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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como usar a função text() do jQuery para obter o conteúdo de um elemento HTML desconsiderando as tags

Quantidade de visualizações: 10171 vezes
Enquanto o método html() nos permite obter o conteúdo de um elemento HTML incluindo as tags, o método text() permite a mesma operação, porém, desconsiderando quaisquer tags HTML que forem encontradas. Considere o elemento DIV a seguir:

<div id="div_1">
  <button>Clique Aqui</button>
</div>

Veja agora o código JavaScript que obtém o conteúdo entre as tags <div> e </div>:

<script type="text/javascript">
<!--
  function obterTexto(){
    var texto = $('#div_1').text();
    window.alert(texto);
  }
//-->
</script>

Veja que enquato o método html() retorna a string "<button>Clique Aqui</button>", o método text() retorna apenas "Clique Aqui". Observe também que o método text() atuará em todos os elementos retornados em uma determinada condição.

O retorno deste método é uma string.


C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo bool da linguagem C# - Apostila C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 17799 vezes
O tipo bool do C# é um apelido para o tipo System.Boolean do .NET e pode representar apenas dois valores: True ou False. Este tipo é usado em expressões condicionais e, quando os valores True e False estiverem sendo usados como literais, estes deverão ser escritos como "true" e "false". Veja:

bool pode = true;
bool vencido = false;

Se escrevermos "True" e "False", teremos erros de compilação:

The name 'True' does not exist in the 
current context
The name 'False' does not exist in the 
current context


No entanto, se imprimirmos o valor de uma variável do tipo boolean usando Console.WriteLine(), teremos os valores "True" e "False". Experimente:

bool pode = true;
Console.WriteLine(pode);

Para saber a quantidade de bytes que um tipo bool ocupa, podemos usar o método sizeof(). Veja:

Console.WriteLine("Um boolean ocupa " + sizeof(bool) +
  " bytes no C# 2.0");

Este código exibirá:

Um boolean ocupa 1 bytes no C# 2.0


Em C++, um valor de tipo bool pode ser convertido para um valor do tipo int, ou seja, false é equivalente à zero e true é equivalente à um valor diferente de zero. Em C# isso não é possível. Veja o que acontece quando tentamos converter um tipo int para um tipo boolean:

int pode = 1;

if(pode)
  Console.WriteLine("OK");

A mensagem de erro de compilação é:

Cannot implicitly convert type 'int' to 'bool'



C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

C++ Windows API - Como ler o conteúdo de um arquivo usando a função ReadFile() da Win32 API

Quantidade de visualizações: 8976 vezes
A função ReadFile() é usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo. A leitura se inicia na posição zero do arquivo e mantém um ponteiro de arquivo, a partir do qual as leituras subsequentes ocorrerão. Esta função pode ser usada para leituras síncronas e assíncronas. Para leituras apenas assíncronas devemos usar ReadFileEx().

Veja seu protótipo na documentação da API do Windows:

BOOL WINAPI ReadFile(
  HANDLE hFile,
  LPVOID lpBuffer,
  DWORD nNumberOfBytesToRead,
  LPDWORD lpNumberOfBytesRead,
  LPOVERLAPPED lpOverlapped
);

Antes de vermos um exemplo de como usar a função ReadFile(), vamos dar uma olhada em seus parâmetros:

a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo a partir do qual queremos ler. Tal handle deve ser criado com o direito de acesso GENERIC_READ.

b) LPVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que receberá os dados lidos do arquivo.

c) DWORD nNumberOfBytesToRead - O número máximo de bytes a serem lidos de cada vez. Geralmente este número está relacionado à quantidade de bytes dos elementos do buffer.

d) LPDWORD lpNumberOfBytesRead - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes lidos. A função ReadFile() define o valor desta variável como 0 antes de cada leitura e verificação de erros.

e) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro.

A função ReadFile() retorna quando um erro ocorre ou a quantidade de bytes solicitados é alcançada.

Veja um trecho de código no qual lemos o conteúdo de um arquivo chamado testes.txt:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
#define TAM_BUFFER 256 // tamanho do buffer em bytes

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome do arquivo
  CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
  
  CHAR buffer[TAM_BUFFER]; // buffer para o conteúdo do arquivo
  DWORD nIn; // bytes lidos
  
  // vamos abrir o arquivo para leitura.
  // se o arquivo não existir uma mensagem de erro é exibida.
  HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, FILE_SHARE_READ, NULL,
    OPEN_EXISTING, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);
  if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
    cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;    
  }
  else{
    // arquivo aberto com sucesso. Vamos ler
    while(ReadFile(hArquivo, buffer, TAM_BUFFER, &nIn, NULL) && nIn > 0){
      cout << "Efetuei a leitura de " << nIn << " bytes." << endl;             
      // vamos adicionar o caractere de final de linha
      // caso os bytes lidos não preencham todo o buffer
      buffer[nIn] = 0;
      cout << "Conteudo da leitura: " << buffer << endl;
    }   
  }
    
  // vamos fechar o handle
  CloseHandle(hArquivo);
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética

Quantidade de visualizações: 476 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética. Se a média for igual ou superior a 7,0 mostre uma mensagem indicando que o aluno foi aprovado.

Se a média for igual ou maior que 3,5 e inferior a 7,0 seu programa deverá indicar que o aluno ficou de exame. Uma média menor que 3,5 indica reprovação direta.

No caso do exame, leia uma nota entre 0 e 10. Agora a média do aluno deverá ser a média entre a média anterior e a nota do exame. Se a nova média for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado. Caso contrário o aluno será reprovado.

Use validação para evitar que o usuário informe notas inválidas, ou seja, notas menores que 0 ou maiores que 10. Caso notas inválidas sejam fornecidas seu programa deverá solicitar a nota novamente até que o usuário forneça notas válidas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a nota N1: 9.4
Informe a nota N2: 11
Nota inválida. Informe a nota N2: 8.3
A média do aluno é: 8.85
O aluno foi aprovado

Informe a nota N1: 4.2
Informe a nota N2: 1.8
A média do aluno é: 3.0
O aluno reprovou direto.

Informe a nota N1: 5.7
Informe a nota N2: 6
A média do aluno é: 5.85
Informe a nota do exame: 7
A média do aluno com o exame é: 6.425
O aluno foi aprovado após o exame.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double n1, n2, media, exame;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a primeira nota
    System.out.print("Informe a nota N1: ");
    n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    // a nota é válida?
    while ((n1 < 0) || (n1 > 10)) {
      System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N1: ");
      n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    }
    
    // vamos ler a segunda nota
    System.out.print("Informe a nota N2: ");
    n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    // a nota é válida?
    while ((n2 < 0) || (n2 > 10)) {
      System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N2: ");
      n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    }
    
    // vamos calcular a média do aluno
    media = (n1 + n2) / 2.0;
    System.out.println("A média do aluno é: " + media);
    
    // o aluno foi aprovado?
    if (media >= 7.0) {
      System.out.println("O aluno foi aprovado");
    }
    // o aluno ficou de exame?
    else if ((media >= 3.5) && (media < 7.0)){
      // vamos ler a nota do exame
      System.out.print("Informe a nota do exame: ");
      exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
      // a nota é válida?
      while ((exame < 0) || (exame > 10)) {
        System.out.print("Nota inválida. Informe a nota do exame: ");
        exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
      }
      
      // calcula a nota média
      media = (media + exame) / 2.0;
      System.out.println("A média do aluno com o exame é: " + media);
      
      // o aluno foi aprovado após o exame?
      if (media >= 5.0) {
        System.out.println("O aluno foi aprovado após o exame.");
      }
      else {
        System.out.println("O aluno foi reprovado após o exame.");
      }
    }
    // reprovou direto
    else {
      System.out.println("O aluno reprovou direto.");
    }
  }
}



VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em VB.NET usando o método Equals() da classe String do .NET Framework

Quantidade de visualizações: 8974 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos comparar palavras, frases ou textos em VB.NET usando o método Equals() da classe String do .NET Framework. Este método retorna um valor True se as duas strings forem iguais e False em caso contrário.

Lembre-se de que o método Equals() diferencia maiúsculas de minúsculas.

Veja um exemplo completo de seu uso:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim palavra1, palavra2 As String
    palavra1 = "Visual Basic"
    palavra2 = "Visual Basic"

    If palavra1.Equals(palavra2) Then
      Console.WriteLine("As duas strings são iguais")
    Else
      Console.WriteLine("As duas strings são diferentes")
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são iguais


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como escrever um método que retorna um objeto da classe ArrayList do Java

Quantidade de visualizações: 16437 vezes
Em algumas situações precisamos escrever um método Java que retorna um objeto da classe ArrayList. Esta dica mostra como isso pode ser feito:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos obter o ArrayList do método abaixo    
    ArrayList<String> lista = obterLista();

    // vamos exibir os valores dos elementos
    for(int i = 0; i < lista.size(); i++){
      System.out.println(lista.get(i));
    }
    
    System.exit(0);
  }

  // um método que retorna um ArrayList
  public static ArrayList<String> obterLista(){
    // vamos criar um ArrayList, adicionar alguns elementos
    // e devolvê-la ao chamador do método
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
    nomes.add("Osmar J. Silva");    
    nomes.add("Fernanda de Castro");
    nomes.add("Marcos de Oliveira");

    return nomes;
  }
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing Avançado - Como exibir imagens nas células de uma JTable em suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 15189 vezes
Nesta dica mostrarei como criar uma classe personalizada que estende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer. O objetivo é fornecer esta JLabel ao método setCellRenderer() de uma das colunas da JTable e exibir uma imagem ou foto ao lado do conteúdo da célula.

Veja o resultado da figura abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"},
        {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"},
        {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"},
        {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"}
    };
         
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
     
    // quero exibir imagens ao lado do texto da primeira coluna
    TableCellRenderer tcr = new Imagem();
    TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(0);
    column.setCellRenderer(tcr);
  
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class Imagem extends JLabel implements TableCellRenderer{
  public Imagem(){
    setOpaque(true);
  }
   
  public Component getTableCellRendererComponent(JTable table, 
     Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, 
     int column){
     
     Icon imagem = new ImageIcon("C:\\estudos_java\\icon.gif");
     // certifique-se da existencia da imagem "icon.gif" antes de executar
     
     if(isSelected)
       setBackground(table.getSelectionBackground());
     else
       setBackground(table.getBackground());        
      
     setIcon(imagem);
     setText(value.toString());
         
     return this;       
  }
   
  public void validate() {}
  public void revalidate() {}
  protected void firePropertyChange(String propertyName, 
    Object oldValue, Object newValue) {}
  public void firePropertyChange(String propertyName, 
    boolean oldValue, boolean newValue) {}  
}



Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem Dart

Quantidade de visualizações: 3267 vezes
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo.

Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else {
    // não é maior que 10
    print("O valor não é maior que 10.");
  }
}

Este código produz as seguintes saídas:

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 4
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 10
O valor não é maior que 10.

c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart
Digite um número inteiro: 15
O valor é maior que 10.

Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro
  stdout.write("Digite um número inteiro: ");
  // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e
  // e guardar na variavel valor
  int valor = int.parse(stdin.readLineSync());

  // vamos verificar se o valor lido é maior que 10
  if (valor > 10) {
    print("O valor é maior que 10.");
  } else if (valor == 10) {
    // é igual a 10
    print("O valor é igual a 10.");
  } else {
    // é menor que 10
    print("O valor é menor que 10.");
  }
}

Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento.


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar horas ao valor de um campo DATETIME ou TIME usando a função ADDTIME() do MySQL

Quantidade de visualizações: 13477 vezes
A função ADDTIME() é usada quando queremos adicionar horas, minutos, segundos ou milisegundos ao valor de um campo DATETIME ou TIME. Suponhamos que você tenha um campo DATETIME chamado data_hora_compra com o valor 2008-03-30 02:30:15. Veja como adicionar 3 horas ao valor deste campo:

SELECT ADDTIME(data_hora_compra, '3:00:00') FROM
tabela_estudos

O valor retornado será 2008-03-30 05:30:15. Veja agora a função aplicada a um campo TIME com o nome de hora_inicio e o valor 02:30:15. Agora vamos adicionar 20 minutos:

SELECT ADDTIME(hora_inicio, '00:20:00') FROM
tabela_estudos

O valor retornado será 02:50:15.

É possível ainda usar a função ADDTIME() para adicionar dias ao valor de um campo DATETIME. Por exemplo, se o valor do campo for 2008-03-30 02:30:15 e usarmos a query abaixo:

SELECT ADDTIME(data_hora_compra, '5 00:00:00') FROM
tabela_estudos

O resultado será 2008-04-04 02:30:15.


Python ::: wxPython ::: Janelas, Diálogos, Formulários e Painéis do wxPython

Python wxPython - Como criar janelas GUI em Python usando a classe wx.Frame do wxPython

Quantidade de visualizações: 11897 vezes
Em wxPython, um frame é o nome dado ao que o usuário do programa geralmente chama de "janela". Um frame é um contâiner que o usuário pode mover livremente na tela, e que geralmente inclui artifícios tais como uma barra de títulos, uma barra de menus, e sinalizadores de redimensionamento nas bordas e cantos. A classe wx.Frame é a classe pai de todos os frames em wxPython.Há também algumas subclasses especializadas de wx.Frame que podemos usar em nossos programas.

Quando fazemos subclasse de wx.Frame, o método __init__() de nossa classe deverá chamar o construtor da classe pai wx.Frame.__init__(). A assinatura deste construtor é assim:

wx.Frame(parent, id=-1, title="", pos=wx.DefaultPosition,
  size=wx.DefaultSize, style=wx.DEFAULT_FRAME_STYLE,
  name="frame")
Este construtor aceita vários parâmetros. Em uso normal, contudo, alguns dos valores padrões são perfeitamente aceitáveis.

Veja a seguir alguns parâmetros importantes do construtor __init__() da classe wx.Frame:


  • parent - A janela pai do frame que está sendo criado. Para janelas top-level, o valor é None. Se outra janela é usada para o parâmetro parente, então o novo frame pertencerá a esta janela e será destruído juntamente com seu pai. Dependendo da plataforma, o novo frame poderá ter restrições no sentido de somente aparecer no topo da janela pai. No caso de uma janela filha MDI, a nova janela terá restrições e somente poderá ser movida e redimensionada dentro da janela pai.

  • id - O número ID wxPython para a nova janela. Podemos fornecer um explicitamente ou fornecer -1, o que fará com que o wxPython gere um novo ID automaticamente.

  • title - O título da janela. Geralmente o título é exibido na barra de títulos da janela.

  • pos - Um objeto wx.Point especificando o local na tela no qual o canto superior esquerdo da janela deverá estar. Como é de praxe em aplicações gráficas, o ponto (0, 0) está no canto superior esquerdo do monitor. O valor padrão é (-1, -1), que faz com o sistema operacional decida a melhor posição para a janela.

  • size - Um objeto wx.Size definindo o tamanho inicial da janela. O padrão é (-1, -1), que faz com que o sistema operacional decida o melhor tamanho para a janela.

  • style - Uma máscara de bits (bitmask) de constantes determinando o estilo da janela. Podemos usar o operador bitware or (|) para combinar os estilos fornecidos.

  • name - Um nome interno dado ao frame e usado no Motif para definir valores de recursos. Pode também ser usado para encontrar a janela por nome mais tarde.


Veja a seguir um modo muito comum de se chamar o construtor __init__() da classe wx.Frame:

import wx

class MinhaJanela(wx.Frame):    
  def __init__(self):
    super().__init__(parent=None, title="Minha Janela",
      size=(350, 250))
    self.Show()

if __name__ == '__main__':
  app = wx.App()
  minhaJanela = MinhaJanela()
  app.MainLoop()

Este código vai gerar a janela mostrada na figura abaixo:



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