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Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais

Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catch

Quantidade de visualizações: 40194 vezes
A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:

try{
  // código que pode provocar erros
}
catch(Tipo_Exceção nome){
  // tratamento do erro
}

A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch.

Vamos ver um exemplo do uso de try...catch:

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    try{
      DataInputStream in = new DataInputStream(
        new BufferedInputStream(
          new FileInputStream("conteudo.txt")));
        
      while(in.available() != 0)
        System.out.print((char) in.readByte());
    } 
    catch(IOException e){
      System.out.print(e.getMessage());
    }

    System.exit(0);
  }
}  

Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações.

Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro.

Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String palavra = "Java";    

    Scanner in = new Scanner(System.in);
    
    System.out.print("Informe um inteiro: ");
    int indice = in.nextInt();

    try{
      System.out.println("O caractere no índice " + 
        "informado é " + palavra.charAt(indice));
    }
    catch(StringIndexOutOfBoundsException e){
      System.out.println("Erro:" + e.getMessage());
    }
  }
}

Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado.


Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython

Como definir o texto de um wx.Button do wxPython em tempo de execução usando a função SetLabel()

Quantidade de visualizações: 6894 vezes
O texto (rótulo) de um wx.Button do wxPython pode ser definido em tempo de execução com uma chamada ao método SetLabel(). Este método recebe uma string contendo o novo texto do botão.

Veja um exemplo wxPython completo:

# vamos importar a biblioteca wxPython
import wx

# a classe que representa a aplicação wxPython
class Janela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Usando wx.Button", size=(350, 200))
    
    # Cria um painel
    panel = wx.Panel(self)

    # Cria um botão e o adiciona no painel
    self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", 
      pos=(10, 10), size=(100, 25))

    # Anexa um evento ao botão
    self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn)

  # Método que será chamado ao clicar o botão
  def OnBtnClick(self, event):
    # novo texto do botão
    novo_texto = "Fui clicado!"
    
    # altera o texto do botão
    self.btn.SetLabel(novo_texto)

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = Janela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()



Android Java ::: android.widget ::: Toast

Como usar a classe Toast em suas aplicações Android

Quantidade de visualizações: 10355 vezes
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK:

java.lang.Object 
   android.widget.Toast 

Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:

package arquivo.estudos;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;

public class EstudosActivity extends Activity
{
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
    {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
        
        Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);         
        button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){             
           public void onClick(View v) {                 
              Toast.makeText(EstudosActivity.this, 
        	 "Bem-vindo à minha aplicação Android", 
        	 Toast.LENGTH_SHORT).show();             
           }         
        });
    }
}

O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:

<Button 
    android:id="@+id/btn"
    android:layout_height="wrap_content"     
    android:layout_width="wrap_content"     
    android:text="Clique" />

Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string C++ usando uma função substituir_string() personalizada

Quantidade de visualizações: 10739 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito das funções empty(), size(), find(), replace() e length() da classe String do C++ para escrever uma função substituir_string() personalizada que nos permite substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

// função personalizada para substituir todas as ocorrências
// de uma substring em uma string
void substituir_string(string& str, const string de, 
  const string para){
  
  // variáveis auxiliares
  int i = 0, indice;
  
  // a string está vazia?
  if(str.empty()){
    str = de;
    return;
  }
  
  // fazemos as substituições da substring
  while(i < str.size()){
    indice = str.find(de, 0);
    
    if(indice >= 0){ 
      str.replace(indice, de.length(), para);
    }
    else{
      return;
    }
	
    i++;
  }
}

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string
  string frase = "Java? Gosto de Java, Java!";
  cout << "A frase original é: " << frase << endl;	
	
  // Substitui as ocorrências de "Java" por "PHP"
  substituir_string(frase, "Java", "PHP"); 
	 
  // e mostramos o resultado	 
  cout << "Depois da substituição: " << frase << endl; 
	 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é Java? Gosto de Java, Java!
Depois da substituição: PHP? Gosto de PHP, PHP!


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