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C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Tenha cuidado com os limites dos índices de um vetor ou matriz na linguagem CQuantidade de visualizações: 9906 vezes |
Um erro muito comum em programas C ocorre quando não atentamos para os limites dos índices de um vetor ou matriz. Como sabemos, os índices iniciam em 0 e vão até o tamanho do vetor menos 1. Porém, ao contrário de outras linguagens, o C (compiladores sendo usados em 2007 e 2008) não evita que este limite seja ultrapassado. O resultado disso é que o programa acaba lendo posições de memória inexistentes ou pertecentes a outros programas. Veja um trecho de código no qual acessamos uma posição inválida no vetor valores. Este código foi testado no MinGW 3.4.2 e compilou e executou sem qualquer mensagem de advertência. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // array com 5 inteiros int valores[] = {23, 6, 45, 9, 3}; // acessa um índice além dos limites do array // lembre-se de que os índices iniciam em 0 int valor = valores[5]; // exibe o resultado printf("%d\n\n", valor); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado (o seu vai ser diferente, é claro): -858993460 Minha recomendação é: se você quer mesmo programar na linguagem C, crie uma forma de impedir o acesso à índices inválidos. Se isso acontecer, os resultados exibidos pelos seus programas poderão ser realmente inesperados. |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Dart - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 1214 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Dart que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main(){ // vamos ler o primeiro lado do triângulo stdout.write("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int lado_a = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o segundo lado do triângulo stdout.write("Informe o segundo lado do triângulo: "); int lado_b = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo stdout.write("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int lado_c = int.parse(stdin.readLineSync()); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ stdout.write("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ stdout.write("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno stdout.write("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ stdout.write("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } } |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
C# para iniciantes - Como escrever um método que possui parâmetros (e que recebe argumentos) usando a linguagem C#Quantidade de visualizações: 11540 vezes |
Parâmetros permitem que personalizemos a forma que o conjunto de instruções em um método será executado. Em C# os parâmetros de um método são separados por vírgulas e seguem a forma usual de declaração de variáveis, ou seja, o tipo de dados seguido pelo nome da variável. Veja um exemplo de método com parâmetros:// um método que recebe dois argumentos // e não retorna nenhum valor static void escrever(String texto, int quant){ for(int i = 0; i < quant; i++){ Console.WriteLine(texto); } } static void Main(string[] args) { // efetua uma chamada ao método informando o texto e // a quantidade de vezes que ele será exibido na tela escrever("http://www.arquivodecodigos.net", 4); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } O método escrever() possui dois parâmetros: texto e quant. Note que usamos o inteiro quant como limite para um laço for, que exibe na tela o valor da variável texto a cada iteração. Observe também a forma como este método é chamado a partir do método Main() da aplicação (fornecemos dois argumentos: o texto e a quantidade de vezes que este será exibido). Por último lembre-se de que as variáveis contidas nos parâmetros dos métodos estão disponíveis para acesso somente dentro do corpo do método, ou seja, entre as chaves { e }. |
Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em PythonQuantidade de visualizações: 1318 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista. É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia. Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py): # classe No para uma lista singularmente encadeada ou # ligada - Singly Linked List class No: # construtor da classe No def __init__(self, info, proximo): self.info = info self.proximo = proximo # método que permite definir o conteúdo do nó def set_info(self, info): self.info = info # método que permite obter a informação de um nó def get_info(self): return self.info # método que permite definir o campo próximo deste nó def set_proximo(self, proximo): self.proximo = proximo # método que permite obter o campo próximo deste nó def get_proximo(self): return self.proximo # retorna True se este nó apontar para outro nó def possui_proximo(self): return self.proximo != None Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada. Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir(): # importa a classe No from no_lista_singularmente_ligada import No # classe ListaLigadaSimples class ListaLigadaSimples: # construtor da classe def __init__(self): self.inicio = None # nó inicial da lista # método que deleta um nó no final de uma lista ligada # este método retorna o nó excluído def remover_final(self): # a lista está vazia? if self.inicio == None: return None else: # vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista removido = self.inicio # a lista possui apenas um nó? if self.inicio.get_proximo() == None: # a lista agora ficará vazia self.inicio = None else: # começamos apontando para o início da lista no_atual = self.inicio no_anterior = self.inicio # enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo while no_atual.get_proximo() != None: # avançamos o nó anterior no_anterior = no_atual # saltamos para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() # na estamos na posição de exclusão removido = no_atual no_anterior.set_proximo(None) # retorna o nó removido return removido # método que permite inserir um novo nó no início da lista def inserir_inicio(self, info): # cria um novo nó contendo a informação e que # não aponta para nenhum outro nó novo_no = No(info, None) # a lista ainda está vazia? if self.inicio == None: # o novo nó será o início da lista self.inicio = novo_no else: # o novo nó aponta para o início da lista novo_no.set_proximo(self.inicio) # o novo nó passa a ser o início da lista self.inicio = novo_no # método que permite exibir todos os nós da lista # ligada simples (lista singularmente encadeada) def exibir(self): # aponta para o início da lista no_atual = self.inicio # enquanto o nó não for nulo while no_atual != None: # exibe o conteúdo do nó atual print(no_atual.get_info()) # pula para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final(): # importa a classe ListaLigadaSimples from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples # método principal def main(): # cria uma nova lista encadeada simples lista = ListaLigadaSimples() print("Insere o valor 12 no início da lista") lista.inserir_inicio(12) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 30 no início da lista") lista.inserir_inicio(30) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 27 no início da lista") lista.inserir_inicio(27) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Remove um nó no final da lista") removido = lista.remover_final() if removido == None: print("Não foi possível remover. Lista vazia") else: print("Nó removido:", removido.get_info()) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Insere o valor 12 no início da lista Conteúdo da lista: 12 Insere o valor 30 no início da lista Conteúdo da lista: 30 12 Insere o valor 27 no início da lista Conteúdo da lista: 27 30 12 Remove um nó no final da lista Nó removido: 12 Conteúdo da lista: 27 30 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como inserir uma determinada quantidade de espaços à esquerda de um valor numérico usando PythonQuantidade de visualizações: 7588 vezes |
Este trecho de código Python mostra como definir uma quantidade de caracteres de espaço à esquerda de um valor numérico. Este exemplo funciona com inteiros. Para ponto-flutuante você deve trocar "d" por "f". Veja o código: # método principal def main(): valor = 54 # com três espaços print("O valor é %5d" % valor) # com nove espaços print("O valor é %11d" % valor) # com quatro espaços print("O valor é %6d" % valor) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O valor é 54 O valor é 54 O valor é 54 |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como declarar e inicializar uma string em VB.NET usando o operador NewQuantidade de visualizações: 8547 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador New para criar e inicializar um novo objeto da classe String em VB.NET. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' declara uma variável do tipo String Dim frase As String ' inicializa a string usando New frase = New String("Você já conhece o site Arquivo de Códigos?") ' vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A frase é: " & frase) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Você já conhece o site Arquivo de Códigos? |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Java ArrayList - Como remover uma faixa de elementos de uma ArrayList simulando a função removeRange() do JavaQuantidade de visualizações: 9381 vezes |
Este exemplo mostra como remover uma faixa de elementos de uma ArrayList. Note que vamos simular o comportamento do método removeRange() da classe ArrayList. Este método é marcado como protected, o que nos possibilita acesso a ele somente se escrevermos uma classe que estende (extends) ArrayList. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("Todos os elementos:"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } // Vamos remover os elementos 2, 3 e 4 for(int i = 1; i < 4; i++){ nomes.remove(1); } // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("\nElementos restantes:"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Todos os elementos: Carlos Maria Fernanda Osmar Maria Elementos restantes: Carlos Maria |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar e usar métodos estáticos em suas classes Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOPQuantidade de visualizações: 13608 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe Java possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:package estudos; // declaração da classe Produto public class Produto { private String nome; private double preco; public String getNome() { return nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome; } public double getPreco() { return preco; } public void setPreco(double preco) { this.preco = preco; } } Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma. O método main() presente em todas as aplicações Java é um bom exemplo deste tipo de método. Métodos estáticos em Java podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo: Código para Pessoa.java: package estudos; // classe Pessoa com duas variáveis privadas e // um método estático public class Pessoa { private String nome; private int idade; // um método estático que permite verificar a validade // de um número de CPF public static boolean isCPFValido(String cpf){ // alguns cálculos aqui return true; } } Veja agora como podemos chamar o método isCPFValido() sem a necessidade da criação de uma nova instância da classe Pessoa: Código para Main.java: package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem // criar uma instância da classe Pessoa if(Pessoa.isCPFValido("12345")){ System.out.println("CPF Válido"); } else{ System.out.println("CPF Inválido"); } } } Note que o método estático isCPFValido() da classe Pessoa foi declarado assim: public static boolean isCPFValido(String cpf); Desta forma, podemos chamá-lo a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja: if(Pessoa.isCPFValido("12345")){} É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo: // um método estático que permite verificar a validade // de um número de CPF public static boolean isCPFValido(String cpf){ // alguns cálculos aqui // vamos acessar a variável não estática nome nome = "Osmar J. Silva"; return true; } vai gerar o seguinte erro de compilação: Uncompilable source code - non-static variable nome cannot be referenced from a static context. Se usarmos this.nome a mensagem de erro de compilação será: Uncompilable source code - non-static variable this cannot be referenced from a static context. Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como criar colunas persistentes o controle TDBGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 11511 vezes |
Quando conectamos um TDBGrid a uma fonte de dados TDataSource, automaticamente ocorre a criação de colunas no grid, cada uma correspondendo a um dos campos da tabela para a qual o TDataSet (e suas classes derivadas) está apontando. Estas colunas criadas automaticamente são chamadas de DINÂMICAS, ou contrário das colunas PERSISTENTES. Porém, na maioria das vezes, nós queremos personalizar a aparência das colunas em tempo de design (o que também pode ser feito em tempo de execução). Queremos alinhar ou alterar os títulos, mudar a fonte e cores, etc. Fazemos isso clicando com o botão direito no controle DBGrid e acessando a opção Columns Editor (ou dando duplo clique na propriedade Columns). Isso fará com que a propriedade State do objeto TDBGridColumns do DBGrid seja mudada para csCustomized, o que indica que o Delphi montará as colunas baseado em nossas configurações e não mais automaticamente de acordo com os nomes dos campos da tabela. Siga os seguintes passos para criar colunas persistentes para o controle DBGrid: a) Selecione o DBGrid no formulário; b) Acesse o editor Columns dando duplo-clique na propriedade Columns no Object Inspector; Isso bastará para que o list box de Columns exiba as colunas persistentes já existentes. Quando o editor Columns é mostrado pela primeira vez, esta lista estará vazia porque o grid está em seu estado padrão, contendo apenas colunas dinâmicas. Podemos criar colunas persistentes para todos os campos do dataset de uma só vez, ou podemos criar as colunas persistentes para cada campo individualmente. Siga os passos abaixo para criar colunas persistentes para todos os campos: a) Chame o editor Columns e escolha a opção Add All Fields. Note que se o grid não estiver associado a nenhum data source, a opção Add All Fields estará desabilitada. Associe o grid com o data source que estiver conectado a um dataset ativo antes de escolher a apção Add All Fields. b) Se o grid já possuir colunas persistentes, uma caixa de diálogo perguntará se você quer excluir as colunas existentes ou apenas acrescentar as novas colunas. Se você escolher Yes, todas as colunas persistentes serão removidas e todos os campos do dataset atual serão inseridos como colunas, obedecendo sua ordem no dataset. Neste caso os títulos das colunas serão os nomes dos campos na tabela. Se você escolher No, as colunas persistentes serão mantidas e as novas colunas serão adicionadas. C) Clique o botão Close para aplicar as colunas persistentes no DBGrid e fechar a caixa de diálogo. Siga os passos abaixo para criar colunas persistentes individualmente: a) Escolha o botão Add no editor Columns. A nova columa será selecionada na list box. Esta nova coluna receberá um número sequencial e um nome padrão (por exemplo, 0 - TColumn). Para associar um campo da tabela com esta nova coluna, ajuste sua propriedade FieldName no Object Inspector. b) Para definir o título para a nova coluna, expanda a propriedade Title no Object Inspector e ajuste sua propriedade Caption. c) Feche o editor Columns para aplicar as colunas persistentes no grid e fechar a caixa de diálogo. Se o um DBGrid possui apenas colunas dinâmicas, nós podemos excluí-las em tempo de execução simplesmente mudando o valor da propriedade Columns.State para csCustomized. Veja: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos alterar o valor da propriedade State para csCustomized DBGrid1.Columns.State := csCustomized; end; Este trecho de código faz com que as colunas dinâmicas sejam excluídas e colunas persistentes sejam criadas para cada um dos campos do dataset ao qual o grid está ligado. Após isso, novas colunas podem ser adicionadas em tempo de execução usando código parecido com: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos alterar o valor da propriedade State para csCustomized DBGrid1.Columns.State := csCustomized; // vamos adicionar uma nova coluna DBGrid1.Columns.Add; end; Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como usar a função min() do PHP para obter o menor entre dois ou mais valoresQuantidade de visualizações: 7668 vezes |
A função min() do PHP é útil quando precisamos obter o menor entre dois ou mais valores. Veja um exemplo de seu uso:<? // vamos usar a função min() para obter o menor // entre três valores inteiros $menor = min(5, 12, 4); // vamos exibir o resultado echo "O menor valor é: " . $menor; ?> Quando executamos este exemplo temos o seguinte resultado: O menor valor é: 4 Veja que é possível também fornecer uma matriz para a função min(). Neste caso a função retornará o elemento com o menor valor na matriz. Veja: <? // vamos usar a função min() para obter o elemento // com menor valor em uma matriz // vamos criar uma matriz com cinco elementos $valores = array(9, 3, 21, 49, 2); // vamos obter o menor elemento $menor = min($valores); // vamos exibir o resultado echo "O menor valor é: " . $menor; ?> Ao executar este exemplo você terá o seguinte resultado: O menor valor é: 2 |
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