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Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como navegar (percorrer) pelas células do TDBGrid do Delphi usando a tecla EnterQuantidade de visualizações: 12402 vezes |
Há situações nas quais queremos que os usuários de nossas aplicações Delphi sejam capazes de pressionar a tecla Enter para passar (ou saltar) pelas células dos controles DBGrid. A navegação padrão é com a tecla Tab e/ou as teclas de direção. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Suponha que você tem um componente TDBGrid com o nome "DBGrid1". Vá ao seu evento OnKeyPress e modifique-o para o código abaixo: procedure TForm3.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char); begin // o usuário pressionou a tecla Enter? if Key = #13 then begin // ainda não estamos na última coluna if DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex < DBGrid1.Columns.Count - 1 then // vamos passar para a próxima célula DBGrid1.Columns[DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex + 1].Field.FocusControl else begin // vamos passar para o próximo registro da tabela DBGrid1.DataSource.DataSet.Next; DBGrid1.Columns[0].Field.FocusControl; end; end; end; Execute a aplicação e experimente o efeito. É claro que a navegação com a tecla Enter só funciona em uma direção (tal qual a tecla Tab). Para voltar para as células anteriores você ainda terá que acionar as teclas de direção. Note o uso do método Next da classe TDataSet para forçarmos o foco a ir para a próxima linha do TDBGrid. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programaçãoQuantidade de visualizações: 33592 vezes |
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:int valor = 1; while(valor <= 10){ printf("%d ", valor); valor++; } Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1: int valor = 10; while(valor >= 1){ printf("%d ", valor); valor--; } Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int continuar = 1; // 1 é true em C int valor = 1; while(continuar){ printf("%d ", valor); valor++; if(valor > 10) continuar = 0; // 0 é false em C } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número aleatório (randômico) em PHP usando a função rand()Quantidade de visualizações: 30708 vezes |
Nesta dica mostrarei como gerar números randômicos dentro de uma determinada faixa usando a função rand() da linguagem PHP. Veja que esta função requer o limite inicial e final (incluso) da faixa a partir da qual o número aleatório será gerado. Veja um código PHP no qual geramos um número aleatório entre 1 e 10: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $num = rand(1, 10); echo "O número gerado foi: " . $num; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos um resultado parecido com: O número gerado foi: 5 Obs: A partir da versão 4.2.0 do PHP, não é mais necessário usar srand() ou mt_srand() para inicializar a semente (seed) do gerador de números aleatórios. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter um datetime da data e hora atual usando o método today() da classe datetime da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 10636 vezes |
Neste exemplo mostrarei como podemos usar o método today() da classe datetime do Python para retornar a data e hora local. Veja o código completo: from datetime import datetime def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o conteúdo do datetime print("Hoje é: " + str(hoje)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 2018-03-03 15:54:01.477809 |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Curso Completo de Java - Como usar constantes em JavaQuantidade de visualizações: 15565 vezes |
O valor de uma variável pode ser alterado durante a execução do programa. Mas, o valor de uma constante não é alterado jamais. Escritas sempre com letras maiúsculas, as constantes trazem algumas vantagens, entre elas o fato de que nomes descritivos para constantes podem tornar o programa mais fácil de ser lido. Além disso, o valor representado pela constante pode ser alterado em apenas um lugar do código fonte. Veja abaixo como declarar e usar uma constante em Java: // Este exemplo mostra como declarar e usar // uma constante em Java public class Estudos{ final static int IDENT_PROGRAMA = 47; public static void main(String args[]){ System.out.println("O valor da constante " + "é " + IDENT_PROGRAMA); System.exit(0); } } Observe que usamos o modificador final para marcar um identificador como constante. Veja agora o que acontece quando tentamos alterar o valor de uma constante em tempo de compilação: // vamos tentar alterar o valor da constante IDENT_PROGRAMA = 29; O compilador emitirá a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:9: cannot assign a value to final variable IDENT_PROGRAMA IDENT_PROGRAMA = 29; ^ 1 error |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar dias a uma data usando a função ADDDATE() do MySQLQuantidade de visualizações: 16022 vezes |
A função ADDDATE() é usada para adicionar dias a uma data. Veja um exemplo de seu uso:SELECT ADDDATE(vencimento, 30) FROM tabela_estudos Aqui o valor do campo vencimento será acrescido de 30 dias. É possível também fornecer um número negativo de dias. Neste caso a data será decrementada pelo número de dias fornecidos. Veja: SELECT ADDDATE(vencimento, -5) FROM tabela_estudos Se quiser, você pode ainda usar esta função para adicionar não somente dias, mas também meses, anos, semanas, etc. Veja um exemplo no qual adicionamos três meses a uma determinada data: SELECT ADDDATE(vencimento, INTERVAL 3 MONTH) FROM tabela_estudos |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 1344 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: ![]() Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema: package estudos; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe public Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f", inters.x, inters.y); } System.out.println(); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string contém apenas letras em Python usando a função isalpha()Quantidade de visualizações: 15050 vezes |
Este exemplo mostra como podemos a função isalpha() do Python para verificar se uma string contém apenas letras, ou seja, nada de números, espaços nem pontuação. Se algum número, espaço, um caractere especial ou pontuação estiver contido, a função retorna False.def main(): # uma palavra contendo apenas letras palavra = "Arquivo" # a palavra contém apenas letras? if palavra.isalpha(): print("A string contém apenas letras") else: print("A string não contém somente letras") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A string contém apenas letras. |
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp |
Como usar a classe wxApp em suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 2107 vezes |
A classe wxApp (Application Class) é uma das primeiras classes que devemos estudar se quisermos ter um domínio perfeito do framework wxWidgets. Para usá-la, devemos incluir #include <wx/app.h> em nossos códigos. Essa classe herda de wxAppConsole. Todas as aplicações wxWidgets definem uma classe application derivada de wxApp. Há somente uma instância dela, e essa instância representa a aplicação sendo executada no momento. De todos os métodos herdados de wxApp, há pelo menos um que devemos implementar, e ele é a função OnInit(), que é chamada quando o wxWidgets está pronto para executar o nosso código. OnInit() equivale ao main() em C/C++ ou WinMain (aplicações Win32). Veja um trecho de código no qual declaramos e usamos a classe wxApp: Código para aplicacao.h: #include <wx/wx.h> // arquivo de definição // declaramos a classe application class MinhaAplicacao : public wxApp{ public: // é chamado no startup da aplicação virtual bool OnInit(); }; // declara MinhaAplicacao& GetApp() DECLARE_APP(MinhaAplicacao) Código para aplicacao.cpp: #include "aplicacao.h" // arquivo de implementação // aqui o wxWidgets implementa nosso objeto MinhaAplicacao IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao) bool MinhaAplicacao::OnInit(){ // vamos mostrar uma mensagem ao iniciar a aplicação wxMessageDialog *alerta = new wxMessageDialog(NULL, wxT("A aplicação foi iniciada com sucesso"), wxT("Informação"), wxOK); alerta->ShowModal(); // em geral retornamos true para iniciar o loop de eventos // mas essa aplicação exibe apenas uma janela de mensagem. Podemos sair return false; } Veja que no arquivo de declaração (header file) nós temos a macro DECLARE_APP. Ela nos permite declarar a função wxGetApp() que retorna uma referência para o objeto aplicação. Se não fizermos isso, a única forma de obter tal referência é usando o ponteiro global wxTheApp, que é do tipo wxApp*. A macro IMPLEMENT_APP, no arquivo de implementação, permite ao wxWidgets criar dinamicamente uma instância do objeto application no ponto apropriado da inicialização da biblioteca. Esse trecho de código é totalmente funcional, mas teremos apenas a exibição de uma mensagem wxMessageDialog. Por essa razão eu retornei false no laço de eventos. Se tivéssemos criado uma janela wxFrame, o retorno deveria ser true, já que teríamos de lidar com eventos. Para finalizarmos, lembre-se de que o método OnInit() da classe wxApp é o local ideal para se fazer as verificações iniciais da aplicação, tais como conexão com banco de dados, permissão do usuário, disponibilidade da rede, etc. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar e usar métodos estáticos em suas classes Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOPQuantidade de visualizações: 13626 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe Java possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:package estudos; // declaração da classe Produto public class Produto { private String nome; private double preco; public String getNome() { return nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome; } public double getPreco() { return preco; } public void setPreco(double preco) { this.preco = preco; } } Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma. O método main() presente em todas as aplicações Java é um bom exemplo deste tipo de método. Métodos estáticos em Java podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo: Código para Pessoa.java: package estudos; // classe Pessoa com duas variáveis privadas e // um método estático public class Pessoa { private String nome; private int idade; // um método estático que permite verificar a validade // de um número de CPF public static boolean isCPFValido(String cpf){ // alguns cálculos aqui return true; } } Veja agora como podemos chamar o método isCPFValido() sem a necessidade da criação de uma nova instância da classe Pessoa: Código para Main.java: package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem // criar uma instância da classe Pessoa if(Pessoa.isCPFValido("12345")){ System.out.println("CPF Válido"); } else{ System.out.println("CPF Inválido"); } } } Note que o método estático isCPFValido() da classe Pessoa foi declarado assim: public static boolean isCPFValido(String cpf); Desta forma, podemos chamá-lo a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja: if(Pessoa.isCPFValido("12345")){} É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo: // um método estático que permite verificar a validade // de um número de CPF public static boolean isCPFValido(String cpf){ // alguns cálculos aqui // vamos acessar a variável não estática nome nome = "Osmar J. Silva"; return true; } vai gerar o seguinte erro de compilação: Uncompilable source code - non-static variable nome cannot be referenced from a static context. Se usarmos this.nome a mensagem de erro de compilação será: Uncompilable source code - non-static variable this cannot be referenced from a static context. Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias. |
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