Você está aqui: JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar um array de strings em ordem alfabética em JavaScript - Vetores e matrizes em JavaScriptQuantidade de visualizações: 19022 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função sort() do objeto Array da linguagem JavaScript para classificar em ordem alfabética crescente, um vetor (array) de strings, ou seja, um vetor contendo palavras, frases ou texto. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var nomes = new Array(); nomes[0] = "Fernanda"; nomes[1] = "Amanda"; nomes[2] = "Márcia"; nomes[3] = "Carolina"; document.write("Valores no vetor: " + nomes + "<br>"); document.write("Ordenando o vetor agora<br>"); nomes.sort(); document.write("Valores no vetor: " + nomes); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valores no vetor: Fernanda,Amanda,Márcia,Carolina Ordenando o vetor agora Valores no vetor: Amanda,Carolina,Fernanda,Márcia |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é positivo ou negativo em JavaQuantidade de visualizações: 12555 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro. Em seguida seu código deverá informar se o número informado é positivo, negativo ou neutro. O zero não é um número positivo nem negativo, já que não é maior nem menor que si mesmo. Por essa razão dizemos que ele é um número neutro. Sua saída deve ser parecida com: Informe um número inteiro: 3 O número 3 é positivo. Informe um número inteiro: -5 O número -5 é negativo. Informe um número inteiro: 0 O número 0 é neutro. Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o número System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o número é positivo? if(numero > 0){ System.out.println("O número " + numero + " é positivo."); } // o número é negativo? else if(numero < 0){ System.out.println("O número " + numero + " é negativo."); } else{ // o número é neutro System.out.println("O número " + numero + " é neutro."); } } } |
Python ::: Python Turtle ::: Formulários e Janelas |
Como definir o título da janela do Python Turtle usando a função title()Quantidade de visualizações: 1067 vezes |
A função title() do Turtle é muito útil quando queremos definir o título da nossa aplicação Python Turtle. Tudo que temos a fazer é efetuar uma chamada a essa função fornecendo o título que queremos que seja exibido na barra de títulos. Veja o código Python Turtle para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar o módulo Turtle import turtle # método principal def main(): # vamos criar a tela gráfica tela = turtle.Screen() # vamos definir o título da janela tela.title("Meu programa Python Turtle") # vamos definir o tamanho da janela tela.setup(600, 450) # entramos no loop de eventos tela.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que não é possível usar a função title() para retornar o título da janela. Caso você queira fazer isso, é melhor usar uma variável para guardar o título da janela e manipulá-la durante a execução do programa. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como obter o diretório do seu programa Python usando sys.path[0]Quantidade de visualizações: 9225 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar a primeira posição da lista de strings contida na propriedade path do módulo sys da linguagem Python. Lembre-se de que sys.path contém uma lista de strings especificando os caminhos de busca para os módulos Python. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import sys # função principal do programa def main(): print("O diretório do programa é: ", sys.path[0]) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O diretório do programa é: c:\estudos_python |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em GNU Octave usando a função cos() - Calculadora de cosseno em OctaveQuantidade de visualizações: 2312 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem GNU Octave (script do GNU Octave). Esta função, já embutida na linguagem, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos calcular o cosseno de três números fprintf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0)) fprintf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1)) fprintf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2)) Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 1464 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Seu método deverá ter a seguinte assinatura: public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){ // sua implementação aqui } Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar um vetor de 10 inteiros int valores[] = new int[5]; // vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + " valor: "); // efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // e vamos ver a quantidade de repetições int repeticoes = quantRepeticoes(0, valor, valores); System.out.print("O valor informado se repete " + repeticoes + " vezes."); System.out.println("\n"); } // método recursivo que recebe um valor public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){ if(indice == vetor.length - 1){ // caso base...hora de parar a recursividade if(vetor[indice] == valor){ return 1; // mais um repetição foi encontrada } } else{ // dispara mais uma chamada recursiva if(vetor[indice] == valor){ // houve mais uma repetição return 1 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); } else{ return 0 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); // não repetiu } } return 0; // só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada } } |
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