VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em VB.NETQuantidade de visualizações: 1430 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código VB.NET completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim primo As Boolean = True ' Vamos assumir que o número é primo ' vamos solicitar um número inteiro positivo Console.Write("Informe um número inteiro positivo: ") Dim numero As Integer = Integer.Parse(Console.ReadLine()) ' o número é negativo? If numero < 0 Then Console.WriteLine("Número inválido.") ' é 0 ou 1? ElseIf ((numero = 0) Or (numero = 1)) Then Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo.") ' passou até aqui. Vamos testar se o número é primo Else For i As Integer = 2 To (numero / 2) Step 1 ' se passar no teste, não é primo If (numero Mod i = 0) Then primo = False ' recebe False Exit For End If Next If (primo) Then Console.WriteLine("O número informado é primo") Else Console.WriteLine("O número informado não é primo") End If End If Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar as funções strpos() e stripos() do PHP para obter uma matriz contendo todas as posições das ocorrências de uma substring dentro de uma stringQuantidade de visualizações: 3200 vezes |
Em algumas situações percebemos que uma substring aparece mais de uma vez em uma string e gostaríamos de obter mais informações sobre tais ocorrências. No trecho de código abaixo eu mostro como usar as funções strpos() e stripos() para obter uma matriz contendo todas as posições das ocorrências de uma substring dentro de uma string:<?php $frase = "PHP? Gosto muito de PHP e Java. Mas prefiro PHP e Delphi"; $palavra = "PHP"; // primeiro vamos verificar se a palavra está contida na frase if(strpos($frase, $palavra) !== false){ // agora vamos obter as posições de todas as ocorrências $posicoes = array(); $offset = 0; $posicao = -1; while($offset < strlen($frase)){ $posicao = strpos($frase, $palavra, $offset); if($posicao !== false){ $posicoes[] = $posicao; $offset = $posicao + strlen($palavra); } else{ $offset++; } } // percorre a matriz de posições e informa o usuário echo "A palavra foi encontrada nas posições: "; for($i = 0; $i < count($posicoes); $i++){ echo $posicoes[$i] . ", "; } } else{ echo "A palavra não está contida na string"; } ?> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: A palavra foi encontrada nas posições: 0, 20, 44, Note que a função strpos() diferencia maiúsculas de minúsculas. Se você quiser efetuar uma pesquisa de substrings desconsiderando maiúsculas e minúsculas, use a função stripos(). |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados boolean em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 22796 vezes |
O tipo de dados boolean representa dois valores lógicos representados pelos literais true ou false. Valores boolean são produzidos pelos operadores relacionais (<, <=, > e >=), condicionais (&& e ||), lógicos (& e |) e de igualdade (== e !=) e são usados para gerenciar o fluxo de controle durante a execução do programa. Veja um trecho de código exemplificando o uso deste tipo de dados: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ boolean continuar = true; if(continuar == true){ System.out.println("Podemos continuar."); } else{ System.out.println("Vamos parar."); } System.exit(0); } } Quando quisermos testar se o valor de uma variável ou constante do tipo boolean é true, podemos omitir o operador e o literal. Veja: if(continuar){ System.out.println("Podemos continuar."); } O mesmo vale para a negação: if(!continuar){ System.out.println("Podemos parar."); } |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 6768 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em Delphi usando a função RenameFile()Quantidade de visualizações: 22028 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações precisam renomear arquivos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função RenameFile(), presente na unit SysUtils. Esta função requer o caminho e nome do arquivo a ser renomeado e o novo nome e caminho. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo_original, novo_arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo original arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // diretorio e nome do novo arquivo novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt'; // vamos renomear o arquivo if RenameFile(arquivo_original, novo_arquivo) then ShowMessage('O arquivo foi renomeado com sucesso') else ShowMessage('Não foi possível renomear o arquivo'); end; Observe que não é possível renomear um arquivo de forma que seu caminho possua drives diferentes. Para estes casos é recomendável que você copie o arquivo para o drive desejado e exclua o arquivo anterior. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java SwingQuantidade de visualizações: 35796 vezes |
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados. O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Tela de login usando GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(5, 8, 8, 8)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 3 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3); // adiciona componentes à janela // esta primeira JLabel ocupará duas células // na primeira linha gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha o label à esquerda gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST; JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:"); // vamos aumentar a fonte da JLabel infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", Font.BOLD, 14)); // vamos adicionar um espaço extra na parte // inferior da JLabel infoLabel.setBorder( new EmptyBorder(0, 0, 5, 0)); add(infoLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 1; // cria a label do usuário JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:"); add(usuarioLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JTextField do usuário JTextField usuarioTxt = new JTextField(13); add(usuarioTxt, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 0; // coluna // cria a label da senha JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:"); add(usuarioSenha, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JPasswordField da senha JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13); add(senhaTxt, gbc); gbc.gridy = 3; // linha gbc.gridx = 1; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha os botões à direita gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST; JPanel botoesPanel = new JPanel(); botoesPanel.add(new JButton("Cancelar")); botoesPanel.add(new JButton("OK")); add(botoesPanel, gbc); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arquivos e Diretórios |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que recebe um caminho e nome de um arquivo e retorna apenas o caminho, sem o nome e extensão do arquivoQuantidade de visualizações: 7613 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe um caminho e nome de arquivo na forma: "C:\temporario\Java\dica.txt" e retorne apenas o caminho do arquivo, sem o nome e extensão do arquivo. Assim, para o caminho acima, o retorno deve ser apenas: "C:\temporario\Java" Eis a assinatura do método a ser criado: public static String getCaminho(String caminho); Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.io.File; public class Main { public static void main(String[] args) { // define um caminho e nome de arquivo String caminho = "C:\\temporario\\Java\\dica.txt"; // vamos retornar apenas o caminho do arquivo, ou seja, retirar o // nome do arquivo String caminhoFinal = getCaminho(caminho); // vamos mostrar o resultado System.out.println("O caminho do arquivo é: " + caminhoFinal); } public static String getCaminho(String caminho){ // vamos obter o índice da última ocorrência do separador de caminho int pos = caminho.lastIndexOf(File.separatorChar); if (pos > -1) { return caminho.substring(0, pos); } // por padrão vamos retornar uma string vazia return ""; } } Uma variação deste exercício é a criação de um método que recebe o caminho e nome do arquivo e retorne apenas o nome do arquivo, seguido por sua extensão. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1873 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // x e y do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // x e y do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 10; var m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // mostramos o resultado document.writeln("O coeficiente angular é: " + m); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // x e y do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // x e y do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 10; // vamos obter o comprimento do cateto oposto var cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente var cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular var tangente = Math.tan(tetha); // mostramos o resultado document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente); </script> </body> </html> Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a data e hora atual em Delphi usando as funções Now() e DateTimeToStr()Quantidade de visualizações: 23760 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a data e hora atual do sistema. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função Now(), presente na unit SysUtils. Este função não requer nenhum argumento e retorna a data e hora atual como um TDateTime. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var data: TDateTime; begin // vamos obter a data e hora atual data := Now(); // vamos exibir o resultado ShowMessage(DateTimeToStr(data)); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: 28/09/2018 15:14:15 Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 2077 vezes |
Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem C você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Pressione qualquer tecla para continuar... Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i, j; // para controlar o laço externo e interno int linhas; // quantidade de linhas int estrelas, espacos; // quantidade de estrelas e espaços // vamos pedir a quantidade de linhas printf("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário scanf("%d", &linhas); estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) espacos = linhas - 1; // se linhas for igual a 5 nós começamos // com 4 espaços // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(j = 1; j <= espacos; j++){ printf(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(j = 1; j < estrelas * 2; j++){ printf("*"); } // passamos para a próxima linha printf("\n"); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
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