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Como desenhar o gráfico da função cosseno usando o Pygame do PythonQuantidade de visualizações: 772 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar a área de desenho do Pygame da linguagem Python para representar o gráfico da função cosseno. Este é um código muito útil pois abre possibilidades para a criação de aplicações muito interessantes. Note que, neste código, eu coloquei formas de configurar tanto a frequência da onda gerada pela função cosseno quanto a amplitude da onda. Linhas auxiliares também são desenhadas para dar um aspecto mais profissional ao desenho. Veja o código Pygame completo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *
# precisamos importar o módulo math
import math
# inicializa a biblioteca
pygame.init()
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450))
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption("Meu Jogo de Cartas")
# vamos definir a cor de fundo para a tela do jogo do Pyagem
BRANCO = (255, 255, 255)
DISPLAYSURF.fill(BRANCO) # e definimos a cor para a superfície da janela
# vamos obter a largura da janela
largura = DISPLAYSURF.get_width()
# frequencia da onda, ou seja, a quantidade de
# repetições da onda
frequencia = 5
# amplitude da onda
amplitude = 50
# distância do gráfico em relação ao topo da janela
distancia_topo_y = 150
# vamos desenhar na parte superior do gráfico, na cor azul
pygame.draw.line(DISPLAYSURF, (0, 0, 255), (0, distancia_topo_y - amplitude),
(largura, distancia_topo_y - amplitude), 1)
# vamos desenhar no meio do gráfico, na cor vermelha
pygame.draw.line(DISPLAYSURF, (255, 0, 0), (0, distancia_topo_y),
(largura, distancia_topo_y), 1)
# vamos desenhar na parte inferior do gráfico, na cor verde
pygame.draw.line(DISPLAYSURF, ((0, 255, 0)), (0, distancia_topo_y + amplitude),
(largura, distancia_topo_y + amplitude), 1)
# vamos obter a quantidade de pontos do gráfico
numero_pontos = largura
for i in range(numero_pontos):
# vamos calcular o eixo x
x = (i / numero_pontos) * 2 * math.pi
# vamos calcular o eixo y
y = (amplitude * math.cos(x * frequencia)) + distancia_topo_y
# já temos um ponto válido?
if i > 0:
# desenhamos a linha entre o ponto anterior e o novo ponto
pygame.draw.aaline(DISPLAYSURF, (0, 0, 0), ponto_anterior, (i, y))
# registramos o novo ponto
ponto_anterior = (i, y)
# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
# monitoramos os eventos
for evento in pygame.event.get():
# se o evento foi um pedido para sair
if evento.type == QUIT:
# fechamos a tela do jogo
pygame.quit()
# e saimos do programa
sys.exit()
# redesenha a tela continuamente
pygame.display.update()
Ao executar a aplicação Pygame nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
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