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Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Entrada e Saída em Arquivos (File Input/Output - IO)

Aprenda a usar o método seek() para posicionar o ponteiro de arquivo da classe RandomAccessFile

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Quando estamos efetuando a leitura ou escrita de um arquivo usando um objeto da classe RandomAccessFile, muitas vezes precisamos avançar ou recuar o ponteiro de arquivo, de forma a localizar a posição de escrita ou leitura desejada.

Para tal operação a classe RandomAccessFile nos fornece o método seek(). Este método recebe um inteiro informando a posição do ponteiro de arquivo a partir da posição zero do arquivo. Veja um exemplo de seu uso:

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // uma instância de RandomAccessFile para leitura e escrita
    try{
      RandomAccessFile arquivo = 
        new RandomAccessFile("C:\\java\\conteudo.txt", "r");

      byte[] buffer = new byte[5];

      //vamos posicionar o ponteiro de arquivo no início do arquivo
      // e ler 5 bytes
      arquivo.seek(0);
      arquivo.read(buffer);
      // vamos exibir o resultado
      for(int i = 0; i < buffer.length; i++){
        System.out.println((char)buffer[i]);
      }      

      System.out.flush();
      System.out.println();

      //vamos agora posicionar o ponteiro de arquivo na posição 20
      // do arquivo (em bytes) e ler mais 5 bytes
      arquivo.seek(20);
      arquivo.read(buffer);
      // vamos exibir o resultado
      for(int i = 0; i < buffer.length; i++){
        System.out.println((char)buffer[i]);
      }

      arquivo.close();    
    }
    catch(FileNotFoundException fnfe){
      System.out.println(fnfe.getMessage());
    }
    catch(IOException ioe){
      System.out.println(ioe.getMessage());
    }

    System.exit(0);
  }
}


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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como gerar um número inteiro aleatório em Ruby usando a função rand() do módulo Kernel

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rand() do módulo Kernel da linguagem Ruby para gerar um número randômico dentro de uma determinada faixa. No exemplo nós vamos gerar um número aleatório entre 0 e 6 (não incluído).

Veja o código completo para o exemplo:

# gera um número aleatório entre 0 e 5
numero = rand(6)
puts sprintf("O numero aleatório é: %d", \
  numero)

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O numero aleatório é: 5


C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Tenha cuidado com os limites dos índices de um vetor ou matriz na linguagem C

Quantidade de visualizações: 9547 vezes
Um erro muito comum em programas C ocorre quando não atentamos para os limites dos índices de um vetor ou matriz. Como sabemos, os índices iniciam em 0 e vão até o tamanho do vetor menos 1. Porém, ao contrário de outras linguagens, o C (compiladores sendo usados em 2007 e 2008) não evita que este limite seja ultrapassado. O resultado disso é que o programa acaba lendo posições de memória inexistentes ou pertecentes a outros programas.

Veja um trecho de código no qual acessamos uma posição inválida no vetor valores. Este código foi testado no MinGW 3.4.2 e compilou e executou sem qualquer mensagem de advertência.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // array com 5 inteiros
  int valores[] = {23, 6, 45, 9, 3};
 
  // acessa um índice além dos limites do array
  // lembre-se de que os índices iniciam em 0
  int valor = valores[5];
 
  // exibe o resultado
  printf("%d\n\n", valor);
 
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado (o seu vai ser diferente, é claro):

-858993460

Minha recomendação é: se você quer mesmo programar na linguagem C, crie uma forma de impedir o acesso à índices inválidos. Se isso acontecer, os resultados exibidos pelos seus programas poderão ser realmente inesperados.


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma variável do tipo string ainda é null ou vazia em VB.NET usando a função IsNullOrEmpty()

Quantidade de visualizações: 14779 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma variável do tipo String ainda é null ou vazia. Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty(). Note que null em VB.NET é representado pela palavra-chave Nothing.

Veja o código completo para o exemplo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim var1 As String ' ainda não foi inicializada...é null
    Dim var2 As String = Nothing ' é null
    Dim var3 As String = "" ' está vazia

    If String.IsNullOrEmpty(var1) Then
      Console.WriteLine("A variável var1 ainda é null ou vazia")
    End If

    If String.IsNullOrEmpty(var2) Then
      Console.WriteLine("A variável var2 ainda é null ou vazia")
    End If

    If String.IsNullOrEmpty(var3) Then
      Console.WriteLine("A variável var3 ainda é null ou vazia")
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

A variável var1 ainda é null ou vazia
A variável var2 ainda é null ou vazia
A variável var3 ainda é null ou vazia


CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo

Como definir uma imagem de fundo para a página HTML em CSS usando a propriedade background-image

Quantidade de visualizações: 7661 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a propriedade background-image do CSS (Cascading Style Sheet) para aplicar uma imagem de fundo às nossas páginas HTML. Note que, neste exemplo, não controlamos como e se a imagem de fundo será repetida. Em outras dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito.

Veja o resultado desta dica na figura abaixo:



E agora veja o código HTML completo para o exemplo, incluindo a marcação CSS:

<html>
<head>
<title>Estudando CSS</title>

<meta name="viewport" content="width=device-width, 
  initial-scale=1">

<style type="text/css">
  body {background-image: url('fundo2.jpg')}
</style>

</head>
<body>
 
</body>
</html>



Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares em LISP - LISP para Engenharia

Quantidade de visualizações: 389 vezes
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é:

__$r = \sqrt{x^2+y2}__$
__$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$

E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$):

; programa LISP que converte Coordenadas Cartesianas
; em Coordenadas Polares
(let((x)(y)(raio)(theta)(angulo_graus))
  ; vamos ler as coordenadas cartesianas
  (princ "Valor de x: ")
  (force-output)
  (setq x (read))
  (princ "Valor de y: ")
  (force-output)
  (setq y (read))
  
  ; vamos calcular o raio
  (setq raio (sqrt (+ (expt x 2) (expt y 2))))
  
  ; agora calculamos o theta (ângulo) em radianos 
  (setq theta (atan y x))

  ; queremos o ângulo em graus também
  (setq angulo_graus (* 180 (/ theta pi)))
  
  ; e exibimos o resultado
  (princ "As Coordenadas Polares são: ")
  (format t "raio = ~F, theta = ~F, ângulo em graus: ~F"
    raio theta angulo_graus)
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Valor de x: -1
Valor de y: 1
As Coordenadas Polares são:
raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0

Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais.


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