Django ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como criar um novo projeto Django usando o comando django-admin startproject

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Quando estamos desenvolvendo aplicações web usando o framework Django do Python, é comum encontrarmos os termos projetos e aplicações. Um projeto é uma instalação do Django com algumas configurações específicas, enquanto uma aplicação (ou app) é um conjunto de models, views, templates e URLs.

Nesta dica mostrarei como criar um novo projeto Django. Para isso usaremos o comando django-admin startproject. Assim, crie um diretório para o seu projeto, entre nela via janela de terminal e dispare o seguinte comando:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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c:\>cd c:\estudos_python
c:\estudos_python>django-admin startproject estudos

Note que criei um projeto chamado "estudos" dentro do diretório "c:\estudos_python". Veja agora os arquivos que a ferramenta django-admin criou para nós:

estudos/
  manage.py
  estudos/
    __init__.py
    asgi.py
    wsgi.py
    settings.py
    urls.py


O arquivo manage.py é um utilitário de linha comando que usamos para interagir com o nosso projeto. Este arquivo, que serve como um wrapper para a ferramenta django-admin.py, não precisa ser editado.

O arquivo __init__.py, já dentro do diretório do projeto, é um arquivo vazia que informa ao Python para tratar o diretório "estudos" como um módulo Python.

O arquivo settings.py serve para definirmos ajustes e configurações para o nosso projeto. Ele contém as configurações iniciais, tais como LANGUAGE_CODE, DATABASES, TEMPLATES, ALLOWED_HOSTS, DEBUG, etc.

O arquivo urls.py é o local qual ficamos os padrões de URL. Cada URL deste arquivo é mapeada para uma view (página de apresentação).

O arquivo wsgi.py contém as configurações para rodarmos o nosso projeto como uma aplicação Web
Server Gateway Interface (WSGI).

Para finalizar, o arquivo asgi.py contém as configurações para rodarmos o nosso projeto como ASGI. Este é um padrão recente para servidores web e aplicações assíncronas.

Agora que o projeto já foi criado, para rodar ele no navegador, basta entrar no diretório principal e disparar o comando abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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c:\estudos_python>cd estudos
c:\estudos_python\estudos>python manage.py runserver

Se tudo correr bem, abra seu navegador na URL http://127.0.0.1:8000 e você verá seu projeto Django em execução. Em mais dicas do site você verá como criar aplicações Django dentro do seu projeto.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem C

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A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão.

Para isso usaremos a seguinte fórmula:

\[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \]

Onde:

g ? aceleração da gravidade (m/s2)

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão?

Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // altura da queda (em metros)
  int altura = 5; // em metros
  // velocidade da queda em metros por segundo
  float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura);
  // velocidade da queda em km/h
  float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s",
    velocidade_m_s);
  printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h",
    velocidade_km_h);
	  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s
A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h

Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2.


LISP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a área de um círculo em LISP dado o raio do círculo

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A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:



Sendo assim, temos a seguinte fórmula:



Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo.

O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio.

Veja agora um código Common Lisp completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio:

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; Vamos definir as variáveis que vamos
; usar no programa
(defvar raio)
(defvar area)

; Este o programa principal
(defun AreaCirculo()
  ; Vamos ler o raio do círculo
  (princ "Informe o raio do círculo: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável raio
  (setq raio (read))
  
  ; calcula a área do círculo
  (setq area (* pi (expt raio 2)))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "A área do círculo de raio ~F é ~F" raio
    area)
)

; Auto-executa a função AreaCirculo()
(AreaCirculo)

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 5
A area do círculo de raio 5 é igual a 78.539816

A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência.


C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como inserir um item em uma determinada posição da ListBox do C# Windows Forms usando o método Insert()

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Em algumas situações nós gostaríamos de adicionar um novo item a uma ListBox do C# Windows Forms e indicar a posição (índice) na qual ela deverá ficar. Para isso podemos usar a função Insert() do objeto Items da ListBox.

O método Insert() recebe o índice no qual o elemento será inserido e o item a ser inserido. Veja um exemplo de seu uso no trecho de código a seguir:

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private void button2_Click(object sender, EventArgs e)
{
  // insere um item na terceira posição
  listBox1.Items.Insert(2, "Fortaleza");
}

Se o índice fornecido para o método Insert() não estiver dentro da faixa de índices válidos para os elementos da ListBox, uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException será atirada:

System.ArgumentOutOfRangeException
HResult=0x80131502
Message=InvalidArgument=Value '20' não é um valor válido para 'index'.
Parameter name: index
Source=System.Windows.Forms
StackTrace:
em System.Windows.Forms.ListBox.ObjectCollection.Insert(Int32 index, Object item)


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