Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguidaQuantidade de visualizações: 947 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguida o método deverá dividir o resultado, ou seja, o produto, por 2, e, finalmente, retornar o resto de uma divisão inteira desse resultado pelo número 7. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor inteiro: 18 Informe o segundo valor inteiro: 19 O resultado é: 3 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar dois números inteiros
System.out.print("Informe o primeiro valor inteiro: ");
int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o segundo valor inteiro: ");
int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos obter o resultado de uma chamada à função calcular()
int resultado = calcular(a, b);
System.out.println("O resultado é: " + resultado);
}
public static int calcular(int a, int b){
// primeiro multiplicamos as duas variáveis
int produto = a * b;
// agora dividimos o produto por 2
int temp = produto / 2;
// agora obtemos o módulo do resultado por 7
int resultado = temp % 7;
// e retornamos o valor calculado
return resultado;
}
}
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Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups |
Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 408 vezes |
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O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário. Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial. O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa. Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit. Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo:
# faz o import necessário
from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType
# precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell
__window__.Hide()
# agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos
# uma Reference
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo")
selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo")
# obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função
# GetElement() do objeto Document
grupo = doc.GetElement(selecionado)
# vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
# desenho do Revit
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto")
ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo")
# criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do
# grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário
transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo")
# iniciamos a transação
transacao.Start()
# copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no
# ponto indicado
doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType)
# fechamos a transação
transacao.Commit()
# e mostramos o resultado
TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso")
# depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do
# Revit Python Shell novamente
__window__.Show()
__window__.Topmost = True
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Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em Java - Como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada em JavaQuantidade de visualizações: 8347 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada. A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):
// classe No
public class No{
public int valor;
public No proximo;
}
// fim da classe No
Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no final quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código para a lista singularmente ligada (Lista.java):
public class Lista {
No inicio, fim; // início e fim da lista
// método que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
public void exibir() {
// vamos obter uma referência ao início da lista
No no = inicio;
if (no != null) { // a lista não está vazia
while (no != null) { // enquanto a lista não estiver vazia
System.out.println(no.valor);
no = no.proximo; // pula para o nó seguinte
}
}
else {
System.out.println("A lista está vazia\n\n");
}
}
// método que permite inserir nós no
// final da lista.
// veja que o método recebe o valor a ser
// armazenado em cada nó
public void inserirFinal(int v) {
No novo = new No(); // cria um novo nó
novo.valor = v;
// é o nó no final, portanto não deverá apontar para nenhum
// outro nó
novo.proximo = null;
// verifica se a lista está vazia
if (inicio == null) {
// novo aponta para o novo nó
inicio = novo;
// final deve apontar para o novo nó também
fim = novo;
}
else { // não está vazia....vamos inserir o nó no final da lista
// o campo próximo do último nó aponta para o nó recém-criado
fim.proximo = novo;
// o campo fim aponta para o novo nó...o campo inicio permanece igual
fim = novo;
}
}
}
Compile as classes No.java e Lista.java e vamos escrever um aplicativo de teste (Main.java):
public class Main {
public static void main(String[] args) {
// vamos criar uma nova lista
Lista lista = new Lista();
// vamos inserir quatro valores no
// finalo da lista
lista.inserirFinal(45);
lista.inserirFinal(3);
lista.inserirFinal(98);
lista.inserirFinal(17);
// exibe os valores na lista
lista.exibir();
}
}
Ao executar o aplicativo teremos o seguinte resultado: 45 3 98 17 |
QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais |
Como carregar um shapefile no QGIS usando o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS APIQuantidade de visualizações: 650 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API para carregar um arquivo shapefile no QGIS e adicioná-lo como uma nova camada. O primeiro passo é fornecer a localização do arquivo shapefile (.shp), o nome para a nova camada e um data provider, que nesse caso é ogr. Depois de obtido o objeto QgsVector nós efetuamos uma chamada à função isValid() para verificar se a camada é válida. Esse procedimento deve ser sempre usado, pois assegura que os dados são válidos antes de continuar com a execução do código. Para finalizar nós usamos a função addMapLayer() do objeto QgsProject para adicionar a nova camada à coleção de camadas e a exibimos no mapa. Veja o código PyQGIS completo para o exemplo:
# vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local
# do nosso shapefile
camada = QgsVectorLayer("C:\\dados\\GO_Municipios_2022.shp",
"Municípios Estado de Goiás", "ogr")
# vamos testar se a camada é válida
if not camada.isValid():
print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name())
else:
# vamos adicionar a camada à relação de camadas
QgsProject.instance().addMapLayer(camada)
Ao executarmos esse código PyQGIS no QGIS nós temos como resultado um mapa do Estado de Goiás com os seus 246 municípios. |
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