Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Java + Firebird/Interbase ::: Passos Iniciais

Como efetuar uma conexão Java + JDBC + Firebird

Quantidade de visualizações: 15531 vezes
Se sua intenção é usar a linguagem Java em combinação com o banco de dados Firebird, o primeiro passo é aprender como se conectar a este banco de dados usando JDBC (Java Database Connectivity). Para isso, siga atentamente os passos abaixo:

a) Pesquise e baixe o driver JDBC (Firebird JCA-JDBC Driver). Durante a autoria desta dica o driver pode ser baixado diretamente do site oficial do Firebird www.firebirdsql.org. O nome do arquivo baixado para esta dica foi Jaybird-2.1.6JDK_1.6.zip, com o tamanho de 3,02Mb.

b) Depois de descompactar o arquivo baixado, adicione uma referência para o Jar jaybird-full-2.1.6.jar. Se você estiver usando NetBeans, clique com o botão direito em Bibliotecas -> Adicionar Jar/pasta e localize o jar. Em seguida clique o botão Open.

c) Hora de efetuar uma conexão com o banco de dados. Para este exemplo eu fiz uma conexão com o Firebird 2.5 usando usuário e senha padrão. Veja o código:

package estudos_jdbc;

import java.sql.*;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // string de conexão
    String databaseURL =
      "jdbc:firebirdsql:localhost:C:\\Firebird_2_5\\dados\\estudos.fdb";
    String user = "sysdba";
    String password = "masterkey";
    String driverName = "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver";

    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, user, password);
......


Execute a aplicação. Se tudo correu bem você verá o resultado:

Conexão obtida com sucesso.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo

Como definir uma imagem de fundo que se repete apenas verticalmente usando a propriedade background-repeat do CSS

Quantidade de visualizações: 7261 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos definir uma imagem de fundo para a página HTML e ajustá-la para repetir apenas verticalmente usando a propriedade background-repeat com o valor repeat-y. Note que, para definir a imagem de fundo, nós usamos a propriedade background-image.

Veja o código CSS para o exemplo:

<style type="text/css">
<!--
  body {background-image: url('fundo.gif'); 
......



Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Como retornar uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema usando Delphi

Quantidade de visualizações: 10997 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema, talvez com o propósito de selecionar um determinado dispositivo em uma ListBox ou ComboBox. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito.

O primeiro passo é declarar uma variável do tipo TMidiOutCaps. Este registro está declarado na unit MMSystem.pas e é uma tradução da estrutura MIDIOUTCAPS da API do Windows. Entre outros tipos de dados, esta estrutura possui um membro szPname que retorna o nome do dispositivo. Na unit MMSystem.pas este membro está declarado como array[0..MAXPNAMELEN-1] of AnsiChar, ou seja, uma matriz de AnsiChar que será preenchida pela API do Windows e terá seu final marcado com o caractere null (NULL terminated string). Note a conversão deste valor para o tipo String no momento de inserí-lo no ComboBox. Em versões anteriores do Delphi (estou escrevendo este código no Delphi 2009) podíamos usar a função StrPas() para esta finalidade.

O passo seguinte é obter a quantidade de dispositivos de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutGetNumDevs da API do Windows. Uma vez obtida a quantidade de dispositivos nós usamos um laço for e, no corpo deste laço, usamos o valor da variável de controle i para efetuar uma chamada à função midiOutGetDevCaps(), também da API do Windows:

midiOutGetDevCaps(i, @MidiOutCaps, sizeof(TMidiOutCaps));

Esta função recebe o identificador do dispositivo (um valor inteiro começando em 0 e indo até a quantidade de dispositivos - 1), um ponteiro para um registro MidiOutCaps e o tamanho em bytes do registro. Se a função for executada com sucesso, o registro MidiOutCaps será preenchido com várias informações úteis, tais como o nome do dispositivo, o ID do fabricante, o ID do produto, versão do driver, tipo do dispositivo MIDI, número de vozes suportadas, número máximo de notas que podem ser tocadas simultaneamente, etc.

Para finalizar, nós acessamos o campo szPname do registro MidiOutCaps e o adicionamos no ComboBox. Veja o código completo a seguir:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
  MidiOutCaps: TMidiOutCaps; // este registro (record) está definido em MMSystem.pas
  erro: Word;
begin
  // uses MMSystem

  ComboBox2.Clear;
  // midiOutGetNumDevs retorna a quantidade de dispositivos de saída MIDI no sistema
  for i := 0 to midiOutGetNumDevs - 1 do
  begin
    // vamos obter o dispositivo identificado pela variável i (uDeviceID)
......


Ao executar este código o ComboBox será preenchido com valores semelhantes à:

Microsoft GS Wavetable SW Synth
MPU-401

Nas demais dicas relacionadas a este assunto você deverá sempre indicar o dispositivo de saída MIDI. Geralmente você poderá fornecer os valores 0 ou 1 para as funções MIDI que pedem o ID do dispositivo de saída.

Para fins de compatibilidade esta dica ou anotação foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em PHP usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 26255 vezes
Arquivos podem ser renomeados em PHP usando a função rename(). Esta função recebe o caminho e nome atual do arquivo e o novo caminho e nome. Se o destino for diferente, o arquivo será movido de um diretório para outro. Veja um exemplo:

<?php
  // renomeia o arquivo testes.txt para testes2.txt
  $de = "/site/public_html/testes.txt";
  $para = "/site/public_html/testes2.txt";
  
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Arquivo renomeado com sucesso.

A função rename() da linguagem PHP retorna um valor boolean (verdadeiro ou falso) indicando se a operação foi realizada com sucesso ou se houve um erro.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover e retornar o último elemento de um array em PHP usando a função array_pop()

Quantidade de visualizações: 13380 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função array_pop() do PHP para excluir e retornar o último elemento de um array de strings. Note também o uso da função print_r() para exibir o conteúdo do array e da função count() para retornar a quantidade de elementos no array.

Veja o código PHP completo para o exemplo:

<?php
  // vamos criar um array de strings
  $pessoas[0] = "Carlos";
  $pessoas[1] = "Juliana";
  $pessoas[2] = "Igor";
  $pessoas[3] = "Marcelo";

  // vamos mostrar o conteúdo do array
  echo "Conteúdo do array: ";
  print_r($pessoas) . "\n";

  // vamos o tamanho do array
  echo "O array possui " . count($pessoas) . " itens\n";
......


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Conteúdo do array: Array
(
[0] => Carlos
[1] => Juliana
[2] => Igor
[3] => Marcelo
)
O array possui 4 itens
O elemento extraído foi: Marcelo
O array contém agora 3 elementos
Conteúdo do array: Array
(
[0] => Carlos
[1] => Juliana
[2] => Igor
)


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em PHP usando o operador "."

Quantidade de visualizações: 47286 vezes
Todas as linguagens de programação oferecem o seu operador de concatenação, que nos permite juntar palavras, frases, textos e valores de variáveis.

Na maioria das linguagens o operador de concatenação é o sinal de adição "+". Porém, em PHP, a concatenação é feita usando-se o operador ".". Veja um exemplo abaixo de como usá-lo:

<?php
$nome = "Carlos";
$cidade = "São Paulo";

echo "Meu nome é " . $nome . " e eu moro em " 
......



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

Veja mais Dicas e truques de PHP

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 11 usuários muito felizes estudando em nosso site.