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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar casas decimais para baixo usando a função Floor() do DelphiQuantidade de visualizações: 13960 vezes |
A função Floor(), presente na unit Math, é útil quando queremos arrendondar valores de ponto-flutuante (valores com casas decimais) para baixo, ou seja, para o maior inteiro menor ou igual ao valor fornecido. Veja um exemplo:procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Real; resultado: Integer; begin // uses Math valor := 8.74; // vamos arredondar o valor para baixo // o resultado será 8 resultado := Floor(valor); // exibe o resultado ShowMessage('O valor arredondado para baixo é: ' + IntToStr(resultado)); end; Note que os valores 8.0001, 8.3, 8.1, 8.99, etc, serão todos arredondados para 8. No entanto, 9.0 é arredondado para 9. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso idealQuantidade de visualizações: 6593 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que recebe a altura (como double) e o sexo (como um char) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é: Homens: (72.7 x altura) - 58; Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7 Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65 Informe o sexo (M ou F): M Seu peso ideal é: 61.955 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa System.out.print("Informe sua altura (ex: 1.74): "); double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o sexo (M ou F): "); char sexo = entrada.nextLine().charAt(0); double pesoIdeal; // vamos testar o sexo da pessoa if(Character.toUpperCase(sexo) == 'M'){ // masculino pesoIdeal = (72.7 * altura) - 58; } else{ // feminino pesoIdeal = (62.1 * altura) - 44.7; } // vamos mostrar o resultado System.out.println("Seu peso ideal é: " + pesoIdeal); System.out.println("\n"); } } |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço do...while em C - Linguagem C para iniciantes: O laço do...whileQuantidade de visualizações: 31727 vezes |
O laço do...while em C é bem parecido com o laço while. A diferença é que no do...while, a condição é testada no final da primeira iteração, o que garante que o laço será executado no mínimo uma vez. Veja um exemplo de seu uso:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 1; do{ printf("%d ", valor); valor++; }while(valor <= 10); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators) |
Como usar o operador de bits & (E/AND sobre bits) em Java - Java Avançado - Manipulação de bits em JavaQuantidade de visualizações: 6752 vezes |
Esta dica de Java é muito útil para quem está se preparando para entrevistas de código ou desafios de programação. A manipulação de bits é fator importante para testar as habilidades de candidatos a vagas de programador, pois ela demonstra um conhecimento muito aprofundado de lógica de programação e também de rotinas de baixo nível. O operador de bits & (E/AND sobre bits) da linguagem Java é usado quando queremos comparar os bits individuais de dois valores integrais (inteiros) e produzir um terceiro resultado. Os bits no resultado serão configurados como 1 se os bits correspondentes nos dois outros valores foram 1. Em caso contrário os bits são configurados como 0. Vamos analisar os seguintes valores binários: a) 0101 (5 decimal) b) 0100 (4 decimal) Quando aplicamos o operador & nestes dois valores teremos o seguinte resultado: 0101 0100 ---- 0100 Veja que o resultado é 0100, uma vez que apenas o segundo bit de cada valor está configurado como 1. Vamos ver isso em Java agora. Observe o seguinte trecho de código: public class Main { public static void main(String[] args) { int a = 5; int b = 4; int c = a & b; // exibe o resultado (em inteiro e em bytes) System.out.println("a = " + obterBits(a) + " (" + a + ")"); System.out.println("b = " + obterBits(b) + " (" + b + ")"); System.out.println("a & b = " + obterBits(c) + " (" + c + ")"); } // método auxiliar que converte um inteiro em sua representação em bits public static String obterBits(int valor){ int mascara = 1 << 31; StringBuffer buffer = new StringBuffer(35); for(int i = 1; i <= 32; i++){ if((valor & mascara) == 0){ buffer.append('0'); } else{ buffer.append('1'); } valor <<= 1; if(i % 8 == 0){ buffer.append(' '); } } return buffer.toString(); } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: a = 00000000 00000000 00000000 00000101 (5) b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) a & b = 00000000 00000000 00000000 00000100 (4) |
C ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 3553 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem C que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda o coeficiente angular float m; // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // mostramos o resultado printf("O coeficiente angular é: %f", m); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.666667 Pressione qualquer tecla para continuar... Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente float cateto_oposto, cateto_adjascente; // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente float tetha, tangente; // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente = tan(tetha); // mostramos o resultado printf("O coeficiente angular é: %f", tangente); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma variável é do tipo array em PHP usando a função is_array()Quantidade de visualizações: 12074 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma determinada variável é do tipo array (vetor ou matriz). Em PHP esse procedimento pode ser feito com o auxílio da função is_array(), que recebe uma variável e retorna verdadeiro se ela é do tipo array e falso em caso contrário. Veja o código PHP completo para o exemplo: <?php // vamos criar um array de inteiros $valores = Array(5, 2, 7, 1); // vamos testar se a variável é do tipo array if(is_array($valores)){ echo 'A variável $valores é do tipo array.'; } else{ echo 'A variável $valores NÃO é do tipo array.'; } ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $valores é do tipo array. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como efetuar captura de tela (screenshot) em seus programas Java usando o método createScreenCapture() da classe RobotQuantidade de visualizações: 15117 vezes |
Nesta dica eu vou mostrar como é possível usar o método createScreenCapture() da classe Robot, do pacote java.awt, para tirar um print screen, ou seja, capturar uma determinada região da tela do seu computador. Note que, ao tirar o print da região que queremos, nós salvamos a imagem em um determinado diretório. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.AWTException; import java.awt.Rectangle; import java.awt.Robot; import java.awt.image.BufferedImage; import java.io.File; import java.io.IOException; import javax.imageio.ImageIO; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ Robot robot = new Robot(); // Captura a tela na àrea definida pelo retângulo BufferedImage bi = robot.createScreenCapture(new Rectangle(0, 0, 300, 250)); // Salva a imagem ImageIO.write(bi, "jpg", new File("C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg")); } catch(AWTException e){ e.printStackTrace(); } catch(IOException e){ e.printStackTrace(); } } } Execute este código e verá uma imagem JPG ser gravada no endereço "C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg". |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string C++ usando uma função substituir_string() personalizadaQuantidade de visualizações: 10483 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito das funções empty(), size(), find(), replace() e length() da classe String do C++ para escrever uma função substituir_string() personalizada que nos permite substituir todas as ocorrências de uma substring em uma string. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <string> #include <iostream> using namespace std; // função personalizada para substituir todas as ocorrências // de uma substring em uma string void substituir_string(string& str, const string de, const string para){ // variáveis auxiliares int i = 0, indice; // a string está vazia? if(str.empty()){ str = de; return; } // fazemos as substituições da substring while(i < str.size()){ indice = str.find(de, 0); if(indice >= 0){ str.replace(indice, de.length(), para); } else{ return; } i++; } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Java? Gosto de Java, Java!"; cout << "A frase original é: " << frase << endl; // Substitui as ocorrências de "Java" por "PHP" substituir_string(frase, "Java", "PHP"); // e mostramos o resultado cout << "Depois da substituição: " << frase << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase original é Java? Gosto de Java, Java! Depois da substituição: PHP? Gosto de PHP, PHP! |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar uma classe Java e usar new para criar novas instâncias da mesmaQuantidade de visualizações: 21596 vezes |
Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe Java e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.java):public class Pessoa{ public String nome; public int idade; } Salve o código como Pessoa.java e compile-o. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Pessoa Pessoa p = new Pessoa(); p.nome = "Osmar J. Silva"; System.out.println(p.nome); } } Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução: Pessoa p = new Pessoa(); Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em Java. |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo para um botão HTML usando a propriedade background-image do CSSQuantidade de visualizações: 9731 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade background-image do CSS para aplicar uma imagem de fundo a elemento <button> do HTML. Vamos ver duas abordagens. Na primeira abordagem usaremos CSS inline. Veja:<!doctype html> <html> <head> <title>Estudos CSS</title> </head> <body> <button style="background-image: url('fundo.jpg')"> Clique aqui</button> </body> </html> Agora veja a mesma técnica usando um bloco CSS na seção <head> da página HTML e definindo um id para o botão: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos CSS</title> <style> #botao{ background-image: url('fundo.jpg'); } </style> </head> <body> <button id="botao">Clique aqui</button> </body> </html> |
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