![]() |
|||||
|
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou coleção à uma outra ArrayList do Java usando o método addAll()Quantidade de visualizações: 15646 vezes |
Em algumas situações pode ser necessário adicionar todos os elementos de uma ArrayList ou outra coleção a uma determinada ArrayList já existente. Isso pode ser feito por meio do uso do método addAll() da classe ArrayList. Na versão 1.5 do Java, este método possui duas assinaturas. Veja a primeira:public boolean addAll(Collection<? extends E> c) Aqui nós podemos adicionar à uma ArrayList existente todos os elementos de uma determinada coleção, desde que, é claro, esta coleção implemente ou descenda de alguma classe que implemente a interface Collection. Note também o uso de genéricos na coleção a ser fornecida como argumento. É importante observar que, se passarmos uma coleção de tipos diferentes daquela na qual estamos chamando o método addAll() teremos um erro de compilação. Veja um exemplo no qual adicionamos todos os elementos de uma ArrayList no final de outra: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // no final da primeira lista nomes.addAll(nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } A segunda assinatura do método addAll() nos permite definir a posição no ArrayList alvo a partir da qual os elementos da coleção fonte serão adicionados. Veja: public boolean addAll(int index, Collection<? extends E> c) Eis um exemplo no qual inserimos os elementos de uma ArrayList a partir do segundo elemento da ArrayList alvo. Note que os itens existentes têm suas posições alteradas de forma a acomodar os novos elementos: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Osmar"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos adicionar os elementos da segunda lista // a partir do segundo elemento da primeira lista nomes.addAll(1, nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } Como resultado da execução deste código nós teremos: Carlos Osmar Zacarias Maria Fernanda |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Usando o laço for para exibir a tabela de caracteres ASCII de 1 até 127Quantidade de visualizações: 4300 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que usa o laço for para exibir a tabela de caracteres que são equivalentes aos códigos ASCII de 1 até 127. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // um laço que começa em 1 e termina em 127 for(int i = 1; i <= 127; i++){ // vamos obter o caractere correspondente char c = (char)(i); // vamos exibí-lo System.out.print(c + " "); // é hora de quebrar a linha? if(i % 10 == 0){ System.out.println(); } } System.out.println(); } } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercício Resolvido de C - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - C BásicoQuantidade de visualizações: 3067 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída: Informe um valor inteiro (0-999): 523 A soma dos dígitos é: 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro // na faixa 0 a 999 (incluindo) printf("Informe um valor inteiro (0-999): "); // vamos ler o valor informado int valor; scanf("%d", &valor); // vamos verificar se o valor está na faixa permitida if(valor < 0 || valor > 999){ puts("Valor fora da faixa permitida"); } else{ // vamos obter o terceiro dígito int terceiro = valor % 10; // obtém os digitos restantes valor = valor / 10; // vamos obter o segundo dígito int segundo = valor % 10; // obtém os digitos restantes valor = valor / 10; // vamos obter o primeiro dígito int primeiro = valor % 10; // obtém os digitos restantes valor = valor / 10; // vamos obter a soma dos dígitos int soma = terceiro + segundo + primeiro; // vamos mostrar o resultado printf("A soma dos dígitos é: %d", soma); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valoresQuantidade de visualizações: 14570 vezes |
Exercícios Resolvidos de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valores Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte vetor de inteiros: // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10}; A soma dos valores do vetor é: 32 Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // um vetor de inteiros contendo sete elementos int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10}; // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma // dos valores dos elementos int soma = 0; int i; // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual // da variável soma for(i = 0; i < 7; i++){ soma = soma + valores[i]; // poderia também ser escrito assim: // soma += valores[i]; } // vamos exibir a soma dos valores do vetor printf("A soma dos valores do vetor é: %d\n", soma); system("PAUSE"); return 0; } |
Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em Rust usando a função len()Quantidade de visualizações: 721 vezes |
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de elementos em um vetor Rust, ou seja, um array. Para isso nós podemos usar a função len() do objeto Array. Veja um exemplo Rust no qual nós criamos um array com cinco elementos do tipo inteiro e em seguida usando a função len() para retornar o seu tamanho: // função principal do programa Rust fn main() { // vamos criar um array com 5 elementos let valores = [7, 3, 4, 9, 1]; // agora vamos obter o tamanho do array let tamanho = valores.len(); // e mostramos o resultado println!("O array possui {} elementos", tamanho); } Ao executar este código Rust nós teremos o seguinte resultado: O array possui 5 elementos |
Excel ::: Fórmulas do Excel ::: Matemática e Estatística |
Como gerar números aleatórios no Excel usando a função ALEATÓRIO() - Excel para Matemática e EstatísticaQuantidade de visualizações: 238 vezes |
A função ALEATÓRIO() do Excel pode ser usada quando queremos gerar um número randômico, ou seja, um número aleatório entre 0 e 1. Nesse caso o número gerado é um número real aleatório que inclui o 0 mas não inclui o 1. Para gerar um número randômico usando a função ALEATÓRIO, digite o conteúdo a seguir em uma célula ou na barra de fórmulas do Excel: =ALEATÓRIO() Pressione Enter ou Tab e você terá um resultado parecido com: 0,10075557 Note que a função ALEATÓRIO retorna um número aleatório real maior que ou igual a 0 e menor que 1 distribuído uniformemente. Um novo número aleatório real é retornado sempre que a planilha é calculada. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercícios Resolvidos de Python - Como escrever uma função Python que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiroQuantidade de visualizações: 727 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função em Python chamada somar() que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiro. Este método deverá ter a seguinte assinatura: def somar(a, b): # sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 4 Informe o segundo número: 3 A soma dos dois números é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método que recebe dois inteiros e retorna a soma como um número inteiro def somar(a, b): soma = a + b # soma os dois números return soma # retorna a soma para o método chamador # função principal do programa def main(): # vamos pedir ao usuário que informe dois valores inteiros n1 = int(input("Informe o primeiro número: ")) n2 = int(input("Informe o segundo número: ")) # vamos efetuar uma chamada ao método somar() e obter seu retorno resultado = somar(n1, n2) # finalmente mostramos o resultado print("A soma dos dois números é: {0}".format(resultado)) if __name__== "__main__": main() |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Ruby - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 871 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Ruby que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: # vamos ler o primeiro lado do triângulo print "Informe o primeiro lado do triângulo: " lado_a = Integer(gets) # vamos ler o segundo lado do triângulo print "Informe o segundo lado do triângulo: " lado_b = Integer(gets) # vamos ler o terceiro lado do triângulo print "Informe o terceiro lado do triângulo: " lado_c = Integer(gets) # os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) \ && (lado_c < (lado_a + lado_b))) # é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)) print "O triângulo é equilátero" else # é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || \ (lado_c == lado_b)) print "O triângulo é isósceles" else # é escaleno print "O triângulo é escaleno" end end else print "Os lados informados não formam um triângulo." end |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como converter uma imagem colorida para tons de cinza em Java usando o filtro GrayFilter - Processamento de imagens em JavaQuantidade de visualizações: 11542 vezes |
O exemplo abaixo mostra como usar a classe GrayFilter para converter uma imagem JPG colorida em uma imagem com tons de cinza. Veja que o segundo argumento no construtor da classe GrayFilter que usamos permite definir o nível de cinza (em porcentagem) que será aplicado:import java.awt.*; import java.io.*; import java.awt.image.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import javax.imageio.*; public class Estudos extends JFrame{ private BufferedImage imagem; private BufferedImage imagemCinza; AreaImagem areaImagem; public Estudos(){ super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JFileChooser fc = new JFileChooser(); int res = fc.showOpenDialog(null); if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){ File arquivo = fc.getSelectedFile(); imagem = null; try{ imagem = ImageIO.read(arquivo); } catch(IOException exc){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao carregar a imagem: " + exc.getMessage()); } if(imagem != null){ areaImagem.imagem = imagem; areaImagem.repaint(); } } } } ); JButton btn2 = new JButton("Converter Escala Cinza"); btn2.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ converterEscalaCinza(); } } ); JPanel painel = new JPanel(); painel.setLayout(new FlowLayout()); painel.add(btn); painel.add(btn2); c.add(painel, BorderLayout.SOUTH); // Cria a área de exibição da imagem areaImagem = new AreaImagem(); c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER); setSize(400, 300); setVisible(true); } public void converterEscalaCinza(){ ImageFilter filter = new GrayFilter(true, 30); ImageProducer producer = new FilteredImageSource( imagem.getSource(), filter); Image imagemTemp = this.createImage(producer); // precisamos converter Image para BufferedImage imagemCinza = new BufferedImage(imagem.getWidth(), imagem.getHeight(), BufferedImage.TYPE_INT_RGB); Graphics g = imagemCinza.getGraphics(); g.drawImage(imagemTemp, 0, 0, null); g.dispose(); areaImagem.imagem = imagemCinza; areaImagem.repaint(); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } // Sub-classe de JPanel para exibir a imagem class AreaImagem extends JPanel{ public BufferedImage imagem; public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); // desenha a imagem no JPanel g.drawImage(imagem, 0, 0, this); } } |
Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Hidrodinâmica |
Como representar a Equação da Continuidade em Java - Java para HidrodinâmicaQuantidade de visualizações: 374 vezes |
O que é a Equação da Continuidade? A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos em movimento, enquanto a Equação da Continuidade, que é parte da Hidrodinâmica, determina o fluxo de um fluido através de uma área. Esta equação está muito presente quando o assunto é Dinâmica dos Fluidos ou Mecânica dos Fluidos. A Equação da Continuidade é uma consequência direta da Lei da Conservação da Massa. Por meio dessa propriedade, podemos dizer que a quantidade de massa de fluido que atravessa o tubo é a mesma na entrada e na saída. Para melhor entendimento veja a seguinte figura: ![]() Sabendo que a quantidade de água que entra na mangueira deve ser igual à mesma quantidade que sai, ao colocarmos o dedo na saída da mangueira, nós estamos estreitando a área da vazão, o que, consequentemente, aumenta a velocidade da água. Qual é a Fórmula da Equação da Continuidade? Antes de passarmos ao código Java, vamos revisar a Fórmula da Equação da Continuidade. Veja: \[ A_1 \cdot \text{v}_1 = A_2 \cdot \text{v}_2 \] Por meio dessa equação nós entramos com três valores e obtemos um quarto valor. Não se esqueça de que as velocidades são dadas em metros por segundo e as áreas são dadas em metros quadrados (de acordo com o SI - Sistema Internacional de Medidas). Tenha a certeza de efetuar as devidas conversões para não obter resultados incorretos. Vamos escrever código Java agora? A Equação da Continuidade em código Java Para exemplificar como podemos representar a Equação da Continuidade em Java, vamos resolver o seguinte problema? 1) Um fluido escoa a 2 m/s em um tubo de área transversal igual a 200 mm2. Qual é a velocidade desse fluido ao sair pelo outro lado do tubo, cuja área é de 100 mm2? a) 20 m/s b) 4 m/s c) 0,25 m/s d) 1,4 m/s e) 0,2 m/s Note que a velocidade já está em metros por segundo, mas as áreas foram dadas em milímetros quadrados. Por essa razão nós deveremos converter milímetros quadrados em metros quadrados. Veja o código Java completo para a resolução deste exercício de Equação da Continuidade: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar os dados de entrada System.out.print("Velocidade de entrada (m/s): "); double v1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Área de entrada (milímetros quadrados): "); double a1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Área de saída (milímetros quadrados): "); double a2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos converter as áreas em milímetros quadrados // para metros quadrados a1 = a1 / 1000000; a2 = a2 / 1000000; // agora calculamos a velocidade de saída double v2 = (a1 * v1) / a2; // e mostramos o resultado System.out.println("A velocidade de saída é: " + v2 + " m/s"); System.out.println("\n"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Velocidade de entrada (m/s): 2 Área de entrada (milímetros quadrados): 200 Área de saída (milímetros quadrados): 100 A velocidade de saída é: 4.0 m/s Portanto, a velocidade do fluido na saída do tubo é de 4 m/s. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
VB.NET - Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf() Java - Como usar a classe Character da linguagem Java para tratar caracteres individuais em seus programas |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |