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Como desenhar linhas em determinados ângulos no PygameQuantidade de visualizações: 949 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos desenhar linhas em determinados na biblioteca Pygame do Python. Note que criei um função que nos permite especificar as coordenadas x e y inicias, o ângulo de inclinação da linha e o seu comprimento, assim como a cor e sua largura. Eis o código Pygame completo e logo abaixo a imagem com a saída resultante: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# vamos importar as bibliotecas necessárias
import math
import pygame, sys
from pygame.locals import *
# função personalizada que recebe as coordenadas x e y iniciais
# da linha, seu comprimento, o ângulo, sua cor e sua largura e a desenha na
# tela
def desenhar_linha_angulo(x, y, comprimento, angulo, superficie, cor, largura):
pygame.draw.line(superficie, cor, (x, y), ( (x +
math.cos(angulo / 180.0 * math.pi) * comprimento),
(y - math.sin(angulo / 180.0 * math.pi) * comprimento)), largura)
# inicializa a biblioteca
pygame.init()
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((500, 400), 0, 32)
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Como desenhar linhas em determinados ângulos no Pygame')
# vamos criar algumas cores
BRANCO = (255, 255, 255)
VERMELHO = (255, 0, 0)
AZUL = (0, 0, 255)
VERDE = (0, 255, 0)
# vamos pintar a tela toda de branco
DISPLAYSURF.fill(BRANCO)
# vamos chamar a função que desenha a linha em um determinado
# ângulo. Vou pedir para desenhar três linhas, todas em ângulos diferentes
desenhar_linha_angulo(100, 300, 300, 45, DISPLAYSURF, VERMELHO, 3)
desenhar_linha_angulo(100, 300, 500, 75, DISPLAYSURF, VERDE, 5)
desenhar_linha_angulo(100, 300, 250, -370, DISPLAYSURF, AZUL, 2)
# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
# monitoramos os eventos
for evento in pygame.event.get():
# se o evento foi um pedido para sair
if evento.type == QUIT:
# fechamos a tela do jogo
pygame.quit()
# e saimos do programa
sys.exit()
# redesenha a tela continuamente
pygame.display.update()
Ao executarmos este código Pygame nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
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