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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Um laço for que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 13641 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma aplicação console Java que usa o laço for para contar de 0 até 10. Faça dois exemplos. No primeiro você deverá escrever os valores na horizontal e no segundo você deverá escrever os valores na vertical: Resposta/Solução: Este exercício é um dos primeiros sobre o uso de laços nos cursos de Java e você pode fazer usando o Bloco de Notas, Netbeans, Eclipse ou sua IDE favorita. Veja o código que usa o laço for para contar de 0 até 10 e exibir os valores na horizontal: public static void main(String[] args){ // laço for que conta de 0 até 10 e exibe os valores na horizontal for(int i = 0; i <= 10; i++){ System.out.print(i + " "); } } Quando você executar este código, os valores deverão ser impressos da seguinte forma: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Agora, veja como uma pequena modificação faz com que os valores sejam impressos na vertical: public static void main(String[] args){ // laço for que conta de 0 até 10 e exibe os valores na vertical for(int i = 0; i <= 10; i++){ System.out.println(i + " "); } } Agora os valores serão exibidos da seguinte forma: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |
LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis locais em Lisp usando o comando letQuantidade de visualizações: 877 vezes |
Em várias situações nós gostaríamos de declarar variáveis que serão usadas em um espaço limitado, ou seja, dentro de uma função Common Lisp ou até mesmo em um bloco de código. Entram em cena as variáveis locais. Variáveis locais, como o próprio nome indica, são visíveis apenas dentro do corpo de uma função ou dentro do bloco no qual elas são declaradas. Em Common Lisp as variáveis locais são declaradas usando-se o comando let. Veja um exemplo no qual nós declaramos três variáveis locais e que serão usadas no corpo de uma função Multiplicar(): ; vamos definir a função Multiplicar() (defun Multiplicar() ; vamos usar o comando let para declarar ; três variáveis locais (let ((a 3)(b 9)(produto)) ; agora vamos obter o produto das variáveis ; a e b (setq produto (* a b)) ; e mostramos o resultado (format t "O produto dos dois valores é ~D" produto) ) ) ; chamamos a função Multiplicar() (Multiplicar) Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O produto dos dois valores é 27 Agora veja como podemos declarar variáveis locais dentro de um bloco de código em Common Lisp: ; vamos usar o comando let para declarar ; três variáveis locais (dentro de um bloco ; de código) (let ((a 7)(b 5)(produto)) ; agora vamos obter o produto das variáveis ; a e b (setq produto (* a b)) ; e mostramos o resultado (format t "O produto dos dois valores é ~D" produto) ) Execute este código e você terá o seguinte resultado: O produto dos dois valores é 35 Nos dois trechos de código, se tentarmos acessar as variáveis locais fora de seus escopos, nós teremos o seguinte erro: The variable PRODUTO is unbound. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar um caractere a partir de seu código ASCII em C# usando o método ToChar() da classe ConvertQuantidade de visualizações: 307 vezes |
A classe Convert, do namespace System, possui vários métodos que possibilitam a conversão entre tipos base. Um destes métodos nos permitem informar um número inteiro e obter o caractere ou letra correspondente. Veja um techo de código no qual informamos o valor 65 e obtemos, como retorno, a letra "A": using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { int codigo = 65; char letra = Convert.ToChar(codigo); Console.WriteLine("A letra para o código ASCII {0} é {1}", codigo, letra); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: A letra para o código ASCII 65 é A |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Como calcular o Momento Fletor Mínimo e a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem de um pilar em Python - Python para Engenharia Civil e Cálculo EstruturalQuantidade de visualizações: 607 vezes |
![]() O cálculo e dimensionamento de pilares, sejam pilares de canto, extremidade ou intermediários, sempre seguem alguns passos cujas ordens são muito importantes, pois os dados de entrada de um passo podem vir de um ou mais passos anteriores. Em dicas anteriores do uso da linguagem Python no cálculo de pilares eu mostrei como calcular os esforços solicitantes majorados em pilares e também como calcular o índice de esbeltez de um pilar nas direções x e y. Nesta dica mostrarei como calcular o Momento Fletor Mínimo e a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem de um pilar. Estes dados são muito importantes para a aplicação das fórmulas que embasam a área de aço a ser usada no pilar. Note que a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem pode ser desprezada no caso de pilares intermediários (também chamados pilares de centro). O Momento Fletor Mínimo é o momento mínimo que deve ser considerado, mesmo em pilares nos quais a carga está centrada, e é calculado por meio da seguinte fórmula: \[M_\text{1d,min} = Nd \cdot (1,5 + (0,03 \cdot h) \] Onde: M1d,min é o momento fletor mínimo na direção x ou y em kN.cm. Nd são os esforços solicitantes majorados em kN. h é a dimensão do pilar na direção considerada (x ou y) em cm. A Excentricidade Mínima de 1ª Ordem do pilar pode ser calculada por meio da fórmula: \[e_\text{1,min} = \frac{M_\text{1d,min}}{Nd} \] Onde: e1,min é excentricidade mínima de 1ª ordem na direção escolhida. Nd são os esforços solicitantes majorados em kN. Note que, a exemplo do momento fletor mínimo, a excentricidade mínima de 1ª ordem também deve ser calculada nas direções x e y do pilar. Vamos ao código Python agora? Veja que o código pede para o usuário informar as dimensões do pilar nas direções x e y em centímetros, a carga total que chega ao pilar em kN e mostra o momento fletor mínimo e a excentricidade mínima de 1ª ordem no pilar, tanto na direção x quanto na direção y: # método principal def main(): # vamos pedir as dimensões do pilar hx = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): ")) hy = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): ")) # vamos pedir a carga total no pilar em kN Nk = float(input("Informe a carga total no pilar (em kN): ")) # vamos obter o menor lado do pilar (menor dimensão da seção transversal) if (hx < hy): b = hx else: b = hy # agora vamos calcular a área do pilar em centímetros quadrados area = hx * hy # a área está de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) if (area < 360): print("A área do pilar não pode ser inferior a 360cm2") return # vamos calcular a força normal de projeto Nd yn = 1.95 - (0.05 * b) # de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) Tabela 13.1 yf = 1.4 # regra geral para concreto armado Nd = yn * yf * Nk # e agora vamos calcular o momento fletor mínimo na direção x do pilar M1d_min_x = Nd * (1.5 + (0.03 * hx)) # e agora vamos calcular o momento fletor mínimo na direção y do pilar M1d_min_y = Nd * (1.5 + (0.03 * hy)) # agora vamos calcular a excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x do pilar e1x_min = M1d_min_x / Nd # e finalmente a excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y do pilar e1y_min = M1d_min_y / Nd # e mostramos os resultados print("\nO momento fletor mínimo na direção x é: {0} kN.cm".format( round(M1d_min_x, 2))) print("O momento fletor mínimo na direção y é: {0} kN.cm".format( round(M1d_min_y, 2))) print("A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x é: {0} cm".format( round(e1x_min, 2))) print("A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y é: {0} cm".format( round(e1y_min, 2))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): 40 Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): 19 Informe a carga total no pilar (em kN): 841.35 O momento fletor mínimo na direção x é: 3180.3 kN.cm O momento fletor mínimo na direção y é: 2438.23 kN.cm A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x é: 2.7 cm A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y é: 2.07 cm |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox |
Tutorial Java Swing - Como remover todos os itens de um JComboBox (Caixa de Combinação) em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 12497 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método removeAllItems() da classe JComboBox para remover todos os seus itens. Note que criei a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual de GUI, como o que está disponível no IDE Netbeans. Esta abordagem pode não ser produtiva, mas é excelente para entender como o Java Swing funciona. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JComboBox combo; public Estudos(){ super("A classe JComboBox"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria o JComboBox combo = new JComboBox(nomes); // Um botão que permite limpar o JComboBox JButton btn = new JButton("Limpar"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ // remove todos os itens do JComboBox combo.removeAllItems(); } } ); // Adiciona o JComboBox à janela c.add(combo); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Aqui os itens do JComboBox foram inseridos a partir de um vetor de String. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função strpos() do PHP para encontrar a posição da primeira ocorrência de uma substring em uma stringQuantidade de visualizações: 6271 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de encontrar a posição da primeira ocorrência de uma substring em uma string usando PHP. Para isso podemos usar a função strpos(). Veja sua assinatura:mixed strpos(string $haystack, mixed $needle[, int $offset = 0]) O parâmetro $haystack é a string na qual a substring será pesquisada e $needle é a substring que queremos pesquisar. O parâmetro opcional $offset é o índice a partir do qual a pesquisa será feita. Na ausência deste parâmetro, a pesquisa será feita a partir do primeiro caractere da string. Veja um trecho de código no qual tentamos encontrar o índice da primeira ocorrência da palavra "PHP" na frase "Eu gosto de PHP": <?php $pos = strpos("Eu gosto de PHP", "PHP"); if($pos === false){ echo "A substring não foi encontrada."; } else{ echo "A substring foi encontrada no índice: " . $pos; } ?> Ao executarmos este trecho de código nós teremos o seguinte resultado: A substring foi encontrada no índice: 12 Fique atento ao uso do operador "===" para testar o retorno da função strpos(). Se você quiser inverter o teste, basta usar o operador "!==". Para finalizar, note que a função strpos() diferencia maiúsculas de minúsculas. Se você quiser efetuar uma pesquisa de substrings desconsiderando maiúsculas e minúsculas, use a função stripos(). Ambas as funções strpos() e stripos() podem provocar o erro "Offset not contained in string" se o valor do parâmetro $offset não estiver entre 0 (incluindo e o tamanho da string. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Ordenação e pesquisa em C - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 3080 vezes |
A ordenação Insertion Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando as cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim em diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem C agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que permite ordenar um vetor de inteiros // usando a ordenação Insertion Sort void insertionSort(int vetor[], int tam){ int i, temp, j; // este laço varre os elementos a partir do segundo // elemento, ou seja, o índice 1 for(i = 1; i < tam; i++){ // guardamos o elemento atual em temp temp = vetor[i]; for(j = i; ((j > 0) && (vetor[j - 1] > temp)); j--){ vetor[j] = vetor[j - 1]; // houve uma troca } vetor[j] = temp; // colocamos temp em seu devido lugar } } int main(int argc, char *argv[]){ int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int i, tamanho = 9; // imprime a matriz sem a ordenação puts("Sem ordenação:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // vamos ordenar a matriz insertionSort(valores, tamanho); // imprime a matriz ordenada puts("\n\nOrdenada usando Insertion Sort:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como abrir um arquivo em PHP - Passos necessários para abrir um arquivo usando PHPQuantidade de visualizações: 18246 vezes |
Nesta dica mostrarei os passos necessários para abrir um arquivo usando PHP. Note que usei a função file_exists() para verificar se o caminho e nome do arquivo indicados existem no sistema. Em seguida efetuamos uma chamada à função fopen() indicando que o arquivo será aberto no modo leitura. Veja como coloquei todo o código em uma exceção try..catch. Usar exceções em PHP é a melhor forma de garantir que seus códigos responderão corretamente a eventos inesperados. Veja o código completo para o exemplo: <?php // Informe o nome do arquivo que você deseja abrir $arquivo = "c:\\estudos_php\\teste.txt"; // Use a função file_exists() para confirmar a existência do // do arquivo. if(file_exists($arquivo)){ // Tente abrir o arquivo (neste exemplo vamos abrí-lo para leitura) try{ if($readfile = fopen($arquivo, "r")){ // Já podemos manipular o arquivo. echo "Arquivo aberto com sucesso."; } else{ // Não foi possível abrir. Vamos lançar uma exceção. throw new exception("Não consegui abrir o arquivo."); } } catch(exception $e){ echo $e->getmessage(); } } else{ echo "Arquivo não existe."; } ?> Ao executar este código PHP nós teremos duas situações. Se o arquivo existir, a mensagem "Arquivo aberto com sucesso." será exibida. Se o arquivo não existir, a mensagem "Arquivo não existe". Há ainda uma terceira mensagem, que será exibida caso a exceção for atirada, indicando que o arquivo não pôde ser aberto por alguma outra razão. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Pontos e Coordenadas |
Como pedir para o usuário selecionar um ponto na área de desenho do Revit usando a função PickPoint() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 392 vezes |
Em várias situações nós precisamos que o usuário indique um ponto na área de desenho do Revit, ou seja, as coordenadas x, y e z na qual nosso código Revit C# efetuará alguma ação. Para isso nós podemos usar a função PickPoint() do objeto Selection, que retorna um objeto da classe XYZ. O primeiro passo é acessar o documento ativo UIDocument, por meio de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós definimos o tipo de snap usando a enumeração ObjectSnapTypes. Para este exemplo eu usei Endpoints e Intersections, mas você pode usar outros também, tais como Midpoints, Nearest, Intersections, etc. Uma vez obtido o tipo de snap, nós o usamos para a chamada à função PickPoint(). Feito isso nós só precisamos acessar o objeto XYZ retornado e mostrar as suas coordenadas. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto na área de desenho"); // vamos escolher o tipo de snap ObjectSnapTypes tiposSnap = ObjectSnapTypes.Endpoints | ObjectSnapTypes.Intersections; // agora o usuário seleciona um ponto e nós o guardamos na // variável ponto, do tipo XYZ XYZ ponto = uidoc.Selection.PickPoint(tiposSnap, "Selecione um ponto de extremidade ou intersecção"); // acessamos as coordenadas do ponto string coordenadas = "X = " + ponto.X + "\nY = " + ponto.Y + "\nZ = " + ponto.Z; // e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Revit", "As coordenadas do ponto são:\n" + coordenadas); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar este código Revit C# você terá uma mensagem TaskDialog com um resultado parecido com: As coordenadas do ponto são: X = 4.7533122 Y = 11.429872 Z = 23.3871198 |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercícios Resolvidos de Python - Como escrever uma função Python que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiroQuantidade de visualizações: 722 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função em Python chamada somar() que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiro. Este método deverá ter a seguinte assinatura: def somar(a, b): # sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 4 Informe o segundo número: 3 A soma dos dois números é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método que recebe dois inteiros e retorna a soma como um número inteiro def somar(a, b): soma = a + b # soma os dois números return soma # retorna a soma para o método chamador # função principal do programa def main(): # vamos pedir ao usuário que informe dois valores inteiros n1 = int(input("Informe o primeiro número: ")) n2 = int(input("Informe o segundo número: ")) # vamos efetuar uma chamada ao método somar() e obter seu retorno resultado = somar(n1, n2) # finalmente mostramos o resultado print("A soma dos dois números é: {0}".format(resultado)) if __name__== "__main__": main() |
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