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Você está aqui: C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
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Como percorrer os caracteres de uma string C usando um laço forQuantidade de visualizações: 17145 vezes |
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Como em C uma string é um vetor de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como você pode usar o laço for para acessar cada caractere individualmente e exibí-lo na tela do programa:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char palavra[] = "Arquivo"; // vamos percorrer os caracteres usando um laço for int i; for(i = 0; i < strlen(palavra); i++){ printf("Caractere na posicao %d = %c\n", i, palavra[i]); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Caractere na posicao 0 = A Caractere na posicao 1 = r Caractere na posicao 2 = q Caractere na posicao 3 = u Caractere na posicao 4 = i Caractere na posicao 5 = v Caractere na posicao 6 = o |
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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la no formulário usando DelphiQuantidade de visualizações: 18040 vezes |
Em algumas situações nós precisamos carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la em nosso formulário. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Vamos começar lendo a imagem JPG a partir do diretório da aplicação:procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile('foto.jpg'); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); finally Jpg.Free; Bmp.Free; end; end; Veja que a técnica consiste em carregar a imagem JPG e convertê-la em Bitmap usando o método Assign() da classe TBitmap. Em seguida só precisamos usar o método Draw() do Canvas do formulário para desenhar a imagem já convertida. Caso você precise carregar a imagem JPG em tempo de execução, basta colocar um TOpenPictureDialog no formulário e alterar o código do evento Click do botão para: procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça if OpenPictureDialog1.Execute then begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); finally Jpg.Free; Bmp.Free; end; end; end; Vamos complicar um pouco mais? Que tal uma função que carrega a imagem JPG, faz a conversão para Bitmap e retorna o Bitmap para o chamador? Veja: function jpg2bitmap(const imagem: String): TBitmap; var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile(imagem); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); except bmp := nil; end; // vamos retornar o bitmap resultante Jpg.Free; Result := bmp; end; procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; begin // vamos obter o Bitmap a partir da função personalizada bmp := jpg2bitmap('foto2.jpg'); // a imagem Bitmap foi obtida com sucesso? if bmp <> nil then begin // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); bmp.Free; end else ShowMessage('Não foi possível obter o Bitmap'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxFrame |
Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 1494 vezes |
A classe wxFrame, definida no arquivo <wx/frame.h>, herda diretamente da classe wxTopLevelWindow (que herda de wxWindow) e, em geral, é usada para representar a janela principal da aplicação. Em tempo de execução seu tamanho pode ser alterado, maximizado, restaurado e minimizado. Esta janela também inclui uma borda mais grossa, uma barra de títulos e, opcionalmente, uma barra de menus, uma barra de ferramentas ou uma barra de status. Uma wxFrame pode atuar como um contâiner para outros controles, tais como botões, caixa de texto, listas, tabelas, etc. No entanto, não podemos inserir em uma wxFrame uma outra wxFrame ou um diálogo. O construtor não vazio da classe wxFrame é: wxFrame::wxFrame(wxWindow* parent, wxWindowID id, const wxString& title, const wxPoint& pos = wxDefaultPosition, const wxSize& size = wxDefaultSize, long style = wxDEFAULT_FRAME_STYLE, const wxString& name = wxFrameNameStr) O parâmetro parent pode ser, e geralmente é, NULL. Se esse valor for diferente de NULL, a frame será minimizada quando sua janela mãe foi minimizada e restaurada quando esta for restaurada. Note que estamos falando de aplicações de janelas de múltiplos documentos (janelas MDI). O parâmetro id é o identificador da janela. Podemos informar -1 para indicar um valor default. O parâmetro title é o texto a ser exibido na barra de títulos da janela. O parâmetro pos é a posição da janela, expressa como um wxPoint (coordenada x e y). Se fornecermos o valor wxDefaultPosition para este parâmetro, a posição da janela será escolhida pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro size é o tamanho da janela, expresso como um wxSize (largura e altura). O valor wxDefaultSize indica o tamanho padrão (default), escolhido pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro style é o estilo da janela. O valor padrão é wxDEFAULT_FRAME_STYLE (que pode ser redimensionada, possui um botão de minimizar, de maximizar, etc). O parâmetro name é usado para associar a janela com um item nomeado, permitindo a personalização individual da janela em sistemas que usam o Motif. No Windows este parâmetro não possui nenhum efeito. Vamos ao código agora. Veja os arquivos de definição e de implementação para a criação de uma janela wxFrame: Código para janelaprincipal.h: #ifndef _JANELAPRINCIPAL_H #define _JANELAPRINCIPAL #include <wx/wx.h> // Definição da nossa janela wxFrame class JanelaPrincipal : public wxFrame{ public: // construtor não vazio JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY, int largura, int altura); // destrutor ~JanelaPrincipal(); }; #endif // _JANELAPRINCIPAL_H Código para janelaprincipal.cpp: #include "janelaprincipal.h" // arquivo de implementação JanelaPrincipal::JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY, int largura, int altura) : wxFrame((wxFrame *)NULL, -1, titulo, wxPoint(posX, posY), wxSize(largura, altura)){ // não vamos fazer nada aqui por enquanto } JanelaPrincipal::~JanelaPrincipal(){ // por enquanto vamos deixar o construtor vazio } Agora veja o arquivo de definição e de implementação necessários para a criação e exibição da nossa janela: Código para aplicacao.h: #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp #include "aplicacao.h" #include "janelaprincipal.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets cria nosso objeto MinhaAplicacao e o associa // com a função de entrada main() ou WinMain() IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos criar nossa janela JanelaPrincipal *janela = new JanelaPrincipal(wxT("Cadastro"), 50, 50, 500, 400); // vamos exibir a janela wxFrame janela->Show(TRUE); // essa vai ser a janela principal da aplicação SetTopWindow(janela); // podemos iniciar o loop de eventos return true; } Note que, para que a janela seja visível na tela, devemos fazer uma chamada ao método Show() e fornecer o valor TRUE. Esta função é definida originalmente em wxWindow. Veja também que chamamos SetTopWindow() para informar ao wxWidgets que esta é a janela principal, razão pela qual fornecemos o valor NULL para o parâmetro parent. |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial C# - Como usar o laço while (enquanto) da linguagem C#Quantidade de visualizações: 13084 vezes |
O laço while (enquanto) é usado quando queremos repetir uma instrução ou bloco de instruções ENQUANTO uma condição for satisfatória. Veja um exemplo:static void Main(string[] args){ int valor = 1; while(valor <= 10){ Console.WriteLine("{0}", valor); valor++; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Este trecho de código conta de 1 até 10. Veja que antes de cada iteração do laço nós testamos se o valor da variável de controle é menor ou igual a 10. A iteração acontece somente se esta condição for satisfeita, o que nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (o que aconteceria se a condição fosse falsa já na entrada). Note ainda que dentro de cada iteração nós incrementamos o valor da variável de controle. Isso é feito para que o laço não seja executado infinitamente. Veja um outro exemplo de laço while, desta vez simulando um menu de opções: static void Main(string[] args){ // variável que registra a opção do usuário int opcao; // lê a opção Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" + " (-1 para sair): "); // laço while que mostra as opções do menu enquanto // o valor -1 não for informado while((opcao = int.Parse(Console.ReadLine())) != -1){ switch(opcao){ case 1: Console.WriteLine("Executando a opção 1"); break; case 2: Console.WriteLine("Executando a opção 2"); break; case 3: Console.WriteLine("Executando a opção 3"); break; default: Console.WriteLine("Opção incorreta"); break; } // mostra o texto das opções novamente Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" + " (-1 para sair): "); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Se você é realmente iniciante em C#, notará que este exemplo é um pouco mais elaborado. Desta forma, estude-o atentamente. É uma técnica muito útil quando estamos escrevendo programas console, uma vez que a maioria deles possui um menu de opções. |
Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Geração e Plotagem de Gráficos usando Matplotlib |
Como gerar o gráfico da função seno usando a biblioteca Matplotlib do PythonQuantidade de visualizações: 2231 vezes |
Sabemos, como lembrança das nossas aulas de Trigonometria no segundo grau, que a função seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo retângulo, ou seja, trata-se de uma razão trigonométrica que retorna valores na faixa de -1 até 1 (ambos inclusos). Nesta dica mostrarei como podemos usar as capacidades de geração de gráficos da biblioteca Matplotlib da linguagem Python, combinadas com as funções arange() e sin() da biblioteca NumPy para gerar o gráfico da função seno. Antes de vermos o código, observe o resultado gerado na imagem a seguir: Veja agora o código Python completo para a geração do gráfico: # importamos a biblioteca NumPy import numpy as np #importamos a biblioteca Matplotlib import matplotlib.pyplot as plt def main(): # definimos o título para a área de plotagem plt.title('Gráfico da Função Seno') # vamos exibir o grid da área de plotagem plt.grid(True) # vamos definir os valores da coordenada x # os valores gerados serão de 0 até 12 (não incluído) eixo_x = np.arange(0, 12, 0.1) # os valores da coordenada y serão o seno de # cada valor correspondente no eixo x eixo_y = np.sin(eixo_x) # vamos plotar a função seno agora plt.plot(eixo_x, eixo_y) # finalmente exibimos o resultado plt.show() if __name__== "__main__": main() |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como excluir todos os itens de uma ListBox do Delphi - Como remover todos os itens da ListBox usando a função ClearQuantidade de visualizações: 14243 vezes |
Em algumas situações nós precisamos excluir todos os itens de uma ListBox. Para tais situações podemos usar o método Clear da classe ListBox. Veja:procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin // vamos excluir todos os itens da ListBox ListBox1.Clear; // poderíamos também usar // ListBox1.Items.Clear; end; Note que podemos também chamar o método Clear diretamente no objeto Items da ListBox, embora a chamada na ao método Clear da lista seja mais comum. É possível também excluir os itens de uma ListBox individualmente chamando a função Delete() no objeto Items. Neste caso nós usamos um laço e percorremos todos os elementos da lista e os excluímos um a um. É importante, para estes casos, lembrarmos de percorrer os itens do último para o primeiro. Caso esta regra não seja obedecida, poderá haver erros de acesso durante a exclusão. Veja o código: procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); var i: Integer; begin // vamos percorrer todos os itens da ListBox do último // para o primeiro for i := ListBox1.Items.Count - 1 downto 0 do begin // vamos excluir o item no índice correspondente ListBox1.Items.Delete(i); end; end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
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Códigos Fonte |
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