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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores |
Como obter o tipo de uma imagem usando a função getimagesize() do PHPQuantidade de visualizações: 10341 vezes |
Muitas vezes precisamos saber o tipo de uma imagem antes de processá-la. Nestes casos podemos usar a função getimagesize() da linguagem PHP e obter o tipo da imagem no terceiro valor retornado. Este valor é um número inteiro correspondente a algumas das constantes IMAGETYPE_GIF, IMAGETYPE_JPEG, IMAGETYPE_PNG, etc. Veja um exemplo: <?php // nome e local da imagem $imagem = "/home/xxxx/xxxx/public_html/imagem.jpg"; // vamos obter o tipo da imagem...ele estará no terceiro // elemento da lista list($largura, $altura, $tipo) = getimagesize($imagem); // testamos o tipo de imagem if($tipo == IMAGETYPE_JPEG) echo "O tipo da imagem é JPG ou JPEG"; else if($tipo == IMAGETYPE_GIF) echo "O tipo da imagem é GIF"; else if($tipo == IMAGETYPE_PNG) echo "O tipo da imagem é PNG"; else echo "O tipo da imagem não está entre os tipos testados"; ?> Ao executar este código você terá um resultado parecido com: O tipo da imagem é JPG ou JPEG |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular o peso de uma pessoa na Lua usando PythonQuantidade de visualizações: 752 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que leia o peso de uma pessoa na Terra e retorne o seu peso na Lua. Lembre-se da seguinte fórmula: \[\text{Peso na Lua} = \frac{\text{Peso na Terra}}{9,81} \times 1,622 \] Aqui nós estamos definindo a força da gravidade na Terra como 9,81 m/s2 e a força da gravidade na Lua como 1,622 m/s2. Se você quiser calcular o peso de uma pessoa em Marte, por exemplo, basta trocar a força da gravidade na Lua pela força da gravidade em Marte. Sua saída deverá ser parecida com: Peso na terra (kg): 70 O peso da pessoa na Lua é: 11.57 kg Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # função principal do programa def main(): # vamos ler o peso da pessoa na Terra peso_terra = float(input("Peso na terra (kg): ")) # vamos calcular o peso da pessoa na Lua peso_lua = (peso_terra / 9.81) * 1.622 # arredonda para duas casas decimais peso_lua = round(peso_lua, 2) # vamos mostrar o resultado print("O peso da pessoa na Lua é: {0} kg".format(peso_lua)) if __name__== "__main__": main() |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular o tempo de queda livre de um corpo dada a altura da queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 3035 vezes |
Galileu Galilei fez experimentos para comprovar que o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa. Esse importante estudioso abandonava objetos de massas diferentes do alto da torre de Pisa e verificava que o tempo para atingirem o solo sempre era o mesmo para todos os casos. No Movimento Uniformemente Variado (MUV), o tempo de queda livre de um corpo, quando temos a altura na qual o objeto é abandonado, pode ser calculado por meio da fórmula: \[ \text{t} = \sqrt{\frac{\text{2} \cdot \text{H}}{\text{g}}} \] Onde: t ? tempo da queda (em segundos). H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um tijolo é largado de uma construção há 10 metros de altura. Calcule o tempo de sua queda, ou seja, o tempo imediatamente antes de o corpo (o tijolo) tocar o chão. Veja que temos a altura de 10 metros e já sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665. Assim, tudo que temos que fazer é jogar esses valores na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda float altura = 10; // em metros // vamos calcular o tempo da queda (em segundos) float tempo_queda = sqrt((2 * altura) / gravidade); // mostramos o resultado printf("O tempo da queda livre é: %f segundos", tempo_queda); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: O tempo da queda livre é: 1.428087 segundos. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string contém apenas letras em Python usando a função isalpha()Quantidade de visualizações: 15087 vezes |
Este exemplo mostra como podemos a função isalpha() do Python para verificar se uma string contém apenas letras, ou seja, nada de números, espaços nem pontuação. Se algum número, espaço, um caractere especial ou pontuação estiver contido, a função retorna False.def main(): # uma palavra contendo apenas letras palavra = "Arquivo" # a palavra contém apenas letras? if palavra.isalpha(): print("A string contém apenas letras") else: print("A string não contém somente letras") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A string contém apenas letras. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar ponteiros para controlar um laço while em C++Quantidade de visualizações: 9559 vezes |
É possível usar ponteiros para controlar a execução de um laço while em C++. Comece analisando o seguinte trecho de código:// uma matriz de caracteres char nome[] = "Arquivo"; // aponta para a primeira letra char *letra = nome; if(*letra) cout << "True"; else cout << "False"; Aqui o valor "True" será exibido, visto que o ponteiro *letra está apontando para um local da matriz de caracteres nome[] que é diferente de NULL. Veja agora: // uma matriz de caracteres char nome[] = "Arquivo"; // aponta para a primeira letra char *letra = nome; // posição 0 // vamos atingir o final da matriz // de caracteres letra++; // posição 1 letra++; // posição 2 letra++; // posição 3 letra++; // posição 4 letra++; // posição 5 letra++; // posição 6 letra++; // NULL if(*letra) cout << "True"; else cout << "False"; Como sabemos que a matriz de caracteres nome[] contém sete caracteres (de 0 a 6), incrementamos o ponteiro *letra até que este aponte para o caractere que marca o fim da matriz. Assim, o valor "False" é exibido. Veja agora um laço while que tira proveito do que vimos aqui para exibir as letras da palavra "Arquivo" separadamente usando um ponteiro: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // uma matriz de caracteres char nome[] = "Arquivo"; // aponta para a primeira letra char *letra = nome; // vamos usar o laço while para // imprimir as letras separadamente while(*letra){ cout << *letra << " "; letra++; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto adjascente dadas as medidas da hipotenusa e do cateto oposto em DelphiQuantidade de visualizações: 1763 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do Teorema de Pitágoras para obter a medida do cateto adjascente quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto oposto. Este teorema diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos", o que torna a nossa tarefa, na linguagem Delphi, muito fácil. Comece observando a imagem a seguir: ![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[b^2 = c^2 - a^2\] Veja que agora o quadrado do cateto adjascente é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto oposto. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem Delphi: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var a, b, c: Real; begin c := 36.056; // medida da hipotenusa a := 20; // medida do cateto oposto // agora vamos calcular a medida da cateto adjascente b := sqrt(sqr(c) - sqr(a)); // e mostramos o resultado Edit1.Text := 'A medida do cateto adjascente é: ' + FloatToStr(b); end; Note que este cálculo foi feito a partir do evento Click de um botão Button1 e o resultado foi exibido na propriedade Text de uma caixa de texto Edit1. Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto adjascente é: 30,0005855942847 Como podemos ver, o resultado retornado com o código Delphi confere com os valores da imagem apresentada. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 1454 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo VisuAlg que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 34 Informe o segundo número: 83 Informe o terceiro número: 72 O segundo número é o maior Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: Algoritmo "Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior" Var // variáveis usadas na resolução do problema num1, num2, num3: inteiro Inicio // vamos solicitar os três números inteiros escreva("Informe o primeiro número: ") leia(num1) escreva("Informe o segundo número: ") leia(num2) escreva("Informe o terceiro número: ") leia(num3) // o primeiro número é o maior? se (num1 > num2) e (num1 > num3) entao escreva("O primeiro número é o maior") senao // o segundo número é o maior? se (num2 > num1) e (num2 > num3) entao escreva("O segundo número é o maior") senao // o terceiro número é o maior? se (num3 > num1) e (num3 > num2) entao escreva("O terceiro número é o maior") senao // os números não são diferentes escreva("Os três números não são diferentes") fimse fimse fimse Fimalgoritmo |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros |
Como retornar o nome ou tipo de exceção de um erro em JavaScript usando a propriedade name do objeto ErrorQuantidade de visualizações: 7211 vezes |
Em várias situações nós precisamos saber o nome do tipo de erro de tempo de execução em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade name do objeto Error. Veja um código JavaScript completo demonstrando o seu uso: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script language="javascript"> // o trecho de código a seguir vai provocar // um erro de tempo de execução em JavaScript try{ // y não foi definido var x = y; } catch(e){ document.write("Tipo do erro: " + e.name); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Tipo do erro: ReferenceError A propriedade name do objeto Error pode retornar os seguintes valores: EvalError - Um erro provocado pela função eval. RangeError - Um erro provocado por um número fora da faixa permitida. ReferenceError - Uma referência ilegal provocou o erro. SyntaxError - Um erro de sintáxe. TypeError - Um erro provocado por uma conversão de tipos. URIError - Provocado por um erro na função encodeURI(). |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia da semana em PHP na forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() e o sinalizador "%a"Quantidade de visualizações: 331 vezes |
Como retornar o dia da semana em PHP na forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() e o sinalizador "%a" Nesta dica mostrarei um código que retorna o nome do dia da semana de forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() combinada com o sinalizador "%a". O resultado será agora como "seg", "ter", "qua", etc. Veja o código PHP completo para o exemplo: <?php // obtemos o locale padrão $locale_anterior = setlocale(LC_ALL, NULL); // ajustamos o locale para português brasileiro setlocale(LC_ALL, "pt_BR"); // obtemos o dia da semana $dia_semana = gmstrftime("%a", time()); // voltamos o locale anterior setlocale(LC_ALL, $locale_anterior); // e mostramos o resultado echo "O dia da semana é: " . $dia_semana; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O dia da semana é: dom |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um arquivo em Java usando o método delete() da classe File - Curso de Java para iniciantesQuantidade de visualizações: 244 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método delete() da classe File da linguagem Java para excluir um arquivo no computador local. Se o arquivo for excluído com sucesso, o retorna será true, e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ File arquivo = new File("C:\\estudos_java\\osmar.txt"); if(arquivo.delete()){ System.out.println("Arquivo excluido com sucesso."); } else{ System.out.println("Não foi possivel excluir o arquivo"); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Arquivo excluido com sucesso. |
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