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Como criar diretórios usando PHP - Como usar a função mkdir() da linguagem PHP para criar diretórios - Revisada

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Diretórios podem ser criados com a função mkdir() do PHP. Esta função recebe o nome do diretório a ser criado, um modo que define as permissões de acesso ao diretório e um valor boolean que define se os diretórios fornecidos no primeiro parâmetro serão criados recursivamente. O valor padrão para o modo de acesso é 0777 (todos têm permissão de leitura, escrita e execução) e false para a criação de diretórios recursivamente.

Veja um trecho de código no qual criamos um diretório no diretório public_html:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<?
  // nome do diretório
  $diretorio = "/site/public_html/minhas_imagens";
   
  // cria o diretório com a permissão 0777
  if(mkdir($diretorio))
    echo "Diretório criado com sucesso.";
  else
    echo "Não foi possível criar o diretório.";
?>

Antes de criar um diretório, é preciso que você verifique se o diretório dentro do qual o novo diretório será criado apresenta as permissões adequadas, do contrário você terá a seguinte mensagem de erro:

Warning: mkdir() [function.mkdir]: Permission denied
in /site/public_html/testes.php on line 8
Não foi possível criar o diretório.

Veja agora como criar um diretório contendo dois sub-diretórios recursivamente:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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<?
  // cria o diretório imagens contendo o subdiretório "fotos" 
  // e este conterá o sub-diretório 
  // "recentes"
  $diretorio = "/site/public_html/imagens/fotos/recentes";
   
  // cria o diretório com a permissão 0777
  if(mkdir($diretorio, 0777, true))
    echo "Diretório criado com sucesso.";
  else
    echo "Não foi possível criar o diretório.";
?>

Esta dica foi revisada, atualizada e testada com o PHP 8.

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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

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Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado_a, lado_b, lado_c: inteiro

inicio
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_a)

  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ")
  leia(lado_b)

  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_c)

  // os lados informados formam um triângulo?
  se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e 
    (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao
      escreval("O triângulo é equilátero")
    senao
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      senao
        // é escaleno
        escreval("O triângulo é escaleno")
      fimse
    fimse
  senao
    escreval("Os lados informados não formam um triângulo.")
  fimse

fimalgoritmo



C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos inicias

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Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

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System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics

Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o índice da primeira ocorrência de uma substring em uma string C# usando o método IndexOf() da classe String

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Este trecho de código mostra como obter o índice da primeira ocorrência de uma substring em uma string. Se a substring não for encontrada, o valor -1 é retornado.

Note que o método IndexOf() da classe String recebe a substring a ser pesquisada e retorna o índice de sua primeira ocorrência (começando sempre em 0). Além disso, este método diferencia maiúsculas de minúsculas.

Veja o código para o exemplo:

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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de Java e C#";

      // obtém o índice da primeira ocorrência
      int pos = frase.IndexOf("de");

      if (pos != -1) {
        Console.WriteLine("A substring foi encontrada" +
          " na posição " + pos);
      }
      else {
        Console.WriteLine("A substring não foi encontrada");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A substring foi encontrada na posição 6


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma string contém apenas caracteres de espaços em Python usando a função isspace()

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Este exemplo mostra como como usar a função isspace() para verificar se uma string contém apenas caracteres de espaço. Se qualquer caractere, diferente do espaço, for encontrado, a função retorna False.

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def main():
  # uma frase contendo apenas espaços
  frase = "      "

  # vamos verificar se a string contém apenas espaços
  if frase.isspace():
    print("A string contém apenas espaços")
  else:
    print("A string não contém apenas espaços")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A string contém apenas espaços.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como evitar a barra de rolagem horizontal em um JScrollPane

Quantidade de visualizações: 10309 vezes
Em algumas situações nós precisamos usar um JScrollPane para permitir as barras de rolagem em algum componente visual do Java Swing. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito, e mostro também como a barra de rolagem horizontal pode ser evitada. Este comportamento é o esperado quando estamos trabalhando com caixas de texto do tipo JTextArea.

Veja um trecho de código no qual usamos a constante HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER de ScrollPaneConstants para indicar que a barra horizontal não deverá ser exibida:

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textArea = new JTextArea(10, 20);
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea);
     
// Evitar o aparecimento da barra de rolagem horizontal
scrollPane.setHorizontalScrollBarPolicy(
ScrollPaneConstants.HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER);



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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