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Estruturas de Dados em Java - Como retornar a quantidade de nós em uma lista singularmente ligada usando Java

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Em algumas situações precisamos obter a quantidade de nós em uma lista singularmente ligada. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Aqui estou assumindo que você criou uma lista singularmente ligada que possui dois nós gerenciadores, ou seja, uma referência para o primeiro nó na lista e uma referência para o último nó.

Veja o código para um método que retorna a quantidade de nós na lista:

// método que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
public int tamanho() {
  int tam = 0; // representa a quantidade de nós na lista

  // vamos obter uma referência ao início da lista
  No no = inicio;
......


Veja como podemos chamar este nó a partir da classe principal da aplicação (Main.java):

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar uma nova lista
    Lista lista = new Lista();

    // insira alguns nós no início ou no final
......


Ao executar a aplicação você terá um resultado parecido com:

A lista possui 4 nós.

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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de uma matriz e exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativos

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Exercícios Resolvidos de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de uma matriz e exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativos

Pergunta/Tarefa:

Considere a seguinte matriz de inteiros:

// uma matriz de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {-3, 9, 12, -34, -2, 20, 10};


Escreva um programa C que usa um laço for para percorrer todos os elementos desta matriz e exibir a soma dos valores positivos e a quantidade de valores negativos. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores positivos é: 51
A quantidade de valores negativos é: 3


Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // uma matriz de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {-3, 9, 12, -34, -2, 20, 10};
    
  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores positivos
  int soma_positivos = 0;

  // agora uma variável para receber a quantidade de valores negativos
  int quant_negativos = 0;
  
  int i;

  // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos
  // da matriz
  for(i = 0; i < 7; i++){
......



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms

Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#

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Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#.

Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo:



Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual.

Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create().

Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo.

Eis a listagem do código C#:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Windows.Forms;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal();
      janela.uidoc = this.ActiveUIDocument;
      janela.ShowDialog();
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
    this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
    this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
  
  // classe para representar o formulário
  public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form {
    public UIDocument uidoc;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY0;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX1;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY1;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1;
    
    // construtor da classe
    public JanelaPrincipal() {
      this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela 
      this.Width = 390; // largura da janela
      this.Height = 240; // altura da janela
      // define a posição atual da janela
      this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen;
      
      // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto
      Label label1 = new Label();
      label1.Text = "X Inicial:";
      label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20);
      label1.Height = 15;
      label1.Width = 80;

      Label label2 = new Label();
      label2.Text = "Y Inicial:";
      label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20);
      label2.Height = 15;
      label2.Width = 80;
      
      Label label3 = new Label();
      label3.Text = "Z Inicial:";
      label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20);
      label3.Height = 15;
      label3.Width = 80;
      
      txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40);
      txtX0.Width = 80;
      txtX0.Height = 15;
      
      txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40);
      txtY0.Width = 80;
      txtY0.Height = 15;
      
      txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40);
      txtZ0.Width = 80;
      txtZ0.Height = 15;
      
      Label label4 = new Label();
      label4.Text = "X Final:";
      label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80);
......


Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência.


Laravel ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Primeiros passos no Laravel? Como escrever sua primeira aplicação usando rotas e views - Tutorial básico de Laravel

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Primeiros passos no Laravel? Como escrever sua primeira aplicação usando rotas e views

Entre as perguntas mais frequentes que recebemos estão: Como aprendo Laravel? Onde encontro instruções para criar minha primeira aplicação Laravel? Existe algum tutorial básico de Laravel? Por onde começo a aprender Laravel, Tutorial de Laravel, Laravel para iniciantes, exemplos de Laravel, entre outras.

Nesta dica ajudarei você a dar os primeiros passos. Depois é só seguir as nossas dicas e truques de Laravel para começar a escrever aplicações bem interessantes.

O primeiro passo é instalar o Laravel. Se você ainda não o fez, clique aqui e aprenda a instalar o Laravel agora mesmo.

Para esta dica eu mostrarei como criar a aplicação Laravel e executá-la no servidor Apache Web Server que vem junto com a instalação do XAMPP, que inclui também o PHP e o MySQL (ou MariaDB).

Então, com o Laravel devidamente instalado e o XAMPP (na verdade é o servidor Apache Http Server) já rodando, abra uma janela de terminal e vá até o diretório htdocs do XAMPP:

C:\Users\Osmar>cd C:\xampp\htdocs

Dentro dessa pasta, dispare o seguinte comando:

C:\xampp\htdocs>laravel new escola

Se tudo correr bem, você verá uma série de mensagens indicando a criação da aplicação e o download de algumas dependências. Hora de ir pegar um cafezinho, pois essa operação é um pouco demorada mesmo.

A instalação da aplicação já finalizou? Hora de testar. Abra seu navegador no endereço http://localhost/escola/public e você verá o seguinte resultado:



Veja que o Laravel já criou para nós, automaticamente, uma rota para a página inicial da aplicação e já criou também uma view. Vamos começar entendendo como a rota foi criada. Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\escola\routes e abra o arquivo web.php no seu editor favorito. Você verá o seguinte código:

<?php

use Illuminate\Support\Facades\Route;

/*
|-----------------------------------------
| Web Routes
|-----------------------------------------
|
| Here is where you can register web routes for
| your application. These routes are loaded by the
......


Vamos alterar a rota criada automaticamente para a versão abaixo:

Route::get('/', function(){
  return view('pagina_inicial');
......


Note que apenas troquei return view('welcome'); por return view('pagina_inicial');. Agora abra o endereço http://localhost/escola/public novamente. Agora teremos um erro:

InvalidArgumentException
View [pagina_inicial] not found.
http://localhost/escola/public/
pagina_inicial was not found.
Are you sure the view exists and is a .blade.php file?

Isso aconteceu porque não temos uma view chamada pagina_inicial. Vamos criá-la agora. Salve o código abaixo com o nome de pagina_inicial.blade.php no diretório C:\xampp\htdocs\escola\resources\views.

<html>
<head>
  <title>Controle Escolar</title>
</head>
<body>
......


Agora abra o endereço http://localhost/escola/public e teremos o resultado abaixo:



Viu que maravilha? Agora, experimente acrescentar mais uma rota ao web.php:

<?php

use Illuminate\Support\Facades\Route;

Route::get('/', function(){
  return view('pagina_inicial');
......


Abra seu navegador no endereço http://localhost/escola/public/cursos e verá que o Laravel vai reclamar da inexistência da view nossos_cursos.blade.php. Crie essa view e faça o teste novamente. Agora é só criar algo fantástico em Laravel.


JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices)

Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevices

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O método getUserMedia() da interface MediaDevices nos permite acessar as entradas de mídias do usuários, tais como áudio e vídeo. Isso facilita o desenvolvimento de aplicações muito interessantes, a saber, tirar foto usando a webcam, gravar áudio a partir do microfone, gravar vídeo a partir da webcam, etc.

No entanto, antes de usar o MediaStream retornado pelo método getUserMedia(), é importante saber que o usuário deverá dar a sua permissão. Assim, sempre que o método getUserMedia() é chamado, uma janela de informação é mostrada para que o usuário concorde ou não em permitir o acesso às suas mídias.

Veja, por exemplo, como solicitar acesso à webcam/câmera do usuário:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>A interface MediaDevices</title>
  
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  async function obterMediaUsuario(){
    // vamos obter o stream
    var stream = null;
    try{
      stream = await navigator.mediaDevices.getUserMedia({video: true});
      window.alert("A mídia para vídeo foi obtida com sucesso.");
......


Veja que usamos uma função assíncrona para getUserMedia(). Isso é necessário porque esta função retorna uma Promise que, em caso de sucesso, será convertida em um objeto MediaStream. Se o usuário não permitir o acesso, um erro do tipo NotAllowedError ou NotFoundError será retornado.

Alguns navegadores só permitem o uso do método getUserMedia() em ambiente seguro HTTPS ou localhost.

Em mais dicas dessa seção você verá como tirar proveito do MediaStream retornado pela função getUserMedia() e também como tratar melhor os erros retornados.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversa

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

def exibirInverso(valor):
  # sua implementação aqui
Observe que você poderá usar, na resolução, somente os operadores aritméticos. Não é permitido o uso de métodos adicionais ou presentes em classes da linguagem Python.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 932
O valor invertido é: 239
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console:

# método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem
# inversa
def exibirInverso(valor):
  # a parada da recursividade é o valor igual a 0
  if valor != 0:
    print(valor % 10, end ="")
    valor = valor // 10
    exibirInverso(valor) # efetua uma nova chamada recursiva

# método principal
......



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