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C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em C++ - Como efetuar cálculos de porcentagem em C++

Quantidade de visualizações: 40464 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C++.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C++:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C++
#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  double valor, percentual, valor_final;

  valor = 178.00; // valor original
  percentual = 15.0 / 100.0; // 15%
  valor_final = valor + (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  cout << "O valor final do produto é: " << valor_final;

  // O resultado será 204,70
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C++:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C++
#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  double valor, percentual, valor_final;

  valor = 250.00; // valor original
  percentual = 8.0 / 100.0; // 8%
  valor_final = valor - (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  cout << "O valor final do produto é: " << valor_final;
  
  // O resultado será 230,00
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C++:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C++
#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  double perguntas, acertos;

  perguntas = 90.0;
  acertos = 72.0;

  // mostra a porcentagem de acertos
  cout << "Porcentagem de acertos: " << ((acertos / perguntas) * 100) << "%";

  // mostra a porcentagem de erros
  cout << "\nPorcentagem de erros: " << ((perguntas - acertos) / perguntas) 
    * 100 << "%";

  // Os resultados serão 80% e 20%
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C++:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C++
#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  double valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro;

  valor_anterior = 300.0; // valor anterior
  novo_valor = 340.0; // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;

  cout << "A porcentagem de lucro foi de: " << porcentagem_lucro << "%";

  // O resultado será 13,33
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C++:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C++
#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  double valor, percentual, comissao;

  valor = 70.0; // valor do produto
  percentual = 5.0 / 100.0; // 5%

  // calcula a comissão
  comissao = percentual * valor;

  // mostra o resultado
  cout << "O valor repassado ao vendedor é: " << comissao;

  // O resultado será 3,5
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em PHP usando a função sin()

Quantidade de visualizações: 1804 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem PHP. Esta função recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

<?php
  // vamos calcular o seno de três números
  echo "Seno de 0 = " . sin(0);
  echo "<br>Seno de 1 = " . sin(1);
  echo "<br>Seno de 2 = " . sin(2);
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0
Seno de 1 = 0.8414709848079
Seno de 2 = 0.90929742682568

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem Java

Quantidade de visualizações: 1251 vezes
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo.

Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula.

Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s).

A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é:

\[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\]

Onde:

m ? massa do corpo (em kg).

Ec ? energia cinética (em joule, J).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J.

Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // energia cinética
    double energia_cinetica = 400; // em joule
    // massa do corpo
    double massa = 20; // em kg
    
    // e então calculamos a velocidade do corpo
    double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa));
  
    // mostramos o resultado
    System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s");     
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s

Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando a função size

Quantidade de visualizações: 8460 vezes
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função size, que retorna um inteiro contendo a quantidade de caracteres na string.

Veja um exemplo de seu uso:

# vamos declarar uma string
frase = "Gosto de PHP"

# vamos mostrar a string
puts "A frase é: " + frase

# vamos obter a quantidade de caracteres 
# na string
tamanho = frase.size

# exibe o resultado
puts "A frase contém " + tamanho.to_s +
  " caracteres"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de PHP
A frase contém 12 caracteres


Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython

Como usar a classe wx.Button para criar botões em suas aplicações wxPython

Quantidade de visualizações: 7186 vezes
Botões são os controles mais frequentes em interfaces do usuário (GUI) e o wxPython nos fornece a classe wx.Button, usada para criar botões padrões. Veja a posição desta classe na hierarquia wxPython:

wxObject
  wxEvtHandler
    wxWindow
      wxControl
        wxButton

Botões são geralmente colocados em caixas de diálogo e painéis. Vamos começar entendendo o construtor da classe wx.Button:

wx.Button(parent, id, label, pos, size=wxDefaultSize, 
  style=0, validator, name="button")

Este construtor segue a mesma ordem e estilo do construtor C++. Veja:

wxButton(wxWindow* parent, wxWindowID id, 
  const wxString& label = wxEmptyString, 
  const wxPoint& pos = wxDefaultPosition, const 
  wxSize& size = wxDefaultSize, long style = 0, 
  const wxValidator& validator = wxDefaultValidator,
  const wxString& name = "button")

Como podemos observar, vários parâmetros possuem valores padrões e, portanto, podem ser omitidos no momento da criação do componente. Veja um exemplo de como criar um wx.Button:

# Cria um botão e o adiciona no painel
btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", 
  pos=(10, 10), size=(100, 25))

panel é uma referência a um wx.Panel, ou seja, o painel de conteúdo no qual o botão será anexado. Fornecer um componente pai do tipo painel (ou qualquer outro componente visível) é necessário para que o componente também seja visível na janela.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar a existência de um caractere em uma string e retornar sua posição em Java usando o método indexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 170 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método indexOf() da classe String para pesquisar um caractere em uma palavra, frase ou texto e retornar a sua posição, ou seja, o seu índice dentro da string.

Se o caractere for encontrado, sua posição é retornada. Caso contrário o valor -1 é retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma string
    String frase = "Gosto de programar em Java";
    
    // vamos testas se a string contém a letra "k"
    int pos = frase.indexOf('k');
    
    if(pos < 0){
      System.out.println("A string não contém a letra k");
    }
    else{
      System.out.println("A letra k foi encontrada na posicao: " + pos);
    }
     
    // fecha o programa
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A string não contém a letra k


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem

Exercício Resolvido de Python - Como calcular o Número de Reynolds em Python - Leite integral a 293 K, massa específica de 1030 kg/m3 e viscosidade de 2,12.10-3 N.s/m2 está escoando a uma razão

Quantidade de visualizações: 175 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Número de Reynolds é uma quantidade adimensional usada na mecânica dos fluidos para prever padrões de fluxo em diferentes situações de escoamento de fluidos. É definido como a razão entre forças inerciais e forças viscosas dentro de um fluido.

1) Leite integral a 293 K, massa específica de 1030 kg/m3 e viscosidade de 2,12.10-3 N.s/m2 está escoando a uma razão de 0,605 kg/s em uma tubulação de 63,5 mm de diâmetro.

a) Calcule o número de Reynolds. O escoamento é laminar ou turbulento?
b) Calcule a vazão em m3/s para um número de Reynolds de 2100 e a velocidade em m/s.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a Massa Específica do fluido (kg/m3): 1030
Informe a Viscosidade Dinâmica do fluido (N.s/m2): 2.12e-3
Informe a Vazão Mássica (kg/s): 0.605
Informe o Diâmetro da Tubulação (mm): 63.5

A área da tubulação é: 0.003166921744359361 m2
A vazão volumétrica do fluido é: 0.000587378640776699 m3/s
A velocidade de escoamento do fluido é: 0.18547305181218499 m/s
O Número de Reynolds é: 5722.106110271679

Informe o novo Número de Reynolds: 2100
A nova velocidade de escoamento do fluido é: 0.06806819050531304 m/s
A nova vazão volumétrica do fluido é: 0.0002155666326104713 m3/s
Resposta/Solução:

O primeiro passo para a resolução deste exercício é nos lembrarmos da Fórmula do Número de Reynolds:

\[R_e = \frac{\rho \cdot v \cdot D}{\mu} \] Onde:

[[rho]] é a massa específica do fluido medida em kg/m3;

v = velocidade média do fluido em m/s;

D = diâmetro para o fluxo do tubo em metros (m);

[[mu]] é a viscosidade dinâmica do fluido em N.s/m2.

Obs.: No código eu mostro como fazer as conversões de unidades necessárias.

Veja a resolução completa para o exercício em Python, comentada linha a linha:

# vamos importar a biblioteca Math
import math

# método principal
def main():
  # vamos ler a massa específica da água
  massa_especifica = float(input("Informe a Massa Específica (kg/m3): "))

  # vamos ler a viscosidade dinâmica do fluido
  viscosidade_dinamica = float(input("Informe a Viscosidade (N.s/m2): "))

  # vamos ler a vazão mássica
  vazao_massica = float(input("Informe a Vazão Mássica (kg/s): "))

  # vamos ler o diâmetro da tubulação
  diametro = float(input("Informe o Diâmetro da Tubulação (mm): "))

  # o primeiro passo é calcular a área da seção transversal da tubulação
  # a) convertemos milímetros para metros
  diametro = diametro / 1000.0
  # b) calculamos a área em metros quadrados
  area = (math.pi * math.pow(diametro, 2) / 4)  
  
  # vamos converter a vazão mássica em vazão volumétrica
  vazao = vazao_massica / massa_especifica

  # vamos obter a velocidade de escoamento do fluido
  velocidade = vazao / area

  # e finalmente calculamos o Número de Reynolds
  numero_reynolds = (massa_especifica * velocidade * diametro) / viscosidade_dinamica

  # mostramos os resultados
  print("\nA área da tubulação é: {0} m2".format(area))
  print("A vazão volumétrica do fluido é: {0} m3/s".format(vazao))
  print("A velocidade de escoamento do fluido é: {0} m/s".format(velocidade))
  print("O Número de Reynolds é: {0}".format(numero_reynolds))

  # vamos ler o novo Número de Reynolds
  novo_numero_reynolds = float(input("\nInforme o novo Número de Reynolds: "))

  # vamos calcular a velocidade para o novo Reynolds  
  nova_velocidade = ((viscosidade_dinamica * novo_numero_reynolds)
    / (massa_especifica * diametro))
  print("A nova velocidade de escoamento do fluido é: {0} m/s".format(nova_velocidade))

  # vamos calcular a nova vazão volumétrica
  nova_vazao = area * nova_velocidade
  print("A nova vazão volumétrica do fluido é: {0} m3/s".format(nova_vazao))

if __name__== "__main__":
  main()

O primeiro Número de Reynolds, ou seja, 5722.1061, caracteriza o escoamento como turbulento, pois é maior que 2400. Já o Número de Reynolds 2100 caracteriza o escoamento como escoamento de transição (saindo do escoamento laminar e indo para o escoamento turbulento), já que é maior que 2000 e menor que 2400.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem C

Quantidade de visualizações: 42460 vezes
Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase1[100] = "Gosto";
  strcat(frase1, " muito de ");
  strcat(frase1, " programar em C");

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", frase1);

  system("PAUSE");
  return 0;
}


Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa duas strings
  char frase1[100] = "Gosto muito de ";
  char frase2[15] = "programar em C";
  char *res = strcat(frase1, frase2);

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", res);

  system("PAUSE");
  return 0;
}



AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Layer, Layers

Como retornar o nome da layer atual do AutoCAD usando AutoLISP e a variável de sistema CLAYER

Quantidade de visualizações: 343 vezes
A variável de sistema CLAYER (Current Layer) é usada quando queremos definir ou retornar o nome da layer atual do AutoCAD. E nesta dica mostrarei como podemos acessar e retornar o valor desta variável usando AutoLISP.

O primeiro passo é usar a função getvar e passar para ela o valor "CLAYER". De posse desse valor nós usamos setq para guardá-lo em uma variável de nossa preferência. Para finalizar basta chamar a função princ combinada com strcat para mostrar o resultado.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; Esta função permite obter e exibir o valor atual
; da variável CLAYER do AutoCAD. Esta variável retorna
; o nome da layer atual
(defun c:layer_atual()
  (setq nome_layer_atual (getvar "CLAYER"))
  ; mostramos o resultado
  (princ (strcat "\nNome da layer atual: " nome_layer_atual))
  (princ)
)

Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado:

Nome da layer atual: PAREDES


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Python para iniciantes - Como contar de 0 a 10 usando o laço for da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 10814 vezes
Nesta dica veremos como usar o loop for da linguagem Python para contar de 0 até 10. É um exemplo bem simples, mas serve para nos lembrar da sintáxe dessa construção.

Veja o código completo:

# função principal do programa
def main():
  for i in range(11):
    print(i, end = "  ")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

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