Você está aqui: Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
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Como trabalhar com strings em Delphi - Como usar strings na linguagem DelphiQuantidade de visualizações: 27805 vezes |
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Strings estão presentes em praticamente todos os programas que desenvolvemos, não importa a linguagem de programação usada. Sempre que queremos trabalhar com nomes de pessoas, nomes de cidades, palavras, frases e textos, as strings estão lá para nos auxiliar. Assim, para as linguagens de programação, as strings são apenas matrizes de caracteres (letras ou símbolos). Em Delphi podemos declarar e inicializar strings da seguinte forma: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; // declara uma variável do tipo string begin nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável ShowMessage(nome); // exibe o conteúdo da string end; Quando declaramos uma string em Delphi usando a palavra-chave string, o compilador automaticamente assume o tipo UnicodeString, com uma capacidade de 2^30 caracteres (mais ou menos 1.073.741.824 caracteres) com uma capacidade variando de 4 bytes até 2GB. Além do tipo string, o Delphi suporta outros tipos que possibilitam também o trabalho com strings e caracteres. Entre eles podemos citar ShortString, AnsiString, WideString entre outros. Quando puder dê mais uma revisada nas minha dicas sobre strings e caracteres para aprender mais. É possível também usar o tipo string para criar strings com tamanhos pré-definidos. Veja: var nome: string[5]; // declara uma variável do tipo string // que guardará apenas 5 caracteres Aqui temos uma string que não suportará mais que cinco caracteres. Importante notar que, internamente, teremos agora uma string do tipo ShortString e não mais UnicodeString como anteriormente. Se tentarmos atribuir mais que cinco caracteres nesta variável, o restante será truncado: nome := 'Osmar J. Silva'; // inicializa a variável ShowMessage(nome); // mostrará apenas "Osmar" Para finalizar, veja como podemos solicitar ao usuário que informe seu nome e exibí-lo usando a função ShowMessage(): procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; // declara uma variável do tipo string begin // vamos solicitar ao usuário que informe seu nome nome := Dialogs.InputBox('Nome', 'Informe seu nome:', ''); ShowMessage('Seu nome é: ' + nome); // mostrará apenas "Osmar" end; Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em Java - Como efetuar cálculos de porcentagem em JavaQuantidade de visualizações: 54025 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Java. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Java: // Algoritmo que calcula porcentagem em Java package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor, percentual, valor_final; valor = 178.00; // valor original percentual = 15.0 / 100.0; // 15% valor_final = valor + (percentual * valor); // mostra o resultado System.out.println("O valor final do produto é: " + valor_final); // O resultado será 204,70 } } Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Java: // Algoritmo que calcula porcentagem em Java package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor, percentual, valor_final; valor = 250.00; // valor original percentual = 8.0 / 100.0; // 8% valor_final = valor - (percentual * valor); // mostra o resultado System.out.println("O valor final do produto é: " + valor_final); // O resultado será 230,00 } } Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Java: // Algoritmo que calcula porcentagem em Java package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double perguntas, acertos; perguntas = 90.0; acertos = 72.0; // mostra a porcentagem de acertos System.out.print("Porcentagem de acertos: "); System.out.println(((acertos / perguntas) * 100) + "%"); // mostra a porcentagem de erros System.out.print("Porcentagem de erros: "); System.out.println((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + "%"); // Os resultados serão 80% e 20% } } Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Java: // Algoritmo que calcula porcentagem em Java package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro; valor_anterior = 300.0; // valor anterior novo_valor = 340.0; // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100; System.out.println("A porcentagem de lucro foi de: " + porcentagem_lucro + "%"); // O resultado será 13,33 } } Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Java: // Algoritmo que calcula porcentagem em Java package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double valor, percentual, comissao; valor = 70.0; // valor do produto percentual = 5.0 / 100.0; // 5% // calcula a comissão comissao = percentual * valor; // mostra o resultado System.out.println("O valor repassado ao vendedor é: " + comissao); // O resultado será 3,5 } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como remover no início de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeadaQuantidade de visualizações: 204 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e peça para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida faça a remoção do nó no início da lista ligada e retorne o seu valor. Sua saída deve ser parecida com: Inserindo 5 valores na lista Informe o 1.o valor: 3 Informe o 2.o valor: 8 Informe o 3.o valor: 4 Informe o 4.o valor: 7 Informe o 5.o valor: 6 Valores na lista: 3 -> 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null Removendo no início da lista O nó removido foi: 3 Valores na lista novamente: 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null Na saída podemos ver que a lista contém os valores 3, 8, 4, 7 e 6. Depois que o nó no início é removido, os elementos da lista ficam 8, 4, 7 e 6. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor cheio da classe No public No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } // construtor vazio da classe No public No() { this.valor = 0; this.proximo = null; } } public class Estudos { // vamos criar uma referência para o início da lista static No inicio = null; public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada int valor; System.out.println("Inserindo 5 valores na lista\n"); for (int i = 0; i < 5; i++) { System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir este valor no final da lista inserirFinal(valor); } // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(); // vamos remover o nó no início da lista ligada System.out.println("\nRemovendo no início da lista"); No removido = removerInicio(); System.out.println("O nó removido foi: " + removido.valor); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista novamente: "); exibirLista(); } // função que permite remover o nó no início de uma lista // dinamicamente ligada em Java public static No removerInicio() { // primeiro apontamos para o início da lista No no = inicio; // a lista está vazia? if (no != null) { // o início da lista aponta para o seu próximo inicio = inicio.proximo; } // retorna o nó removido ou null no caso da lista vazia return no; } // função que permite adicionar um nó no final da // lista ligada public static void inserirFinal(int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos localizar o último nó while (atual.proximo != null) { atual = atual.proximo; } // encontramos o último nó. Agora vamos inserir // o novo nó depois dele atual.proximo = novo; } } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista() { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como passar uma ArrayList para um método C#Quantidade de visualizações: 8982 vezes |
Em algumas situações nós precisamos fornecer uma ArrayList para um método C# e manipulá-la a partir deste método. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Veja que, dentro do método Main da aplicação nós criamos um novo objeto da classe ArrayList e inserimos 5 números inteiros nela. Em seguida nós efetuamos uma chamada ao método exibirArrayList() passando a lista como referência, ou seja, qualquer alteração que fizermos na ArrayList dentro do método afetará também o objeto criado fora do método. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // Cria o ArrayList ArrayList lista = new ArrayList(); // Adiciona 5 inteiros lista.Add(30); lista.Add(2); lista.Add(98); lista.Add(1); lista.Add(7); // passa o ArrayList para um método que exibirá // seus valores exibirArrayList(lista); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } // método que receberá e exibirá o conteúdo do ArrayList static void exibirArrayList(ArrayList mLista) { foreach (int valor in mLista) { Console.Write("{0} ", valor); } } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: 30 2 98 1 7 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar herança em Java usando extends - Programação orientada a objetos em JavaQuantidade de visualizações: 28732 vezes |
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa (Pessoa.java) como mostrado no código a seguir: public class Pessoa{ public String nome; public int idade; } Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código: public class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; } Observe que, em Java, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja um aplicativo demonstrando este relacionamento: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno(); aluno.nome = "Osmar J. Silva"; aluno.idade = 36; aluno.matricula = "AC33-65"; // Exibe o resultado System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Nome: Osmar J. Silva Idade: 36 Matrícula: AC33-65 A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. Esta dica foi testada no Java 8. |
Node.js ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é o Node.js e como baixar, instalar e testar seu funcionamento no WindowsQuantidade de visualizações: 1232 vezes |
O que é o Node.js Então todos os seus amigos estão comentando sobre Node.js e você não tem a mínima idéia do que se trata? Neste pequeno tutorial falaremos um pouco sobre essa ferramenta, faremos o download do instalador no Windows 10 (deve funcionar em outras versões também) e no final testaremos a instalação para termos certeza de que já estaremos prontos para desenvolver algumas idéias. O Node.js é uma plataforma server-side, ou seja, que executa do lado do servidor web e escrito a partir do Google Chrome's JavaScript Engine (V8 Engine), o motor de interpretação e/ou compilação de códigos JavaScript do navegador Google Chrome. Esta ferramenta foi desenvolvida por Ryan Dahl e desde então tem sido adotada em vários projetos web e sofre melhorias a cada versão. O objetivo principal do Node.js é facilitar o desenvolvimento de aplicações web que sejam mais rápidas e de fácil escalabilidade. Este web server (sim, o Node.js é um servidor web tal como o Apache Web Server, Tomcat, etc) usa um modelo direcionado a eventos (event-driven) e sem bloqueio de I/O, o que o torno leve e muito eficiente, perfeito para aplicações de tempo real e acesso intensivo a dados e que possam ser executadas em ambientes distribuidos. O Node.js é uma plataforma open source e cross-platform, ou seja, permite que nossos códigos rodem em diferentes sistemas operacionais com poucas ou nenhuma alteração. Além disso, aplicações Node.js são escritas em JavaScript e são executadas dentro do runtime do próprio Node.js. Para completar, esta ferramenta nos fornece uma extensa biblioteca de módulos JavaScript, o que simplifica ainda mais o desenvolvimento de aplicações web. Baixando e instalando o Node.js Para fazer o download do Node.js, direcione o seu navegador para a URL https://nodejs.org/en/download. Você encontrará os binários e instaladores para Windows, MacOS e Linux. Para este tutorial eu baixei o instalador para o Windows 64-bit Windows Installer (.msi), node-v12.16.3-x64.msi, com o tamanho de 18,8Mb. Execute o instalador e siga o passo-a-passo da instalação. Um detalhe importante é informar, para a instalação, um diretório que não contenha espaços. Veja: Depois de escolhido o local de instalação, continue e logo você verá a seguinte tela: Aqui o instalador nos informa que alguns módulos rpm precisam ser compilados com C/C++ antes de serem instalados. Se você quiser instalar tais módulos, algumas ferramentas tais como Python e o Visual Studio Build Tools deverão ser baixadas. Mas se você não quiser, não precisa se preocupar com isso agora. Apenas clique o botão Next e finalize a instalação. Testando a sua instalação do Node.js Finalizada a instalação, chegou a hora de fazermos o teste. Abra um janela de comando (cmd) e digite: node -v Opcionalmente você pode digitar --version em vez de -v. O resultado será a versão do Node.js que você acaba de instalar. Para concluir, vamos testar a interface de linha de comando do Node. Abra de novo a janela de terminal do Windows e digite apenas: node Agora você verá o sinal ">" aguardando os seus comandos. Digite algo como: console.log('Que beleza. O Node.js está pronto!'); Pressione a tecla Enter e o Node.js exibirá o conteúdo digitado. Para sair do comando de linha do Node e voltar para o terminal do Windows, basta pressionar Ctrl+D. Pronto! Agora você já pode ver nossas dicas de Node.js e dar continuidade aos seus estudos. |
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