Você está aqui: PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar diretórios usando PHP - Como usar a função mkdir() da linguagem PHP para criar diretórios - RevisadaQuantidade de visualizações: 24645 vezes |
Diretórios podem ser criados com a função mkdir() do PHP. Esta função recebe o nome do diretório a ser criado, um modo que define as permissões de acesso ao diretório e um valor boolean que define se os diretórios fornecidos no primeiro parâmetro serão criados recursivamente. O valor padrão para o modo de acesso é 0777 (todos têm permissão de leitura, escrita e execução) e false para a criação de diretórios recursivamente. Veja um trecho de código no qual criamos um diretório no diretório public_html: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // nome do diretório $diretorio = "/site/public_html/minhas_imagens"; // cria o diretório com a permissão 0777 if(mkdir($diretorio)) echo "Diretório criado com sucesso."; else echo "Não foi possível criar o diretório."; ?> Antes de criar um diretório, é preciso que você verifique se o diretório dentro do qual o novo diretório será criado apresenta as permissões adequadas, do contrário você terá a seguinte mensagem de erro: Warning: mkdir() [function.mkdir]: Permission denied in /site/public_html/testes.php on line 8 Não foi possível criar o diretório. Veja agora como criar um diretório contendo dois sub-diretórios recursivamente: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // cria o diretório imagens contendo o subdiretório "fotos" // e este conterá o sub-diretório // "recentes" $diretorio = "/site/public_html/imagens/fotos/recentes"; // cria o diretório com a permissão 0777 if(mkdir($diretorio, 0777, true)) echo "Diretório criado com sucesso."; else echo "Não foi possível criar o diretório."; ?> Esta dica foi revisada, atualizada e testada com o PHP 8. |
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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 211 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos iniciasQuantidade de visualizações: 16653 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o índice da primeira ocorrência de uma substring em uma string C# usando o método IndexOf() da classe StringQuantidade de visualizações: 7514 vezes |
Este trecho de código mostra como obter o índice da primeira ocorrência de uma substring em uma string. Se a substring não for encontrada, o valor -1 é retornado. Note que o método IndexOf() da classe String recebe a substring a ser pesquisada e retorna o índice de sua primeira ocorrência (começando sempre em 0). Além disso, este método diferencia maiúsculas de minúsculas. Veja o código para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de Java e C#"; // obtém o índice da primeira ocorrência int pos = frase.IndexOf("de"); if (pos != -1) { Console.WriteLine("A substring foi encontrada" + " na posição " + pos); } else { Console.WriteLine("A substring não foi encontrada"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A substring foi encontrada na posição 6 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma string contém apenas caracteres de espaços em Python usando a função isspace()Quantidade de visualizações: 11504 vezes |
Este exemplo mostra como como usar a função isspace() para verificar se uma string contém apenas caracteres de espaço. Se qualquer caractere, diferente do espaço, for encontrado, a função retorna False.---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): # uma frase contendo apenas espaços frase = " " # vamos verificar se a string contém apenas espaços if frase.isspace(): print("A string contém apenas espaços") else: print("A string não contém apenas espaços") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A string contém apenas espaços. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como evitar a barra de rolagem horizontal em um JScrollPaneQuantidade de visualizações: 10309 vezes |
Em algumas situações nós precisamos usar um JScrollPane para permitir as barras de rolagem em algum componente visual do Java Swing. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito, e mostro também como a barra de rolagem horizontal pode ser evitada. Este comportamento é o esperado quando estamos trabalhando com caixas de texto do tipo JTextArea. Veja um trecho de código no qual usamos a constante HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER de ScrollPaneConstants para indicar que a barra horizontal não deverá ser exibida: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- textArea = new JTextArea(10, 20); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea); // Evitar o aparecimento da barra de rolagem horizontal scrollPane.setHorizontalScrollBarPolicy( ScrollPaneConstants.HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER); |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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