C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como embaralhar os caracteres de uma string em C# usando um objeto da classe RandomQuantidade de visualizações: 10978 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar os caracteres de uma palavra, frase ou texto na linguagem C#. Para isso nós faremos uso do método ToCharArray() da classe String para extrair os caracteres da string como um vetor de chars. Em seguida usaremos um objeto da classe Random para gerar números randômicos que serão usados para auxiliar na troca dos caracteres contidos no vetor. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { string palavra = "ARQUIVO"; // converte em uma matriz de caracteres char[] letras = palavra.ToCharArray(); // mostramos a palavra original Console.WriteLine("Palavra original: " + palavra); // vamos embaralhar 5 vezes embaralhar(ref letras, 5); // junta as partes da string novamente string nova_palavra = new String(letras); // exibe o resultado Console.WriteLine("Palavra embaralhada: " + nova_palavra); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } static void embaralhar(ref char[] array, int vezes) { Random rand = new Random(DateTime.Now.Millisecond); for (int i = 1; i <= vezes; i++) { for (int x = 1; x <= array.Length; x++) { trocar(ref array[rand.Next(0, array.Length)], ref array[rand.Next(0, array.Length)]); } } } static void trocar(ref char arg1, ref char arg2) { char strTemp = arg1; arg1 = arg2; arg2 = strTemp; } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Palavra original: ARQUIVO Palavra embaralhada: UVIARQO |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número aleatório (randômico) em PHP usando a função rand()Quantidade de visualizações: 30626 vezes |
Nesta dica mostrarei como gerar números randômicos dentro de uma determinada faixa usando a função rand() da linguagem PHP. Veja que esta função requer o limite inicial e final (incluso) da faixa a partir da qual o número aleatório será gerado. Veja um código PHP no qual geramos um número aleatório entre 1 e 10: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $num = rand(1, 10); echo "O número gerado foi: " . $num; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos um resultado parecido com: O número gerado foi: 5 Obs: A partir da versão 4.2.0 do PHP, não é mais necessário usar srand() ou mt_srand() para inicializar a semente (seed) do gerador de números aleatórios. |
Firebird ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter o valor de um campo do tipo CHAR ou VARCHAR em letras minúsculas usando a função LOWER() do FirebirdQuantidade de visualizações: 8549 vezes |
A função LOWER() do Firebird é usada quando precisamos converter o valor de um campo do tipo CHAR ou VARCHAR em letras minúsculas. A partir do Firebird 2 esta função consegue transformar em minúsculas até mesmo os caracteres não pertencentes ao conjunto ASCII (non-ASCII), mesmo se o collation padrão (binary) estiver sendo usado. Veja um exemplo de como usar esta função em uma query SQL DML SELECT FROM: SELECT NOME NORMAL, LOWER(NOME) MINUSCULAS FROM CLIENTES WHERE ID = 1; Ao executarmos esta query teremos o seguinte resultado: NORMAL MINUSCULAS OSMAR J. SILVA osmar j. silva A função LOWER() pode ser usada em DSQL (Dynamic SQL), ESQL (Embedded SQL) e PSQL (Stored procedure and trigger language). |
C++ ::: C++ para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C++ - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando C++Quantidade de visualizações: 2138 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: ![]() Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código C++ que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: #include <string> #include <iostream> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ float x, y, norma; // vamos ler os valores x e y cout << "Informe o valor de x: "; cin >> x; cout << "Informe o valor de y: "; cin >> y; // vamos calcular a norma do vetor norma = sqrt(pow(x, 2) + pow(y, 2)); // mostra o resultado cout << "A norma do vetor é: " << norma; cout << "\n\n"; system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de C++ - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em C++Quantidade de visualizações: 9807 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa C++ que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os 50 primeiros números primos. A saída do programa deverá ser parecida com: 50 primeiros números primos: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 101 103 107 109 113 127 131 137 139 149 151 157 163 167 173 179 181 191 193 197 199 211 223 227 229 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <iomanip> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int quantidade = 50; // quantidade de números primos int contador = 0; // quantidade de números primos encontrados int numero = 0; // inteiro inicial // Lembre-se! O número 1 não é primo cout << quantidade << " primeiros numeros primos:\n" << endl; // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos while(contador < quantidade){ bool primo = true; // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo for(int j = 2; j <= (numero / 2); j++){ if(numero % j == 0){ primo = false; // não é primo break; } } if((primo) && (numero > 1)){ cout << setw(6) << numero; contador++; // encontramos um número primo if(contador % 10 == 0){ cout << "\n"; } } numero++; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
Firebird ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados BLOB do Firebird para a gravação de imagens, vídeos e arquivos de músicaQuantidade de visualizações: 18804 vezes |
Um BLOB é um tipo de dados que permite armazenar grandes informações no formato binário (Binary Large OBject). Campos deste tipo podem conter dados binários ou ASCII, por exemplo, grandes arquivos de texto, documentos para o processamento de dados, arquivos de programas CAD, imagens e gráficos, vídeos, arquivos de música, etc. O tamanho de um BLOB é quase ilimitado, uma vez que eles podem ser armazenados utilizando-se várias páginas. Isso assume, contudo, que um tamanho de página suficiente tenha sido fornecido para a base de dados. Por exemplo, usando uma página de 1kb, o tamanho do BLOB não pode exceder 0,5Gb. Se usarmos um tamanho de página de 4Kb, o tamanho do BLOB está limitado a 8Gb. O Firebird suporta dois tipos pré-definidos de BLOB, diferenciados pelo atributo sub-type (palavra-chave SQL SUB_TYPE): a) BLOB SUB_TYPE 0 - Este é o tipo BLOB genérico para o armazenamento de qualquer tipo de dados, incluindo texto. Geralmente chamado de "BLOB binário sem registro de tipo". b) BLOB SUB_TYPE 1 (BLOB SUB_TYPE TEXT) - Sub-tipo mais especializado para o armazenamento de texto puro. É equivalente aos tipos CLOB e MEMO implementados em alguns bancos de dados (DBMS). É recomendado para uso com interfaces de aplicações tais como componentes RAD ou motores de pesquisa que fornecem um tratamento especial para tais tipos. Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela contendo um campo do tipo BLOB (usando o sub-tipo text): CREATE TABLE COMPROMISSOS ( ID INTEGER NOT NULL, DESCRICAO BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 4096 NOT NULL, DATA_HORA TIMESTAMP NOT NULL ); Aqui nós temos uma tabela com três campos: ID é do tipo INTEGER, DESCRICAO é do tipo BLOB com o sub-tipo 1 e DATA_HORA é do tipo TIMESTAMP. Veja agora um comando DML INSERT INTO que insere um registro nesta tabela: INSERT INTO COMPROMISSOS VALUES(10, 'REUNIÃO COM CLIENTE - SÃO PAULO', '2010-12-02 12:30:00'); Note que os valores para campos do tipo BLOB devem ser fornecidos entre aspas simples. Agora, veja um comando SQL DML SELECT que lista o registro inserido anteriormente: SELECT * FROM COMPROMISSOS; Este comando vai gerar o seguinte resultado: ID DESCRICAO DATA_HORA 10 REUNIÃO COM CLIENTE - SÃO PAULO 2/12/2010 12:30:00 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular fatorial em Delphi usando recursividadeQuantidade de visualizações: 13148 vezes |
O fatorial de um determinado número, representado por n! equivale a multiplicar este número por seus antecessores. Assim, o fatorial de 4 (4!) pode ser calculado da seguinte forma: 4 x 3 x 2 x 1 = 24 Sempre que falamos de recursão, o cálculo de fatorial nos auxilia na exemplicação por ser relativamente fácil de se entender todas as etapas do processo. O código abaixo mostra uma função recursiva em Delphi que calcula o fatorial de qualquer número. Tenha cuidado. Calcular o fatorial de um número maior que 10 pode tornar sua máquina extremamente lenta, além de, muitas vezes, não retornar os resultados esperados. // função recursiva para calcular o fatorial // de um determinado número function fatorial(n: Integer): Integer; begin if n = 0 then Result := 1 else Result := n * fatorial(n - 1); end; // vamos chamar a função recursiva // a partir do Click de um botão procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var res: Integer; begin // vamos calcular o fatorial de 5 res := fatorial(5); // vamos mostrar o resultado ShowMessage('O fatorial de 5 é: ' + IntToStr(res)); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Python para iniciantes - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à direita de uma stringQuantidade de visualizações: 8520 vezes |
Este trecho de código mostra como inserir uma determinada quantidade de espaços à direita de uma string. Esta técnica é muito útil para formatar a saída em tela ou em arquivos. Veja o código completo para a dica: def main(): palavra1 = "Estudando" palavra2 = "Python" palavra3 = "C++" palavra4 = "Delphi" print("%-12s %s" % (palavra1, palavra2)) print("%-12s %s" % (palavra3, palavra4)) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Estudando Python C++ Delphi |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox |
Tutorial Java Swing - Como remover todos os itens de um JComboBox (Caixa de Combinação) em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 12445 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método removeAllItems() da classe JComboBox para remover todos os seus itens. Note que criei a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual de GUI, como o que está disponível no IDE Netbeans. Esta abordagem pode não ser produtiva, mas é excelente para entender como o Java Swing funciona. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JComboBox combo; public Estudos(){ super("A classe JComboBox"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria o JComboBox combo = new JComboBox(nomes); // Um botão que permite limpar o JComboBox JButton btn = new JButton("Limpar"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ // remove todos os itens do JComboBox combo.removeAllItems(); } } ); // Adiciona o JComboBox à janela c.add(combo); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Aqui os itens do JComboBox foram inseridos a partir de um vetor de String. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em Delphi usando a função RenameFile()Quantidade de visualizações: 21922 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações precisam renomear arquivos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função RenameFile(), presente na unit SysUtils. Esta função requer o caminho e nome do arquivo a ser renomeado e o novo nome e caminho. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo_original, novo_arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo original arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // diretorio e nome do novo arquivo novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt'; // vamos renomear o arquivo if RenameFile(arquivo_original, novo_arquivo) then ShowMessage('O arquivo foi renomeado com sucesso') else ShowMessage('Não foi possível renomear o arquivo'); end; Observe que não é possível renomear um arquivo de forma que seu caminho possua drives diferentes. Para estes casos é recomendável que você copie o arquivo para o drive desejado e exclua o arquivo anterior. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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