HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 6854 vezes |
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:<!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() E agora um círculo preenchido: <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); // vamos preencher o círculo contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento contexto.fill(); // preenche de fato contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby usando a função insert()Quantidade de visualizações: 9003 vezes |
Muita vezes precisamos inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby. Esta tarefa pode ser realizada com a função insert() da classe String. Esta função opera na string original e requer dois argumentos: a posição na string onde a substring será inserida e a substring propriamente dita. A posição é um índice iniciando em 0. Índices negativos são contados a partir do final da string. Veja o exemplo: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" puts "A frase original é: " + frase # vamos inserir " Python e" antes de "Ruby". frase.insert(14, " Python e") # exibe o resultado puts "A nova frase é: " + frase Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Gosto muito de Ruby A nova frase é: Gosto muito de Python e Ruby |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em Ruby usando a função sizeQuantidade de visualizações: 7191 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber como retornar a quantidade de itens em um array Ruby. Para isso nós podemos usar a função size do objeto Array. Veja o exemplo: # vamos declarar um array com 5 elementos valores = [3, 6, 78, 32, 1] # vamos obter o seu tamanho tamanho = valores.size # e mostramos o resultado puts "O array contém #{tamanho} elementos" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O array contém 5 elementos |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como posicionar os componentes nas linhas e colunas de um GridBagLayout do Java Swing usando as propriedades gridx e gridyQuantidade de visualizações: 12338 vezes |
A classe GridBagConstraints, usada para definir como os componentes serão distribuidos em um GridBagLayout, possui duas variáveis que permitem definir a linha e coluna nas quais o componente será colocado. Veja-as abaixo: gridx - Especifica a coluna na qual o componente será colocado. A primeira coluna possui o valor 0. Esta variável pode receber também o valor RELATIVE (valor padrão). Neste caso, o componente será colocado imediatamente após o último componente inserido (na horizontal). gridy - Especifica a linha na qual o componente será colocado. A primeira linha possui o valor 0. Esta variável pode receber também o valor RELATIVE (valor padrão). Neste caso, o componente será colocado imediatamente abaixo do último componente inserido (na vertical). Veja um trecho de código que mostra como posicionar seis botões nas linhas e colunas de um GridBagLayout: import javax.swing.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // adiciona componentes à janela gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna add(new JButton("Botão 1"), gbc); gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 1; // coluna add(new JButton("Botão 2"), gbc); gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 2; // coluna add(new JButton("Botão 3"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna add(new JButton("Botão 4"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna add(new JButton("Botão 5"), gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 2; // coluna add(new JButton("Botão 6"), gbc); setSize(350, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar uma string em um array de caracteres em C# usando o método ToCharArray()Quantidade de visualizações: 13837 vezes |
O método ToCharArray() da classe String da linguagem C# permite retornar um array de char contendo todos os caracteres presente na string original. Podemos tirar proveito disso para manipular os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto. Veja um código C# completo no qual demonstramos o seu uso: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de C#"; Console.WriteLine("String original: " + frase); // obtém um array de caracteres a partir da string char[] letras = frase.ToCharArray(); // exibe os caracteres no array for (int i = 0; i < letras.Length; i++) { Console.WriteLine(letras[i]); } Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: String original: Gosto de C# G o s t o d e C # |
GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
GNU Octave para Álgebra Linear - Como calcular o determinante de uma matriz usando a função det() do GNU OctaveQuantidade de visualizações: 2714 vezes |
Na Matemática e na Álgebra Linear, o determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar, ou seja, o determinante é uma função que transforma uma matriz quadrada em um número real. O determinante, ou melhor, a função determinante, permite saber se a matriz tem ou não inversa (matriz inversa), pois, as matriz que não tem inversa, são precisamente aquelas cujo determinante é igual a 0. Se o determinante for diferente de zero, então a matriz é uma matriz invertível. O determinante de uma matriz A é denotado por det(A), det A ou |A|. O software GNU Octave nos fornece uma forma rápida para obtermos o determinante de uma matriz: a função det(). Veja o exemplo a seguir (digitando diretamente na Janela de Comandos): >> A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1] [ENTER] A = 1 2 3 2 5 2 1 3 1 >> det(A) [ENTER] ans = 2 >> Veja que declaramos uma matriz 3x3 com o nome A e em seguida usamos a função det() para obter o seu determinante. Vamos ver agora como podemos fazer esse mesmo cálculo em um script do GNU Octave: # declara uma matriz quadrada de ordem 3 A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1] # calculamos o determinante determinante = det(A) # mostramos os resultado fprintf("O determinante da matriz A é %f\n", determinante); Não se esqueça de pesquisar sobre as propriedades do determinante. São cerca de 10 propriedades que nos ajudam a calcular o determinante da matriz simplesmente olhando para a sua composição. |
Delphi ::: Win32 API (Windows API) ::: Formulários e Janelas |
Como usar a função GetWindow() da API do Windows para pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial usando DelphiQuantidade de visualizações: 15104 vezes |
Em algumas situações nós precisamos pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial, ou seja, gostaríamos de encontrar uma janela que contenha a palavra "sexo". Isso pode ser feito com o auxílio da função GetWindow() da API do Windows. Veja: // função personalizada que permite encontrar uma janela // baseado em seu título function FindWindowByTitle(WindowTitle: string): Hwnd; var NextHandle: Hwnd; NextTitle: array[0..255] of char; begin // vamos obter a primeira janela NextHandle := GetWindow(Application.Handle, GW_HWNDFIRST); while NextHandle > 0 do begin // vamos obter o título da janela GetWindowText(NextHandle, NextTitle, 256); // a janela contém o título que procuramos? if Pos(Uppercase(WindowTitle), UpperCase(String(NextTitle))) <> 0 then begin Result := NextHandle; Exit; end else // vamos tentar a próxima janela NextHandle := GetWindow(NextHandle, GW_HWNDNEXT); end; // não encontramos nada? vamos retornar um handle nulo Result := 0; end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var handle: hwnd; begin // vamos localizar e fechar a Calculadora do Windows // ou qualquer janela que contenha o texto "Calculadora" handle := FindWindowByTitle('Calculadora'); if handle <> 0 then // encontramos a janela? vamos fechá-la SendMessage(handle, WM_SYSCOMMAND, SC_CLOSE, 0) else ShowMessage('A janela pesquisada não foi encontrada'); end; Neste exemplo nós pesquisamos uma janela que contenha a palavra "Calculadora" em seu título. Se encontrada, nós a fechamos com o auxílio da função SendMessage() e a mensagem WM_SYSCOMMAND com o valor SC_CLOSE para o parâmetro wParam. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos |
Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no PythonQuantidade de visualizações: 212 vezes |
Em algumas situações nós precisamos reagir ao evento wx.EVT_MOVE em nossas aplicações wxPython. Este evento é gerado todas as vezes que movemos uma janela para uma nova posição. Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos e tratamos o evento wx.EVT_MOVE na janela principal do programa. Note o uso da função e.GetPosition() para recuperarmos as coordenadas x e y do evento e mostrarmos o resultado em controles wx.StaticText. # vamos importar o framework wxPython import wx # classe que representará a janela principal da # aplicação wxPython class JanelaPrincipal(wx.Frame): # o método construtor def __init__(self, *args, **kw): # chama o construtor da classe wx.Frame super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw) # chama a função que inicializa a GUI self.InicializarGUI() # método usado para gerenciar o evento Move def OnMove(self, e): # obtemos a posição do evento e guardamos nas variáveis x e y x, y = e.GetPosition() # mostramos os valores nas labels self.st1.SetLabel(str(x)) self.st2.SetLabel(str(y)) # função que inicializa a GUI do programa def InicializarGUI(self): # criamos dois controles StaticText com os labels já definindos wx.StaticText(self, label='x:', pos=(10,10)) wx.StaticText(self, label='y:', pos=(10,30)) # criamos mais dois controles StaticText para escrevermos neles self.st1 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 10)) self.st2 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 30)) # fazemos um binding o evento wx.EVT_MOVE para a # função OnMove que criamos self.Bind(wx.EVT_MOVE, self.OnMove) # definimos o tamanho da janela self.SetSize((450, 350)) # define a cor de fundo da janela (Windows 10) self.SetBackgroundColour((150, 250, 100, 255)) # definimos o título da janela self.SetTitle('O evento Move') # e centralizamos a janela self.Centre() # função principal do programa Python def main(): # vamos criar a aplicação wxPython app = wx.App() janela_principal = JanelaPrincipal(None) janela_principal.Show() app.MainLoop() if __name__ == "__main__": main() |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1333 vezes |
Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem Dart você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Veja a resolução comentada deste exercício em Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema int linhas, estrelas, espacos; // vamos pedir a quantidade de linhas stdout.write("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário linhas = int.parse(stdin.readLineSync()); estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) // se linhas for igual a 5 nós começamos com 4 espaços espacos = linhas - 1; // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(int j = 1; j <= espacos; j++){ stdout.write(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){ stdout.write("*"); } // passamos para a próxima linha stdout.write("\n"); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra em C usando a função strcmp()Quantidade de visualizações: 22667 vezes |
A função strcmp() da linguagem C pode ser usada para verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra. Esta função, presente no header string.h aceita duas strings e retorna um valor inteiro: 0 se as strings forem iguais; maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda e menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda. Veja um exemplo de seu uso: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char palavra1[] = "Java"; char palavra2[] = "JavaScript"; if(strcmp(palavra1, palavra2) == 0){ printf("As palavras sao iguais"); } else if(strcmp(palavra1, palavra2) > 0){ printf("A primeira string e maior que a segunda"); } else if(strcmp(palavra1, palavra2) < 0){ printf("A segunda string e maior que a primeira"); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A segunda string é maior que a primeira. |
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