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Como usar o método trim() da classe String do Java para remover os espaços no início e final de uma string - RevisadoQuantidade de visualizações: 5530 vezes |
Em algumas situações precisamos remover todos os espaços antes e depois de uma string. Para isso podemos usar o método trim() da classe String da linguagem Java. Veja sua assinatura:public String trim() Se a string possuir quaisquer caracteres '\u0020' (o código Unicode para o caractere de espaço), estes serão removidos tanto no ínicio quanto no final e uma nova string será criada e retornada. Se a string não possuir nenhum espaço no início ou final, a string original é retornada. Veja um trecho de código no qual usamos o método trim() da classe String para remover os espaços no início e final de uma string: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // uma string contendo espaços no início e no final String frase = " Possuo espaços no ínicio e no final "; // vamos exibir a string com os espaços System.out.println("Com espaços: " + frase + "."); // vamos remover os espaços no início e no final String semEspacos = frase.trim(); // exibimos a string sem os espaços no início e no final System.out.println("Sem espaços: " + semEspacos + "."); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Com espaços: Possuo espaços no ínicio e no final . Sem espaços: Possuo espaços no ínicio e no final. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como contar quantas vezes um elemento aparece em uma lista do Python usando a função count()Quantidade de visualizações: 7898 vezes |
Em várias situações nós precisamos contar as ocorrências de um item em uma List do Python, ou seja, queremos saber quantas vezes um determinado elemento aparece na lista. Para isso nós podemos usar a função count() do objeto List. Veja um código Python completo demonstrando seu uso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # função principal do programa def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 2, 17] # vamos mostrar o conteúdo dessa lista print("Conteúdo da lista: {0}".format(valores)) # verifica a quantidade de vezes que o # valor 2 aparece print("O valor 2 aparece", valores.count(2), "vezes") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Conteúdo da lista: [2, 5, 12, 2, 3, 2, 17] O valor 2 aparece 3 vezes |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Curso de Python - Como ordenar uma lista de strings baseado no tamanho de cada umaQuantidade de visualizações: 7808 vezes |
Este exemplo mostra como ordenar os elementos de uma List de strings baseado no tamanho da palavra, frase ou texto. Note como o valor "key = len" como argumento para o método sort() da classe List. Veja o código completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): # cria uma lista de nomes nomes = ['Carlos', 'Igor', 'Osmar', 'Fernanda'] # exibe a lista na ordem original print(nomes) # ordena a lista nomes.sort(key = len) # exibe a lista ordenada print(nomes) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: ['Carlos', 'Igor', 'Osmar', 'Fernanda'] ['Igor', 'Osmar', 'Carlos', 'Fernanda'] |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como embaralhar as palavras em uma frase ou texto usando C#Quantidade de visualizações: 11865 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem C# para embaralhar, ou seja, exibir as palavras de uma string em ordem aleatória. Veja o código C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de VB.NET, Java e C#"; // mostra a frase na ordem original Console.WriteLine("Ordem original: " + frase); // converte em um vetor de palavras string[] frase2 = frase.Split(' '); // vamos embaralhar 5 vezes Embaralhar(ref frase2, 5); // junta as partes da string novamente frase = String.Join(" ", frase2); // exibe o resultado Console.WriteLine("Embaralhada: " + frase); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } static void Embaralhar(ref String[] array, int vezes) { Random rand = new Random(DateTime.Now.Millisecond); for (int i = 1; i <= vezes; i++) { for (int x = 1; x <= array.Length; x++) { Trocar(ref array[rand.Next(0, array.Length)], ref array[rand.Next(0, array.Length)]); } } } static void Trocar(ref String arg1, ref String arg2) { String strTemp = arg1; arg1 = arg2; arg2 = strTemp; } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: Gosto de VB.NET, Java e C# Embaralhada: VB.NET, C# Java de e Gosto |
Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 913 vezes |
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem: Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * import math from datetime import datetime # função que faz a correção dos ângulos def corrigir_angulo(angulo): return abs(angulo % 360) # inicializa a biblioteca pygame.init() # quantidade de frames por segundo FPS = 30 # construímos o timer timer = pygame.time.Clock() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela janela = pygame.display.set_mode((600, 400)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Relógio Analógico no Pygame') # vamos definir alguns parâmetros fonte = pygame.font.Font(None, 36) VERMELHO = (200, 0, 0) BRANCO = (255, 255, 255) raio = 150 x_inicial = 300 y_inicial = 200 distancia_aro = 20 # e aqui nós entramos no loop do game while True: # vamos pintar a tela toda de branco janela.fill(BRANCO) # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # vamos desenhar um circulo não preenchido (maior) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), raio, 2) # vamos desenhar um circulo não preenchido (menor) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial + 1, y_inicial + 1), 5, 0) # vamos desenhar os números do relório (1-12) for n in range(1, 13): # calcula o ângulo dessa hora angulo = math.radians((n * (360 / 12)) - 90) # agora convertemos o ângulo e o raio para coordenadas cartesianas if len(str(n)) > 1: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 18 else: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 y = math.sin(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 texto_numero = fonte.render(str(n), True, VERMELHO) janela.blit(texto_numero, (x_inicial + x, y_inicial + y)) # vamos obter as horas, minutos e segundos atuais hoje = datetime.today() horas = hoje.hour % 12 minutos = hoje.minute segundos = hoje.second # ajustamos as horas para tratar a hora decimal (com frações de horas) horas = horas + (minutos * (1 / 60)) + (segundos * (1 / 3600)) # desenha o ponteiro das horas angulo_horas = corrigir_angulo(horas * (360 / 12) - 90) angulo_horas = math.radians(angulo_horas) hora_x = math.cos(angulo_horas) * (raio - 60) hora_y = math.sin(angulo_horas) * (raio - 60) coord_finais = (x_inicial + hora_x, y_inicial + hora_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 4) # desenha o ponteiro dos minutos angulo_minutos = corrigir_angulo(minutos * (360 / 60) - 90) angulo_minutos = math.radians(angulo_minutos) minutos_x = math.cos(angulo_minutos) * (raio - 40) minutos_y = math.sin(angulo_minutos) * (raio - 40) coord_finais = (x_inicial + minutos_x, y_inicial + minutos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 3) # desenha o ponteiro dos segundos angulo_segundos = corrigir_angulo(segundos * (360 / 60) - 90) angulo_segundos = math.radians(angulo_segundos) segundos_x = math.cos(angulo_segundos) * (raio - 30) segundos_y = math.sin(angulo_segundos) * (raio - 30) coord_finais = (x_inicial + segundos_x, y_inicial + segundos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 1) # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() # aciona o disparo do timer timer.tick(FPS) |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 466 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ano: inteiro inicio // vamos solicitar que o usuário informe um ano escreva("Informe o ano: ") leia(ano) // vamos verificar se o ano informado é bissexto se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao escreva("O ano informado é bissexto.") senao escreva("O ano informado não é bissexto.") fimse fimalgoritmo |
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