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Como usar a função BlockWrite() para escrever um ou mais bytes em um arquivo

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A função BlockWrite pode ser usada quando precisamos escrever um ou mais bytes em um arquivo não tipado, ou seja, um arquivo de tipo arbitrário não texto. Veja sua assinatura:

a) procedure BlockWrite(var F: File; var Buf; Count: Integer); overload;

b) procedure BlockWrite(var F: File; var Buf; Count: Integer; var AmtTransferred: Integer); overload;

Aqui F é um arquivo não tipado no qual os dados serão escritos, Buf é qualquer variável contendo os dados que serão escritos no arquivo, Count é uma expressão do tipo Integer e representa a quantidade de registros a serem escritos e AmtTransferred é uma variável opcional do tipo Integer que representa a quantidade de registros realmente escritos.

Vamos ver um exemplo do uso desta função? Considere o seguinte trecho de código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject);
var
  arquivo: File;
  valor: Byte;
begin
  // vamos abrir o arquivo para escrita
  AssignFile(arquivo, 'dados.dat');
  Rewrite(arquivo, 1);  // tamanho do registro = 1 byte

  valor := 90; // vamos escrever o valor 90

  BlockWrite(arquivo, valor, 1);
end;

Aqui nós escrevemos o byte 90 no arquivo "dados.dat". Note que, ao chamar a função Rewrite() nós informamos que o arquivo sendo criado terá o tamanho de 1 byte por registro. Vejamos agora como escrever quatro bytes (agrupados em um Integer):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject);
var
  arquivo: File;
  valor: Integer;
begin
  // vamos abrir o arquivo para escrita
  AssignFile(arquivo, 'dados.dat');
  Rewrite(arquivo, 4);  // tamanho de cada registro = 4 bytes

  valor := 2290; // vamos escrever o valor 2290
  BlockWrite(arquivo, valor, 1);
end;


Desta vez nós definimos que cada registro no arquivo terá 4 bytes, ou seja, um inteiro (Integer). Para finalizar, veja como podemos escrever um array (matriz) de bytes:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject);
var
  arquivo: File;
  valores: array[0..3] of Byte; // uma matriz de 4 bytes
  i: integer;
begin
  // vamos abrir o arquivo para escrita
  AssignFile(arquivo, 'dados.dat');
  Rewrite(arquivo, 1);  // tamanho de cada registro = 1 byte

  // vamos atribuir valores aos bytes
  for i := 0 to 3 do
    begin
      valores[i] := (i + 1);
    end;

  // vamos escrever um bloco de 4 registros de 1 byte cada
  BlockWrite(arquivo, valores, 4);
end;


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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o primeiro elemento de um array em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um array (vetor) Java.

Sua saída deverá ser parecida com:

Os elementos do vetor são: [9, 5, 3, 2, 4, 8]
O primeiro elemento do array é: 9 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos;

import java.util.Arrays;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um array de inteiros
    int valores[] = {9, 5, 3, 2, 4, 8};
    System.out.println("Os elementos do vetor são: " +
      Arrays.toString(valores));
    
    // agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor
    int primeiro = valores[0];
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O primeiro elemento do array é: " +
      primeiro);
  }
}



Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar os argumentos padrões das funções e métodos em Python

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Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:

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# função com argumento padrão
def erro(msg = "Houve um erro."):
  print(msg)

def main():
  # chamada à função fornecendo o argumento
  erro("Erro desconhecido.")

  # chamada à função sem fornecer o argumento
  erro()  
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Erro desconhecido.
Houve um erro.

Veja mais um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função com argumentos padrões
def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1):
  return (comprimento * largura * altura)

def main():
  # chamada à função fornecendo um argumento
  print(volume(3))

  # chamada à função fornecendo dois argumentos
  print(volume(4, 5))

  # chamada à função fornecendo três argumentos
  print(volume(4, 5, 7))

  # chamada à função fornecendo nenhum argumento
  print(volume())    
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

3
20
140
1

É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo:

SyntaxError: non-default argument follows default argument



JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices)

HTML5 + JavaScript - Como usar a interface MediaDevices em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1444 vezes
A interface MediaDevices é um daqueles objetos que vemos com frequencia em códigos JavaScript e não entendemos muito bem o seu funcionamento. Nesta dica vou decifrá-la.

O objetivo da interface MediaDevices é fornecer acesso aos dispositivos de entrada de mídia conectadas e às quais o navegador tem acesso, a saber, câmeras, microfone e compartilhamento de tela. É por meio dessa interface que acessamos tais dispositivos.

A interface MediaDevices está disponível como um objeto do objeto navigator. Veja como testar sua existência e suporte no seu navegador web:

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<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>A interface MediaDevices</title>
  
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // o browser suporta o MediaDevices?
  if(navigator.mediaDevices){
    window.alert("O navegador suporta o MediaDevices");  
  }
  else{
    window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Note que mediaDevices é um objeto Singleton do objeto navigator, ou seja, só há uma instância desse objeto disponível no contexto de execução de códigos no navegador. Há também a preocupação em relação à segurança. Alguns navegador podem restringir o acesso a este objeto se você não estiver em um ambiente HTTPS ou localhost.


C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como retornar a quantidade de elementos em um vector do C++ usando a função size()

Quantidade de visualizações: 6952 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, a quantidade de elementos contidos em um container vector da STL (Standard Template Library). Isso pode ser feito por meio da função-membro size(). Veja sua assinatura:

size_type size() const;


Aqui size_type é um tipo integral sem sinal. Veja um exemplo no qual obtemos a quantidade de elementos atualmente no vector:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
  valores.push_back(87);

  // vamos obter a quantidade de elementos no vector
  int quant = valores.size();

  // exibe o resultado
  cout << "O vector contém " << quant << " elementos." << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

O vector contém 3 elementos.

Note que o número de elementos em um vector é diferente de sua capacidade. Um vector pode ter uma capacidade de 10 elementos mas conter apenas 3 elementos no momento. A capacidade de um vector é aumentado automaticamente à medida que novos elementos são adicionados.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter uma string em C++ usando as funções begin(), end() e reverse()

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Em várias situações nós precisamos inverter a ordem dos caracteres de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar uma combinação das funções begin(), end() e reverse() da biblioteca padrão do C++.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <string>
#include <iostream>
#include <algorithm> 
 
using namespace std;
 
// função principal do programa C++ 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar um objeto da classe string
  string frase = "Gosto de programar em C++";
     
  // vamos mostrar a string original
  cout << "String original: " << frase << endl;   
     
  // agora vamos usar a função reverse() para inverter o 
  // conteúdo da string
  reverse(frase.begin(), frase.end());
      
  // e mostramos o resultado    
  cout << "String invertida: " << frase << endl;;
     
  cout << "\n" << endl;	    
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

String original: Gosto de programar em C++
String invertida: ++C me ramargorp ed otsoG


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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