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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Vetores e Matrizes - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 15 - Declarar, construir e inicializar dois vetores de int e criar um terceiro vetor com os valores dos elementos sendo a soma dos elementos dos dois vetores anterioresQuantidade de visualizações: 9542 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Considere os seguintes vetores: // declara, constrói e inicializa dois vetores de 5 inteiros cada int a[] = {5, 2, 9, 5, 7}; int b[] = {2, 6, 10, 3, 3}; Valores na matriz a: 5 2 9 5 7 Valores na matriz b: 2 6 10 3 3 Valores na matriz c: 7 8 19 8 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // declara, constrói e inicializa dois vetores de 5 inteiros cada int a[] = {5, 2, 9, 5, 7}; int b[] = {2, 6, 10, 3, 3}; int c[] = new int[5]; // vamos preencher o terceiro vetor com a soma dos dois anteriores for(int i = 0; i < c.length; i++){ c[i] = a[i] + b[i]; } // vamos mostar o resultado System.out.print("Valores no vetor a: "); for(int i = 0; i < a.length; i++){ System.out.print(a[i] + " "); } System.out.print("\nValores no vetor b: "); for(int i = 0; i < b.length; i++){ System.out.print(b[i] + " "); } System.out.print("\nValores no vetor c: "); for(int i = 0; i < c.length; i++){ System.out.print(c[i] + " "); } System.out.println(); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destasQuantidade de visualizações: 6059 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas Pergunta/Tarefa: Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$ 5,00 para cada 1 hora abaixo destas 3 horas. Faça um programa (algorítmo) Java que leia a quantidade de horas que a charrete foi usada, calcule e escreva o valor a ser pago pelo cliente. Sua saída deverá ser parecida com: Quantidade de horas que a charrete foi usada: 7 Valor total a ser pago: R$ 25,00 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicio; import java.text.NumberFormat; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a quantidade de horas que a charrete foi usada System.out.print("Quantidade de horas que a charrete foi usada: "); int horas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular o valor por 3 horas exatas int valor = horas / 3; // valor a ser pago para cada hora abaixo de 3 int restante = horas % 3; // finalmente calculamos o valor total a ser pago double valor_total = (valor * 10.0) + (restante * 5); // e exibimos o resultado NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance(); System.out.println("Valor total a ser pago: " + formato.format(valor_total)); } } |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string é um valor numérico em Rust usando a função is_numeric()Quantidade de visualizações: 631 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma string possui um valor numérico válido, ou seja, é composta apenas pelos dígitos de 0 a 9. Note que criei uma função validar_string_numerica() que recebe a string e retorna um valor bool, indicando se a string é um valor númerico válido ou não. Note também o uso do método is_numeric() do tipo char para testar os caracteres individuais da string. Veja o código Rust completo para o exemplo: // função principal do programa Rust fn main() { // vamos declarar uma string let numero = "3a2221"; // vamos testar se a string é numérica if validar_string_numerica(numero.to_string()){ println!("A string {} é numérica", numero); } else{ println!("A string {} não é numérica", numero); } } // função quer permite verificar se uma string // possui um valor numérico válido fn validar_string_numerica(str: String) -> bool { // vamos varrer os caracteres da string for c in str.chars() { // o caractere atual não é numérico? if !c.is_numeric() { return false; } } // se chegou até aqui, a string é numérica return true; } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto coutQuantidade de visualizações: 822 vezes |
O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída. Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<). Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI: #include <string> #include <iostream> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos obter o valor da constante PI double pi = M_PI; // vamos usar o objeto cout para exibir o resultado cout << "O valor de PI é: " << pi << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O valor de PI é: 3.14159 Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int a, b, soma; // vamos ler dois valores cout << "Informe o primeiro valor: "; cin >> a; cout << "Informe o segundo valor: "; cin >> b; // vamos somar os dois valores soma = a + b; // e agora mostramos o resultado cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro valor: 8 Informe o segundo valor: 5 A soma dos valores é: 13 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Como percorrer todos os elementos de um vetor de inteiros e exibir a soma de seus valoresQuantidade de visualizações: 13228 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte vetor de inteiros: // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10}; A soma dos valores do vetor é: 32 Resposta/Solução: public static void main(String[] args){ // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10}; // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma // dos valores dos elementos int soma = 0; // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual // da variável soma for(int i = 0; i < valores.length; i++){ soma = soma + valores[i]; // poderia também ser escrito assim: // soma += valores[i]; } // vamos exibir a soma dos valores do vetor System.out.println("A soma dos valores do vetor é: " + soma); } |
LISP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é par ou ímpar em LispQuantidade de visualizações: 1042 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em Common Lisp usando-se a função REM, que retorna o resto de uma divisão por inteiros. Veja o exemplo a seguir: ; variáveis que vamos usar no programa (let ((num)) ; Vamos ler um número inteiro (princ "Informe um valor inteiro: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num (setq num (read)) ; vamos testar se o número informado é par ou ímpar (cond ((= 0 (rem num 2)) (princ "Você informou um número par")) (T (princ "Você informou um número ímpar")) ) ) Ao executar este programa Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 8 Você informou um numero par É importante observar que a maioria das implementações Lisp fornecem as funções EVENP e ODDP que permitem testar se um número é par ou ímpar. O objetivo dessa dica foi fazer uma comparação entre a Common Lisp e outras linguagens de programação na realização desta tarefa. |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o seno de um número ou ângulo em C usando a função sin()Quantidade de visualizações: 11785 vezes |
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem C. Esta função, disponível no header math.h, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ printf("Seno de 0 = %f", sin(0)); printf("\nSeno de 1 = %f", sin(1)); printf("\nSeno de 2 = %f", sin(2)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Seno de 0 = 0.000000 Seno de 1 = 0.841471 Seno de 2 = 0.909297 Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo: ![]() |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para EngenhariaQuantidade de visualizações: 5769 vezes |
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): # importamos a biblioteca NumPy import math as math def main(): # vamos ler o raio e o ângulo raio = float(input("Informe o raio: ")) theta = float(input("Informe o theta: ")) graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ") # o theta está em graus? if graus == "1": theta = theta * (math.pi / 180.0) # fazemos a conversão para coordenadas cartesianas x = raio * math.cos(theta) y = raio * math.sin(theta) # exibimos o resultado print('As Coordenadas Cartesianas são: (x = %0.2f, y = %0.2f)' %(x, y)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00) |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Apostila PHP para iniciantes - Como usar constantes na linguagem PHPQuantidade de visualizações: 12100 vezes |
Como acontece na maioria das linguagens de programação, o PHP também permite o uso de constantes. Como o próprio nome diz, constantes são inicializadas uma vez e não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa. A definição de constantes em PHP segue as mesmas regras de nomeação de variáveis, com a exceção de que constantes não possuem o símbolo $ e são geralmente escritas em letras maiúsculas. Diferente de variáveis, constantes, uma vez definidas, são acessadas globalmente. Não há a necessidade de redeclará-las em cada nova função ou arquivo. A síntaxe de definição de uma constante é: define("CONSTANT_NAME", value [, case_sensitivity]) onde: a) CONSTANT_NAME é o nome da constante; b) value é o valor atribuído à constante. Não é possível atribuir arrays nem objetos à constantes; c) case_sensitivity permite definir se o nome da constante será tratado igualmente se referenciado usando letras maiúsculas ou minúsculas. O valor padrão é true, o que quer dizer que "VALOR" e "Valor" serão tratados como uma única constante. REVISÃO: Revisando este código no PHP 8 eu percebi que o terceiro argumento (case_sensitivity) não é mais suportado, e gera um aviso do tipo: Warning: define(): Argument #3 ($case_insensitive) is ignored since declaration of case-insensitive constants is no longer supported in... Veja um exemplo de declaração e uso de constantes em PHP: <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); echo "O valor definido é: " . MODO; ?> Veja agora o que acontece quando tentamos modificar o valor de uma variável do tipo constante: <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); // vamos tentar alterar o valor da constante MODO = 10; ?> Este código gera a seguinte mensagem de erro: Parse error: syntax error, unexpected token "=" in... |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar casas decimais para baixo usando a função Floor() do DelphiQuantidade de visualizações: 13963 vezes |
A função Floor(), presente na unit Math, é útil quando queremos arrendondar valores de ponto-flutuante (valores com casas decimais) para baixo, ou seja, para o maior inteiro menor ou igual ao valor fornecido. Veja um exemplo:procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Real; resultado: Integer; begin // uses Math valor := 8.74; // vamos arredondar o valor para baixo // o resultado será 8 resultado := Floor(valor); // exibe o resultado ShowMessage('O valor arredondado para baixo é: ' + IntToStr(resultado)); end; Note que os valores 8.0001, 8.3, 8.1, 8.99, etc, serão todos arredondados para 8. No entanto, 9.0 é arredondado para 9. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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