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Tutorial C# para iniciantes - Como escrever seu primeiro método ou função em C#

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À medida que estamos desenvolvendo nossos códigos, percebemos que estes podem ser divididos de acordo com suas funcionalidades. Ao efetuar esta divisão, estamos na verdade criando blocos de códigos que executam uma determinada tarefa. E, descobrimos que tais blocos de códigos podem ser reaproveitados com frequencia em um mesmo programa. Assim, ao mecanismo usado para disparar a execução destes blocos de códigos é dado o nome de método (ou função em linguagens tais como C e C++).

Um método, em sua forma mais simples, é apenas um conjunto de instruções que podem ser chamadas a partir de locais estratégicos de um programa. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// um método que não recebe nenhum argumento
// e não retorna nenhum valor
static void metodo(){
  Console.WriteLine("Sou um método");
}

Este método apenas exibe o texto "Sou um método". Veja o uso das chaves { e } para delimitar a área de atuação do método (o corpo do método). A palavra-chave void indica que este método não retorna nenhum valor ao finalizar sua execução enquanto a palavra-chave static é melhor explicada na nossa seção sobre modificadores em C#. Todos os métodos em C# possuem parênteses, os quais servem como marcadores para a lista de parâmetros do método. Parênteses vazios indicam que o método não possui parâmetros.[br][br]

Veja agora um trecho de código completo exemplificando a chamada ao método recém-criado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// um método que não recebe nenhum argumento
// e não retorna nenhum valor
static void metodo(){
  Console.WriteLine("Sou um método");
}

static void Main(string[] args){
  // efetua uma chamada ao método
  metodo();

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}


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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como obter o resultado de uma divisão de inteiros, incluindo o resto, usando a procedure DivMod() do Delphi

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Em algumas situações precisamos obter o resultado de uma divisão de inteiros e gostaríamos de obter também o resto da divisão, ou seja, se dividirmos 10 por 3 o resultado será 3 (3 x 3 = 9) e o resto será 1.

A procedure DivMod(), presente na unit Math nos permite fazer isso. Ela requer quatro argumentos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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procedure DivMod(Dividend: Integer; Divisor: Word; 
  var Result, Remainder: Word);

Veja que fornecemos o dividendo e o divisor como Integer e Word mas, as variáveis que receberão o resultado e o resto da divisão deverão ser passadas por referência. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  dividendo, divisor: Integer;
  resultado, resto: Word;
begin
  // uses Math

  // vamos dividir 10 por 3
  dividendo := 10;
  divisor := 3;
  DivMod(dividendo, divisor, resultado, resto);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Resultado da divisão: ' + IntToStr(resultado));

  // vamos exibir o resto
  ShowMessage('Resto da divisão: ' + IntToStr(resto));
end;

Note que DivMod() realiza seu trabalho e guarda os resultados nas variáveis resultado e resto, que, como vimos na assinatura da procedure, devem ser fornecidas por referência.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover parte de uma string em C++ usando a função erase()

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Em algumas situações nós precisamos remover parte de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar a função erase().

Esta função é usada para remover parte de uma string, consequentemente diminuindo seu tamanho. Veja a sua assinatura:

string& erase(size_t pos = 0, size_t n = npos);
Veja que temos que informar a posição inicial (pos) e a quantidade de caracteres que serão removidos (npos). A string sem a substring removida é retornada ao chamador do método.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string
  string frase("Gosto de MySQL");
   
  // Antes da remoção
  cout << "Antes da remocao: " << frase << endl;
	
  // vamos remover "My"
  string nova_frase = frase.erase(9, 2);
  
  // e mostramos o resultado
  cout << "Depois da remocao: " << nova_frase << endl;
	  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Antes da remoção: Gosto de MySQL
Depois da remoção: Gosto de SQL


Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em Python - Como obter o nome do dia da semana no formato longo (segunda-feira, terça-feira, etc) usando a função strftime() do Python

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Nesta dica eu mostro como podemos usar a função strftime() da linguagem Python para obter e exibir o nome do dia da semana no formato longo e em português, ou seja, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc.

Veja o código completo para o exemplo:

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from datetime import datetime
import locale

# função principal do programa
def main():
  # Configurações do usuário
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, '')
 
  # Obtém um datatime da data e hora atual
  hoje = datetime.today()
 
  # Exibe o nome do dia da semana no formato
  # longo
  print("O dia da semana é:", hoje.strftime("%A"))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O dia da semana é: quinta-feira


Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca

Como percorrer uma árvore binária em Java usando o algorítmo depth-first search (DFS) de forma iterativa

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Nesta dica mostrarei como podemos implementar o algorítmo da Busca em Profundidade (DFS, do inglês depth-first search) em Java de forma iterativa, ou seja, sem usar recursão. Não farei a busca, mas sim o percurso, para que você entenda como a lógica dessa busca funciona.

Antes de iniciarmos, veja a árvore binária que vamos usar no exemplo:



Note que esta árvore possui seis nós. O nó 5 é o nó raiz, e possui como filhos os nós 4 e 9. O nó 4, por sua vez, possui apenas um filho, o nó 2, ou seja, o filho da esquerda. O nó 9 possui dois filhos: o nó 3 é o filho da esquerda e o nó 12 é o filho da direita. Os filhos da árvore binária que não possuem outros filhos são chamados de folhas.

Com a abordagem da busca em profundidade, começamos com o nó raiz e viajamos para baixo em uma única ramificação. Se o nó desejado for encontrado naquela ramificação, ótimo. Do contrário, continuamos subindo e pesquisando por nós não visitados. Esse tipo de busca também tem uma notação big O de O(n).

Vamos à implementação? Veja o código para a classe No, que representa um nó na árvore binária:

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// implementação da classe No
class No{
  public int valor; // o valor do nó
  public No esquerdo; // o filho da esquerda
  public No direito; // o filho da direita
  
  public No(int valor){
    this.valor = valor;
    this.esquerdo = null;
    this.direito = null;
  }
}

Veja agora o código completo para o exemplo. Note que usei uma implementação não-recursiva, na qual todos os nós expandidos recentemente são adicionados a uma pilha, para realizar a exploração. O uso da pilha permite o retrocesso (backtracking) de forma a reiniciarmos o percurso ou busca no próximo nó.

Para manter o código o mais simples possível, eu usei a classe Stack do Java, juntamente com seus métodos push() e pop() para simular a pilha. Usei também uma ArrayList para guardar os valores da árvore binária na ordem depth-first.

Eis o código:

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package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Stack;

// implementação da classe No
class No{
  public int valor; // o valor do nó
  public No esquerdo; // o filho da esquerda
  public No direito; // o filho da direita
  
  public No(int valor){
    this.valor = valor;
    this.esquerdo = null;
    this.direito = null;
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar os nós da árvore
    No cinco = new No(5); // será a raiz da árvore
    No quatro = new No(4);
    No nove = new No(9);
    No dois = new No(2);
    No tres = new No(3);
    No doze = new No(12);
    
    // vamos fazer a ligação entre os nós
    cinco.esquerdo = quatro;
    cinco.direito = nove;
    quatro.esquerdo = dois;
    nove.esquerdo = tres;
    nove.direito = doze;
    
    // agora já podemos efetuar o percurso depth-first
    ArrayList<Integer> valores = percursoDepthFirst(cinco);
    System.out.println("Os valores na ordem Depth-First são: " + valores);
  }
  
  public static ArrayList<Integer> percursoDepthFirst(No no){
    // vamos usar uma ArrayList para retornar os elementos
    // na ordem Depth-First
    ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<>();
    
    // vamos criar uma nova instância de uma pilha
    Stack<No> pilha = new Stack<>();
    // já vamos adicionar o primeiro nó recebido, que é a raiz
    pilha.push(no);
    
    // enquanto a pilha não estiver vazia
    while(pilha.size() > 0){
      // vamos obter o elemento no topo da pilha
      No atual = pilha.pop();
      // adicionamos este valor no ArrayList
      valores.add(atual.valor);
	  
      // vamos colocar o filho direito na pilha
      if(atual.direito != null){
        pilha.push(atual.direito);
      }
      
      // vamos colocar o filho esquerdo na pilha
      if(atual.esquerdo != null){
        pilha.push(atual.esquerdo);
      }
    }
    
    return valores; // retorna os valores da árvore
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Os valores na ordem Depth-First são: [5, 4, 2, 9, 3, 12]

Compare estes valores com a imagem vista anteriormente para entender ainda melhor o percurso ou busca Depth-First.


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid

Como usar o evento OnDrawCell para controlar o desenho das células em um TStringGrid do Delphi

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O evento OnDrawCell, definido originalmente na classe TCustomDrawGrid, é disparado quando uma determinada célula do TStringGrid precisa ser desenhada. Este evento possui a seguinte assinatura:

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property OnDrawCell: TDrawCellEvent;

O tipo Grids.TDrawCellEvent apresenta, no Delphi 2009, a seguinte lista de parâmetros:

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TDrawCellEvent = procedure(Sender: TObject; ACol, ARow: Longint; 
  Rect: TRect; State: TGridDrawState) of object;

Vamos ver cada um destes parâmetros separadamente:

Sender - Representa a grid na qual a célula está sendo desenhada;

ACol, ARow - Índices da coluna e linha na qual a célula está sendo desenhada;

Rect - Localização da célula na área de desenho (canvas);

State - Um objeto Grids.TGridDrawState que indica se a célula possui o foco (gdFocused), está selecionada (gdSelected) e se a mesma é uma célula fixa (gdFixed). Células fixas permanecem vísiveis quando as barras de rolagem são acionadas.

Veja um trecho de código no qual usamos o evento OnDrawCell para colorir de amarelo o fundo de uma determinada célula do TStringGrid:

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procedure TForm1.StringGrid1DrawCell(Sender: TObject; ACol, ARow: Integer;
  Rect: TRect; State: TGridDrawState);
var
  conteudo: String;
begin
  // vamos obter o conteúdo da célula
  conteudo := StringGrid1.Cells[ACol, ARow];

  // vamos colorir a célula na segunda linha e terceira
  // coluna com o fundo amarelo
  if (ACol = 2) and (ARow = 1) then
    begin
      StringGrid1.Canvas.Brush.Color := clYellow;
      StringGrid1.Canvas.FillRect(Rect);
      StringGrid1.Canvas.TextRect(Rect, Rect.Left, Rect.Top,
        conteudo);
    end;
end;

Para este exemplo deixei o valor da propriedade DefaultDrawing do TStringGrid como true. Isso faz com que o fundo da célula seja pintado antes que o evento DrawCell seja chamado e o efeito 3D das células fixas seja exibido ou o retângulo de foco ao redor da célula que possui o foco no momento seja desenhado após o evento. Experimente executar o exemplo com o valor false para a propriedade DefaultDrawing para ver o resultado.

Veja agora um trecho de código no qual definimos a cor vermelha para o texto das células cujo valor inteiro seja menor que 10:

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procedure TForm1.StringGrid1DrawCell(Sender: TObject; ACol, ARow: Integer;
  Rect: TRect; State: TGridDrawState);
var
  conteudo: String;
begin
  // vamos obter o conteúdo da célula
  conteudo := StringGrid1.Cells[ACol, ARow];

  // vamos definir a cor vermelha para o texto das células
  // contendo valores menores que 10
  if (conteudo <> '') and (StrToInt(conteudo) < 10) then
    begin
      StringGrid1.Canvas.Font.Color := clRed;
      StringGrid1.Canvas.FillRect(Rect);
      StringGrid1.Canvas.TextRect(Rect, Rect.Left, Rect.Top,
        conteudo);
    end;
end;

Tenha cuidado para que o valor da célula possa ser convertido para inteiro por meio do uso da função StrToInt(). Caso a conversão não for possível, uma exceção do tipo EConvertError será lançada.


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