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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como elevar uma base a um determinado expoente usando o método pow() do objeto Math do JavaScript

Quantidade de visualizações: 24859 vezes
Em algumas situações nós precisamos efetuar cálculos de potenciação em JavaScript, ou seja, elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:



Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125.

A linguagem JavaScript nos fornece o método pow(), como parte do objeto Math, que recebe como argumentos a base e o expoente e nos retorna a potência. Veja um exemplo de seu uso no código abaixo:

<!doctype html>
<html>
<head>
 <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var base = 4;
  var expoente = 5;
  var potencia = Math.pow(4, 5);
  document.write("A base " + base + " elevada ao expoente "
    + expoente + " é igual à potência " + potencia);
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A base 4 elevada ao expoente 5 é igual a potencia 1024


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar se um arquivo existe usando a função file_exists() do PHP

Quantidade de visualizações: 13052 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar a existência de um arquivo ou diretório no sistema de arquivos de um determinado site. Para isso nós podemos usar a função file_exists() da linguagem PHP.

Esta função retorna um valor true se o arquivo ou diretório existir no caminho especificado, e false em caso contrário.

Veja um exemplo completo de seu uso:

<?php
// pesquisa no diretório atual
$arquivo = "testes.txt";

if(file_exists($arquivo)){
  echo "O arquivo já existe.";
}
else{
  echo "O arquivo não existe ainda.";
}
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O arquivo já existe.


C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#

Quantidade de visualizações: 7340 vezes
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:

Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single)


Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 
    new Rectangle(100, 100, 250, 150));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Apostila de C para iniciantes - Como criar um laço for infinito na linguagem C

Quantidade de visualizações: 10305 vezes
A linguagem C nos permite criar laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste e incremento/decremento. Veja um exemplo:

 
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i = 1;

  for(;;){
    printf("%d  ", i);
    i++;

    if(i > 10)
      break; // sai do laço
  }

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Veja que só usamos for(;;). Tenha o cuidado de fornecer uma forma de parar o laço. Do contrário seu programa executará até travar.


C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como excluir um item de uma ListBox do C# Windows Forms baseado em seu valor usando a função Remove() da propriedade ListBox.Items

Quantidade de visualizações: 714 vezes
Nesta dica mostrarei como remover um item de uma ListBox do C# Windows Forms usando a função Remove() da propriedade Items da classe ListBox. Note que, se o item fornecido ao método Remove() não estiver na lista, nada acontecerá.

Veja o trecho de código:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // exclui o elemento com o valor "Curitiba"
  listBox1.Items.Remove("Curitiba");
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversa

Quantidade de visualizações: 4587 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static void exibirInverso(int valor){
  // sua implementação aqui
}
Observe que você poderá usar, na resolução, somente os operadores aritméticos. Não é permitido o uso de métodos adicionais ou presentes em classes da plataforma Java.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 932
O valor invertido é: 239
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio{
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita um valor inteiro ao usuário
    System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
    // lê o valor informado
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // exibe o valor na ordem invertida
    System.out.print("O valor invertido é: ");
    exibirInverso(numero);
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem
  // inversa
  public static void exibirInverso(int valor){
    // a parada da recursividade é o valor igual a 0
    if(valor != 0){
      System.out.print(valor % 10);
      valor = valor / 10;
      exibirInverso(valor); // efetua uma nova chamada recursiva
    }
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como retornar a célula atual em um DataGridView do C# Windows Forms como um objeto da classe DataGridViewCell

Quantidade de visualizações: 13040 vezes
A célula atual de um DataGridView pode ser obtida por meio da propriedade CurrentCell. Esta propriedade retorna um objeto da classe DataGridViewCell. Por meio de propriedades e métodos desta classe podemos obter os índices da coluna e da linha às quais a célula pertence, seu valor, estilo, etc.

Veja um trecho de código no qual obtemos o valor da célula atual de um DataGridView:

private void button3_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter a célula atual (que possui o foco)
  DataGridViewCell celulaAtual = dataGridView1.CurrentCell;

  // vamos exibir o valor da célula atual
  string valor = celulaAtual.Value.ToString();
  MessageBox.Show("O valor da célula atual é: "
    + valor);
}

Se não houver célula atual no DataGridView, o retorno da propriedade CurrentCell será null.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo)

Quantidade de visualizações: 12911 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo). Em seguida escreva um nova versão que exiba um número aleatório entre 10 e 20 (incluindo):

Resposta/Solução:

Veja a resolução e explicação para o código Java que exibe um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo o 0 e 10):

O método random() da classe Math retorna um número aleatório
maior que ou igual a 0,0 e menor que 1,0. Assim, se o número
gerado for:

0.46095278727662825

e o multiplicarmos por 10, teremos 4.609527872766282. Se
aplicarmos uma conversão para inteiro teremos 4. Assim, para
garantir que o número 10 também poderá ser sorteado, basta
multiplicarmos Math.random() por 11. Veja:

public static void main(String[] args){
  // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10
  int numero = (int)(Math.random() * 11);

  // vamos exibir o número aleatório gerado
  System.out.println("O número gerado foi: " + numero);
}

Para sortear um número aleatório entre 10 e 20, só precisamos
somar 10 ao número gerado. Veja:

public static void main(String[] args){
  // vamos gerar um número aleatório entre 10 e 20
  int numero = 10 + (int)(Math.random() * 11);

  // vamos exibir o número aleatório gerado
  System.out.println("O número gerado foi: " + numero);
}



VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como obter uma substring em uma string VB.NET usando o método Substring() da classe String

Quantidade de visualizações: 12205 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método Substring() da classe String do VB.NET para retornar parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, uma substring em uma string.

Este método recebe o índice do caractere inícial da substring a ser obtida e a quantidade total de caracteres. O retorno é uma nova string.

Veja o código completo para o exemplo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim frase As String = "Gosto muito de VB.NET"
    ' vamos mostrar a frase original
    Console.WriteLine("Frase original: " & frase)

    ' vamos obter a substring "VB.NET"
    Dim substring As String = frase.Substring(15, 6)

    ' exibe o resultado
    Console.WriteLine("A substring é: " & substring)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de VB.NET
A substring é: VB.NET


Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython

Como usar a classe wx.Button para criar botões em suas aplicações wxPython

Quantidade de visualizações: 7189 vezes
Botões são os controles mais frequentes em interfaces do usuário (GUI) e o wxPython nos fornece a classe wx.Button, usada para criar botões padrões. Veja a posição desta classe na hierarquia wxPython:

wxObject
  wxEvtHandler
    wxWindow
      wxControl
        wxButton

Botões são geralmente colocados em caixas de diálogo e painéis. Vamos começar entendendo o construtor da classe wx.Button:

wx.Button(parent, id, label, pos, size=wxDefaultSize, 
  style=0, validator, name="button")

Este construtor segue a mesma ordem e estilo do construtor C++. Veja:

wxButton(wxWindow* parent, wxWindowID id, 
  const wxString& label = wxEmptyString, 
  const wxPoint& pos = wxDefaultPosition, const 
  wxSize& size = wxDefaultSize, long style = 0, 
  const wxValidator& validator = wxDefaultValidator,
  const wxString& name = "button")

Como podemos observar, vários parâmetros possuem valores padrões e, portanto, podem ser omitidos no momento da criação do componente. Veja um exemplo de como criar um wx.Button:

# Cria um botão e o adiciona no painel
btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", 
  pos=(10, 10), size=(100, 25))

panel é uma referência a um wx.Panel, ou seja, o painel de conteúdo no qual o botão será anexado. Fornecer um componente pai do tipo painel (ou qualquer outro componente visível) é necessário para que o componente também seja visível na janela.

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