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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês em Python como um decimal no intervalo 01-31 usando strftime("%d")Quantidade de visualizações: 8196 vezes |
Como retornar o dia do mês em Python como um decimal no intervalo 01-31 usando strftime("%d") Este exemplo mostra como usar a função strftime() e o sinalizador ("%d") para retornar o dia do mês a partir de um datetime. Observe que o dia do mês será retornado como um decimal no intervalo 01-31. from datetime import datetime def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o dia do mês como um decimal print(hoje.strftime("O dia do mês é: %d")) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O dia do mês é: 26 |
HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos |
Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 5957 vezes |
Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca. Veja o resultado no navegador: ![]() Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários: <html> <head> <title>Desenhando no canvas do HTML5</title> </head> <body style="padding: 15px"> <b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br> <canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666" width="600" height="350"></canvas> <br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button> <script type="text/javascript"> // obtém uma referência ao canvas var quadro = document.getElementById('quadro'); // vamos obter o contexto de desenho var areaDesenho = quadro.getContext("2d"); // podemos desenhar? var podeDesenhar = false; // ainda não // vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo // movimentado pressionado var vetorX = new Array(); var vetorY = new Array(); var vetorArrastar = new Array(); // agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de // eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário // pressionar o botão do mouse (sem soltar) quadro.addEventListener('mousedown', function(e){ // podemos iniciar o desenho podeDesenhar = true; registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false); desenhar(); // faça o desenho, moço }); // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado // pressionado quadro.addEventListener('mousemove', function(e){ if(podeDesenhar){ registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, true); desenhar(); // faça o desenho, moço } }); // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado // e interrompe o desenho quadro.addEventListener('mouseup', function(e){ podeDesenhar = false; }); // o mouse saiu da área de desenho? quadro.addEventListener('mouseleave', function(e){ podeDesenhar = false; }); function registrarClique(x, y, arrastar){ // aqui nós guardamos em vetores as posições x, y do clique ou // o movimento do mouse pressionado. vetorX.push(x); vetorY.push(y); vetorArrastar.push(arrastar); } // é aqui que a mágica ocorre function desenhar(){ // primeiro vamos limpar o quadro de desenho areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, areaDesenho.canvas.height); areaDesenho.strokeStyle = "#5c5cd6"; // cor areaDesenho.lineJoin = "round"; // formato da junção de linha areaDesenho.lineWidth = 5; // largura da linha // percorremos os vetores, usando como base o vetor de coordenadas x for(var i = 0; i < vetorX.length; i++){ areaDesenho.beginPath(); // inicia o caminho // o mouse foi arrastado neste evento? if((vetorArrastar[i] == true && i > 0)){ areaDesenho.moveTo(vetorX[i - 1], vetorY[i - 1]); } else{ // é o início do desenho areaDesenho.moveTo(vetorX[i] - 1, vetorY[i]); } // desenha a linha do ponto X ao ponto Y areaDesenho.lineTo(vetorX[i], vetorY[i]); // fecha o caminho areaDesenho.closePath(); // conclui de fato o desenho areaDesenho.stroke(); } } // e aqui nós limpamos a área de desenho e esvaziamos os vetores function limpar(){ areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, areaDesenho.canvas.height); vetorX = []; vetorY = []; vetorArrastar = []; } </script> </body> </html> Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas. Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de C - Um método recursivo que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 935 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: void contar_recursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // método recursivo que conta de 0 até 10; void contar_recursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual printf("%d ", n); // devemos prosseguir com a recursividade? if(n < 10){ // incrementa o valor de n n++; contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva } } // método principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor contar_recursivamente(0); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Java ::: Pacote java.lang ::: Character |
Como usar o método isDigit() da classe Character da linguagem Java para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9Quantidade de visualizações: 9635 vezes |
Em algumas situações, principalmente quando estamos validando dados informados pelo usuário, pode ser necessário verificar se um determinado caractere é um dígito de 0 a 9. Isso pode ser feito por meio do método isDigit() da classe Character. Este método estático recebe um caractere como argumento e retorna true se o caractere for um dígito e false em caso contrário. Veja um exemplo no qual lemos um caractere informado pelo usuário e informamos se o mesmo é um dígito ou não: import javax.swing.JOptionPane; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0); // vamos testar se o caractere informado é um dígito if(Character.isDigit(caractere)){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); } } } Uma outra forma de verificar se um determinado caractere é um dígito é testar se o retorno de uma chamada ao método estático getType() da classe Character é a constante DECIMAL_DIGIT_NUMBER, também definida na classe Character. Veja uma modificação do exemplo anterior: import javax.swing.JOptionPane; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos pedir ao usuário para informar um caractere qualquer char caractere = JOptionPane.showInputDialog("Informe um caractere:").charAt(0); // vamos testar se o caractere informado é um dígito if(Character.getType(caractere) == Character.DECIMAL_DIGIT_NUMBER){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado é um dígito"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O caractere informado não é um dígito"); } } } Finalmente, veja como ler uma string e verificar se ela contém apenas dígitos de 0 a 9: import javax.swing.JOptionPane; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos pedir ao usuário para informar uma string String str = JOptionPane.showInputDialog("Informe uma string:"); // vamos verificar se a string contém apenas dígitos de 0 a 9 boolean soDigitos = true; // percorre todos os caracteres da string for(int i = 0; i < str.length(); i++){ if(!Character.isDigit(str.charAt(i))){ soDigitos = false; break; } } if(soDigitos){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string contém apenas dígitos"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A string não contém somente dígitos"); } } } |
C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects |
Como retornar o maior elemento em um array de int em C# usando a função Max() do LINQQuantidade de visualizações: 1129 vezes |
Nesta dica mostrarei, em um exemplo bem simples, como podemos usar o método Max() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o maior elemento de um vetor de inteiros. Note que temos um vetor de int com os valores {5, 2, 8, 3, 0, 1} e o valor 8 deverá ser retornado como sendo o maior. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.Linq; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos construir um vetor de inteiros int[] valores = {5, 2, 8, 3, 0, 1}; // vamos obter o maior elemento do vetor int maior = valores.Max(); // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("O maior valor é: {0}", maior); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O maior valor é: 8 Fique atento ao fato de que o método Max() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas. Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio: System.InvalidOperationException HResult=0x80131509 Message=Sequence contains no elements Source=System.Linq StackTrace: at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException() at System.Linq.Enumerable.Max(IEnumerable`1 source) at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11 |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Dart - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 1222 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Dart que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main(){ // vamos ler o primeiro lado do triângulo stdout.write("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int lado_a = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o segundo lado do triângulo stdout.write("Informe o segundo lado do triângulo: "); int lado_b = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo stdout.write("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int lado_c = int.parse(stdin.readLineSync()); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ stdout.write("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ stdout.write("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno stdout.write("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ stdout.write("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } } |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em Java - Java para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 565 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código Java que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores x e y System.out.print("Informe o valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário double u_x = x / norma; double u_y = y / norma; // mostra o resultado System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + u_x + "; y = " + u_y); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os valores x, y e z System.out.print("Informe o valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor de z: "); double z = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é calcular a norma do vetor double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2) + Math.pow(z, 2)); // agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário double u_x = x / norma; double u_y = y / norma; double u_z = z / norma; // mostra o resultado System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + u_x + "; y = " + u_y + "; z = " + u_z); } } Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects |
Como retornar o menor elemento em um array de int em C# usando a função Min() do LINQQuantidade de visualizações: 1406 vezes |
Nesta dica mostrarei, em um exemplo bem simples, como podemos usar o método Min() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o menor elemento de um vetor de inteiros. Note que temos um vetor de int com os valores {5, 2, 8, 3, 0, 1} e o valor 0 deverá ser retornado como sendo o menor. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.Linq; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos construir um vetor de inteiros int[] valores = {5, 2, 8, 3, 0, 1}; // vamos obter o menor elemento do vetor int menor = valores.Min(); // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("O menor valor é: {0}", menor); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O menor valor é: 0 Fique atento ao fato de que o método Min() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas. Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio: System.InvalidOperationException HResult=0x80131509 Message=Sequence contains no elements Source=System.Linq StackTrace: at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException() at System.Linq.Enumerable.Min(IEnumerable`1 source) at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada usando PHP - Como efetuar cálculos de raiz quadrada em PHP usando a função sqrt()Quantidade de visualizações: 14974 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a raiz quadrada de um determinado valor. Em PHP isso pode ser feito com o auxílio da função sqrt(). Veja um exemplo de seu uso:<? // valor cuja raiz quadrada será obtida $valor = 25; // vamos obter a raiz quadrada do valor acima $raiz_quadrada = sqrt($valor); // vamos exibir o resultado echo "A raiz quadrada de " . $valor . " é: " . $raiz_quadrada; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A raiz quadrada de 25 é: 5. Note, porém, que se tentarmos obter a raiz quadrada de um número negativo o valor será NAN. Veja: <? // valor cuja raiz quadrada será obtida $valor = -25; // vamos obter a raiz quadrada do valor acima $raiz_quadrada = sqrt($valor); // vamos exibir o resultado echo "A raiz quadrada de " . $valor . " é: " . $raiz_quadrada; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A raiz quadrada de -25 é: NAN. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como excluir de uma ArrayList todos os elementos contidos em outra ArrayList ou coleção do Java usando o método removeAll()Quantidade de visualizações: 10287 vezes |
Em algumas situações pode ser útil sabermos como remover de uma ArrayList todos os elementos contidos em outra ArrayList ou coleção. Para isso podemos usar o método removeAll(), que a classe ArrayList herda da interface java.util.List. Veja sua assinatura: boolean removeAll(Collection<?> c) E agora veja um exemplo de seu uso: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Zacarias"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Maria"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos remover da primeira lista todos os elementos // contidos na segunda lista nomes.removeAll(nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } |
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