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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Como converter decimal em binário em Java usando o laço while

Quantidade de visualizações: 6883 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço while para converter um número decimal em sua representação binária. Peça ao usuário para informar um número inteiro e mostre o mesmo em binário (como uma String). Você deve obrigatoriamente usar o laço while.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número decimal: 38
A representação binária é 100110
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos ler o número decimal
    System.out.print("Informe um número decimal: ");
    int decimal = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    int decimal_temp = decimal; // para mostrar o resultado no final
    String binario = ""; // vai guardar o resultado
    int temp; // variável auxiliar

    // laço while repetirá enquanto decimal for maior ou igual a 2
    while(decimal >= 2){
      temp = decimal % 2;
      binario = temp + binario;
      decimal = decimal / 2;
    }
 
    binario = decimal + binario; // insere o dígito 1 restante
    System.out.println("A representação binária é " + binario);
  }
}



C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução switch do C#

Quantidade de visualizações: 26549 vezes
A instrução switch da linguagem C# é útil quando queremos testar condições nas quais o uso de if..else if..else poderia ser considerado excessivo ou não aplicável. Esta instrução recebe uma variável como argumento e testa seu valor por meio de cláusulas case.

Veja o exemplo:

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite um número inteiro: ");
  int valor = int.Parse(Console.ReadLine());

  switch(valor){
    case 1:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 1");
      break;
    case 2:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 2");
      break;
    case 3:
      Console.WriteLine("Você digitou o valor 3");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Valor incorreto.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}


Note que a instrução switch possui uma cláusula default para os casos nos quais o valor da variável não estiver presente em nenhuma das cláusulas case. Observe também o uso da instrução break para evitar a avaliação das cláusulas seguintes àquela na qual o valor desejado foi encontrado.

Qualquer objeto, valor ou tipo referência que puder ser convertido em um valor inteiro, caractere, enumeração (enum) ou string pode ser usado como argumento para uma instrução switch. Veja:

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite uma letra: ");
  char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower());

  switch(letra){
    case "a":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra a");
      break;
    case "b":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra b");
      break;
    case "c":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra c");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Letra inválida.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível haver cláusulas case vazias. Neste caso, o bloco de instruções é executado caso o valor da variável seja encontrado em qualquer uma das cláusulas. Veja:

static void Main(string[] args){
  Console.Write("Digite uma letra: ");
  char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower());

  switch(letra){
    case "a":
    case "b":
      Console.WriteLine("Você digitou a ou b");
      break;
    case "c":
    case "d":
      Console.WriteLine("Você digitou c ou d");
      break;
    case "e":
      Console.WriteLine("Você digitou a letra e");
      break;
    default:
      Console.WriteLine("Letra inválida.");
      break;
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a apótema de um polígono regular de N lados em Python

Quantidade de visualizações: 766 vezes
Uma das formas mais comuns de se obter a área de um polígono regular é usando a seguinte fórmula:

\[\text{A} = \frac{1}{2} \cdot \text{p} \cdot \text{a} \]

Onde:

p = Perímetro, ou seja, a soma dos comprimentos de todos os lados.
a = Apótema, isto é, uma parte que une o centro do polígono ao meio de qualquer lado que esteja perpendicular.

Agora que já estamos alinhados, saiba que calcular a apótema de um polígono regular "na mão" é fácil, já que só precisamos medir a distância de dois lados opostos e dividir por dois ou traçar linhas cruzadas e medir a distância de um dos lados até a interseção dessas linhas. No entanto, em programação a coisa já é um pouco mais complicada.

Nesta dica mostrarei como podemos realizar esta tarefa em Python. Para isso usaremos alguns truques de trigonometria. Comece analisando a seguinte imagem:



Note que temos um pentágono com cada lado medindo 4 metros. Recorde que um pentágono é um polígono regular de 5 lados. Para deixar a dica mais didática eu coloquei também uma linha azul representando a apótema do polígono e as linhas cruzadas.

Veja agora o código Python que recebe a quantidade de lados do polígono, o comprimento dos lados e retorna a apótema:

# vamos importar o módulo Math
import math

# função que calcula e retorna a apótema de um
# polítono regular
def calcular_apotema(lados, comprimento):
  # a quantidade de lados e o comprimento deles
  # não podem ser negativos
  if lados < 0 or comprimento < 0:
    return -1
 
  # calculamos a apótema
  return (comprimento / (2 * math.tan((180 / lados)
    * math.pi / 180)))
  
# função principal do programa
def main():
  # vamos ler a quantidade de lados
  lados = int(input("Informe a quantidade de lados: "))
  
  # vamos ler o comprimento dos lados
  comprimento = int(input("Informe o comprimento dos lados: "))

  # e agora calculamos a apótema dos polígono
  apotema = calcular_apotema(lados, comprimento)

  # e mostramos o resultado
  print("A apótema do polígono é: {0}".format(apotema))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a quantidade de lados: 5
Informe o comprimento dos lados: 4
A apótema do polígono é: 2.7527638409423476


Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Concreto, Concreto Armado e Concretos Especiais

Como calcular a armadura mínima de tração de uma viga de concreto armado usando Python - Python para Engenharia Civil

Quantidade de visualizações: 258 vezes
De acordo com a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto armado), a armadura de tração, em elementos estruturais armados ou protendidos deve ser determinada pelo dimensionamento da seção a um determinado momento fletor mínimo, respeitada a taxa mínima absoluta &#961;min de 0,15%.

Dessa forma, a área de aço mínima levando em consideração a taxa mínima absoluta &#961;min de 0,15% de armadura longitudinal para as vigas de concreto armado usando concreto com FCK até 30 Mpa é calculada pela seguinte fórmula:

\[A_\text{s,min} = \frac{0,15}{100} \cdot A_\text{c}\]
Onde:

As,min é a área da armadura mínima de aço em cm2;

Ac é a área de concreto em cm2, ou seja, a largura bw da viga multiplicada por sua altura h (ambas em cm).

Veja agora o código Python completo que lê a largura, a altura da viga, o FCK do concreto (no código eu tratei FCK até 50 Mpa) e mostra a área mínima da armadura de aço e sugestões das barras a serem usadas:

# vamos importar o módulo Math
import math

# função usada para calcular e retornar a quantidade
# de barras de aço de acordo com a área de aço (considerando
# aço CA-50)
def quant_barras(area_aco):
  # barras de 6.3mm (o mínimo aceitável pela NBR 6118)
  quantidade_6_3 = math.ceil(area_aco / 0.31)
  quantidade_8 = math.ceil(area_aco / 0.5) # barras de 8mm
  quantidade_10 = math.ceil(area_aco / 0.785) # barras de 10mm
  quantidade_12_5 = math.ceil(area_aco / 1.22) # barras de 12.5mm

  # mostra as sugestões de quantidade de barras
  if (quantidade_6_3) > 1:
    print("{0} barras de 6.3 mm".format(quantidade_6_3))
  if (quantidade_8) > 1:
    print("{0} barras de 8 mm".format(quantidade_8))
  if (quantidade_10) > 1:
    print("{0} barras de 10 mm".format(quantidade_10))  
  if (quantidade_12_5) > 1:
    print("{0} barras de 12.5 mm".format(quantidade_12_5))

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar a altura da viga
  altura = float(input("Informe a altura h da viga em cm: "))
  
  # vamos pedir para o usuário informar a largura da viga
  largura = float(input("Informe a largura bw da viga em cm: "))
  
  # vamos pedir para o usuário informar o FCK do concreto
  fck = float(input("Informe o FCK do concreto em Mpa: "))
  
  # vamos calcular o pmin de acordo com o FCK informado
  if (fck <= 30):
    pmin = 0.15
  elif (fck == 35):
    pmin = 0.164
  elif (fck == 40):
    pmin = 0.179
  elif (fck == 45):
    pmin = 0.194
  else:
    pmin = 0.208    
  
  # já temos o pmin, vamos calcular a área mínima de aço
  area_concreto = largura * altura
  as_min = (pmin / 100.0) * area_concreto
  
  # vamos mostrar os resultados 
  print("\nA área da armadura mínima longitudinal é: {0} cm2".format(
    round(as_min, 5)))
  # mostra as sugestões de barras
  print("\nSugestões de barras:\n-------------------------")
  quant_barras(as_min)

if __name__ == "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a altura h da viga em cm: 50
Informe a largura bw da viga em cm: 20
Informe o FCK do concreto em Mpa: 30

A área da armadura mínima é: 1.5 cm2

Sugestões de barras:
-------------------------
5 barras de 6.3 mm
3 barras de 8 mm
2 barras de 10 mm
2 barras de 12.5 mm


Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural

Como calcular o Momento Fletor Mínimo e a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem de um pilar em Python - Python para Engenharia Civil e Cálculo Estrutural

Quantidade de visualizações: 679 vezes


O cálculo e dimensionamento de pilares, sejam pilares de canto, extremidade ou intermediários, sempre seguem alguns passos cujas ordens são muito importantes, pois os dados de entrada de um passo podem vir de um ou mais passos anteriores.

Em dicas anteriores do uso da linguagem Python no cálculo de pilares eu mostrei como calcular os esforços solicitantes majorados em pilares e também como calcular o índice de esbeltez de um pilar nas direções x e y.

Nesta dica mostrarei como calcular o Momento Fletor Mínimo e a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem de um pilar. Estes dados são muito importantes para a aplicação das fórmulas que embasam a área de aço a ser usada no pilar. Note que a Excentricidade Mínima de 1ª Ordem pode ser desprezada no caso de pilares intermediários (também chamados pilares de centro).

O Momento Fletor Mínimo é o momento mínimo que deve ser considerado, mesmo em pilares nos quais a carga está centrada, e é calculado por meio da seguinte fórmula:

\[M_\text{1d,min} = Nd \cdot (1,5 + (0,03 \cdot h) \]

Onde:

M1d,min é o momento fletor mínimo na direção x ou y em kN.cm.

Nd são os esforços solicitantes majorados em kN.

h é a dimensão do pilar na direção considerada (x ou y) em cm.

A Excentricidade Mínima de 1ª Ordem do pilar pode ser calculada por meio da fórmula:

\[e_\text{1,min} = \frac{M_\text{1d,min}}{Nd} \]

Onde:

e1,min é excentricidade mínima de 1ª ordem na direção escolhida.

Nd são os esforços solicitantes majorados em kN.

Note que, a exemplo do momento fletor mínimo, a excentricidade mínima de 1ª ordem também deve ser calculada nas direções x e y do pilar.

Vamos ao código Python agora? Veja que o código pede para o usuário informar as dimensões do pilar nas direções x e y em centímetros, a carga total que chega ao pilar em kN e mostra o momento fletor mínimo e a excentricidade mínima de 1ª ordem no pilar, tanto na direção x quanto na direção y:

# método principal
def main():
  # vamos pedir as dimensões do pilar
  hx = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): "))
  hy = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): "))

  # vamos pedir a carga total no pilar em kN
  Nk = float(input("Informe a carga total no pilar (em kN): "))

  # vamos obter o menor lado do pilar (menor dimensão da seção transversal)
  if (hx < hy):
    b = hx
  else:
    b = hy
   
  # agora vamos calcular a área do pilar em centímetros quadrados
  area = hx * hy
 
  # a área está de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014)
  if (area < 360):
    print("A área do pilar não pode ser inferior a 360cm2")
    return

  # vamos calcular a força normal de projeto Nd
  yn = 1.95 - (0.05 * b) # de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) Tabela 13.1
  yf = 1.4 # regra geral para concreto armado
  Nd = yn * yf * Nk

  # e agora vamos calcular o momento fletor mínimo na direção x do pilar
  M1d_min_x = Nd * (1.5 + (0.03 * hx))

  # e agora vamos calcular o momento fletor mínimo na direção y do pilar
  M1d_min_y = Nd * (1.5 + (0.03 * hy))

  # agora vamos calcular a excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x do pilar
  e1x_min = M1d_min_x / Nd

  # e finalmente a excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y do pilar
  e1y_min = M1d_min_y / Nd

  # e mostramos os resultados
  print("\nO momento fletor mínimo na direção x é: {0} kN.cm".format(
    round(M1d_min_x, 2)))
  print("O momento fletor mínimo na direção y é: {0} kN.cm".format(
    round(M1d_min_y, 2)))
  print("A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x é: {0} cm".format(
    round(e1x_min, 2)))
  print("A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y é: {0} cm".format(
    round(e1y_min, 2)))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): 40
Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): 19
Informe a carga total no pilar (em kN): 841.35

O momento fletor mínimo na direção x é: 3180.3 kN.cm
O momento fletor mínimo na direção y é: 2438.23 kN.cm
A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção x é: 2.7 cm
A excentricidade mínima de 1ª ordem na direção y é: 2.07 cm


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Python para iniciantes - Como inserir itens em posições específicas de uma lista usando o método insert()

Quantidade de visualizações: 10954 vezes
Nesta dica eu mostrarei como usar a função insert() do objeto List da linguagem Python para inserir um novo elemento em uma determinada posição da lista. A função recebe o índice no qual o elemento será inserido e o seu valor.

Veja o código completo para o exemplo:

# função principal do programa
def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
  print("Valores na lista:", valores, "\n")

  # valor a ser inserido
  valor = int(input("Informe um inteiro: "))
  # índice a ser inserido (começa em 0)
  pos = int(input("Informe uma posicao: "))
   
  # insere o valor na posição determinada
  valores.insert(pos, valor)
 
  # exibe os valores da lista novamente
  print("Valores na lista:", valores, "\n")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Valores na lista: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
Informe um inteiro: 45
Informe uma posicao: 2
Valores na lista: [2, 5, 45, 12, 2, 3, 32, 18]


PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como criar uma base de dados no PostgreSQL usando o comando DDL CREATE DATABASE

Quantidade de visualizações: 4878 vezes
Quando queremos criar uma nova base de dados no PostgreSQL, é comum usarmos o pgAdmin ou a ferramenta de linha de comando createdb. No entanto, há situações nas quais precisamos criar uma nova base de dados usando instruções SQL. Para isso podemos usar o comando DDL CREATE DATABASE. Veja sua sintáxe para o PostgreSQL:

CREATE DATABASE name
    [ [ WITH ] [ OWNER [=] user_name ]
           [ TEMPLATE [=] template ]
           [ ENCODING [=] encoding ]
           [ LC_COLLATE [=] lc_collate ]
           [ LC_CTYPE [=] lc_ctype ]
           [ TABLESPACE [=] tablespace_name ]
           [ CONNECTION LIMIT [=] connlimit ] ]
Note que o único parâmetro exigido é o nome da base de dados. Todos os demais parâmetros são opcionais. Assim, se quisermos criar uma base de dados chamada "estudos", só precisamos disparar o seguinte comando:

CREATE DATABASE estudos;

Este comando pode ser disparado via linha de comando SQL Shell (psql), na janela de Query do pgAdmin ou a partir de uma linguagem de programação. Se uma mensagem parecida com:

Query returned successfully with no result in 7674 ms.

for exibida, é sinal de que a base de dados foi criada com sucesso.

Quando tentamos criar uma base de dados com um nome já existente, o PostgreSQL abortará a operação e exibirá a seguinte mensagem de erro:

ERRO:  banco de dados "estudos" já existe

********** Error **********

ERRO: banco de dados "estudos" já existe
SQL state: 42P04
É importante observar que, quando informamos apenas o nome da base de dados para o comando CREATE DATABASE, as demais opções serão herdadas a partir do template padrão (template1) e das configurações padrões do servidor para a máquina na qual foi instalado. Assim, se verificarmos, no pgAdmin, a base de dados que criamos, encontraremos as seguintes configurações:

OWNER = postgres

ENCODING = 'UTF8'
TABLESPACE = pg_default
LC_COLLATE = 'Portuguese_Brazil.1252'
LC_CTYPE = 'Portuguese_Brazil.1252'
CONNECTION LIMIT = -1;

Em outras dicas desta seção você verá como personalizar cada um destes parâmetros no comando CREATE DATABASE.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como excluir linhas de uma JTable em tempo de execução usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel

Quantidade de visualizações: 16026 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível excluir uma determinada linha de uma JTable usando o método removeRow() da classe DefaultTableModel. Veja que mostro também como inserir novas linhas na JTable usando o método insertRow().

Veja o resultado obtido na imagem abaixo:



E agora o código Java Swing completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    final DefaultTableModel modelo = new DefaultTableModel();
     
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(modelo);
     
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
     
    JButton btn = new JButton("Inserir Linhas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe o nome:");
          String idade = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe a idade:");
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
             "Informe a posição da nova linha:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos > (modelo.getRowCount() - 1))
            pos = 0;
           
          // Insere uma linha na posição especificada
          modelo.insertRow(pos, new Object[]{nome, idade});
        }
      } 
    );
     
    JButton btn2 = new JButton("Excluir Linhas");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          int pos = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, 
            "Informe a posição da linha a ser excluída:"));
           
          // testa se a posição é válida
          if(pos < modelo.getRowCount())
            // Exclui a linha na posição especificada
            modelo.removeRow(pos);
        }
      } 
    );  
     
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    c.add(btn2);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como obter a diferença de dias entre duas datas em Delphi usando a função DaysBetween()

Quantidade de visualizações: 24254 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber a diferença de dias entre duas datas. Para isso podemos usar a função DaysBetween(), presente na unit DateUtil. Esta função recebe dois objetos TDateTime e retorna um inteiro contendo a quantidade de dias entre as duas datas. Observe, no entanto, que a função DaysBetween() retorna apenas a quantidade de dias completos, ou seja, as horas, minutos, segundos e milisegundos são incluídos no cálculo dos dias. Se faltar apenas um segundo para completar um dia, tal dia não será incluído na contagem. Veja um exemplo de seu uso:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  data1, data2: TDateTime;
  quant_dias: Integer;
begin
  // vamos criar as duas datas, observe que as horas
  // também foram definidas

  // primeira data: 12/01/2010 às 09:10:15
  data1 := EncodeDateTime(2010, 1, 12, 9, 10, 15, 0);

  // segunda data: 15/01/2010 às 19:10:15
  data2 := EncodeDateTime(2010, 1, 15, 19, 10, 15, 0);

  // vamos obter a quantidade de dias entre as duas datas
  quant_dias := DaysBetween(data1, data2);

  // mostra o resultado
  ShowMessage('A diferença de dias é: ' + IntToStr(quant_dias));
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Arquivos e diretórios em C++ - Como excluir um arquivo usando a função remove() do C++

Quantidade de visualizações: 10496 vezes
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam excluir arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função remove() ou _remove(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int remove(const char *filename);


Se o arquivo for excluído com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido;

b) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código no qual excluimos um arquivo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos excluir este arquivo
  char arquivo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi excluído com sucesso
  if(remove(arquivo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo excluído com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de remove(). O método _wremove(), também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos excluir este arquivo
  wchar_t arquivo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi excluído com sucesso
  if(_wremove(arquivo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo excluído com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Arquivo excluído com sucesso.

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Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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