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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear arquivos e diretórios em C++ usando a função MoveFile() da API do Windows

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A função MoveFile() da API do Windows pode ser usada quando precisamos renomear um arquivo ou diretório. Veja seu protótipo:

BOOL WINAPI MoveFile(
  LPCTSTR lpExistingFileName,
  LPCTSTR lpNewFileName
);


Note que só precisamos fornecer o nome atual e o novo nome do arquivo ou diretório que queremos renomear. Se houver algum erro ao renomear o arquivo ou diretório, a função MoveFile() retornará o valor 0 (zero). Se a operação for efetuada com sucesso, um valor diferente de 0 (zero) será retornado. É sempre uma boa idéia usar a função GetLastError() para retornar o código do erro em caso de falha.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um arquivo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do arquivo
  CHAR nome_atual[] = "C:\\testes.txt";
  // novo nome do arquivo
  CHAR nome_novo[] = "C:\\novo.txt";
  
  // vamos renomear o arquivo
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o arquivo: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Aqui nós estamos alterando o nome do arquivo testes.txt para novo.txt. Os possíveis erros nesta operação são:

a) ERROR_FILE_NOT_FOUND - Ocorre quando o arquivo fornecido como primeiro argumento para a função MoveFile() não existe. O código para este erro é 2 e a mensagem em português é "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado (The system cannot find the file specified)".

b) ERROR_ALREADY_EXISTS - Ocorre quando o arquivo fornecido como segundo argumento para a função MoveFile() já existe. O código para este erro é 183 e a mensagem em português é "Não é possível criar um arquivo já existente (Cannot create a file when that file already exists)".

Veja agora um trecho de código no qual renomeamos um diretório:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do diretório
  CHAR nome_atual[] = "C:\\imagens";
  // novo nome do diretório
  CHAR nome_novo[] = "C:\\imagens2";
  
  // vamos renomear o diretório
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Diretório renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o diretório: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular o tempo de queda livre de um corpo dada a altura da queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 3185 vezes
Galileu Galilei fez experimentos para comprovar que o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa. Esse importante estudioso abandonava objetos de massas diferentes do alto da torre de Pisa e verificava que o tempo para atingirem o solo sempre era o mesmo para todos os casos.

No Movimento Uniformemente Variado (MUV), o tempo de queda livre de um corpo, quando temos a altura na qual o objeto é abandonado, pode ser calculado por meio da fórmula:

\[ \text{t} = \sqrt{\frac{\text{2} \cdot \text{H}}{\text{g}}} \]

Onde:

t ? tempo da queda (em segundos).

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

g ? aceleração da gravidade (m/s2).

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Um tijolo é largado de uma construção há 10 metros de altura. Calcule o tempo de sua queda, ou seja, o tempo imediatamente antes de o corpo (o tijolo) tocar o chão.

Veja que temos a altura de 10 metros e já sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665. Assim, tudo que temos que fazer é jogar esses valores na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // altura da queda
  float altura = 10; // em metros
  
  // vamos calcular o tempo da queda (em segundos)
  float tempo_queda = sqrt((2 * altura) / gravidade);
  
  // mostramos o resultado
  printf("O tempo da queda livre é: %f segundos",
    tempo_queda);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

O tempo da queda livre é: 1.428087 segundos.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit

Como obter a quantidade de caracteres no texto de um TEdit do Delphi usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH

Quantidade de visualizações: 11328 vezes
Em algumas ocasiões gostaríamos de obter o tamanho do texto de um TEdit usando apenas as funções da API do Windows. Para isso podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXTLENGTH.

A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura em C/C++:

LRESULT SendMessage(          
  HWND hWnd,
  UINT Msg,
  WPARAM wParam,
  LPARAM lParam
);

No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal:

// Protótipo
{$EXTERNALSYM SendMessage}
function SendMessage(hWnd: HWND; Msg: UINT; wParam: WPARAM; 
  lParam: LPARAM): LRESULT; stdcall;

// Implementação
function SendMessage; external user32 name 'SendMessageW';

Quando usamos a mensagem WM_GETTEXTLENGTH para obter a quantidade de caracteres no texto de um TEdit, o retorno da função SendMessage() é um valor inteiro contendo a quantidade de caracteres na caixa de texto. Os parâmetros wParam e lParam não são usados, ou seja, podemos fornecer o valor 0 para os mesmos. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  tamanho: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de caracteres na caixa de texto
  tamanho := SendMessage(Edit1.Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('O edit contém ' + IntToStr(tamanho) + ' caracteres.');
end;

Ao executar este exemplo teremos uma mensagem com um conteúdo parecido com:

O edit contém 10 caracteres.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de uma substring em uma string Python usando a função count()

Quantidade de visualizações: 10446 vezes
Em várias ocasiões nós precisamos obter a quantidade de vezes que parte de uma palavra é encontrada em outra palavra, frase ou texto, ou seja, uma substring dentro de uma string. Para isso nós podemos usar o método count() da linguagem Python. Veja sua assinatura:

count(substring[, início[, fim]])
Se o início for definindo, a busca inicia a partir do índice informado (começando em 0). Se o argumento fim for informado, então a busca começa em ínicio e termina no índice fim.

Veja um código Python completo para este exemplo:

# função principal do programa
def main():
  frase = "Gosto de Python porque Python é muito bom"
 
  # conta as ocorrências de "Python"
  print("\"Python\" ocorreu", frase.count("Python"), "vezes.")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

"Python" ocorreu 2 vezes.


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