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LISP ::: Dicas & Truques ::: Passos Iniciais |
O que é Lisp e como escrever seu primeiro programa nessa linguagem de programaçãoQuantidade de visualizações: 1505 vezes |
O que é Common Lisp? A linguagem de programação ANSI Common Lisp, ou simplesmente Common Lisp, é uma implementação específica da linguagem de programação Lisp multi-paradigma que suporta programação funcional e procedural. Sua especificação foi criada por Guy L. Steele nos anos 1980 a partir da linguagem Lisp com o intuito de combinar aspectos de diversos dialetos Lisp anteriores, incluindo Scheme. Foi proposto inicialmente o nome de "Standard Lisp" para a linguagem, mas em virtude de um dialeto Lisp já existir com este nome, se buscou um nome similar, resultando no nome "Common Lisp". Em 1994 foi publicada no padrão ANSI Information Technology - Programming Language - Common Lisp, registro X3.226-1994 (R1999). É bem maior e semanticamente mais complexa que Scheme uma vez que foi projetada para ser uma linguagem comercial e ser compatível com os diversos dialetos Lisp dos quais derivou. Como baixar, instalar e testar a Common Lisp no Windows? Embora exista uma quantidade enorme de compiladores Lisp disponíveis atualmente, minha pesquisa recaiu sobre o Steel Bank Common Lisp (SBCL), que pode ser baixado no endereço http://www.sbcl.org. No meu Windows 10 eu baixei o instalador sbcl-2.2.3-x86-64-windows-binary.msi, com o tamanho de 11.7Mb. Finalizada a instalação, vamos testar nossa distribuição do Bank Common Lisp (SBCL). Para isso, abra um janela de terminal e navegue até o diretório de instalação do SBCL: C:\Users\Osmar>cd C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp Se você vir um arquivo sbcl.exe dentro deste diretório nós já temos a indicação de que tudo correu bem. Tudo que temos a fazer é chamar este arquivo na linha de comando: C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp>sbcL Você verá as seguintes informações na sua tela: This is SBCL 2.2.3, an implementation of ANSI Common Lisp. More information about SBCL is available at <http://www.sbcl.org/>. SBCL is free software, provided as is, with absolutely no warranty. It is mostly in the public domain; some portions are provided under BSD-style licenses. See the CREDITS and COPYING files in the distribution for more information. * Note que o cursor já está esperando comandos, uma vez que estamos no modo interativo. Assim, digite o seguinte comando: * (+ 5 (* 2 4)) Pressione Enter. Se você vir o valor 13, então é sinal de que o SBCL está funcionando 100% e já podemos prosseguir. Para sair do modo interativo do SBCL, digite: * (quit) Como escrever um programa em Common List e carregá-lo no SBCL Agora vamos ver como podemos escrever um programa Common Lisp, salvá-lo em arquivo e carregá-lo a partir do compilador Steel Bank Common Lisp (SBCL). Para isso, abra o seu editor de códigos favorito e digite a seguinte listagem: ; Este programa talvez seja um dos mais básicos ; que podem ser escritos em Common Lisp (defun Primeiro() ; Vamos mostrar uma mensagem de boas-vindas (write-line "Bem-vindo(a) à Common Lisp") ) ; Efetua uma chamada automática ao programa (Primeiro) Para executar este programa, basta chamar o SBCL pela linha de comando, da seguinte forma: C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp>sbcl --script C:\estudos_common_lisp\Primeiro.lsp Se o seu código estiver correto, sem nenhum erro de sintáxe, você verá o seguinte texto: Bem-vindo(a) à Common Lisp Pronto! Agora é só aproveitar as nossas dicas, truques e exercícios resolvidos de Common Lisp para aprender ainda mais. Bons estudos. |
Laravel ::: Artigos e Tutorias ::: CRUD - CREATE, READ, UPDATE, DELETE |
Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 2Quantidade de visualizações: 3196 vezes |
Na parte 1 deste tutorial sobre CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) nós criamos a base de dados MySQL para a nossa aplicação biblioteca, criamos a aplicação Laravel, fizemos a migração e rodamos a migração, o que resultou na criação de uma tabela MySQL chamada livros. Nessa segunda parte nós vamos iniciar criando a rota de redirecionamento das ações do CRUD. Vamos criar também o controller e as primeiras views. Criando a rota de redirecionamento - routes/web.php Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\routes e abra o arquivo web.php. Você verá que ele possui o seguinte conteúdo: <?php use Illuminate\Support\Facades\Route; /* |-------------------------------------- | Web Routes |-------------------------------------- | | Here is where you can register web routes | for your application. These routes are loaded | by the RouteServiceProvider within a group | which contains the "web" middleware group. | Now create something great! | */ Route::get('/', function () { return view('welcome'); }); ?> Vamos alterar o seu conteúdo para a versão abaixo: <?php use Illuminate\Support\Facades\Route; use App\Http\Controllers\LivroController; Route::resource('livros', LivroController::class); ?> Veja que criamos uma rota para um recurso, que neste caso será o controller LivroController. Passamos o nome livros para esta rota, de forma que a URL http://localhost/biblioteca/public/livros/create abrirá a view para cadastrar um novo livro. Hora de criar o controller e o model - a parte controle e modelo do MVC Com a rota de direcionamento devidamente criada, vamos partir para o controller. Abra uma janela de terminal e digite o comando abaixo: C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan make:controller LivroController --resource --model=Livro O Artisan nos perguntará se queremos criar o modelo também. Informe "yes" e pressione Enter. A App\Models\Livro model does not exist. Do you want to generate it? (yes/no) [yes]: > yes Se tudo correr bem, você verá a seguinte mensagem: Model created successfully. Controller created successfully. Vá até o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\app\Http\Controllers e localize o arquivo LivroController.php. Abra-o e note que temos os métodos index(), create(), store(), show(), edit(), update() e destroy(). Cada um destes métodos corresponde a uma ação que podemos executar na tabela de livros. Vamos começar com o método create(). Limpe todo o conteúdo deste controller e deixe apenas o código abaixo: <?php namespace App\Http\Controllers; use App\Models\Livro; use Illuminate\Http\Request; class LivroController extends Controller{ // mostra a view para cadastrar um novo livro public function create(){ return view('livros.create'); } } ?> O método create() apenas exibirá a página (view) que nos permitirá cadastrar um novo livro. Porém, antes de criar a primeira view, vá no diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\app\Models, localize e abra o arquivo Livro.php. Vamos modificá-lo para o código abaixo: <?php namespace App\Models; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Database\Eloquent\Model; class Livro extends Model{ use HasFactory; protected $fillable = [ 'titulo', 'autor', 'paginas' ]; } ?> Veja que informamos, no model Livro, os campos da tabela que serão preenchidos com as nossas informações. Os campos id, created_at e updated_at serão gerenciados pelo Laravel. A view para cadastrar um novo livro Chegou o grande momento. Vamos criar a página que nos permitirá cadastrar os livros. Para manter as coisas simples, escreveremos um view bem simples, sem muita formatação. Mas você poderá deixá-la mais bonita mais tarde. O importante aqui é entender a funcionalidade. Veja o código completo para a view create.blade.php: <html> <head> <meta charset="utf-8"> <title>Biblioteca</title> </head> <body> <h1>Novo Livro</h1> @if($status = Session::get('mensagem')) <h2>{{ $status }}</h2> @endif @if($errors->any()) <h2>Houve alguns erros ao processar o formulário</h2> <ul> @foreach($errors->all() as $error) <li>{{ $error }}</li> @endforeach </ul> @endif <form action="{{ route('livros.store') }}" method="post"> @csrf <table width="200" border="0" cellspacing="3" cellpadding="3"> <tr> <td>Título:</td> <td><input type="text" name="titulo" id="titulo" placeholder="Título"></td> </tr> <tr> <td>Autor:</td> <td><input type="text" name="autor" id="autor" placeholder="Autor"></td> </tr> <tr> <td>Páginas</td> <td><input type="text" size="10" name="paginas" id="paginas" placeholder="Quant. Páginas"></td> </tr> <tr> <td> </td> <td><button type="submit">Gravar</button></td> </tr> </table> </form> </body> </html> Aqui nós criamos um formulário com a action apontando para {{route('livros.store')}}, e a forma de envio é POST. Temos também três elementos HTML do tipo input text, cada um com a propriedade name contendo o mesmo nome do campo na tabela livros. Salve esta view no diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\resources\views\livros. Agora abra o seu navegador no endereço http://localhost/biblioteca/public/livros/create e teremos o seguinte resultado: ![]() Agora só precisamos obter as informações do formulário e salvá-las no banco de dados. Gravando o novo livro na tabela do banco de dados Vamos ver agora como obter os dados do formulário, passá-los para o controller, instanciar o model e finalmente persistir no banco de dados MySQL. Você viu que os dados do form são enviados para o método store() do controller livros. Assim, abra o LivroController.php e adicione o código abaixo: <?php namespace App\Http\Controllers; use App\Models\Livro; use Illuminate\Http\Request; class LivroController extends Controller{ // mostra a view para cadastrar um novo livro public function create(){ return view('livros.create'); } // recebe as informações do formulário e as grava // no banco de dados public function store(Request $request){ // valida o formulário $request->validate([ 'titulo' => 'required', 'autor' => 'required', 'paginas' => 'required']); // obtém os valores do form Livro::create($request->all()); // direciona para página cadastro novamente, // com uma mensagem de sucesso return redirect()->route('livros.create') ->with('mensagem', 'Livro salvo com sucesso.'); } } ?> Pronto! A parte CREATE do CRUD já está completa. Experimente cadastrar um novo livro e veja o resultado na tabela do banco de dados. Observe que temos também a validação dos dados do formulário (mensagens indicando quais campos não foram preenchidos) e também uma mensagem de sucesso indicando que os dados foram gravados com sucesso. Na parte 3 deste tutorial veremos como listar os livros cadastrados e a opção de excluir e editar os livros. Até lá. Leia a parte 3 aqui: Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 3 |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como obter o índice da primeira ocorrência de um elemento no ArrayList do Java usando o método indexOf()Quantidade de visualizações: 12526 vezes |
Este exemplo mostra como usar o método indexOf() para obter o índice da primeira ocorrência de um item na ArrayList. Se o ítem não for encontrado, o valor retornado é -1. Veja o código completo para a dica: package arquivodecodigos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // obtém o índice da primeira ocorrência do // nome "Maria" int indice = nomes.indexOf("Maria"); System.out.println("O índice do nome pesquisado é: " + indice); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O índice do nome pesquisado é: 1 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Java Vetores e Matrizes - Como inicializar os elementos de um vetor usando o laço for da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9965 vezes |
Neste exemplo veremos como inicializar um vetor (array) de ints usando o laço for. Note que os elementos do array serão inicializados com os valores de 1 a 10. Veja o código completo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos declarar e construir um vetor de 10 elementos int[] a = new int[10]; // inicializa os elementos do vetor for(int i = 0; i < a.length; i++){ a[i] = (i + 1); } // exibe os valores dos elementos do vetor for(int i = 0; i < a.length; i++){ System.out.print(a[i] + ", "); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o maior elemento em cada uma das colunas de uma matriz usando PythonQuantidade de visualizações: 1185 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dada a seguinte matriz: 6 10 4 2 9 7 20 3 1 Sua saída deverá ser parecida com: Maior elemento na coluna 0 é 20 Maior elemento na coluna 1 é 10 Maior elemento na coluna 2 é 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos declarar e constuir uma matriz de 3 linhas e três colunas matriz = [[6, 10, 4], [2, 9, 7], [20, 3, 1]]; # vamos percorrer a matriz e exibir o maior elemento de cada coluna # começamos com cada coluna for i in range(len(matriz[0])): # assumimos que o maior valor é o primeiro dessa coluna maior = matriz[0][i] # percorremos todos os elementos desta linha for j in range(len(matriz)): # o elemento atual é maior que o maior? if matriz[j][i] > maior: # maior assume o valor atual maior = matriz[j][i] # exibimos o maior elemento desta coluna print("Maior elemento na coluna {0} é {1}".format(i, maior)) if __name__== "__main__": main() |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como alocar memória dinâmica usando o operador new do C++Quantidade de visualizações: 12356 vezes |
Em algumas situações precisamos alocar memória dinamicamente. Em C++ isso é feito com o auxílio do operador new. Este operador permite alocar uma determinada quantidade de bytes, alinhados de forma a representar o objeto para o qual queremos reservar memória. Veja um exemplo de código no qual alocamos memória dinâmica para uma variável do tipo int: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // aloca memória para um objeto do tipo int int *ponteiro = new int; // vamos definir o valor para o objeto recém-alocado *ponteiro = 20; // vamos exibir seu valor cout << *ponteiro << endl; // vamos liberar a memória delete ponteiro; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui a memória foi alocada e guardada em um ponteiro. Veja também o uso do operador delete para liberar a memória alocada. Isso evita os vazamentos de memória tão frequentes em aplicações que lidam com a memória dinâmica. É claro que este não é o exemplo mais prático. Qual a vantagem de se alocar memória para um int? Declarar uma variável teria sido mais eficiente. A alocação de memória dinâmica é mais útil quando estamos lidando com objetos mais complexos que os tipos básicos. Alguns exemplos envolvem a criação de objetos de classes, matrizes, estruturas de dados, etc. Veja um exemplo no qual temos uma declaração de uma classe chamada Cliente e em seguida alocamos memória para uma instância desta classe: #include <iostream> #include <string> using namespace std; // declaração da classe Cliente class Cliente{ public: Cliente(); string obterNome(); void definirNome(string); private: string nome; }; // implementação dos métodos da classe Cliente::Cliente(){} // construtor vazio // obtém o nome do cliente string Cliente::obterNome(){ return this->nome; } // define o nome do cliente void Cliente::definirNome(string nome){ this->nome = nome; } int main(int argc, char *argv[]){ // aloca memória para um objeto da classe Cliente Cliente *c = new Cliente(); // vamos definir o nome do cliente c->definirNome("Osmar J. Silva"); // vamos exibir o nome do cliente cout << c->obterNome() << endl; // vamos liberar a memória usada delete c; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Nome do cliente: Osmar J. Silva |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios e Algorítmos Resolvidos de Java - Programa Java para somar os elementos da diagonal secundária de uma matrizQuantidade de visualizações: 9462 vezes |
Pergunta/Tarefa: Em álgebra linear, a diagonal secundária de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i + j é igual a n + 1 (onde n é a ordem da matriz). A diagonal secundária de uma matriz quadrada une o seu canto inferior esquerdo ao canto superior direito (conforme mostrado na saída do problema proposto abaixo). Escreva um programa (algorítmo) Java que declara uma matriz 3x3 e pede ao usuário para informar seus valores. Em seguida mostre todos os valores da matriz e a soma dos elementos da diagonal secundária. Sua saída deverá ser parecida com a imagem abaixo: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 2 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 7 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 3 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 12 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 4 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 10 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 1 5 2 7 5 3 12 4 10 1 A soma dos elementos da diagonal secundária é: 14 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir uma matriz de três linhas e // três colunas int matriz[][] = new int[3][3]; int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na // diagonal secundária // vamos ler os valores para os elementos da matriz for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas System.out.print("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna " + j + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada System.out.println(); for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // percorre as linhas for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // percorre as colunas System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]); } // passa para a próxima linha da matriz System.out.println(); } // vamos calcular a soma dos elementos da diagonal secundária int ordem = 3; // ordem da matriz for(int i = 1; i <= matriz.length; i++){ for(int j = 1; j <= matriz[0].length; j++){ if((i + j) == (ordem + 1)){ soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i - 1][j - 1]; } } } // finalmente mostramos a soma da diagonal secundária System.out.println("\nA soma dos elementos da diagonal secundária é: " + soma_diagonal); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as palavras de uma frase ou texto em C# usando as funções IndexOf(), Replace() e Split() da classe StringQuantidade de visualizações: 12289 vezes |
Este exemplo mostra como retornar a quantidade de palavras em uma frase ou texto usando métodos da classe String do C#. Veja como usar os métodos IndexOf() e Replace() para remover os espaços em excesso e, em seguida, o método Split() para quebrar as partes da frase ou texto usando um único espaço como separador. Veja o código completo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto muito de C# e Java"; int cont = 0; // remove os espaços em excesso while (frase.IndexOf(" ") >= 0) { frase = frase.Replace(" ", " "); } // remove espaços antes e depois da string frase = frase.Trim(); // conta as palavras cont = frase.Split(" ").Length; Console.WriteLine("A frase contém " + cont + " palavras"); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A frase contém 6 palavras |
AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como selecionar uma linha no AutoCAD e mostrar a equação da reta correspondente usando AutoCAD .NET C# APIQuantidade de visualizações: 542 vezes |
Em algumas situações nós queremos posicionar pontos ou outros desenhos em cima de uma linha, ou seja, em cima de uma reta. Uma das melhores formas de fazer isso é obtendo a equação reduzida da reta e usar as coordenadas x e y correspondentes. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito usando a AutoCAD .NET C# API. O primeiro passo é pedir para o usuário selecionar a linha na área de desenho do AutoCAD usando doc.Editor.GetEntity(). Em seguida nós obtemos as coordenadas iniciais e finais da linha usando as propriedades StartPoint e EndPoint do objeto AcadLine. Para finalizar nós calculamos a equação reduzida da reta e exibimos o resultado. Fique atento ao código que calcula o coeficiente angular e linear da reta. Considere o caso em que o coeficiente angular ou linear é igual a 0. Veja o código AutoCAD .NET API C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.Geometry; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; [assembly: CommandClass(typeof(PluginEstudos.Class1))] namespace PluginEstudos { public class Class1 { [CommandMethod("estudos")] public void Estudos() { // vamos obter o documento atual Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument; // vamos obter a base de dados Database db = doc.Database; // opções da seleção PromptEntityOptions opcoes = new PromptEntityOptions("\nSelecione uma linha: "); // obtemos o resultado da seleção PromptEntityResult resultado = doc.Editor.GetEntity(opcoes); // a seleção foi feita com sucesso if (resultado.Status != PromptStatus.OK) { Application.ShowAlertDialog("Nenhum elemento selecionado."); return; } // obtemos o id do objeto selecionado ObjectId id_objeto = resultado.ObjectId; // iniciamos uma transação using (Transaction trans = db.TransactionManager.StartTransaction()) { BlockTable tabela_blocos; BlockTableRecord reg_tabela_blocos; // obtemos a entidade selecionada Entity ent = trans.GetObject(id_objeto, OpenMode.ForWrite) as Entity; // a entidade selecionada é uma linha if (ent is Line) { Line linha = ent as Line; // vamos obter o ponto inicial da linha Point3d ponto_inicial = linha.StartPoint; // vamos obter o ponto final da linha Point3d ponto_final = linha.EndPoint; string sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta Double m = (ponto_final.Y - ponto_inicial.Y) / (ponto_final.X - ponto_inicial.X); // vamos calcular o coeficiente linear double n = ponto_inicial.Y - (m * ponto_inicial.X); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0) { sinal = "-"; n = n * -1; } // abre o model space para escrita tabela_blocos = trans.GetObject(db.BlockTableId, OpenMode.ForRead) as BlockTable; reg_tabela_blocos = trans.GetObject(tabela_blocos[BlockTableRecord.ModelSpace], OpenMode.ForWrite) as BlockTableRecord; // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio que // será usado para posicionar o texto double x = (ponto_inicial.X + ponto_final.X) / 2; double y = (ponto_inicial.Y + ponto_final.Y) / 2; // criamos um novo texto DBText texto = new DBText(); texto.TextString = "y = " + m.ToString("0.00") + "x" + " " + sinal + " " + n.ToString("0.00"); texto.SetDatabaseDefaults(); texto.Height = 5; texto.Position = new Point3d(x, y - texto.Height, 0); // adicionamos o texto no desenho reg_tabela_blocos.AppendEntity(texto); trans.AddNewlyCreatedDBObject(texto, true); } else { Application.ShowAlertDialog("Você não selecionou uma linha."); } // salvamos a transação trans.Commit(); } } } } Ao executar este código AutoCAD .NET C# API e selecionar uma linha nós teremos um resultado parecido com: Selecione uma linha [Usuário seleciona a linha] [Mostra a equação reduzida da reta como um texto posicionado no ponto médio da linha] Como forma de testar ainda mais o código, defina um valor para o x e experimente plotar um ponto na área de desenho do AutoCAD. Você verá que o ponto cai exatamente em cima da linha, ou seja, da reta que a representa. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversaQuantidade de visualizações: 4543 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static void exibirInverso(int valor){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 932 O valor invertido é: 239 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio{ public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita um valor inteiro ao usuário System.out.print("Informe um valor inteiro: "); // lê o valor informado int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // exibe o valor na ordem invertida System.out.print("O valor invertido é: "); exibirInverso(numero); System.out.println("\n"); } // método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem // inversa public static void exibirInverso(int valor){ // a parada da recursividade é o valor igual a 0 if(valor != 0){ System.out.print(valor % 10); valor = valor / 10; exibirInverso(valor); // efetua uma nova chamada recursiva } } } |
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