Python ::: Dicas & Truques ::: HTTP Web Server |
Como criar um servidor web em Python usando as classes BaseHTTPRequestHandler e HTTPServerQuantidade de visualizações: 682 vezes |
Nesta dica mostrarei como criar um web server em Python, ou seja, o nosso próprio servidor web. Para isso nós vamos criar uma classe ServidorWeb que herda de BaseHTTPRequestHandler, que nos fornece todos os métodos necessários para tratar requisições HTTP, tais como GET e POST. Note que definir o nome do host como "localhost" e a porta como "8080". Veja o código completo para o nosso web server em Python: # precisamos importar os objetos BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer # do módulo http.server from http.server import BaseHTTPRequestHandler, HTTPServer # precisamos também do módulo time import time # vamos criar a classe ServidorWeb, que herda de # BaseHTTPRequestHandler class ServidorWeb(BaseHTTPRequestHandler): # vamos implementar o método que responde às requisições GET def do_GET(self): self.send_response(200) self.send_header("Content-type", "text/html") self.end_headers() self.wfile.write(bytes("<html><head><title>Meu Servidor Web</title></head>", "utf-8")) self.wfile.write(bytes("<p>Requsição: %s</p>" % self.path, "utf-8")) self.wfile.write(bytes("<body>", "utf-8")) self.wfile.write(bytes("<p>Exemplo de Web Server em Python</p>", "utf-8")) self.wfile.write(bytes("</body></html>", "utf-8")) # função principal do programa def main(): # agora criamos um objeto HTTPServer host = "localhost" porta = 8080 servidorWeb = HTTPServer((host, porta), ServidorWeb) print("Servidor iniciado em http://%s:%s" % (host, porta)) # tentamos levantar o servidor try: servidorWeb.serve_forever() except KeyboardInterrupt: pass # liberamos o servidor web servidorWeb.server_close() print("O servidor web foi parado.") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código você verá a seguinte mensagem: Servidor iniciado em http://localhost:8080 A partir daí você pode abrir o seu navegador neste endereço e já verá a página web que definimos no corpo do método do_GET() da classe ServidorWeb. Agora é só explorar as dicas dessa seção para aprender ainda mais sobre redes, soquetes e servidores web usando a linguagem Python. |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: window Object (Objeto window) |
Como usar o objeto window em suas aplicações HTML + JavaScriptQuantidade de visualizações: 8932 vezes |
O objeto window representa a janela do browser, uma janela em um frame ou janela de diálogo contendo um documento HTML. Este objeto fornece várias informações a respeito da janela (name, navigator, location, history, etc.), permite acesso ao documento contido na janela e suporta vários métodos úteis (alert(), confirm(), addEventListener(), attachEvent(), etc). Veja uma página HTML na qual temos um código JavaScript que acessa a janela atual e usa seu método alert() para exibir uma mensagem ao usuário: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos exibir uma mensagem ao usuário window.alert("JavaScript é muito bacana!"); </script> </body> </html> O objeto window pode também representar uma janela contida em um frame ou em um elemento iframe, ou ainda em uma janela secundária (criada com os métodos open(), showModalDialog() ou showModelessDialog()). Eis algumas observações que devem ser bem memorizadas: a) Se a janela estiver contida em um frame ou elemento iframe, ela é uma janela filha da janela que contém o elemento frame. Para obter a janela mãe só precisamos usar a propriedade parent da janela filha. Veja: <script type="text/javascript"> // vamos obter a janela mãe var janela_mae = window.parent; </script> b) Se a janela for aberta por meio dos métodos open(), showModalDialog() ou showModelessDialog(), então a janela que a criou pode ser acessada por meio da propriedade opener. Os membros da janela atual podem ser acessados diretamente, sem a necessidade de passarmos pelo objeto window, ou seja, podemos usar alert() em vez de window.alert(), ainda que a última forma é a preferida. O objeto window está disponível para acesso a partir de qualquer ponto de nossos códigos JavaScript. Assim, devemos nos esforçar ao máximo para não termos variáveis com o mesmo nome das propriedades e métodos deste objeto. Dica escrita e testada no Internet Explorer (IE 8) e no Firefox 3.6. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir o fundo das células de uma JTable baseado em seus valoresQuantidade de visualizações: 181 vezes |
Nesta dica veremos como é possível criar uma classe personalizada que extende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer e usá-la como renderizador das células de uma JTable. Dessa forma conseguiremos aplicar uma cor diferente a cada célula dependendo do seu valor. Veja o resultado na figura abaixo:![]() Veja agora o código Java Swing completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"}, {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"}, {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"}, {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"} }; // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); // quero colorir o fundo das células da segunda coluna // se o valor encontrado for menor que 20 TableCellRenderer tcr = new Colorir(); TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(1); column.setCellRenderer(tcr); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class Colorir extends JLabel implements TableCellRenderer{ public Colorir(){ setOpaque(true); } @Override public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(Integer.parseInt(value.toString()) < 20){ setBackground(Color.YELLOW); } else{ setBackground(table.getBackground()); } setText(value.toString()); return this; } @Override public void validate() {} @Override public void revalidate() {} @Override protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {} @Override public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {} } |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao último elemento de um vector C++ usando a função back()Quantidade de visualizações: 7135 vezes |
O último elemento de um contêiner STL vector pode ser acessado por meio da função back(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference back(); const_reference back() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do último elemento do vector // Note que back() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.back(); cout << "Último elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do último elemento valores.back() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Último elemento: " << valores.back() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Último elemento: 87 Último elemento: 102 Note que aqui nós usamos: int valor = valores.back(); para guardar o valor do último elemento na variável valor. Poderíamos também usar: int& valor = valores.back(); valor = 102; Agora valor é uma referência direta ao último elemento do vector. Desta forma, qualquer alteração no valor da variável valor afetará também o último elemento do vector. Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do último elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.back(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 87. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.back() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; cout << "Último elemento: " << valor << endl; Mas, como evitar alterações diretas na variável valor? Podemos declarar valor como uma referência constante, ou seja, usar a segunda versão da função back(), a saber const T&, que retorna uma referência constante. Veja: const int& valor = valores.back(); // o último elemento é 87 valores.back() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Último elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.back() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como verificar se uma string Java contém uma determinada sequencia de caracteres (ou substring) usando o método contains()Quantidade de visualizações: 11777 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se uma sequencia de caracteres ou substring está contida em uma string. Para isso podemos usar o método contains() da classe String. Veja sua assinatura:public boolean contains(CharSequence s) Note que o método recebe um argumento do tipo CharSequence, que é uma interface implementada pelas classes CharBuffer, Segment, String, StringBuffer e StringBuilder. O método retorna true se a sequencia de caracteres for encontrada e false em caso contrário. Veja um trecho de código no qual usamos este método para verificar se uma palavra está contida em uma frase: public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos declarar uma string String frase = "Gosto muito de Java e PHP"; // vamos verificar se a string contém a palavra "Java" if(frase.contains("Java")){ System.out.println("A frase contém a substring informada"); } else{ System.out.println("A frase não contém a substring informada"); } } } Este método pode atirar uma exceção do tipo NullPointerException se o argumento fornecido for null. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador static em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 19048 vezes |
O modificador static pode ser aplicado a métodos e variáveis. Além disso, este modificador pode ser usado para a inicialização de códigos estáticos de uma classe. Um recurso marcado com este modificador pertence à uma classe, e não às suas instâncias. Isso quer dizer que podemos acessar métodos ou variáveis estáticas sem a necessidade de criar uma cópia da classe. Veja por exemplo o método main() usado como ponto de entrada para um aplicativo Java: public static void main(String args[]){ // } Como o método main é chamado antes mesmo de qualquer cópia de classes serem criadas, o modificador static se torna essencial. Veja o que acontece se o retirarmos: public class Estudos{ public void main(String args[]){ System.out.println("Olá"); System.exit(0); } } O código compila sem problemas. Porém, ao tentarmos executar teremos o seguinte erro: Exception in thread "main" java.lang.NoSuchMethodError: main public class Estudos{ String frase = "Estou aqui!"; public static void main(String args[]){ System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao tentarmos compilar este código teremos o seguinte erro: Estudos.java:5: non-static variable frase cannot be referenced from a static context System.out.println(frase); ^ 1 error static String frase = "Estou aqui!"; Execute o programa novamente e veja como o erro desaparece. Para demonstrar como recursos estáticos pertencem mesmo à classe e não às suas cópias, considere o seguinte exemplo: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(int i = 0; i < 5; i++){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println("Sou o cliente número: " + cliente.quant); } System.exit(0); } } class Cliente{ public static int quant = 0; public Cliente(){ quant++; } } Ao compilar e executar este código você terá o seguinte resultado: Sou o cliente número: 1 Sou o cliente número: 2 Sou o cliente número: 3 Sou o cliente número: 4 Sou o cliente número: 5 Veremos agora o uso do modificador static na inicialização de blocos de código estáticos. Observe o código: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(int i = 0; i < 5; i++){ Cliente cliente = new Cliente(); System.out.println("Sou o cliente número: " + cliente.quant); } System.exit(0); } } class Cliente{ public static int quant = 0; public Cliente(){ quant++; } static{ System.out.println("Bloco estático"); } } Compile e execute este exemplo. Você terá o seguinte resultado: Bloco estático Sou o cliente número: 1 Sou o cliente número: 2 Sou o cliente número: 3 Sou o cliente número: 4 Sou o cliente número: 5 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como declarar e construir um array de int em Java e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementosQuantidade de visualizações: 13405 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que declara e constrói um array, ou seja, um vetor de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do array: Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1º valor: 5 Informe o 2º valor: 7 Informe o 3º valor: 11 Informe o 4º valor: 3 Informe o 5º valor: 9 Informe o 6º valor: 4 Informe o 7º valor: 20 Informe o 8º valor: 1 Informe o 9º valor: 6 Informe o 10º valor: 63 Os valores informados foram: O 1º valor foi: 5 O 2º valor foi: 7 O 3º valor foi: 11 O 4º valor foi: 3 O 5º valor foi: 9 O 6º valor foi: 4 O 7º valor foi: 20 O 8º valor foi: 1 O 9º valor foi: 6 O 10º valor foi: 63 Resposta/Solução: Como a solução deste exercício depende de valores informados pelo usuário, a classe Scanner deverá ser usada. Desta forma, você deverá importá-la, usando a linha: import java.util.Scanner; package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para este exercício você deverá importar a classe // Scanner. Ela está no pacote java.util.*; // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a // entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir um array de 10 inteiros int valores[] = new int[10]; // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para // os elementos do array. O mais recomendável neste caso é usar um // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos // um valor for (int i = 0; i < valores.length; i++) { System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e // presentes nos elementos do array System.out.println("\nOs valores informados foram:\n"); for (int i = 0; i < valores.length; i++) { System.out.println("O " + (i + 1) + "º valor foi: " + valores[i]); } } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar um caractere a partir de seu código ASCII em C# usando o método ToChar() da classe ConvertQuantidade de visualizações: 297 vezes |
A classe Convert, do namespace System, possui vários métodos que possibilitam a conversão entre tipos base. Um destes métodos nos permitem informar um número inteiro e obter o caractere ou letra correspondente. Veja um techo de código no qual informamos o valor 65 e obtemos, como retorno, a letra "A": using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { int codigo = 65; char letra = Convert.ToChar(codigo); Console.WriteLine("A letra para o código ASCII {0} é {1}", codigo, letra); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: A letra para o código ASCII 65 é A |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter uma string em Java usando o método reverse() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 36 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método reverse() da classe StringBuffer ou StringBuilder para inverter a ordem dos caracteres de uma palavra, frase ou texto em Java. Note como convertemos uma String em um StringBuffer, fazemos a inversão da frase e depois convertemos novamente o StringBuffer em um objeto String. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string String frase = "JAVA É BOM DEMAIS"; // vamos mostrar a frase original System.out.println("String original: " + frase); // agora vamos criar um objeto StringBuffer StringBuffer temp = new StringBuffer(frase); // vamos inverter a string agora temp.reverse(); // e agora mostramos o resultado frase = temp.toString(); System.out.println("String invertida: " + frase); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: String original: JAVA É BOM DEMAIS String invertida: SIAMED MOB É AVAJ |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
JavaScript Avançado - Como remover todas as ocorrências de uma substring em uma string usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 309 vezes |
Esta dica contém um ótimo exercício de recursão. Trata-se de uma função JavaScript recursiva para remover todas as ocorrências de uma substring em uma string. Analise o código cuidadosamente e você conseguirá desenvolver várias funções de recursividade a partir dele. Veja o código JavaScript completo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função recursiva que remove todas as ocorrências // de uma substring em uma string function remover(string, substring){ // primeiro obtemos o índice da substring // dentro da string var indice = string.indexOf(substring); var resultado = ""; // interromper a recursividade? if(indice == -1){ return string; } else{ resultado += string.substring(0, indice) + remover(string.substring(indice + substring.length), substring); } return resultado; } // hora de testar a função recursiva var frase = "Ontem comprei duas camisas e uma calça"; document.writeln("Original: " + frase); frase = remover(frase, "duas"); document.writeln("<br>Nova frase: " + frase); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Ontem comprei duas camisas e uma calça Nova frase: Ontem comprei camisas e uma calça |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Android Java - Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialog VB.NET - Como usar o laço While em VB.NET Delphi - Como converter strings em valores TDateTime usando as funções StrToDate() e StrToDateDef() do Delphi |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como remover o primeiro elemento de um array em JavaScript - Como usar a função shift() do objeto Array do JavaScript JavaScript - Como arredondar um valor numérico de ponto-flutuante para cima usando a função ceil() do objeto Math do JavaScript AutoCAD Civil 3D - Como criar pontos COGO no AutoCAD Civil 3D |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |