Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como escrever em um arquivo usando Java - Como escrever em um arquivo usando as classes BufferedWriter e FileWriter do JavaQuantidade de visualizações: 107 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem Java para escrever em um arquivo texto. Para isso nós vamos usar as classes BufferedWriter e FileWriter. Veja o trecho de código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.BufferedWriter; import java.io.FileWriter; import java.io.IOException; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ try { BufferedWriter out = new BufferedWriter(new FileWriter("C:\\estudos_java\\conteudo.txt")); out.write("Esta é a primeira linha de texto\r\n"); out.write("Esta é a segunda linha de texto"); out.close(); } catch(IOException e){ System.out.println("Houve um erro: " + e.getMessage()); } System.out.println("Acabei de escrever no arquivo"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Acabei de escrever no arquivo. Tenha cuidado. Se o arquivo já existir, o método write() da classe BufferedWriter vai sobrescrever o seu conteúdo. Por isso, é sempre uma boa idéia fazer uma verificação antes. |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo de um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackColorQuantidade de visualizações: 9359 vezes |
A cor de fundo de um formulário Windows Forms pode ser definida em tempo de design ou execução usando-se a propriedade BackColor. Em tempo de design só precisamos clicar no formulário, acionar a janela de propriedades e escolher a cor de fundo desejada. Em tempo de execução, a cor de fundo pode ser definida com um código parecido com: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos definir a cor de fundo para o formulário this.BackColor = Color.LightSalmon; } É possível obter o valor da propriedade BackColor do formulário da seguinte forma: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o valor da propriedade BackColor Color corFundo = this.BackColor; // vamos mostrar o resultado MessageBox.Show("A cor de fundo é: " + corFundo.Name); } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para float ou double em Python usando a função float()Quantidade de visualizações: 1594 vezes |
Em algumas situações nós temos um valor numérico representado por uma string e gostaríamos de convertê-lo para um valor float ou double na linguagem Python. Para isso nós podemos usar a função float(), disponível por padrão na linguagem. Note o uso da função type() para exibirmos o tipo da variável antes e depois da conversão. Veja o código Python completo para o exemplo: # método principal def main(): # vamos pedir para o usuário informar o preço de um produto # note que o preço será lido como uma string preco = input("Informe o valor do produto: ") # vamos exibir o valor lido e o tipo da variável print("Você informou o valor: {0}".format(preco)) print("O tipo da variável é: {0}".format(type(preco))) # agora vamos converter a string para o tipo float preco = float(preco) # vamos mostrar o novo tipo da variável print("O novo tipo da variável é: {0}".format(type(preco))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do produto: 45.92 Você informou o valor: 45.92 O tipo da variável é: <class 'str'> O novo tipo da variável é: <class 'float'> É preciso, no entanto, ter cuidado ao informar a string que será convertida para float. Se, em vez de informar o ponto separador de decimal, nós informarmos a vírgula, o seguinte erro será apresentado: Informe o valor do produto: 45,21 Você informou o valor: 45,21 O tipo da variável é: <class 'str'> Traceback (most recent call last): File "c:\estudos_python\estudos.py", line 18, in <module> main() File "c:\estudos_python\estudos.py", line 12, in main preco = float(preco) ValueError: could not convert string to float: '45,21' |
Node.js ::: Express.js ::: Passos Iniciais |
Node.js Express.js - Como escrever sua primeira aplicação Express.jsQuantidade de visualizações: 2179 vezes |
Se você chegou até esta página vindo(a) de um sistema de busca tal como o Google, saiba que o Express.js é um framework web baseado no núcleo do Node.js, ou seja, antes de experimentar o exemplo abaixo, você deve ter uma instalação funcional do Node.js na sua máquina. Além disso, o módulo express deve estar instalado também, e 100% operacional. No entanto, se sua instalação do Node.js ainda não tem o express, basta entrar no diretório que você instalou o Node.js e disparar o comando a seguir: npm install express Verifique se a instalação foi feita com sucesso e vamos continuar. Este exemplo é bem simples e requer apenas um arquivo. Para tanto, abra o seu editor de código favorito e digite a listagem abaixo: // vamos importar o módulo express var express = require('express'); // o servidor vai ouvir na porta 8081 var porta = 8081; var app = express(); // o asterisco (*) quer dizer que todas as requisições vão cair aqui app.get('*', function(request, response){ response.end('Tamo juntos!'); }); app.listen(porta, function(){ console.log('O servidor está ouvindo em http://localhost:%s', porta); }); Salve o arquivo como servidor.js e execute o Node.js. Em seguida abra o seu navegador web no endereço http://localhost:8081 e veja o resultado. Agora não deixe de ver nossas outras dicas de Node.js e aprender cada vez mais. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como formatar inteiros com uma determinada quantidade de zeros à esquerda usando PythonQuantidade de visualizações: 11302 vezes |
Nesta dica eu mostro como formatar um valor inteiro com uma determinada quantidade de zeros à sua esquerda. Note que aqui eu estou combinando a função print() com o operador de módulo (%) para indicar os valores que serão formatados. Esta técnica foi muito usada na época do Python 2.5 e ainda está disponível no Python 3.0 (e creio que deverá continuar por muito tempo ainda). Veja o trecho de código completo: # função principal do programa def main(): valor1 = 343 valor2 = 3 # exibirá 000342 print("O valor é %06d" % (valor1)) # exibirá 0342 e 00000003 print("Os valor sao %04d e %08d" % (valor1, valor2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O valor é 000343 Os valor são 0343 e 00000003 |
PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Projetos PHP com Código Fonte - Códigos Fonte PHP |
Como criar um Cadastro de Usuários em PHP e MySQL - Cadastrar, Listar, Editar, Exluir e Pesquisar - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 7597 vezes |
Sobre este projeto PHP e MySQL Quando se está dando os primeiros passos em PHP e banco de dados, principalmente no MySQL, é sempre uma boa idéia desenvolver aplicações do mundo real para ver como as coisas realmente funcionam. É muito difícil aprender uma linguagem de programação ou um banco de dados sem visualizar situações nas quais esse conhecimento pode ser aplicado. Veja na figura abaixo o projeto que desenvolvemos para você nesta dica: ![]() O que vou aprender neste código fonte? Escrevemos uma aplicação PHP e MySQL bem simples, sem muita formatação e sem firulas de programador exibido, apenas com o propósito de ensiná-lo(a) como gravar, listar, editar, excluir e pesquisar dados em uma tabela MySQL a partir de uma aplicação PHP. Como você pode ver na imagem acima, o cadastro é muito simples: nome, e-mail, idade e sexo. Porém, não se deixe levar pela simplicidade, pois este é o conhecimento básico para se desenvolver programas PHP e MySQL mais avançados. Isso quer dizer que, uma vez dominado as técnicas ensinadas aqui, você será capaz de criar sistemas para folha de pagamento em PHP, gestão financeira, contas a pagar e a receber, gestão de documentos em PHP, muita coisa mesmo. Por meio de um código simples e bem documentado, você verá como disparar os comandos SQL INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT a partir de seus códigos PHP. Mostramos também como escrever uma função tratar_entrada() para que os dados vindos de formulários POST ou GET sejam devidamente tratados antes de entrar na sua aplicação. Isso garante maior segurança e também evita que usuários mal intencionados fiquem tentando injetar código nas suas aplicações usando SQL Injection. Por fim, você também aprenderá como escrever páginas PHP separadas para representar o topo da aplicação, o menu do lado e o rodapé, de forma que você não precise atualizar todas estas partes sempre que decidir mudar a cor ou o layout da aplicação. Como posso obter este código fonte? Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicando na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livrosQuantidade de visualizações: 554 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada. A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título. Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java. Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores. Sua saída deverá ser parecida com: ------------------------------------------------- :: Biblioteca Programação e Artes :: ------------------------------------------------- Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada 1 - Novo Livro 2 - Listar Livros 3 - Pesquisar Livro 4 - Excluir Livro 5 - Sair Sua opção: 1 Título: JAVA PARA INICIANTES Autor: OSMAR J SILVA Quant Páginas: 480 O livro foi cadastrado com sucesso Veja a resolução comentada deste exercício em Java: Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java: package estudos; // definição da classe Livro public class Livro { private int id; // id do livro. Não pode repetir private String titulo; private String autor; private int paginas; // construtor vazio da classe Livro public Livro() {} // construtor cheio da classe Livro public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) { this.id = id; this.titulo = titulo; this.autor = autor; this.paginas = paginas; } public int getId() { return id; } public void setId(int id) { this.id = id; } public String getTitulo() { return titulo; } public void setTitulo(String titulo) { this.titulo = titulo; } public String getAutor() { return autor; } public void setAutor(String autor) { this.autor = autor; } public int getPaginas() { return paginas; } public void setPaginas(int paginas) { this.paginas = paginas; } } Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java: package estudos; // imports necessários import java.util.ArrayList; import java.util.Scanner; // definição da classe Biblioteca public class Biblioteca { String nome; ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros // variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros int idUltimoLivroCadastrado = 0; // construtor da classe public Biblioteca(String nome) { this.nome = nome; this.livros = new ArrayList(); } // exibe o menu de opções da biblioteca public void exibirMenu(){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis temporárias Livro temp; String pesquisaLivro; // um laço infinito com as opções do menu while(true){ System.out.println("\n-------------------------------------------------"); System.out.println(":: " + this.nome + " ::"); System.out.println("-------------------------------------------------"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n"); System.out.println("1 - Novo Livro"); System.out.println("2 - Listar Livros"); System.out.println("3 - Pesquisar Livro"); System.out.println("4 - Excluir Livro"); System.out.println("5 - Sair"); System.out.print("\nSua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // um menu switch para ler as opções do menu switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo livro System.out.print("\nTítulo: "); String titulo = entrada.nextLine(); System.out.print("Autor: "); String autor = entrada.nextLine(); System.out.print("Quant Páginas: "); int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos gerar o id deste livro int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado; // agora vamos criar um novo objeto da classe Livro Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas); // e o adicionamos no ArrayList de livros livros.add(livro); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso"); break; case 2: // vamos listar os livros cadastrados if(livros.isEmpty()){ System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado."); } else{ for(int i = 0; i < livros.size(); i++){ temp = livros.get(i); // obtém o livro da iteração atual System.out.println("\nId: " + temp.getId()); System.out.println("Título: " + temp.getTitulo()); System.out.println("Autor: " + temp.getAutor()); System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas()); } } break; case 3: // vamos pesquisar um livro System.out.print("\nInforme o id ou título do livro: "); pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro temp = this.pesquisarLivro(pesquisaLivro); if(temp == null){ // livro não encontrado System.out.println("\nO livro náo foi encontrado."); } else{ // mostra o livro encontrado System.out.println("\nId: " + temp.getId()); System.out.println("Título: " + temp.getTitulo()); System.out.println("Autor: " + temp.getAutor()); System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas()); } break; case 4: // vamos excluir um livro System.out.print("\nInforme o id ou título do livro a ser excluído: "); pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro temp = pesquisarLivro(pesquisaLivro); if(temp == null){ // livro não encontrado System.out.println("\nO livro não foi encontrado."); } else{ // vamos excluir este livro livros.remove(temp); System.out.println("\nLivro excluído com sucesso."); } break; case 5: // sai da aplicação System.out.println("\nObrigado por usar a biblioteca\n"); System.exit(0); default: System.out.println("\nOpção inválida\n"); break; } } } // método que pesquisa um livro pelo id ou e retorna um objeto da classe Livro public Livro pesquisarLivro(String pesquisaLivro){ Livro livro = null; // este livro existe? for(int i = 0; i < livros.size(); i++){ // pesquisa pelo id if(Integer.toString(livros.get(i).getId()).equals(pesquisaLivro)){ return livros.get(i); } // pesquisar por título else if(livros.get(i).getTitulo().contains(pesquisaLivro)){ return livros.get(i); } } return livro; } } E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes"); // mostra o menu da biblioteca b.exibirMenu(); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Faça um algoritmo que leia a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias e mostre-a expressa em diasQuantidade de visualizações: 6628 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo que leia a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias e mostre-a expressa em dias. Leve em consideração o ano com 365 dias e o mês com 30. (Ex: 3 anos, 2 meses e 15 dias = 1170 dias.) Resposta/Solução: Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada: package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos usar um objeto Scanner para ler a entrada // do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a quantidade de anos System.out.print("Quantidade de anos: "); int anos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler a quantidade de meses System.out.print("Quantidade de meses: "); int meses = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler a quantidade de dias System.out.print("Quantidade de dias: "); int dias = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular a quantidade de dias int quant_dias = (anos * 365) + (meses * 30) + dias; // e mostramos o resultado System.out.println("Idade em dias: " + quant_dias); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Quantidade de anos: 3 Quantidade de meses: 2 Quantidade de dias: 15 Idade em dias: 1170 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como obter o tamanho de um arquivo em PHP usando a função filesize()Quantidade de visualizações: 12799 vezes |
O tamanho de um arquivo pode ser obtido em PHP usando-se a função filesize(). Esta função recebe o caminho e nome do arquivo e retorna seu tamanho em bytes. Lembre-se de que um Kb contém 1024 bytes, caso você queira trabalhar com Kb em vez de bytes. Veja um exemplo de uso da função filesize(): <?php $arquivo = "testes.txt"; echo "O tamanho do arquivo é: " . filesize($arquivo) . " bytes"; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O tamanho do arquivo é: 940 bytes |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como somar os elementos de um array em RustQuantidade de visualizações: 599 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos somar os valores de um vetor na linguagem Rust. Para isso nós vamos usar um laço for e percorrer os itens do array um de cada vez. Note também o uso da função len() para retornar o tamanho do array. Veja o código Rust completo para o exemplo: // esta é a função principal do programa Rust fn main() { // vamos criar um array com 6 elementos let valores:[i32;6] = [5, 2, 3, 7, 4, 1]; // para guardar a soma let mut soma:i32 = 0; // vamos mostrar o conteúdo do array println!("Os elementos do array são: {:?}", valores); // agora vamos somar os elementos do array for i in 0..valores.len() { soma = soma + valores[i]; } // e mostramos o resultado println!("A soma dos elementos é: {}", soma); } Ao executarmos este código Rust nós teremos o seguinte resultado: Os elementos do array são: [5, 2, 3, 7, 4, 1] A soma dos elementos é: 22 |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
AutoCAD Civil 3D - Como criar pontos COGO no AutoCAD Civil 3D |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |