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Java Swing - Como detectar as teclas Insert ou Delete usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do Java

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Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas Insert ou Delete. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_INSERT (Ins) ou KeyEvent.VK_DELETE (Del).

Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas duas teclas foi pressionada:

package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    // a tecla Insert foi pressionada?
    if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_INSERT){
......


É importante observar que as teclas Insert e Delete podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased.

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C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como retornar a linha da célula selecionada em um DataGridView do C# Windows Forms

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Muitas vezes precisamos obter a linha atual de uma determinada célula selecionada no DataGridView. Isso pode ser feito por meio da propriedade CurrentRow. Esta propriedade retorna um objeto da classe DataGridViewRow, que representa uma linha no DataGridView. Podemos usar esta classe para obter o índice da linha que contém a célula selecionada, percorrer todas as células de uma determinada linha, etc.

Veja um trecho de código no qual usamos a propriedade CurrentRow para obter o DataGridViewRow representando a linha da célula selecionada:

private void button3_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter a linha da célula selecionada
  DataGridViewRow linhaAtual = dataGridView1.CurrentRow;
......



PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em PHP dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 589 vezes
Nesta dica de PHP veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código PHP completo para esta tarefa:

<?php
  // para executar abra uma janela de comando
  // cmd e dispare o comando abaixo:
  // C:\xampp\php>php c:\estudos_php\estudos.php
   
  // para ler a entrada do usuário
  $entrada = fopen("php://stdin","r");
  
  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  echo "Coordenada x do primeiro ponto: ";
  $x1 = fgets($entrada);
  echo "Coordenada y do primeiro ponto: ";
  $y1 = fgets($entrada);
    
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  echo "Coordenada x do segundo ponto: ";
  $x2 = fgets($entrada);
......


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
......


temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as palavras de uma frase ou texto em C# usando as funções IndexOf(), Replace() e Split() da classe String

Quantidade de visualizações: 11760 vezes
Este exemplo mostra como retornar a quantidade de palavras em uma frase ou texto usando métodos da classe String do C#. Veja como usar os métodos IndexOf() e Replace() para remover os espaços em excesso e, em seguida, o método Split() para quebrar as partes da frase ou texto usando um único espaço como separador.

Veja o código completo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C# e Java";
      int cont = 0;

      // remove os espaços em excesso
      while (frase.IndexOf("  ") >= 0) {
        frase = frase.Replace("  ", " ");
      }

      // remove espaços antes e depois da string
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A frase contém 6 palavras


VB.NET ::: VB.NET para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular vetor unitário em VB.NET - VB.NET para Física e Engenharia

Quantidade de visualizações: 330 vezes
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$.

O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$.

O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor.

Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário:

\[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\]

Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível.

Veja agora o código VB.NET que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos ler os valores x e y
    Console.Write("Informe o valor de x: ")
    Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe o valor de y: ")
    Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2))

......


Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: -4
Informe o valor de y: 6
O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437

Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos ler os valores x, y e z
    Console.Write("Informe o valor de x: ")
    Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe o valor de y: ")
    Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Informe o valor de z: ")
    Dim z = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2) +
......


Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 3
Informe o valor de y: 7
Informe o valor de z: 5
O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517


C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a transposta de uma matriz em C - Curso de C para Geometria Analítica e Álgebra Linear

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A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante.

Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que:

ATji = Aij

Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta.

É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3.

Antes de vermos o código C, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas:

\[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \]

Sua matriz transposta correspondente é:

\[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \]

E agora veja o código C que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // vamos declarar e construir uma matrix
  // 2x3 (duas linhas e três colunas
  int matriz[2][3] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}};
  int i, j;  
    
  // vamos exibir os valores da matriz
  printf("Elementos da matriz:\n");
  for(i = 0; i < 2; i++){
    for(j = 0; j < 3; j++){
      printf("%5d  ", matriz[i][j]);
    }
    printf("\n");
  }
    
  // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser
  // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas
......


Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz:
    3      5      7  
    1      2      9  
Elementos da matriz transposta:
    3      1  
    5      2  
    7      9  



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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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