C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#Quantidade de visualizações: 13350 vezes |
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura // de dois pixels g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), new Point(400, 450)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja: g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450); É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos criar várias coordenadas x e y Point[] coordenadas = {new Point(15, 20), new Point(15, 300), new Point(400, 300), new Point(400, 20), new Point(15, 20)}; // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a // espessura de um pixel g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados short da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 12151 vezes |
O tipo de dados short pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa -32,768 à 32,767. Veja um exemplo:public class Estudos{ static short valor = 30000; public static void main(String args[]){ System.out.println("O valor da variável é: " + valor); System.exit(0); } } Porém, é preciso estar atento a um detalhe muito importante (testado na versão 6 do SDK). Veja o trecho de código seguinte: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ short a = 32; short b = 19; short soma = a + b; System.out.println("O resultado é: " + soma); System.exit(0); } } À primeira vista este código está correto, visto que a soma das variáveis a e b não ultrapassam a faixa do tipo short. Porém, ao tentarmos compilar, temos a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:5: possible loss of precision found : int required: short short soma = a + b; ^ 1 error short a = 32; short b = 19; short soma = (short)(a + b); O tipo de dados short pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: short -> int -> long -> float -> double Se precisarmos converter o tipo short para os tipos char e byte, teremos que lançar mão de uma coerção (cast). Veja: short a = 32; short b = 19; byte soma = (byte)(a + b); |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um diretório existe em C# usando a propriedade Exists da classe DirectoryInfoQuantidade de visualizações: 2 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se um diretório existe em C#, talvez para ler ou gravar dados neste arquivo. Isso pode ser feito por meio da propriedade Exists da classe DirectoryInfo. Esta propriedade retorna um valor true se o diretório existir e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.IO; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens"); // vamos testar se o diretório existe if (dir.Exists) { Console.Write("Diretório existe"); } else { Console.Write("Diretório não existe"); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O diretório existe. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing - Como centralizar a janela JFrame ao abrir a aplicação Java SwingQuantidade de visualizações: 20696 vezes |
Em várias ocasiões nós gostaríamos de centralizar a janela JFrame, ou seja, a janela principal de nossa aplicação Java Swing ao abrir o programa. Para isso nós podemos usar o método setLocationRelativeTo() e fornecer a ele o valor null. Veja como isso pode ser feito no código abaixo: import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Uso da classe JFrame"); setSize(350, 250); setVisible(true); // centraliza a janela setLocationRelativeTo(null); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de um determinado caractere em uma string usando a função strpbrk() da linguagem CQuantidade de visualizações: 16444 vezes |
Podemos facilmente obter quantas vezes um determinado caractere aparece em uma palavra, frase ou texto. Para isso, só precisamos usar a função strpbrk() da linguagem C, que retorna um ponteiro para a primeira ocorrência do caractere que estamos pesquisando. A partir daí só precisamos utilizar um laço para atingir a funcionalidade desejada. Lembre-se de que, se o caractere não for encontrado, um ponteiro nulo NULL será retornado:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { char texto[] = "Gosto muito de C e C++"; char letra[] = "o"; char *pos_atual; int quant = 0; pos_atual = strpbrk(texto, letra); while(pos_atual != NULL){ quant++; pos_atual = strpbrk(pos_atual + 1, letra); } printf("A letra \"%s\" foi encontrada %d vezes\n", letra, quant); system("pause"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A letra "o" foi encontrada 3 vezes Pressione qualquer tecla para continuar... |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o índice da primeira ocorrência de uma substring em uma string C# usando o método IndexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 7916 vezes |
Este trecho de código mostra como obter o índice da primeira ocorrência de uma substring em uma string. Se a substring não for encontrada, o valor -1 é retornado. Note que o método IndexOf() da classe String recebe a substring a ser pesquisada e retorna o índice de sua primeira ocorrência (começando sempre em 0). Além disso, este método diferencia maiúsculas de minúsculas. Veja o código para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de Java e C#"; // obtém o índice da primeira ocorrência int pos = frase.IndexOf("de"); if (pos != -1) { Console.WriteLine("A substring foi encontrada" + " na posição " + pos); } else { Console.WriteLine("A substring não foi encontrada"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A substring foi encontrada na posição 6 |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como abrir outros formulários de sua aplicação C# Windows Forms a partir do formulário principalQuantidade de visualizações: 33041 vezes |
Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes de meus visitantes. Sendo assim, vou detalhar passo-a-passo como você poderá abrir outros formulários a partir do formulário principal da aplicação. Assumindo que você já tenha criado o formulário principal, siga estes passos para criar um novo formulário (Visual C# 2005 ou 2008): a) Vá no menu Project -> Add Windows Form. O novo Form já aparecerá selecionado. Dê um nome a ele, por exemplo, "NovoForm.cs" e clique o botão Add; b) Coloque os controles que desejar no novo formulário e salve tudo; c) Volte no formulário principal e adicione o código abaixo no evento Click de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos criar o novo formulário e exibí-lo NovoForm nf = new NovoForm(); nf.Show(); } Execute e veja o resultado. Note, contudo, que se clicarmos no formulário principal com o segundo formulário ainda aberto, veremos que o primeiro sobrepõe o segundo. Isso acontece porque abrimos o novo formulário como não modal. Em algumas aplicações este pode não ser o comportamento esperado. Continue seguindo minhas dicas para aprender a diferença entre formulários modais e não modais em Windows Forms e C#. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 38000 vezes |
Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas. Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe. O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo: class Pedido{ public List obterProdutos(){ // monta uma lista de produtos // pertecentes a este pedido return lista; } } A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente. |
Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como testar o tipo de uma variável em Ruby usando a função classQuantidade de visualizações: 9318 vezes |
Em algumas ocasiões precisamos retornar o tipo de uma variável (String, FixNum, Float, etc) em Ruby, Isso pode ser feito por meio do uso do método class Object. Veja:# vamos definir uma variável do tipo inteiro valor = 265 # obtemos o tipo da variável valor tipo = valor.class # exibimos o resultado puts "A variável é do tipo " + tipo.to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A variável é do tipo Integer |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 376 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Random; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int numero_magico, palpite, tentativas = 0; boolean acertou = false; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos sortear o número entre 0 e 500 Random rand = new Random(); numero_magico = rand.nextInt(501); // um laço que repete enquanto o usuário não // acertar o número mágico while (!acertou) { System.out.print("Adivinhe o número mágico: "); palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // registra essa tentativa tentativas = tentativas + 1; // o usuário acertou o número mágico? if (palpite == numero_magico) { System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas."); // mostra a classificação do usuário if (tentativas <= 3) { System.out.println("Classificação: Muito Sortudo"); } else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) { System.out.println("Classificação: Sortudo"); } else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) { System.out.println("Classificação: Normal"); } else { System.out.println("Classificação: Tente Novamente"); } // sai do laço acertou = true; } else { // indica se o palpite é maior ou menor if (palpite < numero_magico) { System.out.println("Tente um número maior.\n"); } else { System.out.println("Tente um número menor.\n"); } } } } } |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Python - Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se um número é potência de dois usando Python |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como remover todos os espaços de uma string em JavaScript usando uma função personalizada remover_espacos() CSS - CSS3 - O que são CSS media queries e como usá-las em suas páginas web para criar designs responsivos |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |