Math import math # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar o valor da carga carga = float(input("Valor da carga em kN/m: ")) # vamos pedir para o usuário informar a distância entre os apoios distancia = float(input("Distancia em metros: ")) # vamos calcular a reação no apoio A reacao_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia # vamos calcular a reação no apoio B reacao_b = reacao_a # vamos calcular o momento fletor máximo flexao_maxima = (1.0 / 8.0) * carga * math.pow(distancia, 2.0) # e mostramos o resultado print("\nA reação no apoio A é: {0} kN".format(reacao_a)) print("A reação no apoio B é: {0} kN".format(reacao_b)) print("O momento fletor máximo é: {0} kN.m".format(flexao_maxima)) # vamos pedir para o usuário informar uma distância a # partir do apoio A distancia_temp = float(input("\nInforme uma distância a partir do apoio A: ")) # vamos mostrar o momento fletor na distância informada if distancia_temp > distancia: print("\nDistância inválida.") else: flexao_distancia = (1.0 / 2.0) * carga * distancia_temp * \ (distancia - distancia_temp) print("O momento fletor na distância informada é: {0} kN.m".format( flexao_distancia)) # vamos mostrar a força cortante no apoio A cortante_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia print("\nA força cortante no apoio A é: {0} kN".format(cortante_a)) # vamos mostrar a força cortante no apoio B cortante_b = cortante_a * -1 print("A força cortante no apoio B é: {0} kN".format(cortante_b)) if __name__== "__main__": main() |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em GNU Octave dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1625 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem GNU Octave (script GNU Octave) que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # x e y do primeiro ponto x1 = input("Coordenada x do primeiro ponto: ") y1 = input("Coordenada y do primeiro ponto: ") # x e y do segundo ponto x2 = input("Coordenada x do segundo ponto: ") y2 = input("Coordenada y do segundo ponto: ") # agora vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1) # mostramos o resultado fprintf("O coeficiente angular é: %f\n\n", m) Ao executar este código em linguagem GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 x1 = 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 y1 = 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 x2 = 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 y2 = 10 m = 0.6667 O coeficiente angular é: 0.666667 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # x e y do primeiro ponto x1 = input("Coordenada x do primeiro ponto: ") y1 = input("Coordenada y do primeiro ponto: ") # x e y do segundo ponto x2 = input("Coordenada x do segundo ponto: ") y2 = input("Coordenada y do segundo ponto: ") # vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1 # e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1 # vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa # (em radianos, não se esqueça) tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente) # e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular # o coeficiente angular tangente = tan(tetha) # mostramos o resultado fprintf("O coeficiente angular é: %f\n\n", tangente) Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Desenvolva um programa que leia dez números do tipo inteiro ao usuário Armazene esses dez números em um vetorQuantidade de visualizações: 1470 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Desenvolva um programa que leia dez números do tipo inteiro ao usuário. Armazene esses dez números em um vetor Pergunta/Tarefa: Desenvolva um programa que leia dez números do tipo inteiro ao usuário. Armazene esses dez números em um vetor. Para os valores dos elementos inseridos nas posições pares desse vetor, calcule o somatório deles, para os demais calcule a subtração desses valores. Em seguida, o programa deverá apresentar na tela os resultados. Sua saída deverá ser parecida com: Digite o 1.o número inteiro: 5 Digite o 2.o número inteiro: 1 Digite o 3.o número inteiro: 2 Digite o 4.o número inteiro: 3 Digite o 5.o número inteiro: 7 Digite o 6.o número inteiro: 8 Digite o 7.o número inteiro: 10 Digite o 8.o número inteiro: 54 Digite o 9.o número inteiro: 4 Digite o 10.o número inteiro: 5 A soma dos números nas posições pares é: 28 A subtração dos números nas posições ímpares é: -71 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); int numeros[] = new int[10]; // vetor para guardar os 10 números inteiros int soma = 0; // soma dos números nas posições pares int subtracao = 0; // subtração dos números nas posições impares // vamos fazer a leitura dos 10 valores inteiros for(int i = 0; i < numeros.length; i++){ System.out.print("Digite o " + (i + 1) + ".o número inteiro: "); numeros[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // agora vamos percorrer o vetor e obter a soma dos elementos nas posições // pares e a subtração dos elementos nas posições ímpares for(int i = 0; i < numeros.length; i++){ if(i % 2 == 0){ // posição par soma = soma + numeros[i]; } else{ // posição ímpar subtracao = subtracao - numeros[i]; } } System.out.println("A soma dos números nas posições pares é: " + soma); System.out.println("A subtração dos números nas posições ímpares é: " + subtracao); } } |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados object da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 7950 vezes |
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos. As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome('Osmar J. Silva'); printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome); Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
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