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Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TClientDataSet |
Como usar o método FindField para pesquisar um campo no TClientDataSet do Delphi e retornar um objeto da classe TFieldQuantidade de visualizações: 14155 vezes |
O método FindField pode ser usado quando queremos pesquisar um campo no TClientDataSet e retornar um objeto da classe TField. Este método possui a seguinte assinatura:function FindField(const FieldName: string): TField; Veja um trecho de código no qual eu mostro como encontrar um campo chamado "autor" em um ClientDataSet e retornar seu valor no registro atual: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var campo: TField; begin // vamos obter o campo com o nome "autor" no ClientDataSet campo := ClientDataSet1.FindField('autor'); // este campo existe no dataset? if campo <> nil then ShowMessage('O campo existe e seu valor no registro atual é: ' + campo.AsString) else // o campo não existe no dataset ShowMessage('O campo não existe no dataset'); end; Se o campo existir no dataset, veremos uma mensagem parecida com: "O campo existe e seu valor no registro atual é: M. D. Deitel". Em geral usamos o método FindField para determinar se um determinado componente field existe no dataset. O argumento para o método é o nome do campo que queremos pesquisar. Este nome pode ser o nome de um campo simples, o nome de um sub-campo de um objeto field que tenha sido qualificado pelo nome do campo pai ou o nome de um campo agregado. O comportamento do método FindField é o mesmo do método FieldByName. A diferença é que FindField retorna o valor nil se o campo não existir, enquanto FieldByName lança uma exceção do tipo EDatabaseError com a mensagem "Field not found". Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez usando a função fgetc() da linguagem CQuantidade de visualizações: 579 vezes |
A função fgetc() da linguagme C pode ser usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez. Esta função retorna o caractere atualmente representado pelo indicador de posição interna no arquivo. Depois de lido o caractere, o indicador de posição avança para apontar para o próximo caractere. Veja a assinatura desta função: int fgetc(FILE *file); O trecho de código abaixo mostra como usar um laço while para ler todos os caracteres do arquivo especificado e exibir o conteúdo na tela: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); int caractere; // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL){ // vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo // e exibí-lo while((caractere = fgetc(arquivo)) != EOF) printf("%c", caractere); fclose(arquivo); // libera o ponteiro para o arquivo } else printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Rust ::: Fundamentos da Linguagem ::: Compilador rustc |
Como escrever um "Hello, World!" na linguagem Rust usando a ferramenta rustcQuantidade de visualizações: 722 vezes |
Então você já fez a instalação do Rust, testou o seu funcionamento disparando "rustc --version" em uma janela de terminal e agora quer começar a aprender mais sobre a linguagem? Que tal começar escrevendo o famoso "Hello, World!" ("Olá, Mundo!")? Nesta dica mostrarei como essa tarefa é fácil, principalmente se optarmos pelo uso da ferramenta rustc. Lembre-se, no entanto, que rustc é usado diretamente quando estamos escrevendo aplicações simples, provas de conceito, protótipos e coisas assim. Para aplicações mais complexas, é sempre recomendado o uso do Cargo, que é um sistema de build e gerenciador de pacotes do Rust. Então vamos começar. Abra o seu editor de códigos favorito (tal como o Notepad++) e digite a seguinte listagem: fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); } Salve este arquivo como "estudos.rs" no diretório de sua preferência. Aqui eu optei por salvá-lo em um diretório chamado "C:\estudos_rust". Agora vamos compilar nosso programa Rust. Abra uma janela de terminal e navegue até o diretório que você salvou o arquivo "estudos.rs" e dispare o comando abaixo: C:\Users\Osmar>cd c:\estudos_rust c:\estudos_rust>rustc estudos.rs Se tudo correr bem, você verá a criação de um arquivo "estudos.exe". Para executá-lo pela linha de comando nós só precisamos disparar: c:\estudos_rust>estudos Hello, world! Aqui é Rust na veia. Simples, né? No entanto, se dermos duplo-clique em cima do executável gerado, ele abre e fecha automaticamente. Não seria bom exibir uma mensagem do tipo "Pressione uma tecla para fechar..."? Basta modificar seu código para a versão abaixo: // importamos a biblioteca io use std::io; use std::io::Write; fn main() { println!("Hello, world! Aqui é Rust na veia."); // procedimento para pausar o programa let mut resposta = String::new(); print!("\nPressione Enter para sair..."); io::stdout().flush().unwrap(); io::stdin().read_line(&mut resposta) .expect("Erro ao ler a entrada do usuário"); } Sim, eu sei que agora nós adicionamos código demais para alcançar um detalhe tão simples. Mas, à medida que a linguagem Rust evolui, talvez os desenvolvedores resolvam simplificar esta parte. Compile o programa novamente e experimente abrir o executável com duplo-clique. Você verá que agora o programa fica aguardando o pressionamento da tecla Enter para fechar. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem CQuantidade de visualizações: 42397 vezes |
Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { char frase1[100] = "Gosto"; strcat(frase1, " muito de "); strcat(frase1, " programar em C"); // exibe o resultado printf("%s\n\n", frase1); system("PAUSE"); return 0; } Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa duas strings char frase1[100] = "Gosto muito de "; char frase2[15] = "programar em C"; char *res = strcat(frase1, frase2); // exibe o resultado printf("%s\n\n", res); system("PAUSE"); return 0; } |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução switch do C#Quantidade de visualizações: 26520 vezes |
A instrução switch da linguagem C# é útil quando queremos testar condições nas quais o uso de if..else if..else poderia ser considerado excessivo ou não aplicável. Esta instrução recebe uma variável como argumento e testa seu valor por meio de cláusulas case. Veja o exemplo: static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite um número inteiro: "); int valor = int.Parse(Console.ReadLine()); switch(valor){ case 1: Console.WriteLine("Você digitou o valor 1"); break; case 2: Console.WriteLine("Você digitou o valor 2"); break; case 3: Console.WriteLine("Você digitou o valor 3"); break; default: Console.WriteLine("Valor incorreto."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Note que a instrução switch possui uma cláusula default para os casos nos quais o valor da variável não estiver presente em nenhuma das cláusulas case. Observe também o uso da instrução break para evitar a avaliação das cláusulas seguintes àquela na qual o valor desejado foi encontrado. Qualquer objeto, valor ou tipo referência que puder ser convertido em um valor inteiro, caractere, enumeração (enum) ou string pode ser usado como argumento para uma instrução switch. Veja: static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite uma letra: "); char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower()); switch(letra){ case "a": Console.WriteLine("Você digitou a letra a"); break; case "b": Console.WriteLine("Você digitou a letra b"); break; case "c": Console.WriteLine("Você digitou a letra c"); break; default: Console.WriteLine("Letra inválida."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível haver cláusulas case vazias. Neste caso, o bloco de instruções é executado caso o valor da variável seja encontrado em qualquer uma das cláusulas. Veja: static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite uma letra: "); char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower()); switch(letra){ case "a": case "b": Console.WriteLine("Você digitou a ou b"); break; case "c": case "d": Console.WriteLine("Você digitou c ou d"); break; case "e": Console.WriteLine("Você digitou a letra e"); break; default: Console.WriteLine("Letra inválida."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt()Quantidade de visualizações: 447 vezes |
O método charCodeAt() é usado para obter o código ASCII ou Unicode de um caractere em uma determinada posição em uma string. Esta função está disponível no objeto String do JavaScript. Veja um página HTML completa demonstrando o seu uso: <!doctype html> <html> <head> <title>Strings em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var palavra = "Arquivo"; document.write("O código Unicode da letra \"A\" é " + palavra.charCodeAt(0)); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O código ASCII ou Unicode da letra "A" é 65 |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a distância entre dois pontos no plano em Python - Python para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 10620 vezes |
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando Python. Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em Python, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço). Comece analisando a imagem abaixo: ![]() Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y). Veja a fórmula: \[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\] Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos: \[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\] Que resulta em 6,32 (aproximadamente). E agora veja o código Python completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles: import math # função que permite calcular a distância # entre dois pontos no plano (R2) def distancia2d(x1, y1, x2, y2): a = x2 - x1 b = y2 - y1 c = math.sqrt(math.pow(a, 2) + math.pow(b, 2)) return c # função principal do programa def main(): # vamos ler os dados do primeiro ponto x1 = float(input("Informe o x do primeiro ponto: ")) y1 = float(input("Informe o y do primeiro ponto: ")) # vamos ler os dados do segundo ponto x2 = float(input("Informe o x do segundo ponto: ")) y2 = float(input("Informe o y do segundo ponto: ")) # vamos obter a distância entre eles distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2) print("Distância entre os dois pontos: %0.2f" % distancia); if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o x do primeiro ponto: 3 Informe o y do primeiro ponto: 6 Informe o x do segundo ponto: 9 Informe o y do segundo ponto: 4 Distância entre os dois pontos: 6.32 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como ligar ou desligar a tecla Caps Lock do seu teclado usando JavaQuantidade de visualizações: 18127 vezes |
Nesta dica mostrarei como ligar ou desligar a tecla Caps Lock (tudo maiúsculo) do seu teclado usando o método setLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt. Note que passei o valor true para ligar o Caps Lock e false para desligar. Veja o código completo para o exemplo: import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); // Liga a tecla Caps Lock tk.setLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK, true); // Para desligar basta usar: // tk.setLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK, false); System.exit(0); } } Esta dica foi testada no Java 8 e Windows 10. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como inserir um item em uma determinada posição da ListBox do C# Windows Forms usando o método Insert()Quantidade de visualizações: 896 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de adicionar um novo item a uma ListBox do C# Windows Forms e indicar a posição (índice) na qual ela deverá ficar. Para isso podemos usar a função Insert() do objeto Items da ListBox. O método Insert() recebe o índice no qual o elemento será inserido e o item a ser inserido. Veja um exemplo de seu uso no trecho de código a seguir: private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // insere um item na terceira posição listBox1.Items.Insert(2, "Fortaleza"); } Se o índice fornecido para o método Insert() não estiver dentro da faixa de índices válidos para os elementos da ListBox, uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException será atirada: System.ArgumentOutOfRangeException HResult=0x80131502 Message=InvalidArgument=Value '20' não é um valor válido para 'index'. Parameter name: index Source=System.Windows.Forms StackTrace: em System.Windows.Forms.ListBox.ObjectCollection.Insert(Int32 index, Object item) |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Python para iniciantes - Como obter o ano com quatro dígitos usando PythonQuantidade de visualizações: 7696 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter apenas o ano de uma determinada data, e com quatro dígitos. Para isso só precisamos passar o indicador "%Y" para a função strftime() da linguagem Python. Veja o exemplo completo: from datetime import datetime # função principal do programa def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o ano com quatro dígitos print(hoje.strftime("O ano é: %Y")) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O ano é: 2021 |
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Delphi - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Delphi dados dois pontos no plano cartesiano QGIS - Como definir o título do projeto do QGIS usando PyQGIS e a função setTitle() da classe QgsProject |
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