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Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string contém apenas letras em Python usando a função isalpha()Quantidade de visualizações: 15072 vezes |
Este exemplo mostra como podemos a função isalpha() do Python para verificar se uma string contém apenas letras, ou seja, nada de números, espaços nem pontuação. Se algum número, espaço, um caractere especial ou pontuação estiver contido, a função retorna False.def main(): # uma palavra contendo apenas letras palavra = "Arquivo" # a palavra contém apenas letras? if palavra.isalpha(): print("A string contém apenas letras") else: print("A string não contém somente letras") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A string contém apenas letras. |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como maximizar um formulário Windows Forms ao clicar em um botão usando a linguagem C#Quantidade de visualizações: 13450 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de maximizar um formulário Windows Forms baseado em alguma ação do usuário. Isso pode ser feito definindo-se a constante FormWindowState.Maximized para a propriedade WindowState da classe Form. O trecho de código abaixo mostra como maximizar o formulário ao clicarmos em um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos maximizar o formulário this.WindowState = FormWindowState.Maximized; } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar uma substring em uma string C++ usando o método find() e retornar o índice do primeiro caractereQuantidade de visualizações: 10380 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função find() da classe String do C++ para pesquisar parte de uma palavra, frase ou texto. Se a substring for encontrada, o índice do seu primeiro caractere é retornado. Caso contrário o valor npos é retornado. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Gosto de Java e C++"; cout << "A string informada foi: " << frase << endl; // agora vamos checar a existência da substring size_t pos = frase.find("Java"); // a substring foi encontrada? if(pos == string::npos){ cout << "A substring nao foi encontrada." << endl; } else{ cout << "A substring foi encontrada" << " no indice " << pos << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A string informada foi: Gosto de Java e C++ A substring foi encontrada no indice 9 |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em VB.NET usando o método Compare() da classe String do .NET FrameworkQuantidade de visualizações: 12545 vezes |
Este exemplo mostra como comparar strings em VB.NET usando o método Compare() da classe String. Lembre-se de que a versão do método que usamos neste exemplo diferencia maiúsculas de minúsculas. Veja o código completo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim palavra1, palavra2 As String palavra1 = "Visual Basic" palavra2 = "Visual Basic" If String.Compare(palavra1, palavra2) = 0 Then Console.WriteLine("As duas strings são iguais") Else Console.WriteLine("As duas strings são diferentes") End If Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são iguais |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é par ou ímpar em Python usando o operador de módulo - Python para MatemáticaQuantidade de visualizações: 18130 vezes |
O operador de módulo do Python nos permite obter o resto de uma divisão inteira, e podemos tirar proveito desse operador para verificarmos se um determinado número inteiro é par ou ímpar. Veja o exemplo:# função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar um número numero = int(input("Informe um número: ")) # o número é par? if numero % 2 == 0: print("O numero informado é par") else: print("O numero informado é impar") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um número: 8 O numero informado é par |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid |
Como definir a altura padrão das linhas em um TStringGrid do Delphi usando a propriedade DefaultRowHeightQuantidade de visualizações: 10974 vezes |
A propriedade DefaultRowHeight é útil quando queremos obter ou definir a altura padrão das linhas de um TStringGrid. Por padrão, o valor desta propriedade é 24 pixels. Veja no trecho de código abaixo como o valor desta propriedade é obtido: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos obter a altura padrão das linhas // do TStringGrid Memo1.Lines.Add('A altura padrão das linhas do TStringGrid é: ' + IntToStr(StringGrid1.DefaultRowHeight)); end; Ao executar este trecho de código você terá o seguinte resultado: A altura padrão das linhas do TStringGrid é: 24. Podemos definir a altura padrão das linhas do TStringGrid em tempo de design ou execução simplemente definindo um valor inteiro para sua propriedade DefaultRowHeight. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos definir a altura padrão das linhas // do TStringGrid StringGrid1.DefaultRowHeight := 50; end; Quando novas linhas são adicionadas por meio da propriedade RowCount, suas alturas serão aquelas da propriedade DefaultRowHeight. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como retornar o valor do item selecionado em uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade SelectedItemQuantidade de visualizações: 13480 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade SelectedItem em C# Windows Forms para obter o item selecionada em uma ListBox. Note que este método retorna um object. Veja no trecho de código a seguir como podemos clicar em um botão e exibir em uma MessageBox o valor do item selecionado na ListBox: private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { // retorna o item selecionado na ListBox MessageBox.Show("O item selecionado é: " + listBox1.SelectedItem); } Ao executar o exemplo nós teremos o seguinte resultado: O item selecionado é: Curitiba |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como escrever uma função para a criação de cookies em JavaScriptQuantidade de visualizações: 121 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma função JavaScript chamada gravarCookie() que recebe o nome, o valor e a duração de dias do cookie. Em outras dicas desse seção você encontra a função que faz a leitura dos cookies criados. Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite gravar um cookie function gravarCookie(nome, valor, diasDuracao){ var dataExpiracao = new Date(); dataExpiracao.setTime(dataExpiracao.getTime() + (diasDuracao * 24 * 3600 * 1000)); document.cookie = nome + "=" + escape(valor) + ((diasDuracao == null) ? "" : "; expires=" + dataExpiracao); } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // cria um cookie que durará um dia gravarCookie("nome_visitante", "Osmar", 1); document.writeln("Cookie criado com sucesso."); </script> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Cookie criado com sucesso. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar se um arquivo existe usando a função FileExists() da unit SysUtils do DelphiQuantidade de visualizações: 20059 vezes |
Quando estamos trabalhando com arquivos, é sempre uma boa idéia checar se um arquivo já existe antes de permitir que nosso código tente criar outro arquivo com o mesmo nome. Em Delphi a existência de um arquivo pode ser verificada por meio do uso da função FileExists(), na unit SysUtils. Esta função recebe o caminho e nome do arquivo e retorna true se ele existir, e false caso contrário. Veja um trecho de código no qual testamos se um determinado aqui já existe no sistema: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // vamos verificar se o arquivo existe no caminho especificado if FileExists(arquivo) then ShowMessage('O arquivo existe') else ShowMessage('O arquivo NÃO existe'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Laravel ::: Artigos e Tutorias ::: CRUD - CREATE, READ, UPDATE, DELETE |
Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 1Quantidade de visualizações: 7202 vezes |
Uma das maiores dificuldades de quem está aprendendo a desenvolver aplicações em Laravel é encontrar livros e tutoriais realmente direcionados para os iniciantes. A documentação do framework Laravel é muito consistente e apurada, mas não nos oferece um caminho progressivo para desenvolver do zero uma aplicação que vai de encontro ao anseio daqueles que querem desenvolver códigos Laravel com conexão à banco de dados, principalmente com o MySQL (ou MariaDB). Nesta série de tutoriais eu mostrarei como criar um CRUD completo em Laravel e MySQL, usando o XAMPP (PHP, MySQL e Apache Web Server). CRUD é uma abreviação para CREATE, READ, UPDADE e DELETE, ou seja, as quatro operações que comumente usamos em cadastros de clientes, produtos, etc. Então, sem mais atrasos, vamos colocar a mão na massa. Comece verificando se você já tem o Laravel instalado. Caso não tenha, aqui mesmo no site você encontrará instruções para fazer a instalação. Certifique-se também de que o seu XAMPP esteja instalado e funcionando corretamente. Criando a aplicação Laravel Para começar, vamos criar a aplicação. Daremos a ela o nome de biblioteca e faremos o cadastro de alguns livros. Abra uma janela de prompt e dispare os comandos abaixo: C:\Users\Osmar>cd C:\xampp\htdocs C:\xampp\htdocs>composer create-project --prefer-dist laravel/laravel biblioteca Aguarde um pouco até que a aplicação seja criada e as dependências sejam instaladas. Vá pegar um cafezinho e, quando voltar, verifique se tudo correu bem e vamos progredir. Hora de criar a base de dados no MySQL Depois de criada a aplicação Laravel, vamos até o banco MySQL criar a nossa base de dados. Daremos a ela o nome de biblioteca. Você pode criar a base de dados usando o phpMyAdmin, a linha de comando ou sua ferramenta GUI favorita. O passo seguinte é configurar os parâmetros de conexão essa base de dados. Para isso, abra o arquivo .env na raiz do projeto e localize as linhas abaixo (caso não saiba como abrir o arquivo .env, use a opção File -> Open File do Visual Code da Microsoft): DB_CONNECTION=mysql DB_HOST=127.0.0.1 DB_PORT=3306 DB_DATABASE=laravel DB_USERNAME=root DB_PASSWORD= Encontrou as linhas mencionadas? Agora altere-as para as definições abaixo: DB_CONNECTION=mysql DB_HOST=localhost DB_PORT=3306 DB_DATABASE=biblioteca DB_USERNAME=root DB_PASSWORD=osmar1234 É claro que os parâmetros de conexão Laravel + MySQL podem variar do meu exemplo para o seu. Vamos criar a migração (migration) - Mais café, por favor Com a base de dados MySQL já criada, vamos criar agora uma tabela chamada livros. Em uma janela de terminal, dispare os comandos abaixo: C:\xampp\htdocs>cd C:\xampp\htdocs\biblioteca C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan make:migration criar_tabela_livros --create=livros Created Migration: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros Se tudo correu bem, abra o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\database\migrations e verá um arquivo chamado 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros.php. Abra-o e teremos o seguinte conteúdo: <?php use Illuminate\Database\Migrations\Migration; use Illuminate\Database\Schema\Blueprint; use Illuminate\Support\Facades\Schema; class CriarTabelaLivros extends Migration { /** * Run the migrations. * * @return void */ public function up() { Schema::create('livros', function (Blueprint $table) { $table->id(); $table->timestamps(); }); } /** * Reverse the migrations. * * @return void */ public function down() { Schema::dropIfExists('livros'); } } ?> Note que temos uma classe chamada CriarTabelaLivros que extende Migration e, dentro dessa classe, foram criados dois métodos: up(), que permite criar a tabela livros e down(), que permite excluí-la. Vamos alterar o método up() para a seguinte versão: public function up() { Schema::create('livros', function (Blueprint $table) { $table->increments('id'); $table->string('titulo'); $table->string('autor'); $table->integer('paginas'); $table->timestamps(); }); } Veja que nossa tabela livros será composta de quatro campos: id (chave primária auto-incremento), titulo (varchar), autor (varchar) e paginas (int). O Laravel incluirá dois outros campos: created_at e updated_at para podemos registrar data e hora da criação e alteração dos registros individuais. Vamos fazer a migração agora? Agora que já temos a base de dados MySQL criada, configuramos os parâmetros de conexão no arquivo .env e criamos o arquivo de migração, o passo seguinte é rodar a migração. Para isso abra uma janela de terminal e digite o comando a seguir: C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan migrate Migrating: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros Migrated: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros (63.66ms) Se olharmos na base de dados agora, veremos que a tabela livros foi devidamente criada. Confira os campos atentamente e faça as alterações que julgar necessárias. Na parte 2 deste tutorial de CRUD usando Laravel + MySQL, veremos como criar a rota de direcionamento das ações CRUD, o controlador (controller), o model (model) e as views (visões). Até lá e bons estudos. Leia a parte 2 aqui: Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 2 |
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