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Como retornar a hora atual em Delphi usando as funções Time(), GetTime() e TimeToStr()

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Como retornar a hora atual em Delphi usando as funções Time(), GetTime() e TimeToStr()

Em algumas situações precisamos obter a hora atual (apenas a hora, desconsiderando a data) do sistema. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função Time(), presente na unit SysUtils. Esta função não requer nenhum argumento e retorna a hora atual como um TDateTime. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  hora: TDateTime;
begin
  // vamos obter a hora atual
  hora := Time();

......


Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

15:17:17

Note que podemos também obter a hora atual (sem a data) usando a função GetTime(), também na unit SysUtils.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

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Python ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Python: Classes, objetos, métodos e variáveis de instância - Atualizado

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A melhor forma de entender a programação orientada a objetos (OOP) é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro.

Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria.

Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em Python, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante.

Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela.

Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas.

Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe.

Veremos agora como definir uma classe em Python e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo:

# Definição da classe Cliente 
class Cliente:
  "Minha primeira classe Python"
  # define a propriedade nome
  _nome = None
 
  # um método que permite definir o nome do cliente
  def definir_nome(self, nome):
    self._nome = nome
 
  # um método que permite obter o nome do cliente
  def obter_nome(self):
    return self._nome
......


Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre a programação orientada a objeto em Python.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em C++ usando a função rename()

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Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int rename(const char *oldname, const char *newname);
Se o arquivo for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos arquivos contém caracteres inválidos;

b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido;

c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código C++ no qual renomeamos um arquivo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este arquivo
  char arq_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";
  char arq_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso
......


É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este arquivo
  wchar_t arq_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";
  wchar_t arq_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso
......



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem C

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Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase1[100] = "Gosto";
  strcat(frase1, " muito de ");
......


Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa duas strings
  char frase1[100] = "Gosto muito de ";
  char frase2[15] = "programar em C";
......



Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Python para iniciantes - Como inserir itens em posições específicas de uma lista usando o método insert()

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Nesta dica eu mostrarei como usar a função insert() do objeto List da linguagem Python para inserir um novo elemento em uma determinada posição da lista. A função recebe o índice no qual o elemento será inserido e o seu valor.

Veja o código completo para o exemplo:

# função principal do programa
def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
  print("Valores na lista:", valores, "\n")

  # valor a ser inserido
  valor = int(input("Informe um inteiro: "))
  # índice a ser inserido (começa em 0)
......


Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Valores na lista: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
Informe um inteiro: 45
Informe uma posicao: 2
Valores na lista: [2, 5, 45, 12, 2, 3, 32, 18]


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar a quantidade de dias para um determinado mês e ano em JavaScript

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Sempre que estamos desenvolvendo aplicações de calendário ou outras tarefas envolvendo datas e horas em JavaScript nós precisamos saber quantos dias um determinado mês possui.

Nesta dica que mostro como escrever uma função JavaScript chamada diasNoMes() que recebe um mês e um ano e retorna a quantidade de dias que tal mês possui.

Veja a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Data e hora em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função que recebe um mês e ano e retorna
  // a quantidade de dias no mês informado
  function diasNoMes(mes, ano){
......


Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O mês informado possui 28 dias


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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