Delphi - Data Controls (Controles de Dados) - TDBGrid |
Mais Dicas e Truques de Programação |
Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como efetuar captura de tela (screenshot) em seus programas Java usando o método createScreenCapture() da classe RobotQuantidade de visualizações: 12710 vezes |
Nesta dica eu vou mostrar como é possível usar o método createScreenCapture() da classe Robot, do pacote java.awt, para tirar um print screen, ou seja, capturar uma determinada região da tela do seu computador. Note que, ao tirar o print da região que queremos, nós salvamos a imagem em um determinado diretório. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.AWTException; import java.awt.Rectangle; import java.awt.Robot; import java.awt.image.BufferedImage; import java.io.File; import java.io.IOException; import javax.imageio.ImageIO; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ Robot robot = new Robot(); // Captura a tela na àrea definida pelo retângulo BufferedImage bi = robot.createScreenCapture(new Rectangle(0, 0, 300, 250)); // Salva a imagem ImageIO.write(bi, "jpg", new File("C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg")); } catch(AWTException e){ e.printStackTrace(); } catch(IOException e){ e.printStackTrace(); } } } Execute este código e verá uma imagem JPG ser gravada no endereço "C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg". |
Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Como usar a pesquisa ou busca linear ou sequencial nos elementos de um vetor em JavaQuantidade de visualizações: 1643 vezes |
A busca linear ou sequencial, muitas vezes chamada de pesquisa linear ou sequencial, é geralmente implementada por meio de um algorítmo que varre os elementos de um coleção sequencial, começando do primeiro elemento e indo até o último. Esta busca não é tão usada quando a pesquisa binária ou hashing, por ser considerada muito lenta quando aplicado a um conjunto de dados muito grande. A busca linear ou sequencial em um vetor Java pode ser descrito pelos seguintes passos: 1) Efetua a varredura dos elementos do vetor. 2) Compara o valor do elemento atual do vetor com o valor sendo pesquisado. 3) Se o valor for encontrado, efetue o procedimento desejado com o elemento do vetor. 4) Se a varredura alcançar o último elemento do vetor e o valor pesquisado não for encontrado, exiba uma mensagem de erro ou algum outro procedimento para alertar o usuário do programa. Veja um exemplo no qual declaramos e preenchemos um vetor de int com 5 elementos e em seguida usamos um método pesquisaLinear para verificar se um determinado valor existe no vetor: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String a[]){ // vamos criar um vetor de 5 elementos int int[] valores = {32, 7, 21, 4, 90}; // vamos pesquisar o valor 21 int valor = 21; // vamos verifiar se o valor está no vetor int indice = pesquisaLinear(valores, valor); if(indice > -1){ System.out.println("O valor foi encontrado no índice: " + indice); } else{ System.out.println("O valor não foi encontrado."); } } // método que permite efetuar a busca linear em um vetor public static int pesquisaLinear(int[] vetor, int valor){ // percorre os elementos do vetor for(int i = 0; i < vetor.length; i++){ // o valor foi encontrado? if(vetor[i] == valor){ return i; } } // não foi encontrado? vamos retornar -1 return -1; } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O valor foi encontrado no índice: 2 Veja o mesmo código sem usar um método adicional, ou seja, a busca linear é feito dentro do método main() da classe Java: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String a[]){ // vamos criar um vetor de 5 elementos int int[] valores = {32, 7, 21, 4, 90}; // vamos pesquisar o valor 21 int valor = 21; // vamos verifiar se o valor está no vetor int indice = -1; // não foi encontrado // percorre os elementos do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // o valor foi encontrado? if(valores[i] == valor){ indice = i; break; } } if(indice > -1){ System.out.println("O valor foi encontrado no índice: " + indice); } else{ System.out.println("O valor não foi encontrado."); } } } |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados byte da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 10596 vezes |
O tipo de dados byte pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa ?128 à 127. Veja um exemplo:public class Estudos{ static byte valor = 102; public static void main(String args[]){ System.out.println("O valor da variável é: " + valor); System.exit(0); } } Porém, é preciso estar atento a um detalhe muito importante (testado na versão 6 do SDK). Veja o trecho de código seguinte: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ byte a = 5; byte b = 6; byte soma = a + b; System.out.println("O resultado é: " + soma); System.exit(0); } } À primeira vista este código está correto, visto que a soma das variáveis a e b não ultrapassam a faixa do tipo byte. Porém, ao tentarmos compilar, temos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:5: possible loss of precision found : int required: byte byte soma = a + b; ^ 1 error Isso acontece porque o tipo de dados resultante da aplicação do operador de adição (e demais operadores binários) a dois números, é no mínimo int. Podemos, é claro, fazer uma coerção de dados (cast). Veja: byte a = 5; byte b = 6; byte soma = (byte)(a + b); O tipo de dados byte pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: byte -> short -> int -> long -> float -> double Um tipo byte não pode ser convertido implicitamente para o tipo char. Isso acontece porque o tipo char não possui sinal. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid |
Como centralizar os títulos das colunas (ou o conteúdo de qualquer célula) de um TStringGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 11814 vezes |
Em algumas situações nós precisamos centralizar os títulos das colunas de um TStringGrid. Em geral os títulos das colunas são exibidos nas células da primeira linha fixa do TStringGrid. Nesta dica eu mostrarei a forma mais comum de alcançar este efeito. Note que a técnica pode ser usada para centraliar o conteúdo de qualquer célula da grid: procedure TForm1.StringGrid1DrawCell(Sender: TObject; ACol, ARow: Integer; Rect: TRect; State: TGridDrawState); var conteudo: String; alinhamento_anterior: Word; begin // vamos centralizar os títulos das colunas, ou seja, o conteúdo // das células na primeira linha if ARow = 0 then begin // vamos obter o conteúdo da célula conteudo := (Sender as TStringGrid).Cells[ACol, ARow]; // vamos obter o alinhamento atual alinhamento_anterior := SetTextAlign((Sender as TStringGrid).Canvas.Handle, TA_CENTER); // vamos colocar o conteúdo de volta na célula (Sender as TStringGrid).Canvas.TextRect(Rect, Rect.Left + (Rect.Right - Rect.Left) div 2, Rect.Top + 5, conteudo); // vamos voltar o alinhamento anterior para as demais células SetTextAlign((Sender as TStringGrid).Canvas.Handle, alinhamento_anterior); end; end; Aqui nós temos duas chamadas à função SetTextAlign() da API do Windows. Na primeira vez nós obtemos o alinhamento atual e definimos o novo alinhamento como TA_CENTER. Na segunda chamada nós voltamos o alinhamento anterior. Se não fizermos este procedimento, todas as demais células da grid terão seus conteúdos também alinhados ao centro. |
JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano usando JavaScript - JavaScript para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1656 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando JavaScript Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: ![]() Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código JavaScript completo que define as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função que permite calcular a distância // entre dois pontos no plano (R2) function distancia2d(x1, y1, x2, y2){ var a = x2 - x1; var b = y2 - y1; var c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2)); return c; } // vamos definir os dados do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // vamos ler os dados do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 4; // vamos obter a distância entre eles var distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2); document.writeln("Distância entre os dois pontos: " + distancia); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759 |
Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples / Lista Encadeada Simples / Singly Linked List |
Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em PythonQuantidade de visualizações: 207 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista. É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia. Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py): # classe No para uma lista singularmente encadeada ou # ligada - Singly Linked List class No: # construtor da classe No def __init__(self, info, proximo): self.info = info self.proximo = proximo # método que permite definir o conteúdo do nó def set_info(self, info): self.info = info # método que permite obter a informação de um nó def get_info(self): return self.info # método que permite definir o campo próximo deste nó def set_proximo(self, proximo): self.proximo = proximo # método que permite obter o campo próximo deste nó def get_proximo(self): return self.proximo # retorna True se este nó apontar para outro nó def possui_proximo(self): return self.proximo != None Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada. Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir(): # importa a classe No from no_lista_singularmente_ligada import No # classe ListaLigadaSimples class ListaLigadaSimples: # construtor da classe def __init__(self): self.inicio = None # nó inicial da lista # método que deleta um nó no final de uma lista ligada # este método retorna o nó excluído def remover_final(self): # a lista está vazia? if self.inicio == None: return None else: # vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista removido = self.inicio # a lista possui apenas um nó? if self.inicio.get_proximo() == None: # a lista agora ficará vazia self.inicio = None else: # começamos apontando para o início da lista no_atual = self.inicio no_anterior = self.inicio # enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo while no_atual.get_proximo() != None: # avançamos o nó anterior no_anterior = no_atual # saltamos para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() # na estamos na posição de exclusão removido = no_atual no_anterior.set_proximo(None) # retorna o nó removido return removido # método que permite inserir um novo nó no início da lista def inserir_inicio(self, info): # cria um novo nó contendo a informação e que # não aponta para nenhum outro nó novo_no = No(info, None) # a lista ainda está vazia? if self.inicio == None: # o novo nó será o início da lista self.inicio = novo_no else: # o novo nó aponta para o início da lista novo_no.set_proximo(self.inicio) # o novo nó passa a ser o início da lista self.inicio = novo_no # método que permite exibir todos os nós da lista # ligada simples (lista singularmente encadeada) def exibir(self): # aponta para o início da lista no_atual = self.inicio # enquanto o nó não for nulo while no_atual != None: # exibe o conteúdo do nó atual print(no_atual.get_info()) # pula para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final(): # importa a classe ListaLigadaSimples from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples # método principal def main(): # cria uma nova lista encadeada simples lista = ListaLigadaSimples() print("Insere o valor 12 no início da lista") lista.inserir_inicio(12) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 30 no início da lista") lista.inserir_inicio(30) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 27 no início da lista") lista.inserir_inicio(27) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Remove um nó no final da lista") removido = lista.remover_final() if removido == None: print("Não foi possível remover. Lista vazia") else: print("Nó removido:", removido.get_info()) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Insere o valor 12 no início da lista Conteúdo da lista: 12 Insere o valor 30 no início da lista Conteúdo da lista: 30 12 Insere o valor 27 no início da lista Conteúdo da lista: 27 30 12 Remove um nó no final da lista Nó removido: 12 Conteúdo da lista: 27 30 |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
C# Windows Forms para iniciantes - Como limpar todo o conteúdo de um controle TextBox via códigoQuantidade de visualizações: 17324 vezes |
Em algumas situações nós precisamos limpar uma caixa de texto TextBox via código, ou seja, enquanto a aplicação C# Windows Forms já estiver executando. Para isso só precisamos efetuar uma chamada ao método Clear() da classe TextBoxBase, superclasse da classe TextBox. Veja um trecho de código no qual limpamos todo o conteúdo de um controle TextBox com o nome textBox1: private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Clear(); } |
Python ::: wxPython ::: Formulários e Janelas |
Python wxPython - Como criar janelas GUI em Python usando a classe wx.Frame do wxPythonQuantidade de visualizações: 10261 vezes |
Em wxPython, um frame é o nome dado ao que o usuário do programa geralmente chama de "janela". Um frame é um contâiner que o usuário pode mover livremente na tela, e que geralmente inclui artifícios tais como uma barra de títulos, uma barra de menus, e sinalizadores de redimensionamento nas bordas e cantos. A classe wx.Frame é a classe pai de todos os frames em wxPython.Há também algumas subclasses especializadas de wx.Frame que podemos usar em nossos programas. Quando fazemos subclasse de wx.Frame, o método __init__() de nossa classe deverá chamar o construtor da classe pai wx.Frame.__init__(). A assinatura deste construtor é assim: wx.Frame(parent, id=-1, title="", pos=wx.DefaultPosition, size=wx.DefaultSize, style=wx.DEFAULT_FRAME_STYLE, name="frame") Veja a seguir alguns parâmetros importantes do construtor __init__() da classe wx.Frame:
Veja a seguir um modo muito comum de se chamar o construtor __init__() da classe wx.Frame: import wx class MinhaJanela(wx.Frame): def __init__(self): super().__init__(parent=None, title="Minha Janela", size=(350, 250)) self.Show() if __name__ == '__main__': app = wx.App() minhaJanela = MinhaJanela() app.MainLoop() Este código vai gerar a janela mostrada na figura abaixo: ![]() |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila C# para iniciantes - Como escrever um laço for infinito em C#Quantidade de visualizações: 8862 vezes |
A linguagem C# permite a criação de laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste de condição de parada e incremento ou decremento da variável de controle. Veja um exemplo:using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { for (; ; ) { Console.Write("Digite um número inteiro " + "(-1 para sair): "); int valor = int.Parse(Console.ReadLine()); // testa se o valor lido é -1. Se for pára // o laço if (valor == -1) break; // exibe o valor lido Console.WriteLine("Valor lido: {0}", valor); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Digite um número inteiro (-1 para sair): 54 Valor lido: 54 Digite um número inteiro (-1 para sair): 23 Valor lido: 23 Digite um número inteiro (-1 para sair): 90 Valor lido: 90 Digite um número inteiro (-1 para sair): -1 Pressione uma tecla para sair... Veja como usamos a instrução break para sair do laço caso o valor lido seja -1. Observe ainda o uso do método Parse() da classe Int32 para converter a string digitada pelo usuário em um valor do tipo int. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculasQuantidade de visualizações: 7836 vezes |
A linguagem C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra, frase ou texto em maiúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos em C padrão é a função: int toupper(int c); maiúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtoupper(). Veja a listagem logo abaixo (uma boa oportunidade para praticar ponteiros em C): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void strtoupper(char *string){ while(*string){ *string = toupper(*string); string++; } } int main(int argc, char *argv[]) { char frase[] = "Programando em C"; printf("Frase normal: %s\n", frase); strtoupper(frase); printf("Em letras maiusculas: %s\n\n", frase); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Frase normal: Programando em C Em letras maiusculas: PROGRAMANDO EM C |
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![]() Osmar J. Silva
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
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![]() José de Angelis
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Programador Freelancer WhatsApp +55 (062) 98243-1195 Goiânia-GO Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
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