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C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em CQuantidade de visualizações: 3253 vezes |
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem C. Comece observando a imagem a seguir: ![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[a^2 = c^2 - b^2\] Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ float c = 36.056; // medida da hipotenusa float b = 30; // medida do cateto adjascente // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto float a = sqrt(pow(c, 2) - pow(b, 2)); // e mostramos o resultado printf("A medida do cateto oposto é: %f", a); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto oposto é: 20.000877 Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros compostos e montante usando a linguagem Java - Fórmula de juros compostos em Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 21059 vezes |
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal. Assim, após três meses de capitalização, temos: 1º mês: M = P .(1 + i) 2º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) 3º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) x (1 + i) Simplificando, obtemos a fórmula: M = P . (1 + i)^n Importante: a taxa i tem que ser expressa na mesma medida de tempo de n, ou seja, taxa de juros ao mês para n meses. Para calcularmos apenas os juros basta diminuir o principal do montante ao final do período: J = M - P Vejamos um exemplo: Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros? Veja o código Java para a resolução: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ double principal = 2000.00; double taxa = 0.03; int meses = 3; double montante = principal * Math.pow((1 + taxa), meses); double juros = montante - principal; System.out.println("O total de juros a ser pago é: " + juros); System.out.println("O montante a ser pago é: " + montante); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O total de juros a ser pago é: 185.45400000000018 O montante a ser pago é: 2185.454 É claro que uma formatação para moeda deixaria os valores mais bonitos. Uma outra aplicação interessante é mostrar mês a mês a evolução dos juros. Veja o código a seguir: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ double principal = 2000.00; double taxa = 0.03; int meses = 3; double anterior = 0.0; for(int i = 1; i <= meses; i++){ double montante = principal * Math.pow((1 + taxa), i); double juros = montante - principal - anterior; anterior += juros; System.out.println("Mês: " + i + " - Montante: " + montante + " - Juros: " + juros); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Mês: 1 - Montante: 2060.0 - Juros: 60.0 Mês: 2 - Montante: 2121.7999999999997 - Juros: 61.79999999999973 Mês: 3 - Montante: 2185.454 - Juros: 63.65400000000045 Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar e inicializar um array de inteiros em C#Quantidade de visualizações: 8640 vezes |
Nesta dica mostrarei como declarar, construir e inicializar um vetor de ints na linguagem C#. Aqui os valores já estão sendo informados na construção do array, mas você poderá pedir para o usuário informar os valores também. Veja o código para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // cria um array de inteiros int[] valores = new int[5] { 3, 2, 5, 11, 13 }; // exibe o valor do primeiro elemento Console.WriteLine("O valor do primeiro elemento é {0} ", valores[0]); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O valor do primeiro elemento é 3 |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
Como definir a cor de fundo de uma caixa de texto TextBox do C# Windows Forms via códigoQuantidade de visualizações: 9197 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade BackColor da classe Control do C# Windows Forms para definir a cor de fundo de uma caixa de texto TextBox. Note que criei uma TextBox com o nome textBox1 e estou chamando o código a partir do evento Click de um botão Button. Veja o trecho de código para o exemplo: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ textBox1.BackColor = Color.YellowGreen; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como usar o método createTempFile() da classe File da linguagem Java para criar um arquivo temporário, escrever nele e excluí-lo ao fechar o programa - RevisadoQuantidade de visualizações: 193 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método createTempFile() da classe File, do pacote java.io, para criar um arquivo temporário em Java. No exemplo vamos criar o arquivo, vamos escrever nele e depois excluí-lo ao fecharmos o programa. Veja o código completo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // local de criação do arquivo String local = "C:\\estudos_java"; // vamos tentar criar o arquivo então try{ File arquivo = File.createTempFile("teste", ".txt", new File(local)); // vamos excluir o arquivo ao fechar a aplicação arquivo.deleteOnExit(); // escreve no arquivo temporário BufferedWriter out = new BufferedWriter(new FileWriter(arquivo)); out.write("Arquivo de Códigos"); out.close(); // trecho de código para fazer com o programa espere // uma tecla antes de fechar // Este procedimento é para que vc veja que o arquivo // temporario realmente foi criado no diretório indicado InputStreamReader ent = new InputStreamReader(System.in); BufferedReader cons = new BufferedReader(ent); System.out.println("Verifique se o arquivo foi criado com sucesso."); System.out.print("Digite alguma coisa e pressione Enter para sair: "); String tecla = cons.readLine(); } catch(IOException e){ System.out.println("Houve um erro: " + e.getMessage()); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Verifique se o arquivo foi criado com sucesso. Digite alguma coisa e pressione Enter para sair: b Antes de digitar alguma coisa e pressionar Enter, olhe no diretório "C:\\estudos_java" (o seu vai ser diferente, é claro) e você verá um arquivo com um nome parecido com: teste2606085315507863387.txt Quando você pressionar Enter, o programa terminará e o arquivo será excluído automaticamente. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar em um JComponent (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método getGraphics() para obter o contexto de desenhoQuantidade de visualizações: 14093 vezes |
A classe JComponent possui um método chamado getGraphics() que retorna um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade. Antes de demonstrarmos como isso funciona, tenha em mente que o contexto de desenho de um componente só está disponível após ele ser pintado pela primeira vez. Se tentarmos obter o Graphics antes que o componente tenha sido pintado, corremos o risco de lançar uma exceção NullPointerException. O trecho de código abaixo mostra como desenhar uma linha em um JLabel ao clicar em um botão. Fique atento a este código. Boa parte das dicas vistas nesta seção usam esta abordagem: import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma linha no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(0, 0, 150, 100); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos |
Como tratar o evento wx.EVT_PAINT em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no PythonQuantidade de visualizações: 281 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tratar o evento wx.PaintEvent em suas aplicações wxPython. Este evento é disparado todas as vezes que uma janela é redesenhada, ou seja, quando fazemos o redimensionamento da janela ou a maximizamos. Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos o evento wx.PaintEvent para exibir a hora atual na janela, usando a função dc.DrawText(). Note o uso da função strftime() para formatar o conteúdo de um objeto datetime. # vamos importar o framework wxPython import wx # mais alguns imports necessários from datetime import datetime import locale # classe que representará a janela principal da # aplicação wxPython class JanelaPrincipal(wx.Frame): # o método construtor def __init__(self, *args, **kw): # chama o construtor da classe wx.Frame super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw) # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, '') # chama a função que inicializa a GUI self.InicializarGUI() # método usado para gerenciar o evento OnPaint def OnPaint(self, e): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # vamos obter o contexto de desenho dc = wx.PaintDC(self) texto = "Evento OnPaint gerado às: {0}".format( hoje.strftime("%X")) dc.DrawText(texto, 20, 20) # função que inicializa a GUI do programa def InicializarGUI(self): self.Bind(wx.EVT_PAINT, self.OnPaint) # definimos o tamanho da janela self.SetSize((450, 350)) # define a cor de fundo da janela (Windows 10) self.SetBackgroundColour(wx.WHITE) # definimos o título da janela self.SetTitle('O evento OnPaint') # e centralizamos a janela self.Centre() # função principal do programa Python def main(): # vamos criar a aplicação wxPython app = wx.App() janela_principal = JanelaPrincipal(None) janela_principal.Show() app.MainLoop() if __name__ == "__main__": main() |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados object da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 7896 vezes |
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos. As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class: class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja: $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome('Osmar J. Silva'); printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome); Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja: <? class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Quais as diferenças entre as funções fgetc(), fread() e fgets() da linguagem PHP? - RevisadoQuantidade de visualizações: 15845 vezes |
As funções fgetc(), fread() e fgets() do PHP nos permitem fazer a leitura de caracteres, palavras, textos e bytes de um arquivo. No entanto, nem sempre os iniciantes nesta linguagem conseguem identificar as diferenças entre essas três funções. Nessa dica falarei sobre o que diferencia uma da outra. Em mais dicas e truques dessa seção você aprenderá como usá-las. A função fgetc() lê um caractere por vez em um arquivo. Sua assinatura é: string fgetc(resource $handle) A função fgets(), por sua vez, retorna uma linha de texto de cada vez. Veja a assinatura: string fgets(resource $handle [, int $length]) O parâmetro $length pode ser omitido, o que significa que o tamanho da linha será definindo pela ocorrência de uma quebra de linha "\n". Já a função fread() permite ler uma determinada quantidade de bytes de um arquivo. Sua assinatura é: string fread(resource $handle, int $length) O parâmetro $length indica a quantidade de bytes que serão lidos, de cada vez, do arquivo. Esta dica foi revisada para o PHP 8. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo)Quantidade de visualizações: 12912 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo). Em seguida escreva um nova versão que exiba um número aleatório entre 10 e 20 (incluindo): Resposta/Solução: Veja a resolução e explicação para o código Java que exibe um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo o 0 e 10): O método random() da classe Math retorna um número aleatório maior que ou igual a 0,0 e menor que 1,0. Assim, se o número gerado for: 0.46095278727662825 e o multiplicarmos por 10, teremos 4.609527872766282. Se aplicarmos uma conversão para inteiro teremos 4. Assim, para garantir que o número 10 também poderá ser sorteado, basta multiplicarmos Math.random() por 11. Veja: public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 int numero = (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } Para sortear um número aleatório entre 10 e 20, só precisamos somar 10 ao número gerado. Veja: public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 10 e 20 int numero = 10 + (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } |
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