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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros |
C++ Windows API GUI - Como criar sua primeira aplicação de interface gráfica usando C++ e WinAPIQuantidade de visualizações: 47888 vezes |
Esta dica mostra o código completo para uma aplicação de interface gráfica usando C++ e a Win32 (WinAPI - Windows Programming Interface). Trata-se de uma janela simples, mas com todas as características presentes em todas as janelas das aplicações Windows: uma barra de títulos, o ícone e os botões de maximizar, minimizar e fechar. Antes de executar o exemplo observe que este código contém o ponto inicial para a criação de qualquer aplicação gráfica em C++/WinAPI, a saber: A função de entrada WinMain, o laço de mensagens Message Loop, a função de callback Window Procedure e as técnicas de registrar e criar a janela. Neste momento não discutimos os detalhes do código. Em outras dicas você encontrará análises mais aprofundadas de cada parte. Este código foi escrito e testado no Dev-C++, mas, deve funcionar sem problemas em outros compiladores C++ para Windows. Assim, abra o Dev-C++, vá em File -> New -> Projec. Na aba Basic, selecione Console Application, dê um nome ao projeto e deixe a opção C++ Project marcada. Salve o projeto e inclua o código abaixo no arquivo .cpp principal: #include <windows.h> // define o nome da classe de janela const char nomeJanela[] = "aCodigos"; // esta é a Window Procedure LRESULT CALLBACK WndProc(HWND hwnd, UINT msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam){ switch(msg){ case WM_CLOSE: DestroyWindow(hwnd); break; case WM_DESTROY: PostQuitMessage(0); break; default: return DefWindowProc(hwnd, msg, wParam, lParam); } return 0; } // função de entrada da aplicação int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow){ WNDCLASSEX wc; HWND hwnd; MSG Msg; // vamos registrar a Window Class wc.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX); wc.style = 0; wc.lpfnWndProc = WndProc; wc.cbClsExtra = 0; wc.cbWndExtra = 0; wc.hInstance = hInstance; wc.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); wc.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wc.hbrBackground = (HBRUSH)(COLOR_WINDOW + 1); wc.lpszMenuName = NULL; wc.lpszClassName = nomeJanela; wc.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); if(!RegisterClassEx(&wc)){ MessageBox(NULL, "Erro ao registrar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // cria a janela hwnd = CreateWindowEx(WS_EX_CLIENTEDGE, nomeJanela, "Minha primeira aplicação Win32", WS_OVERLAPPEDWINDOW, CW_USEDEFAULT, CW_USEDEFAULT, 350, 200, NULL, NULL, hInstance, NULL); if(hwnd == NULL){ MessageBox(NULL, "Erro ao criar a janela!", "Erro!", MB_ICONEXCLAMATION | MB_OK); return 0; } // mostra a janela ShowWindow(hwnd, nCmdShow); UpdateWindow(hwnd); // Este é o laço de mensagens (Message Loop) while(GetMessage(&Msg, NULL, 0, 0) > 0){ TranslateMessage(&Msg); DispatchMessage(&Msg); } return Msg.wParam; } Pronto! Só compilar (geralmente F9 no Dev-C++), observar o resultado e estudar o código atentamente. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
PHP para iniciantes - Como substituir substrings considerando maiúsculas e minúsculas usando a função str_replace() do PHPQuantidade de visualizações: 179 vezes |
A função str_replace() da linguagem PHP é muito útil quando precisamos efetuar substituições de substrings em uma string, ou seja, precisamos substituir partes de uma palavra, frase ou texto. No entanto, temos que ficar atentos ao fato de que esta função diferencia letras maiúsculas de minúsculas. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $frase = "Jsp? Gosto de programar em JSP"; echo "Original: " . $frase; $frase = str_replace("JSP", "PHP", $frase); echo "<br>Depois da substituição: " . $frase; ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Original: Jsp? Gosto de programar em JSP Depois da substituição: Jsp? Gosto de programar em PHP |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como contar as ocorrências de uma substring em uma string em Ruby usando a função scan()Quantidade de visualizações: 8478 vezes |
Podemos obter a quantidade de vezes em que uma substring aparece em uma string Ruby usando o método scan() da classe String. Este método nos permite executar um bloco de código a cada vez que a substring fornecida a ele for encontrada. Veja o exemplo:# declara e inicializa uma variável string frase = "Ruby? Gosto muito de Ruby" puts "A frase é: " + frase # vamos obter a quantidade de vezes em que a # substring "Ruby" aparece na frase quant = 0 substring = "Ruby" frase.scan(substring){quant = quant + 1} # exibe o resultado puts "A substring \"Ruby\" aparece " + quant.to_s \ + " vezes" Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Ruby? Gosto muito de Ruby A substring "Ruby" aparece 2 vezes |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover quebras de linhas de uma string - Como usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de um texto - RevisadoQuantidade de visualizações: 53 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de uma palavra, frase ou texto. Veja:package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String original = "Programar em Java\n é mais fácil do\n que você pensa."; // vamos exibir a String original System.out.println("Original: " + original); // agora vamos remover as quebras de linha String nova = original.replaceAll("[\\n]", ""); // vamos exibir a String sem as quebras de linha System.out.println("Sem quebras de linha: " + nova); System.exit(0); } } Este código exibirá o seguinte resultado: Original: Programar em Java é mais fácil do que você pensa. Sem quebras de linha: Programar em Java é mais fácil do que você pensa. Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string em Ruby usando o método index() da classe StringQuantidade de visualizações: 7484 vezes |
Este exemplo mostra como usar o método index() da classe String da linguagem Ruby para testar a existência de uma substring em uma string. Se a substring pesquisada não for encontrada na string, o valor nil é retornado. Veja: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" substring = "Ruby" # vamos verificar se a substring está contida # na string if frase.index(substring) != nil puts("A substring está contida na string") else puts("A substring NÃO está contida na string") end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A substring está contida na string |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma matriz é simétrica em JavaQuantidade de visualizações: 1149 vezes |
Uma matriz simétrica é uma matriz que é igual à sua transposta. Para que esta definição faça sentido, apenas podemos considerar matrizes que são quadradas, ou seja, mesma quantidade de linhas e colunas. De forma mais precisa, se A=[aij] é uma matriz de ordem n x n, nós dizemos que A é simétrica quando A=At. Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz simétrica: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int n = 3; // ordem da matriz quadrada int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for (int i = 0; i < n; i++){ for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) + " e coluna " + (j + 1) + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // agora verificamos se a matriz é simétrica boolean simetrica = true; for (int i = 0; (i < n) && (simetrica); i++) { for (int j = 0; (j < i) && (simetrica); j++) { // os elementos em posicoes simetricas sao iguais? if (matriz[i][j] != matriz[j][i]){ simetrica = false; } } } // agora mostramos a matriz lida System.out.printf("\n"); for (int i = 0; i < n; i++) { for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.printf("%d ", matriz[i][j]); } System.out.printf("\n"); } if (simetrica){ System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz simétrica.\n"); } else{ System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz simétrica.\n"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 5 Elemento na linha 1 e coluna 2: 1 Elemento na linha 1 e coluna 3: 2 Elemento na linha 2 e coluna 1: 1 Elemento na linha 2 e coluna 2: 6 Elemento na linha 2 e coluna 3: 3 Elemento na linha 3 e coluna 1: 2 Elemento na linha 3 e coluna 2: 3 Elemento na linha 3 e coluna 3: 8 5 1 2 1 6 3 2 3 8 A matriz informada é uma matriz simétrica. |
Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço do..while da linguagem DartQuantidade de visualizações: 1808 vezes |
O laço do...while (faça...enquanto) do Dart é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções ENQUANTO uma condição estiver sendo satisfeita. A diferença entre o laço do...while e o laço while é que o primeiro testa a condição de continuidade no final, enquanto o segundo testa a condição de continuidade no início. Por essa razão, o do...while será executado pelo menos uma vez. Veja um exemplo no qual contamos de 1 até 10: void main() { int cont = 1; // vamos contar de 1 até 10 do { print(cont); cont++; } while (cont <= 10); } A execução deste código mostrará o seguinte resultado: c:\estudos_dart>dart laco_do_while.dart 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja agora um exemplo no qual pedimos para o usuário informar vários valores inteiros e mostraremos a soma. O valor -1 interrompe a leitura: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { int valor; // guarda o valor informado pelo usuário int soma = 0; // guarda a soma dos valores do { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro (-1 para parar): "); valor = int.parse(stdin.readLineSync()); // este valor pode ser somado? if (valor != -1) { soma = soma + valor; } } while (valor != -1); // saímos do laço print("A soma dos valores lidos é $soma"); } Execute este código e você terá um resultado parecido com: c:\estudos_dart>dart laco_do_while.dart Digite um número inteiro (-1 para parar): 5 Digite um número inteiro (-1 para parar): 2 Digite um número inteiro (-1 para parar): 4 Digite um número inteiro (-1 para parar): -1 A soma dos valores lidos é 11 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Como usar a pesquisa ou busca linear ou sequencial nos elementos de um vetor em JavaQuantidade de visualizações: 4875 vezes |
A busca linear ou sequencial, muitas vezes chamada de pesquisa linear ou sequencial, é geralmente implementada por meio de um algorítmo que varre os elementos de um coleção sequencial, começando do primeiro elemento e indo até o último. Esta busca não é tão usada quando a pesquisa binária ou hashing, por ser considerada muito lenta quando aplicado a um conjunto de dados muito grande. A busca linear ou sequencial em um vetor Java pode ser descrito pelos seguintes passos: 1) Efetua a varredura dos elementos do vetor. 2) Compara o valor do elemento atual do vetor com o valor sendo pesquisado. 3) Se o valor for encontrado, efetue o procedimento desejado com o elemento do vetor. 4) Se a varredura alcançar o último elemento do vetor e o valor pesquisado não for encontrado, exiba uma mensagem de erro ou algum outro procedimento para alertar o usuário do programa. Veja um exemplo no qual declaramos e preenchemos um vetor de int com 5 elementos e em seguida usamos um método pesquisaLinear para verificar se um determinado valor existe no vetor: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String a[]){ // vamos criar um vetor de 5 elementos int int[] valores = {32, 7, 21, 4, 90}; // vamos pesquisar o valor 21 int valor = 21; // vamos verifiar se o valor está no vetor int indice = pesquisaLinear(valores, valor); if(indice > -1){ System.out.println("O valor foi encontrado no índice: " + indice); } else{ System.out.println("O valor não foi encontrado."); } } // método que permite efetuar a busca linear em um vetor public static int pesquisaLinear(int[] vetor, int valor){ // percorre os elementos do vetor for(int i = 0; i < vetor.length; i++){ // o valor foi encontrado? if(vetor[i] == valor){ return i; } } // não foi encontrado? vamos retornar -1 return -1; } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O valor foi encontrado no índice: 2 Veja o mesmo código sem usar um método adicional, ou seja, a busca linear é feito dentro do método main() da classe Java: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String a[]){ // vamos criar um vetor de 5 elementos int int[] valores = {32, 7, 21, 4, 90}; // vamos pesquisar o valor 21 int valor = 21; // vamos verifiar se o valor está no vetor int indice = -1; // não foi encontrado // percorre os elementos do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // o valor foi encontrado? if(valores[i] == valor){ indice = i; break; } } if(indice > -1){ System.out.println("O valor foi encontrado no índice: " + indice); } else{ System.out.println("O valor não foi encontrado."); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Mecânica - Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) |
Exercícios Resolvidos de Física usando Java - Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a...Quantidade de visualizações: 2583 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a 15 m/s e 10 m/s. No instante t = 0, os automóveis encontram-se nas posições indicadas abaixo: ![]() Determine: a) o instante em que A alcança B; b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro. Resposta/Solução: Este é um dos exemplos clássicos que encontramos nos livros de Física Mecânica, nos capítulos dedicados ao Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Em geral, tais exemplos são vistos como parte dos estudos de encontro e ultrapassagem de partículas. Por se tratar de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), as grandezas envolvidas nesse problema são: posição (deslocamento), velocidade e tempo. Assim, já sabemos de antemão que o veículo B está 100 metros à frente do veículo A. Podemos então começar calculando a posição atual na qual cada um dos veículos se encontra. Isso é feito por meio da Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme - MRU. Veja o código Java que nos retorna a posição inicial (em metros) dos dois veículos: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); } } Ao executar esta primeira parte do código Java nós teremos o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros Agora que já temos o código que calcula a posição de cada veículo, já podemos calcular o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B. Para isso vamos pensar direito. Se o veículo A vai alcançar o veículo B, então já sabemos que a velocidade do veículo A é maior que a velocidade do veículo B. Sabemos também que a posição do veículo B é maior que a posição do veículo A. Só temos que aplicar a fórmula do tempo, que é a variação da posição dividida pela variação da velocidade. Veja o código Java que efetua este cálculo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B double tempo = (sB - sA) / (vA - vB); // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + " segundos"); } } Ao executar esta modificação do código Java nós teremos o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos O item b pede para indicarmos a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro entre os dois veículos. Agora que já sabemos o tempo do encontro, fica muito fácil. Basta multiplicarmos a velocidade do veículo A pelo tempo do encontro. Veja: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B double tempo = (sB - sA) / (vA - vB); // a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro double distancia_encontro = vA * tempo; // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + " segundos"); System.out.println("O encontro ocorreu a " + distancia_encontro + " metros da distância inicial do veículo A"); } } Agora o código Java completo nos mostra o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos O encontro ocorreu a 300.0 metros da distância inicial do veículo A Para demonstrar a importância de se saber calcular a Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), experimente indicar que o veículo A saiu da posição 20 metros, e defina a posição inicial do veículo B para 120 metros, de modo que ainda conservem a distância de 100 metros entre eles. Você verá que o tempo do encontro e a distância do encontro em relação à posição inicial do veículo A continuam os mesmos. Agora experimente mais alterações nas posições iniciais, na distância e também nas velocidades dos dois veículos para entender melhor os conceitos que envolvem o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um valor real em Ruby usando a função to_fQuantidade de visualizações: 6429 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função to_f do objeto String da linguagem Ruby para converter uma string em um valor de ponto-flutuante, ou seja, um valor real, com casas decimais. Veja o código completo para o exemplo: # Este exemplo mostra como usar o método to_f # para converter uma string em um valor numérico # de ponto-flutuante # vamos pedir para o usuário informar # dois números print "Informe o primeiro número: " num1 = (gets.chomp).to_f print "Informe o segundo número: " num2 = (gets.chomp).to_f # vamos exibir a soma dos valores informados puts "A soma dos valores é: #{num1 + num2}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro número: 5 Informe o segundo número: 3 A soma dos valores é: 8.0 Note que usei gets para ler o texto informado pelo usuário. Em seguida usei chomp para remover quaisquer quebras de linhas no final do texto e, finamente, usei to_f para converter a string lida em um valor do tipo float. |
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