Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com JavaQuantidade de visualizações: 659 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Java, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Java que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; public Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; public Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } // classe principal da aplicação public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar um objeto Circulo Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo double dx = p.x - c.xc; double dy = p.y - c.yc; if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){ System.out.println("O ponto está dentro do círculo"); } else{ System.out.println("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
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Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Python para iniciantes - Como importar módulos para seus programas PythonQuantidade de visualizações: 10486 vezes |
A importação de módulos para um programa Python é feita com o uso da palavra-chave import seguida pelo(s) nomes(s) do(s) módulo. Veja um exemplo no qual importamos o módulo math:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import math Caso precise importar mais de um módulo, você pode usar a palavra import mais de uma vez: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import math import random ou: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import math, random |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a diferença em dias entre duas datas usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 18303 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem JavaScript para calcular a quantidade de dias, ou seja, a diferença de dias entre duas datas. Note que o truque é subtrair um objeto Date de outro objeto Date. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> function diferencaDias(data1, data2){ var dif = Date.UTC(data1.getYear(),data1.getMonth(),data1.getDate(),0,0,0) - Date.UTC(data2.getYear(),data2.getMonth(),data2.getDate(),0,0,0); return Math.abs((dif / 1000 / 60 / 60 / 24)); } // datas no formato ano/mês/dia document.write("A diferença de dias é: " + diferencaDias(new Date(2007, 0, 10), new Date(2007, 0, 20)) + " dias."); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A diferença de dias é: 10 dias. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover os espaços no final de uma string em C# usando o método TrimEnd() da classe String - Curso de C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 7519 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método TrimEnd() da classe String da linguagem C# para remover os espaços no final de uma palavra, frase ou texto. Esta é uma tarefa importante antes de validar as informações inseridas pelos usuários de nossas aplicações. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string texto = " temos espaços no início e fim "; Console.WriteLine("Com espaços: ." + texto + "."); // remove os espaços no fim da string texto = texto.TrimEnd(); Console.WriteLine("Sem espaços: ." + texto + "."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos os seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Com espaços: . temos espaços no início e fim . Sem espaços: . temos espaços no início e fim. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um valor inteiro em Ruby usando a função to_i da classe StringQuantidade de visualizações: 11091 vezes |
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo inteiro. Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_i da classe String. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # um número inteiro declarado como string valor = "34" # vamos somar este número a um outro resultado = 30 + valor.to_i # exibe o resultado puts resultado Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: 64 |
C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Como alocar memória para instâncias de uma estrutura (struct) e acessá-las usando ponteiros em CQuantidade de visualizações: 11190 vezes |
Esta dica mostra como declarar uma estrutura (struct), alocar duas instâncias desta e acessá-las usando ponteiros. Considere a seguinte struct: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // define a estrutura Livro struct Livro{ char titulo[80]; int codigo; int paginas; }; Note que agora a variável titulo foi declarada como uma matriz de caracteres de 80 posições. Mais adiante você entenderá o propósito de tal abordagem. Veja agora como alocamos memória para duas instâncias desta estrutura: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas) // de Livro Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); A partir deste ponto as variáveis a e b são ponteiros para as duas instâncias recém alocadas. Observe que, quando usamos ponteiros para estruturas, seus membros são acessados usando-se a notação -> em vez do ponto. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- a->codigo = 342; a->paginas = 230; Para definir o valor para o membro titulo é preciso lançar mão da função strcpy(). Isso é feito porque estamos lidando com ponteiros, e cada instância de Livro possui sua área de memória a partir da qual a posição inicial da cadeia de caracteres que receberá o título do livro já foi inicializada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- strcpy(a->titulo, "Programando em Java"); Observe agora o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // define a estrutura Livro struct Livro{ char titulo[80]; int codigo; int paginas; }; int main(int argc, char *argv[]){ // cria dois ponteiros para duas instâncias (recém-alocadas) // de Livro Livro *a = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); Livro *b = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); // preenche os dados do primeiro Livro // Estamos usando ponteiros agora. Para definir o título // do livro é preciso usar a função strcpy, já que estamos // usando uma cadeia de caracteres strcpy(a->titulo, "Programando em Java"); a->codigo = 342; a->paginas = 230; // preenche os dados do segundo Livro strcpy(b->titulo, "JavaScript - O Guia Prático"); b->codigo = 675; b->paginas = 930; // exibe os dados do primeiro livro printf("Primeiro Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", a->titulo, a->codigo, a->paginas); // exibe os dados do segundo livro printf("\nSegundo Livro\nTitulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", b->titulo, b->codigo, b->paginas); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
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