C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 8512 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos verificar o estado da tecla Num Lock (que ativa ou desativa o teclado numérico), ou seja, precisamos saber se ela está ou não ativada. Em C# isso pode ser feito de duas formas: 1) A forma mais simples, oferecida no .NET Framework a partir da versão 2.0; 2) Usando código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Vamos começar com a forma mais fácil, disponível no .NET Framework a partir da versão 2.0:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
if(Control.IsKeyLocked(Keys.NumLock)){
MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
}
else{
MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
}
}
Aqui nós usamos o método IsKeyLocked() da classe Control e fornecemos como argumento a constante NumLock, da enumeração Keys. A segunda forma consiste em usar código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Para isso devemos seguir os seguintes passos: a) Adicionar using System.Runtime.InteropServices; na seção de importações. b) Adicionar o código abaixo no corpo da classe, como um método:
// Função com código não gerenciado que obtém o estado de uma
// determinada tecla
[DllImport("user32.dll", CharSet = CharSet.Auto, ExactSpelling = true,
CallingConvention = CallingConvention.Winapi)]
public static extern short GetKeyState(int keyCode);
c) Adicione o código abaixo no evento Click de um botão:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o estado da tecla Num Lock como um boolean
bool NumLock = (((ushort)GetKeyState(0x90)) & 0xffff) != 0;
// vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
if(NumLock){
MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
}
else{
MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
}
}
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Java ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Java Avançado - Como listar o conteúdo de um diretório recursivamenteQuantidade de visualizações: 2 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar recursividade (recursão) para listar todo o conteúdo de um diretório. Este é um exercício para melhorar o seu entendimento de funções recursivas em Java. Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.io.*;
import java.util.*;
public class Estudos {
static int indentLevel = -1;
public static void main(String[] args) {
listPath(new File("c:\\estudos_c"));
}
static void listPath(File path) {
File files[];
indentLevel++;
files = path.listFiles();
Arrays.sort(files);
for (int i = 0, n = files.length; i < n; i++) {
for (int indent = 0; indent < indentLevel; indent++) {
System.out.print(" ");
}
System.out.println(files[i].getName());
if(files[i].isDirectory()) {
listPath(files[i]);
}
}
indentLevel--;
}
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:
DICA.txt
estudos
.vs
estudos
v16
.suo
Browse.VC.db
ipch
AutoPCH
1dcb307edee5acf8
ORIGEM.ipch
Debug
estudos.exe
estudos.exe.recipe
estudos.ilk
estudos.log
estudos.pdb
estudos.tlog
CL.command.1.tlog
CL.read.1.tlog
CL.write.1.tlog
estudos.lastbuildstate
link.command.1.tlog
link.read.1.tlog
link.write.1.tlog
estudos.vcxproj.FileListAbsolute.txt
Origem.obj
vc142.idb
vc142.pdb
estudos.sln
estudos.vcxproj
estudos.vcxproj.filters
estudos.vcxproj.user
Origem.cpp
Estudos_C.dev
Estudos_C.exe
Estudos_C.layout
main.c
main.o
Makefile.win
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C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar a quantidade de elementos em um vector do C++ usando a função size()Quantidade de visualizações: 7436 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, a quantidade de elementos contidos em um container vector da STL (Standard Template Library). Isso pode ser feito por meio da função-membro size(). Veja sua assinatura:size_type size() const; Aqui size_type é um tipo integral sem sinal. Veja um exemplo no qual obtemos a quantidade de elementos atualmente no vector:
#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <vector>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// um vector vazio que conterá inteiros
vector<int> valores;
// vamos inserir três elementos
valores.push_back(54);
valores.push_back(13);
valores.push_back(87);
// vamos obter a quantidade de elementos no vector
int quant = valores.size();
// exibe o resultado
cout << "O vector contém " << quant << " elementos." << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O vector contém 3 elementos. Note que o número de elementos em um vector é diferente de sua capacidade. Um vector pode ter uma capacidade de 10 elementos mas conter apenas 3 elementos no momento. A capacidade de um vector é aumentado automaticamente à medida que novos elementos são adicionados. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C# - Como criar uma classe C# e usar new para criar novas instâncias da mesmaQuantidade de visualizações: 16445 vezes |
Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe C# e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.cs):
public class Pessoa{
public String nome;
public int idade;
}
Salve o código como Pessoa.cs. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome:
static void Main(string[] args){
// cria um objeto da classe Pessoa
Pessoa p = new Pessoa();
p.nome = "Osmar J. Silva";
Console.WriteLine(p.nome);
}
Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução: Pessoa p = new Pessoa(); Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em C#. |
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