E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C# ::: Windows Forms ::: TextBox

C# Windows Forms Avançado - Como rolar as linhas de um TextBox para o topo (parte superior) usando a API do Windows

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Em algumas situações gostaríamos de rolar para cima o conteúdo de um TextBox de múltiplas. Para isso podemos usar a API do Windows, mais especificamente a mensagem WM_VSCROLL com o valor SB_TOP para seu parâmetro wParam. O valor do parâmetro lParam é zero.

Veja um trecho de código que rola para cima o conteúdo de um TextBox. Antes de executar este exemplo, tenha a certeza de ter um TextBox de múltiplas, com barras de rolagem e conteúdo que force o aparecimento das barras de rolagem.

Comece adicionando a linha:

using System.Runtime.InteropServices;

na seção de usings do seu formulário ou classe. Em seguida adicione o trecho de código abaixo no corpo da classe, como um método:

[DllImport("user32.dll", EntryPoint = "SendMessage", 
  CharSet = CharSet.Auto, SetLastError = true)]
private static extern IntPtr SendMessage(IntPtr hWnd, uint Msg, 
  IntPtr wParam, IntPtr lParam);

Finalmente coloque o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // antes de executar este exemplo certifique-se de que
  // a propriedade Multiline do TextBox esteja definida
  // como true e a propriedade ScrollBars contenha o valor
  // Vertical ou Both
  textBox1.Multiline = true;
  textBox1.ScrollBars = ScrollBars.Vertical;
    
  // constante para a mensagem WM_VSCROLL
  const uint WM_VSCROLL = 0x115;
  // constante para o parâmetro wParam
  const int SB_TOP = 6;
  
  // handle para a caixa de texto
  IntPtr handle = textBox1.Handle;
  IntPtr wParam = (IntPtr)SB_TOP;
  IntPtr lParam = IntPtr.Zero;
  
  // vamos fazer com que o TextBox role para o topo (parte superior)
  SendMessage(textBox1.Handle, WM_VSCROLL, wParam, lParam);
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em Java usando o método cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em Java

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Como calcular o cosseno de um ângulo em Java usando o método cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em Java

Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Java. Esta método, que faz parte da classe Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("Cosseno de 0 = " + Math.cos(0));
    System.out.println("Cosseno de 1 = " + Math.cos(1));
    System.out.println("Cosseno de 2 = " + Math.cos(2));
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.0
Cosseno de 1 = 0.5403023058681398
Cosseno de 2 = -0.4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Erlang ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Quer aprender a programar em Erlang? Comece instalando e configurando o ambiente de programação da Erlang

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Nos dias atuais (2023), muitos estudantes de programação estão aprendendo novas linguagens usando os compiladores e interpretadores online. Esta é uma abordagem interessante, pois promove uma grande economia de tempo no que se refere à instalação e configuração dos ambientes de programação.

No entanto, à medida que as aplicações começam a ficar mais complexas, é necessário termos o ambiente funcionando localmente. Por isso é importante sabermos instalar e configurar o ambiente de programação Erlang em nossa máquina.

Como instalar a Erlang

Nessa dica mostrarei como instalar e testar o ambiente de programação Erlang no Windows 10. Para isso, direcione o seu navegador para a URL https://www.erlang.org/downloads e localize o download apropriado para o Windows, a saber, Download Windows Installer.

Para esta dica eu baixei o Erlang/OTP 25.3 (otp_win64_25.3.exe). Trata-se de um instalador com o tamanho de 126MB.

A instalação é simples e, em geral, só precisamos confirmar as sugestões que o instalador nos apresenta. Assim, basta pressionar o botão Next e aguardar a instalação ser finalizada.

Após a conclusão da instalação nós precisamos adicionar o caminho "C:\Program Files\Erlang OTP\bin" na variável PATH do Windows, para que as ferramentas de linha de comando da Erlang sejam reconhecidas. Para isso, vá em Propriedades do Sistema -> Variáveis de Ambiente e adicione este caminho à variável PATH. Você pode fazê-lo tanto para o seu usuário quanto para o sistema.

Como testar a atualização do ambiente de programação da Erlang

Depois de atualizar a variável de ambiente PATH, abra uma nova janela de terminal e digite o seguinte comando:

C:\Users\Osmar>erl -version

Se tudo correu bem, você terá um resultado parecido com:

Erlang (SMP,ASYNC_THREADS) (BEAM) emulator version 13.2

Parabéns! Você já está pronto para iniciar seus estudos em Erlang e todas as demais linguagens e ferramentas que compõem o seu ecosistema.


C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de C# - Como testar se um ano é bissexto em C# - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

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Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa C# que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C# console:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos solicitar que o usuário informe um ano
      Console.Write("Informe o ano: ");
      int ano = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos verificar se o ano informado é bissexto
      if (((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
        Console.WriteLine("O ano informado é bissexto.");
      }
      else {
        Console.WriteLine("O ano informado não é bissexto.");
      }

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercícios Resolvidos de C# - Como calcular juros simples em C# - Um programa C# que lê o valor principal, o tempo

Quantidade de visualizações: 714 vezes
Pergunta/Tarefa:

Saber como escrever um programa C# que recebe o valor principal, o tempo e a taxa de juros e retorna os juros simples a serem pagos ou recebidos é uma habilidade que todo programador deve aprender em algum ponto de sua carreira.

Sendo assim, escreva um algoritmo em C# que pede para o usuário informar um valor a ser pago ou recebido, o tempo em dias, meses ou anos e a taxa de juros (sem dividi-la por 100) e retorne os juros simples a serem pagos ou recebidos. Note que, se você quiser mostrar o valor total a ser pago ou recebido, basta somar os juros ao valor principal.

Antes, porém, veja a fórmula do cálculo de juros simples:

\[\text{Juros} = \frac{\text{C} \times \text{i} \times \text{t}}{100}\]

Onde:

C é o valor a ser pago ou a ser recebido;
i é a taxa de juros (sem dividir por 100);
t é o tempo em dias, meses, anos, etc.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor principal: 600
Taxa de juros: 12
Informe o tempo: 5
Juros a serem pagos ou recebidos: 360.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos ler o valor principal
      Console.Write("Informe o valor principal: ");
      double principal = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // agora vamos ler a taxa de juros
      Console.Write("Taxa de juros: ");
      double taxa = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // finalmente o tempo em dias, meses, anos, etc
      Console.Write("Informe o tempo: ");
      int tempo = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos calcular os juros
      double juros = (principal * taxa * tempo) / 100;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("Juros a serem pagos ou recebidos: " + juros);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como testar o tipo de uma variável em Ruby usando a função class

Quantidade de visualizações: 9319 vezes
Em algumas ocasiões precisamos retornar o tipo de uma variável (String, FixNum, Float, etc) em Ruby, Isso pode ser feito por meio do uso do método class Object. Veja:

# vamos definir uma variável do tipo inteiro
valor = 265

# obtemos o tipo da variável valor
tipo = valor.class

# exibimos o resultado
puts "A variável é do tipo " + tipo.to_s

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A variável é do tipo Integer


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se duas strings são iguais em PHP sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função strcasecmp()

Quantidade de visualizações: 65 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de testar se duas strings são iguais em PHP, sem diferentes letras maiúsculas e minúsculas. Isso pode ser feito com o auxílio da função strcasecmp(), que retorna um valor 0 se as duas strings forem iguais.

Veja um exemplo completo de seu uso:

<?php
  $palavra1 = "Programar";
  $palavra2 = "PROGRAMAR";
  echo "A primeira palavra é: " . $palavra1;
  echo "\nA segunda palavra é: " . $palavra2;

  if(strcasecmp($palavra1, $palavra2) == 0){
    echo "\nAs duas palavras são iguais"; 
  }
  else{
    echo "\nAs duas palavras são diferentes";  
  }
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A primeira palavra é: Programar
A segunda palavra é: PROGRAMAR
As duas palavras são iguais


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover parte de uma string em C++ usando a função erase()

Quantidade de visualizações: 17436 vezes
Em algumas situações nós precisamos remover parte de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar a função erase().

Esta função é usada para remover parte de uma string, consequentemente diminuindo seu tamanho. Veja a sua assinatura:

string& erase(size_t pos = 0, size_t n = npos);
Veja que temos que informar a posição inicial (pos) e a quantidade de caracteres que serão removidos (npos). A string sem a substring removida é retornada ao chamador do método.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string
  string frase("Gosto de MySQL");
   
  // Antes da remoção
  cout << "Antes da remocao: " << frase << endl;
	
  // vamos remover "My"
  string nova_frase = frase.erase(9, 2);
  
  // e mostramos o resultado
  cout << "Depois da remocao: " << nova_frase << endl;
	  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Antes da remoção: Gosto de MySQL
Depois da remoção: Gosto de SQL


Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Geração e Plotagem de Gráficos usando Matplotlib

Como gerar o gráfico da função seno usando a biblioteca Matplotlib do Python

Quantidade de visualizações: 2708 vezes
Sabemos, como lembrança das nossas aulas de Trigonometria no segundo grau, que a função seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo retângulo, ou seja, trata-se de uma razão trigonométrica que retorna valores na faixa de -1 até 1 (ambos inclusos).

Nesta dica mostrarei como podemos usar as capacidades de geração de gráficos da biblioteca Matplotlib da linguagem Python, combinadas com as funções arange() e sin() da biblioteca NumPy para gerar o gráfico da função seno.

Antes de vermos o código, observe o resultado gerado na imagem a seguir:



Veja agora o código Python completo para a geração do gráfico:

# importamos a biblioteca NumPy
import numpy as np
#importamos a biblioteca Matplotlib
import matplotlib.pyplot as plt
 
def main():
  # definimos o título para a área de plotagem
  plt.title('Gráfico da Função Seno')
 
  # vamos exibir o grid da área de plotagem
  plt.grid(True)
 
  # vamos definir os valores da coordenada x
  # os valores gerados serão de 0 até 12 (não incluído)
  eixo_x = np.arange(0, 12, 0.1)

  # os valores da coordenada y serão o seno de
  # cada valor correspondente no eixo x
  eixo_y = np.sin(eixo_x)
 
  # vamos plotar a função seno agora
  plt.plot(eixo_x, eixo_y)
 
  # finalmente exibimos o resultado
  plt.show()
 
if __name__== "__main__":
  main()



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar protótipos de função em C

Quantidade de visualizações: 12279 vezes
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação:

`somar` undeclared (first use this function) 

A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma:

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}


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