Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais |
Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catchQuantidade de visualizações: 40194 vezes |
A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:
try{
// código que pode provocar erros
}
catch(Tipo_Exceção nome){
// tratamento do erro
}
A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch. Vamos ver um exemplo do uso de try...catch:
import java.io.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
try{
DataInputStream in = new DataInputStream(
new BufferedInputStream(
new FileInputStream("conteudo.txt")));
while(in.available() != 0)
System.out.print((char) in.readByte());
}
catch(IOException e){
System.out.print(e.getMessage());
}
System.exit(0);
}
}
Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações. Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro. Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException:
import java.util.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String palavra = "Java";
Scanner in = new Scanner(System.in);
System.out.print("Informe um inteiro: ");
int indice = in.nextInt();
try{
System.out.println("O caractere no índice " +
"informado é " + palavra.charAt(indice));
}
catch(StringIndexOutOfBoundsException e){
System.out.println("Erro:" + e.getMessage());
}
}
}
Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado. |
Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython |
Como definir o texto de um wx.Button do wxPython em tempo de execução usando a função SetLabel()Quantidade de visualizações: 6894 vezes |
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O texto (rótulo) de um wx.Button do wxPython pode ser definido em tempo de execução com uma chamada ao método SetLabel(). Este método recebe uma string contendo o novo texto do botão. Veja um exemplo wxPython completo:
# vamos importar a biblioteca wxPython
import wx
# a classe que representa a aplicação wxPython
class Janela(wx.Frame):
def __init__(self):
wx.Frame.__init__(self, None, -1,
"Usando wx.Button", size=(350, 200))
# Cria um painel
panel = wx.Panel(self)
# Cria um botão e o adiciona no painel
self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui",
pos=(10, 10), size=(100, 25))
# Anexa um evento ao botão
self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn)
# Método que será chamado ao clicar o botão
def OnBtnClick(self, event):
# novo texto do botão
novo_texto = "Fui clicado!"
# altera o texto do botão
self.btn.SetLabel(novo_texto)
if __name__ == "__main__":
app = wx.App()
janela = Janela()
janela.Show(True)
app.MainLoop()
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Android Java ::: android.widget ::: Toast |
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 10355 vezes |
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Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK: java.lang.Object android.widget.Toast Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:
package arquivo.estudos;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;
public class EstudosActivity extends Activity
{
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
{
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);
button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
public void onClick(View v) {
Toast.makeText(EstudosActivity.this,
"Bem-vindo à minha aplicação Android",
Toast.LENGTH_SHORT).show();
}
});
}
}
O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:
<Button
android:id="@+id/btn"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_width="wrap_content"
android:text="Clique" />
Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string C++ usando uma função substituir_string() personalizadaQuantidade de visualizações: 10739 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito das funções empty(), size(), find(), replace() e length() da classe String do C++ para escrever uma função substituir_string() personalizada que nos permite substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string. Veja o código C++ completo para o exemplo:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
// função personalizada para substituir todas as ocorrências
// de uma substring em uma string
void substituir_string(string& str, const string de,
const string para){
// variáveis auxiliares
int i = 0, indice;
// a string está vazia?
if(str.empty()){
str = de;
return;
}
// fazemos as substituições da substring
while(i < str.size()){
indice = str.find(de, 0);
if(indice >= 0){
str.replace(indice, de.length(), para);
}
else{
return;
}
i++;
}
}
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos criar uma string
string frase = "Java? Gosto de Java, Java!";
cout << "A frase original é: " << frase << endl;
// Substitui as ocorrências de "Java" por "PHP"
substituir_string(frase, "Java", "PHP");
// e mostramos o resultado
cout << "Depois da substituição: " << frase << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase original é Java? Gosto de Java, Java! Depois da substituição: PHP? Gosto de PHP, PHP! |
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