E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Vetores e Matrizes - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 15 - Declarar, construir e inicializar dois vetores de int e criar um terceiro vetor com os valores dos elementos sendo a soma dos elementos dos dois vetores anteriores

Quantidade de visualizações: 9542 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere os seguintes vetores:

// declara, constrói e inicializa dois vetores de 5 inteiros cada
int a[] = {5, 2, 9, 5, 7};
int b[] = {2, 6, 10, 3, 3};
Escreva um programa Java GUI ou console que cria um terceiro vetor de 5 inteiros e atribua a cada elemento deste vetor a soma dos elementos correspondentes nos dois vetores anteriores. Sua saída deverá ser algo parecido com:

Valores na matriz a: 5   2   9   5   7   
Valores na matriz b: 2   6   10   3   3   
Valores na matriz c: 7   8   19   8   10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // declara, constrói e inicializa dois vetores de 5 inteiros cada
    int a[] = {5, 2, 9, 5, 7};
    int b[] = {2, 6, 10, 3, 3};
    int c[] = new int[5];
    
    // vamos preencher o terceiro vetor com a soma dos dois anteriores
    for(int i = 0; i < c.length; i++){
      c[i] = a[i] + b[i];  
    }
    
    // vamos mostar o resultado
    System.out.print("Valores no vetor a: ");
    for(int i = 0; i < a.length; i++){
      System.out.print(a[i] + "   ");  
    }
    
    System.out.print("\nValores no vetor b: ");
    for(int i = 0; i < b.length; i++){
      System.out.print(b[i] + "   ");  
    }
    
    System.out.print("\nValores no vetor c: ");
    for(int i = 0; i < c.length; i++){
      System.out.print(c[i] + "   ");  
    }
    
    System.out.println();
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

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Exercício Resolvido de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

Pergunta/Tarefa:

Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$ 5,00 para cada 1 hora abaixo destas 3 horas.

Faça um programa (algorítmo) Java que leia a quantidade de horas que a charrete foi usada, calcule e escreva o valor a ser pago pelo cliente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de horas que a charrete foi usada: 7
Valor total a ser pago: R$ 25,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a quantidade de horas que a charrete foi usada
    System.out.print("Quantidade de horas que a charrete foi usada: ");
    int horas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o valor por 3 horas exatas
    int valor = horas / 3;
    
    // valor a ser pago para cada hora abaixo de 3
    int restante = horas % 3;
    
    // finalmente calculamos o valor total a ser pago
    double valor_total = (valor * 10.0) + (restante * 5);
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Valor total a ser pago: " + formato.format(valor_total));
  }
}



Rust ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string é um valor numérico em Rust usando a função is_numeric()

Quantidade de visualizações: 631 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma string possui um valor numérico válido, ou seja, é composta apenas pelos dígitos de 0 a 9. Note que criei uma função validar_string_numerica() que recebe a string e retorna um valor bool, indicando se a string é um valor númerico válido ou não.

Note também o uso do método is_numeric() do tipo char para testar os caracteres individuais da string.

Veja o código Rust completo para o exemplo:

// função principal do programa Rust
fn main() {
  // vamos declarar uma string
  let numero = "3a2221";
  
  // vamos testar se a string é numérica
  if validar_string_numerica(numero.to_string()){
    println!("A string {} é numérica", numero);  
  }
  else{
    println!("A string {} não é numérica", numero);  
  }
}

// função quer permite verificar se uma string
// possui um valor numérico válido
fn validar_string_numerica(str: String) -> bool {
  // vamos varrer os caracteres da string
  for c in str.chars() {
    // o caractere atual não é numérico?
    if !c.is_numeric() {
      return false;
    }
  }
  
  // se chegou até aqui, a string é numérica
  return true;
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto cout

Quantidade de visualizações: 822 vezes
O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída.

Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<).

Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI:

#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos obter o valor da constante PI
  double pi = M_PI;

  // vamos usar o objeto cout para exibir o resultado
  cout << "O valor de PI é: " << pi << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.14159

Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  int a, b, soma;	
	
  // vamos ler dois valores
  cout << "Informe o primeiro valor: ";
  cin >> a;
  cout << "Informe o segundo valor: ";
  cin >> b;
 
  // vamos somar os dois valores
  soma = a + b;
  
  // e agora mostramos o resultado
  cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe o primeiro valor: 8
Informe o segundo valor: 5
A soma dos valores é: 13


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Como percorrer todos os elementos de um vetor de inteiros e exibir a soma de seus valores

Quantidade de visualizações: 13228 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte vetor de inteiros:

// um vetor de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
Escreva um programa Java console ou GUI que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor e exibir a soma de seus valores. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores do vetor é: 32

Resposta/Solução:

public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
    
  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores dos elementos
  int soma = 0;

  // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos
  // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual
  // da variável soma
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    soma = soma + valores[i];
    // poderia também ser escrito assim:
    // soma += valores[i];
  }

  // vamos exibir a soma dos valores do vetor
  System.out.println("A soma dos valores do vetor é: " + soma);
}



LISP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é par ou ímpar em Lisp

Quantidade de visualizações: 1042 vezes
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em Common Lisp usando-se a função REM, que retorna o resto de uma divisão por inteiros.

Veja o exemplo a seguir:

; variáveis que vamos usar no programa
(let ((num))
  ; Vamos ler um número inteiro
  (princ "Informe um valor inteiro: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável num
  (setq num (read))
   
  ; vamos testar se o número informado é par ou ímpar 
  (cond
    ((= 0 (rem num 2))
      (princ "Você informou um número par"))
    (T (princ "Você informou um número ímpar"))
  )
)

Ao executar este programa Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 8
Você informou um numero par

É importante observar que a maioria das implementações Lisp fornecem as funções EVENP e ODDP que permitem testar se um número é par ou ímpar. O objetivo dessa dica foi fazer uma comparação entre a Common Lisp e outras linguagens de programação na realização desta tarefa.


C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em C usando a função sin()

Quantidade de visualizações: 11785 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem C. Esta função, disponível no header math.h, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>  
  
int main(int argc, char *argv[]){
  printf("Seno de 0 = %f", sin(0));
  printf("\nSeno de 1 = %f", sin(1));
  printf("\nSeno de 2 = %f", sin(2)); 
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0.000000
Seno de 1 = 0.841471
Seno de 2 = 0.909297

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para Engenharia

Quantidade de visualizações: 5769 vezes
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é:

x = raio × coseno(__$\theta__$)
y = raio × seno(__$\theta__$)

E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y):

# importamos a biblioteca NumPy
import math as math
  
def main():
  # vamos ler o raio e o ângulo
  raio = float(input("Informe o raio: "))
  theta = float(input("Informe o theta: "))
  graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ")

  # o theta está em graus?
  if graus == "1":
    theta = theta * (math.pi / 180.0)      
  
  # fazemos a conversão para coordenadas cartesianas 
  x = raio * math.cos(theta)
  y = raio * math.sin(theta)

  # exibimos o resultado
  print('As Coordenadas Cartesianas são: (x = %0.2f, y = %0.2f)' %(x, y)) 

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio: 1
Informe o theta: 1.57
Theta em graus (1) ou radianos (2): 2
As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00)


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Apostila PHP para iniciantes - Como usar constantes na linguagem PHP

Quantidade de visualizações: 12100 vezes
Como acontece na maioria das linguagens de programação, o PHP também permite o uso de constantes. Como o próprio nome diz, constantes são inicializadas uma vez e não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa.

A definição de constantes em PHP segue as mesmas regras de nomeação de variáveis, com a exceção de que constantes não possuem o símbolo $ e são geralmente escritas em letras maiúsculas.

Diferente de variáveis, constantes, uma vez definidas, são acessadas globalmente. Não há a necessidade de redeclará-las em cada nova função ou arquivo.

A síntaxe de definição de uma constante é:

define("CONSTANT_NAME", value [, case_sensitivity])

onde:

a) CONSTANT_NAME é o nome da constante;

b) value é o valor atribuído à constante. Não é possível atribuir arrays nem objetos à constantes;

c) case_sensitivity permite definir se o nome da constante será tratado igualmente se referenciado usando letras maiúsculas ou minúsculas. O valor padrão é true, o que quer dizer que "VALOR" e "Valor" serão tratados como uma única constante.

REVISÃO: Revisando este código no PHP 8 eu percebi que o terceiro argumento (case_sensitivity) não é mais suportado, e gera um aviso do tipo:

Warning: define(): Argument #3 ($case_insensitive) is ignored since declaration of case-insensitive constants is no longer supported in...

Veja um exemplo de declaração e uso de constantes em PHP:

<?
  // declara uma constante com o nome MODO e valor 2
  define("MODO", 2);
  echo "O valor definido é: " . MODO; 
?>

Veja agora o que acontece quando tentamos modificar o valor de uma variável do tipo constante:

<?
  // declara uma constante com o nome MODO e valor 2
  define("MODO", 2);
  
  // vamos tentar alterar o valor da constante
  MODO = 10;
?>

Este código gera a seguinte mensagem de erro:

Parse error: syntax error, unexpected token "=" in...


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como arredondar casas decimais para baixo usando a função Floor() do Delphi

Quantidade de visualizações: 13963 vezes
A função Floor(), presente na unit Math, é útil quando queremos arrendondar valores de ponto-flutuante (valores com casas decimais) para baixo, ou seja, para o maior inteiro menor ou igual ao valor fornecido. Veja um exemplo:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: Real;
  resultado: Integer;
begin
  // uses Math

  valor := 8.74;

  // vamos arredondar o valor para baixo
  // o resultado será 8
  resultado := Floor(valor);

  // exibe o resultado
  ShowMessage('O valor arredondado para baixo é: ' +
    IntToStr(resultado));
end;

Note que os valores 8.0001, 8.3, 8.1, 8.99, etc, serão todos arredondados para 8. No entanto, 9.0 é arredondado para 9.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

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