![]() |
|||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
|
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem CQuantidade de visualizações: 32487 vezes |
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos). O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variável do tipo int int valor = 10; // ponteiro para uma variável do tipo int int *p = &valor; // exibe o valor da variável "valor", apontada // pelo ponteiro p printf("%d", *p); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis: int valor = 10; int *p = &valor; A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor. Observe a linha: printf("%d", *p); Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30: *p = 30; Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte. |
PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli) |
Como obter a quantidade de colunas de uma tabela - Como usar a função mysqli_field_count() para contar os campos de uma tabela - RevisadoQuantidade de visualizações: 11051 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de campos retornados como resultado de uma consulta SQL DML SELECT a uma determinada tabela do banco de dados. Para isso nós podemos usar o atributo field_count e a função mysqli_field_count(). A função mysqli_field_count() é usada no modo procedural, enquanto field_count é usada no modo orientado a objetos. Vamos começar com mysqli_field_count(). Veja o exemplo a seguir: <? // vamos efetuar a conexão com o banco $con = new mysqli("localhost", "root", "osmar1234", "estudos"); // conexão efetuada com sucesso? if($con->connect_errno){ echo "Não foi possível efetuar a conexão: " . $mysqli->connect_error; exit(); // vamos sair daqui } // obtém a quantidade de colunas de uma determinada tabela $query = "SELECT * FROM produtos"; $result = mysqli_query($con, $query); echo "Esta tabela (retornada) possui " . mysqli_field_count($con) . " colunas"; // vamos fechar a conexão mysqli_close($con); ?> Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com: Esta tabela (retornada) possui 4 colunas Veja agora o mesmo exemplo usando a abordagem de programação orientada a objetos: <? // vamos efetuar a conexão com o banco $con = new mysqli("localhost", "root", "osmar1234", "estudos"); // conexão efetuada com sucesso? if($con->connect_errno){ echo "Não foi possível efetuar a conexão: " . $con->connect_error; exit(); // vamos sair daqui } // obtém a quantidade de colunas de uma determinada tabela $con->query("SELECT * FROM produtos"); echo "Esta tabela possui " . $con->field_count . " colunas"; // vamos fechar a conexão $con->close(); ?> Esta dica foi revisada e atualizada para o PHP 8. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se o primeiro caractere de cada palavra em uma string Python é o único em letra maiúscula usando a função istitle()Quantidade de visualizações: 8872 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função istitle() da linguagem Python para verificar se o primeiro caractere de cada palavra em uma frase ou texto é o único caractere em letra maiúscula. Se o teste for verdadeiro o retorno é true, caso contrário o retorno é false. Veja o exemplo completo: def main(): frase = "Gosto De Programar Em Python" if frase.istitle(): print("O primeiro caractere de cada palavra é maiusculo") else: print("O teste não resultou verdadeiro") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O primeiro caractere de cada palavra é maiusculo. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou coleção à uma outra ArrayList do Java usando o método addAll()Quantidade de visualizações: 15655 vezes |
Em algumas situações pode ser necessário adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou outra coleção a uma determinada ArrayList já existente. Isso pode ser feito por meio do uso do método addAll() da classe ArrayList. Na versão 1.5 do Java, este método possui duas assinaturas. Veja a primeira:public boolean addAll(Collection<? extends E> c) Aqui nós podemos adicionar à uma ArrayList existente todos os elementos de uma determinada coleção, desde que, é claro, esta coleção implemente ou descenda de alguma classe que implemente a interface Collection. Note também o uso de genéricos na coleção a ser fornecida como argumento. É importante observar que, se passarmos uma coleção de tipos diferentes daquela na qual estamos chamando o método addAll() teremos um erro de compilação. Veja um exemplo no qual adicionamos todos os elementos de uma ArrayList no final de outra: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // no final da primeira lista nomes.addAll(nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } A segunda assinatura do método addAll() nos permite definir a posição no ArrayList alvo a partir da qual os elementos da coleção fonte serão adicionados. Veja: public boolean addAll(int index, Collection<? extends E> c) Eis um exemplo no qual inserimos os elementos de uma ArrayList a partir do segundo elemento da ArrayList alvo. Note que os itens existentes têm suas posições alteradas de forma a acomodar os novos elementos: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // a partir do segundo elemento da primeira lista nomes.addAll(1, nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } Como resultado da execução deste código nós teremos: Carlos Osmar Zacarias Maria Fernanda |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila de PHP - Como criar suas próprias funções em PHPQuantidade de visualizações: 31202 vezes |
Uma função é um bloco de código que executa uma determinada tarefa, possivelmente baseado em um conjuntos de valores fornecidos, ou parâmetros, e possivelmente retornando um único valor. Funções permitem a melhora na leitura do código e correção de bugs, visto que blocos de códigos bem testados podem ser reutilizados inúmeras vezes em seus programas. Antes de continuarmos é bom estar ciente dos diferentes nomes que as linguagens de programação adotam quando o assunto é função. Em Java, funções são chamadas de métodos. Em Delphi, temos funções (function) e procedimentos (procedure). Se uma função em Delphi retorna um valor, ela é chamada de function. Se nenhum valor é retornado, ela é chamada de procedure. Em PHP o nome é função (function) mesmo, não importando se valores são retornados ou não. Veja um exemplo onde criamos uma função que apenas escreve na página: <? // define a função function escrever(){ echo "Observe este texto"; } // chama a função escrever(); ?> Podemos estender este exemplo e fornecer à função o texto que deverá ser escrito. Veja: <? // define a função function escrever($texto){ echo $texto; } // chama a função escrever("Observe este texto"); ?> Veja que agora a função possui parâmetros, neste caso a variável local $texto. Assim, ao efetuarmos a chamada nós podemos fornecer um valor (um argumento) a esta função. Vamos progredir escrevendo uma função que soma dois valores: <? // define a função function somar($valor1, $valor2){ echo "A soma é: " . ($valor1 + $valor2); } // chama a função somar(3, 5); ?> Para finalizar, vamos escrever uma função que retorna um valor. Veja: <? // define a função function somar($valor1, $valor2){ return ($valor1 + $valor2); } // chama a função $soma = somar(3, 5); echo "O resultado é: " . $soma; ?> Observe o uso da palavra-chave return para definirmos o valor que será retornado pela função. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Exercício Resolvido de C - Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunosQuantidade de visualizações: 3088 vezes |
Pergunta/Tarefa: Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos. Em seguida imprima a matrícula, o nome e a média de cada um deles. Seu código deverá, obrigatoriamente, usar a estrutura abaixo para a representação de cada aluno: // estrutura Aluno typedef struct{ int matricula; char nome[100]; float nota1; float nota2; } Aluno; LEITURA DOS ALUNOS: Matrícula do Aluno 1: 123 Nome do Aluno 1: OSMAR J SILVA Nota 1 do Aluno 1: 8,5 Nota 2 do Aluno 1: 9,3 Matrícula do Aluno 2: 432 Nome do Aluno 2: FABIANA CASTRO Nota 1 do Aluno 2: 9 Nota 2 do Aluno 2: 8,2 DADOS DOS ALUNOS: DADOS DO ALUNO 1: Matrícula: 123 Nome: OSMAR J SILVA Nota 1: 8,50 Nota 2: 9,30 Média: 8,90 DADOS DO ALUNO 2: Matrícula: 432 Nome: FABIANA CASTRO Nota 1: 9,00 Nota 2: 8,20 Média: 8,60 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: Código para alunos.c: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // estrutura Aluno typedef struct{ int matricula; char nome[100]; float nota1; float nota2; } Aluno; // define a quantidade de alunos que serão lidos #define QUANT_ALUNOS 2 int main(int argc, char *argv[]) { int i; // controle do laço Aluno alunos[QUANT_ALUNOS]; // vetor de alunos setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português printf("LEITURA DOS ALUNOS:\n\n"); for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){ // vamos ler a matrícula do aluno printf("Matrícula do Aluno %d: ", (i + 1)); scanf("%d", &alunos[i].matricula); fflush(stdin); // para o scanf não sair pulando o gets // agora o nome do aluno printf("Nome do Aluno %d: ", (i + 1)); gets(alunos[i].nome); // vamos ler a primeira nota printf("Nota 1 do Aluno %d: ", (i + 1)); scanf("%f", &alunos[i].nota1); // vamos ler a segunda nota printf("Nota 2 do Aluno %d: ", (i + 1)); scanf("%f", &alunos[i].nota2); } // agora vamos mostrar os alunos lidos, com suas notas // e suas médias aritméticas printf("\nDADOS DOS ALUNOS:\n"); for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){ printf("\nDADOS DO ALUNO %d:\n ", (i + 1)); printf("Matrícula: %d\n", alunos[i].matricula); printf("Nome: %s\n", alunos[i].nome); printf("Nota 1: %.2f\n", alunos[i].nota1); printf("Nota 2: %0.2f\n", alunos[i].nota2); printf("Média: %.2f\n", (alunos[i].nota1 + alunos[i].nota2) / 2); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data e hora usando o método add() da classe Calendar do JavaQuantidade de visualizações: 13763 vezes |
Este trecho de código mostra como usar o método add() da classe Calendar da linguagem Java para adicionar ou subtrair dias de uma data. Veja que este método requer o campo de calendário e um número inteiro. Para o nosso propósito, o campo de calendário pode ser DAY_OF_MONTH ou DATE. Um valor positivo adiciona dias enquanto um valor negativo subtrai. Veja o código completo: package arquivodecodigos; import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = Calendar.getInstance(); // formata e exibe a data e hora atual Format formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Hoje é: " + formato.format(agora.getTime())); // vamos adicionar 5 dias a esta data agora.add(Calendar.DAY_OF_MONTH, 5); // o mesmo resultado pode ser obtido com // agora.add(Calendar.DATE, 5); // formata e exibe o resultado formato = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"); System.out.println("Daqui a 5 dias será: " + formato.format(agora.getTime())); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 19/03/2021 - 22:13:54 Daqui a 5 dias será: 24/03/2021 - 22:13:54 |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector |
Java Collections - Como remover um determinado elemento de um Vector baseado em seu valorQuantidade de visualizações: 11899 vezes |
Muitas vezes precisamos excluir um determinado elemento de um Vector baseado em seu valor. Isso pode ser feito com o método remove(). Veja sua assinatura:public boolean remove(Object o) import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria o Vector Vector<String> nomes = new Vector<String>(); // adiciona itens ao Vector nomes.addElement("Osmar"); nomes.addElement("Marcos"); nomes.addElement("Ingrid"); // vamos exibir os elementos for(String nome : nomes) System.out.println(nome); // vamos excluir o elemento "Ingrid" boolean sucesso = nomes.remove("Ingrid"); if(sucesso) System.out.println("\nO elemento foi removido " + "com sucesso.\n"); else System.out.println("\nO elemento NAO foi removido " + "com sucesso.\n"); // vamos exibir os elementos novamente for(String nome : nomes) System.out.println(nome); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Osmar Marcos Ingrid O elemento foi removido com sucesso. Osmar Marcos |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercício Resolvido de Python - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com jurosQuantidade de visualizações: 1435 vezes |
Pergunta/Tarefa: Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário: 1350 Valor da primeira conta: 140 Valor da segunda conta: 300 Total das contas sem juros: 440.0 Total dos juros: 8.8 Total das contas com juros: 448.8 Sobra do salário: 901.2 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas salario = float(input("Informe o salário: ")) conta1 = float(input("Valor da primeira conta: ")) conta2 = float(input("Valor da segunda conta: ")) # total a ser pago nas duas contas sem os juros total_contas = conta1 + conta2 # calcula os juros total_juros = total_contas * 0.02 # total a ser pago com juros total_contas_com_juros = total_contas + total_juros # sobra do salário sobra_salario = salario - total_contas_com_juros # mostra os resultados print("\nTotal das contas sem juros: {0}".format(total_contas)) print("Total dos juros: {0}".format(total_juros)) print("Total das contas com juros: {0}".format(total_contas_com_juros)) print("Sobra do salário: {0}".format(sobra_salario)) if __name__== "__main__": main() |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)Quantidade de visualizações: 477 vezes |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas) Pergunta/Tarefa: Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do produto: 520 Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO Informe a idade: 23 Informe o sexo: F FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20% Valor a pagar: 416.0 Informe o valor do produto: 830 Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA Informe a idade: 38 Informe o sexo: M OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5% Valor a pagar: 788.5 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg: algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..." var valor: real nome, sexo: caractere idade: inteiro inicio // vamos ler o valor do produto escreva("Informe o valor do produto: ") leia(valor) // agora vamos ler o nome do cliente escreva("Informe o nome do cliente: ") leia(nome) // agora vamos ler a idade escreva("Informe a idade: ") leia(idade) // e finalmente vamos ler o sexo do cliente escreva("Informe o sexo: ") leia(sexo) // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto // de 20% se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao valor <- valor - (valor * (20 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%") escreval("Valor a pagar: ", valor) senao valor <- valor - (valor * (5 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%") escreval("Valor a pagar: ", valor) fimse fimalgoritmo |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |